Nacional

Abertura do Congresso

25 de janeiro, 2012

Os trabalhos do XII Congresso da CGTP-IN serão abertos às 9.30 horas do próximo dia 27 de Janeiro de 2012, no Centro de Congressos de Lisboa, à Junqueira.

Após uma sessão inaugural de evocação simbólica, especialmente criada para a ocasião, prevista para as 12 horas, será a esta hora que a mesa do Congresso e as diferentes delegações nacionais e estrangeiras serão apresentadas aos delegados ao Congresso.

A intervenção inaugural que pertencerá ao Secretário-Geral, Manuel Carvalho da Silva, terá início às 12.30 horas.

O XII Congresso definirá as linhas gerais de orientação para o quadriénio 2012-2016, com uma estratégia sindical expressa no Programa de Acção.

Para além do Programa de Acção, os cerca de mil delegados discutirão também os termos de uma Carta Reivindicativa, na qual serão apontadas as orientações e os objectivos reivindicativos a prosseguir pela nova direcção da CGTP-IN.

O Congresso apreciará, ainda, uma Resolução sobre “Outra Política é Possível e Necessária!”; uma outra Resolução sobre “Defender o Estado Social - Factor de desenvolvimento, coesão social, promoção de igualdade” e, ainda, uma Moção “Por Uma Europa e um Mundo Justos, Solidários, de Cooperação, Paz e Progresso”

O Congresso elegerá o novo Conselho Nacional da CGTP-IN que será apresentado ao no dia 28 de Janeiro, às 19 horas, seguindo-se a intervenção de encerramento, que será proferida pelo novo secretário-geral, às 19.30 horas.