Nacional

SÃO JÁ MAIS DE MIL AS MESAS DE VOTO CONSTITUÍDAS PARA A CONSULTA AOS PROFESSORES

28 de maio, 2015

Os professores e educadores portugueses estão muito empenhados na consulta sobre a municipalização da Educação que irá decorrer nos próximos dias 2, 3 e 4 de junho.

Num momento em que, em diversas regiões do país, como na Beira Interior ou em Aveiro, os poderes instituídos se desdobram na promoção de iniciativas diversas, destinadas a propagandear os benefícios da descentralização (escondendo, dessa forma, o que verdadeiramente está em causa: um processo de municipalização da Educação), a negociação com os municípios que se preparam para avançar com o processo de municipalização parece avançar num clima de cada vez maior secretismo, surgindo, de vez em quando, rumores de haver mais um ou outro município envolvido no processo, o último dos quais poderá ser o da Mealhada.

Relativamente à consulta em preparação, o número de mesas de voto é cada vez maior e se, no início da semana, se aproximava do milhar, hoje, já este número foi ultrapassado, com vários distritos a aproximarem-se ou mesmo ultrapassarem a centena de mesas. Braga, Viseu, Coimbra ou Faro são disso exemplo.

Nestas mesas, que funcionarão nas escolas, votarão os docentes que nelas se encontram a prestar serviço. Porém, porque há muitos professores aposentados e desempregados que também pretendem pronunciar-se sobre a municipalização da Educação, as organizações sindicais decidiram abrir mesas de voto nas suas sedes e delegações distritais onde estes docentes poderão votar. Recorda-se que, nesta consulta, os professores serão chamados a responder "Sim" ou "Não" à pergunta "Concorda com a municipalização da Educação?". Pretende-se, não apenas apurar a posição dos professores no plano nacional, mas, igualmente, conhecer a sua opinião município a município.

Mário Nogueira no Agrupamento
de Escolas da Mealhada

A FENPROF iniciará a sua atividade nestes três dias, com a realização de uma reunião sindical no Agrupamento de Escolas da Mealhada (Auditório da Escola Secundária), a partir das 9.30 horas de dia 2 de junho, primeiro desta consulta. Nesta reunião participará o Secretário-Geral  da FENPROF, Mário Nogueira.

O Secretariado Nacional da FENPROF
28/05/2015