Em 8 de Março faz 149 anos que, em Nova Iorque, 129 operárias têxteis entraram em greve. Opunham-se às duras condições laborais, a jornadas de 12 a 16 horas diárias, com baixos salários, sem pausas para descanso, sem direitos sociais, sem apoios à maternidade.
A violência brutal do patronato, ao fechá-las nas instalações, custou-lhes a vida, num incêndio que, entretanto, deflagrou.
Ousaram enfrentar o patrão. Deram o exemplo, ao mundo, da sua coragem, da sua determinação, do seu dizer não à exploração a que eram sujeitas. Por esta razão, em 1910, numa Conferência Internacional, realizada em Copenhaga, foi fixado o dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher.
Comemora-se no dia 8 de Março UMA LUTA DE MULHERES.
A CGTP-IN assinala este dia histórico, mas também de reflexão sobre o caminho percorrido para alcançar os direitos conquistados.
Num tempo de intensos ataques aos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, as comemorações do Dia Internacional da Mulher assumem particular relevo, não só simbólico, mas principalmente de luta pela dignificação das condições de trabalho e pelo direito à cidadania.
De todo o conjunto de acções promovidas pela CGTP-IN destacamos as seguintes:
- Lisboa / União dos Sindicatos de Lisboa
Cordão Humano com activistas sindicais, às 15h30 com partida do Rossio para a residência do 1º Ministro.
STML - Dia 8 de Março, Plenário com trabalhadoras no Fórum Lisboa, da parte da manhã.
- Coimbra / União dos Sindicatos de Coimbra
Parte da manhã: Plenários em empresas de Coimbra e Figueira da Foz(Cofisa e outras). Entrega de cravos e Folheto da CGTP-IN, na Maternidade Daniel Matos e Estabelecimento Prisional de Coimbra - Sector Feminino.
Parte da tarde: Colóquio "Direitos das Mulheres no local de trabalho", a partir das 14H30, no Hotel Tivoli com participação de Carvalho da Silva.
- Setúbal / União dos Sindicatos de Setúbal
Debate dia 8 Março, no Salão Nobre da Câmara Municipal, às 14H30, com exibição do videograma do Agir para a Igualdade, seguido de cordão humano com deslocação para o Governador Civil.
- Funchal / União dos Sindicatos da Madeira
Dia 8 de Março, VI Encontro sobre Igualdade entre Mulheres e Homens com o Lema "Valorizar a Igualdade, Defender o Futuro" realiza-se na sede do Sindicato da Hotelaria, Rua da Alegria, 31, Funchal, das 9h30 -13h30.
- Évora / União dos Sindicatos de Évora
Colóquio "A Mulher e a Sociedade" dia 8 de Março, pelas 14H00, na Universidade de Évora - Colégio Espírito Santo, sala 124.
- Aveiro / União dos Sindicatos de Aveiro
A 8 de Março, Plenários de Empresa:
HUBER TRICÔT - 10H00
TRECAR - 13H30 - 14H30 / 14H30 - 15H30
Lançamento de uma campanha contra a descriminação salarial entre Mulheres e Homens, que inclui abaixo-assinado, plenários, distribuição de documentos. Campanha entre Maio / Junho e Setembro / Dezembro
- Faro / União dos Sindicatos do Algarve
Debate dirigido a dirigentes e delegados sindicais "A Igualdade entre Mulheres e Homens na Actividade Sindical" , com inicio às 9h30 - Eleição da Pré Comissão Regional para a Igualdade às13h00 e Acção de Rua com distribuição de Comunicados, Exposição de questões regionais relativas à Igualdade e denúncias de discriminação nas empresas /locais de trabalho e passagem do vídeo do Equal ás 15h00. Salão Coobital, junto ao Estádio do Farense.
- União dos Sindicatos de Angra do Heroísmo
Concentração junto à sede da União de Angra, Corpo Santo, pelas 10H30, com o objectivo de distribuir as 2.000 brochuras juntamente com flores, às mulheres abordadas.
- Castelo Branco / União dos Sindicatos de Castelo Branco
16 Horas - Cordão humano em Castelo Branco.
Entrega da Carta Reivindicativa no Governo Civil.
DIF/CGTP-IN
Lisboa, 2006-03-07