Ciência

Asteróide recebe nome do astrofísico português Nuno Peixinho

24 de junho, 2021

«O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), onde é investigador», refere o jornal online Observador.

A notícia teve eco em toda a comunicação social nacional, com artigos publicados no Público, na Visão/Exame Informática, na Rádio Renascença e no Sapo Tek, entre muitos outros, mas foi o desabafo de Nuno Peixinho nas suas redes sociais o que melhor descreveu a ironia subjacente a este reconhecimento internacional. "Ó p'ra mim...!!! Consegui ter um asteróide para sempre, mas não consigo deixar de ter contratos precários...", refere o investigador.

O investigador falou com o jornal AbrilAbril, a quem descreveu o seu percurso de precariedade, no artigo "Nuno Peixinho: A insustentável precariedade de um astro".

Nuno Peixinho, investigador, é membro do Departamento de Ensino Superior e Investigação da FENPROF e da direção regional do SPRC. A nível internacional tem reconhecimento. Por cá, precariedade. É este o respeito pelos investigadores em Portugal. É esta a aposta do governo na Ciência.