Iniciativas
“Lutar para Mudar de política e de Governo – Abril e Maio de Novo com a força do Povo”

40º aniversário do 1º de Maio em Liberdade

30 de abril, 2014

A CGTP-IN, através das suas estruturas regionais, assinala o 40º aniversário do 1º de Maio em Liberdade, Dia Internacional do Trabalhador, com manifestações, concentrações, convívios e iniciativas culturais, desportivas e lúdicas em várias localidades do continente e das regiões autónomas. 

Sob o lema “Lutar para Mudar de política e de Governo – Abril e Maio de Novo com a força do Povo” muitos milhares de trabalhadores, de reformados e de jovens sairão, nesse dia, às ruas, momento alto da indignação e protesto contra a política de direita do Governo do PSD-CDS e da troika, de exigência de mudança de política e de Governo e afirmação de uma política alternativa que o país precisa e o povo exige

O 40 aniversário do 1º de Maio em liberdade tem, neste quadro complexo, mas simultaneamente desafiante para todos quantos lutam pela efectivação dos direitos, liberdades e garantias que a Revolução de Abril nos trouxe e o 1º de Maio em liberdade consolidou, um significado especial. Nunca como hoje foi tão gritante o contraste entre os ideais – de liberdade, de dignidade, de justiça social, de progresso, de direitos sociais – que estas datas simbolizam e a realidade de uma governação que tão brutalmente as contradiz e sistematicamente as põe em causa.

Lutar para mudar de política e de Governo é um imperativo de todos quantos se identificam com os valores de Abril e pugnam por uma política de esquerda e soberana que coloque o país no rumo do desenvolvimento, do progresso e justiça social.

Em Lisboa, realiza-se, na parte da manhã, às 10 horas, a tradicional Corrida Internacional do 1º de Maio, com partida e chegada no Estádio 1º de Maio. À tarde, a partir das 14:30 horas, haverá desfile entre o Martim Moniz e a Alameda D. Afonso Henriques, onde será promovido um comício sindical que terá como orador principal o secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos.       

No Porto, haverá às 10 horas, o hastear das bandeiras dos vários sindicatos e a manhã infantil, às 11 horas, inauguração de exposição pública alusiva ao 40º aniversário do 25 de Abril e do primeiro 1º de Maio em liberdade, junto do espelho de água, na Avenida dos Aliados, à tarde um comício às 15 horas, na Av. dos Aliados, onde intervirá, entre outros, João Torres, coordenador da União dos Sindicatos do Porto. / CGTP-IN, 30/04/2014