Iniciativas
Prémio Literário António Gedeão 2018

"Oblívio", de Daniel Jonas, distinguido com prémio literário da FENPROF/Sabseg

15 de dezembro, 2018

A FENPROF e a SABSEG, Seguros, entregaram, esta sexta-feira, o Prémio de Poesia António Gedeão 2018 a Daniel Jonas, autor de “Oblívio” (Assírio&Alvim, 2017).

O Prémio Literário António Gedeão, instituído pela Federação Nacional dos Professores – FENPROF, e patrocinado pela SABSEG – Corretor de Seguros, destina-se a galardoar uma obra de poesia em português e de autor português, publicada integralmente e em 1ª edição no ano de 2017.

Este prémio tem como finalidade distinguir obras literárias, de poesia e ficção narrativa, em anos alternados, da autoria de professores no ativo ou aposentados, de qualquer grau de educação e de ensino, público ou privado, e também de docentes deslocados em outros serviços ou funções.

O Júri da edição de 2018 (a quinta edição do prémio de poesia António Gedeão), composto por Paulo Sucena (Presidente), Clara Crabbé Rocha e José Manuel Mendes, reuniu no dia 1 de outubro e decidiu, por unanimidade, distinguir o livro “Oblívio”, de Daniel Jonas (Assírio&Alvim, 2017).

 

 

O Prémio António Gedeão, de poesia, é atribuído de dois em dois anos, alternando com o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues, que é promovido no âmbito da mesma parceria, e que, em 2017, foi atribuído a Isabela Figueiredo, pela autoria de A Gorda, romance publicado em 2016.

Vencedores das anteriores edições:

 Prémio António Gedeão (Poesia)

- “Vozes”, de Ana Luísa Amaral (em 2012),

- “Pequeno Tratado das Figuras”, de Manuel Gusmão (em 2014),

- “A convergência dos ventos”, de Nuno Júdice (em 2016)  

Prémio Urbano Tavares Rodrigues (Romance)

- “O Rei do Monte Brasil”, de Ana Cristina Silva (em 2013),

- “Os Memoráveis”, de Lídia Jorge (em 2015),

- “A Gorda”, de Isabela Figueiredo (em 2017).

 

O Prémio Literário da FENPROF/SABSEG é anual, sendo que nos anos pares toma a designação de Prémio Literário de Poesia António Gedeão e nos ímpares de Prémio Literário de Romance Urbano Tavares Rodrigues.

Por se dirigir apenas a professores, este Prémio, que tem um valor pecuniário de 7.500 euros, é anunciado publicamente em outubro, por ocasião das celebrações do Dia Mundial dos Professores.

 

A FENPROF                    A SABSEG