Nacional
Decisão tomada no Plenário de Sindicatos da CGTP-IN(foto). O País precisa de alternativas

10 de Novembro: Jornada Nacional de Luta Convergente com concentrações em Lisboa e no Porto

10 de novembro, 2005

"Reclamar o aumento real dos salários e combater a carestia de vida" é um dos objectivos centrais da Jornada Nacional de Luta Convergente, que a CGT-IN vai realizar no próximo dia 10 de Novembro. A decisão foi tomada no Plenário de Sindicatos que a Central promoveu no dia 30 de Setembro, no Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa, e no qual participaram membros de sindicatos representativos de todos os sectores de actividade e de todas as regiões do País.

Deixando um forte apelo aos trabalhadores para que "adiram e participem massivamente em todas as acções e lutas sindicais" que vão continuar a decorrer, em defesa de legítimos direitos, o Plenário Nacional de Sindicatos afirmou a sua profunda solidariedade para com as lutas dos trabalhadores do Sector Privado e da Administração Pública, destacando a necessidade de "redobrar esforços" pelo desenvolvimento do País e pela criação de emprego.
Ao comemorar os 35 anos de vida e luta da Central, o Plenário realizado no ISCTE apoiou a resolução do Conselho Nacional de 9 de Setembro e destacou a necessidade de um forte empenho na acção reivindicativa, tendo em vista um crescimento real dos salários, "condição indispensável à melhoria do nível de vida".
Para a CGTP-IN impõe-se uma intervenção activa na discussão do Orçamento de Estado, para que não se transforme em "mais um pacote de sacrifícios para os trabalhadores". O OE deve ser um "instrumento de desenvolvimento mais solidário e de mudança profunda".
Como sublinha a resolução aprovada no vasto auditório do ISCTE, "não será com mais cortes nos investimentos, mais privatizações (o Plenário lembrou, entre outras, a questão da água) e mais restrições das funções sociais do Estado, penalizando os trabalhadores e as classes mas desfavorecidas, e com políticas que tornam cada vez mais injusta e distribuição da riquezas, que o nosso País se desenvolverá". Na União Europeia dos Quinze, uma vez que ainda não há estudos concretos para a situação actual, Portugal é o país em que a distribuição da riqueza se processa de forma mais injusta.

"O País precisa
de alternativas"

Como se confirmou ao longo das numerosas intervenções registadas no encontro sindical, os trabalhadores e a opinião pública têm razões de sobra para manifestar o seu descontentamento.
"O País precisa de alternativas", como sublinhou Manuel Carvalho da Silva na conferência de imprensa após o encerramento dos trabalhos do Plenário.
Porque é necessário lutar e exigir novos rumos, aí está, no dia 10 de Novembro, a Jornada Nacional de Luta Convergente, "a partir dos locais de trabalho, com concentrações em Lisboa e no Porto", em defesa e promoção da contratação colectiva e das convenções colectivas dos diversos sectores de actividade e os direitos nelas consagrados, a par do "direito à livre e efectiva negociação na Administração Pública".

Os educadores e professores, através dos Sindicatos da FENPROF, darão certamente o seu contributo para o êxito desta Jornada.