CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
22 set 2008 / 18:17

FENPROF apela aos deputados para que aprovem Saudação aos Professores e Educadores

Num momento em que se assinala o Dia Mundial dos Professores, a FENPROF escreveu a todos os Grupos Parlamentares e apelou à aprovação de uma "Saudação aos Professores e Educadores Portugueses".

Na carta que enviou, a FENPROF recordou todos os ataques que, ao longo da actual legislatura foram desferidos contra os professores e educadores portugueses.

Alvo de uma forte campanha de desvalorização social, profissional e material, a FENPROF lembrou que, contra os Professores, foram desferidos ataques injustos que constituíram verdadeiros atentados contra a sua própria profissionalidade, ao procurarem esmagar a natureza reflexiva da profissão e funcionarizar o exercício profissional da docência.

Recordou-se, ainda, que empenhados em dignificar e valorizar a profissão, os Professores nunca deixaram de lutar e, dando expressão à sua profunda indignação, promoveram a maior manifestação que alguma vez uma classe profissional realizou em Portugal. Ao mesmo tempo, como se lhes exigia, mantiveram, na escola, uma atitude profissional irrepreensível, o que valeu que fossem socialmente reconhecidos, se assumissem como uma das classes profissionais mais respeitadas no nosso país e merecessem a confiança dos portugueses, de acordo com estudos de opinião que têm sido divulgados.

Em nome dos Professores e Educadores Portugueses, o Secretariado Nacional da FENPROF apelou aos/às Deputados/as para que, a propósito do Dia Mundial dos Professores, apresentassem e aprovassem, na Assembleia da República, uma Saudação aos Professores e Educadores que tanto têm dado ao país e, nele, à causa da Educação.

Com o objectivo de assinalar o Dia Mundial dos Professores, a FENPROF promoverá um conjunto de iniciativas de que, oportunamente, dará nota à comunicação social. Tais iniciativas desenvolver-se-ão entre os dias 1 e 8 de Outubro.

O Secretariado Nacional da FENPROF


Senhores/as Deputados/as,

Assinala-se no próximo dia 5 de Outubro o Dia Mundial dos Professores. Este ano, as iniciativas que decorrerão sob a égide da Internacional de Educação, terão a consigna "Os Professores contam!", tendo a mesma sido acolhida pela FENPROF para as iniciativas que promoverá no nosso país.

Esta consigna diz muito aos Professores Portugueses, tanto mais que, nos últimos anos, têm contado pouco para o Governo e para os governantes. Alvo de uma forte campanha de desvalorização social, profissional e material, contra os Professores foram desferidos ataques injustos, que constituíram verdadeiros atentados contra a sua própria profissionalidade, ao procurarem esmagar a natureza reflexiva da profissão e funcionarizar o exercício profissional da docência.

Os Professores têm vindo a resistir, apesar do contexto muito negativo em que o têm feito. O Governo, ávido em levar por diante reformas que procuram precarizar vínculos laborais, criar instabilidade e insegurança profissional em todos os trabalhadores e desvalorizar a importância e a capacidade de resposta do serviço público de Educação, tem repetido afirmações com que tenta denegrir a imagem dos profissionais docentes e pôr em causa o seu profissionalismo, o seu empenhamento na escola, a sua dedicação aos alunos, destacando-se, nesse ataque, os membros da equipa do Ministério da Educação e, muitas vezes, o próprio Primeiro-Ministro.

Empenhados em dignificar e valorizar a profissão, os Professores nunca deixaram de lutar e, dando expressão à sua profunda indignação, promoveram a maior manifestação que alguma vez uma classe profissional realizou em Portugal. Ao mesmo tempo, como se lhes exigia, mantiveram, na escola, uma atitude profissional irrepreensível, o que valeu que fossem socialmente reconhecidos, se assumissem como uma das classes profissionais mais respeitadas no nosso país e merecessem a confiança dos portugueses, de acordo com estudos de opinião que têm sido divulgados.

Em nome dos Professores e Educadores Portugueses, o Secretariado Nacional da Federação Nacional dos Professores ? FENPROF ? dirige-se aos/às Senhores/as Deputados/as e solicita ? apela! ? para que, a propósito do Dia Mundial dos Professores, apresentem e aprovem, na Assembleia da República, uma Saudação aos Professores e Educadores que tanto têm dado ao país e, nele, à causa da Educação.

Estamos certos de que este nosso apelo será tido em conta, pois conhecemos o apreço e o respeito que os Professores e Educadores merecem aos/às Senhores/as Deputados/as.

Com os mais respeitosos cumprimentos,

O Secretariado Nacional
Mário Nogueira
Secretário-Geral


 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Nacional
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo