Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo em risco
22 de setembro, 2025

A FENPROF volta a alertar para a situação insustentável que se vive em várias escolas do país, onde a falta de professores está a comprometer gravemente o direito das crianças à educação e a ameaçar o futuro da Escola Pública. Uma realidade que o ministro da Educação, finalmente, reconhece, ao admitir que faltam professores em 78% das escolas do país, com 38 escolas onde faltam 10 professores ou mais.

O 1.º Ciclo e o Pré-Escolar são os setores que mais preocupam, por serem aqueles onde se verificam mais dificuldades na colocação de professores e educadores, em ciclos iniciais e especialmente determinantes para o sucesso do processo ensino-aprendizagem e que podem condicionar todo o restante percurso escolar dos alunos.


Jornada Nacional de Luta da CGTP-IN (20/09/2025)
20 de setembro, 2025

Entoando palavras de ordem como "Pacote Laboral é retrocesso civilizacional", "Não vamos desistir, o Pacote é pra cair" ou "A Luta continua, nas empresas, nas escolas e na rua", dezenas de milhar de trabalhadores concentraram-se e desfilaram no Porto e em Lisboa, dando um sinal claro à direita que governa e à extrema direita que a apoia de que terão pela frente uma enorme força unida contra a ação destruidora dos direitos, que pretendem levar por diante.

Ação Reivindicativa
18 de setembro, 2025

A FENPROF confirma um dado preocupante: o número de horários ativos em contratação de escola voltou a aumentar, o que significa um agravamento da falta de docentes com que muitas escolas estão confrontadas.

A FENPROF faz este apelo à intervenção dos responsáveis políticos no dia em que o ministro anunciou o regresso à escola de 90 professores que terminaram funções por força do desmantelamento do MECI, na sequência da chamada “Reforma do Estado”, e após a saída da quarta reserva de recrutamento (que agora passam a ser divulgadas a cada três dias úteis, como medida para acelerar as colocações).

São 1307 horários, correspondendo a 22 776 horas, o equivalente a 4 500 turmas, afetando diretamente mais de 100 000 alunos,  entre os quais mais de 5000 do 1.º ciclo do ensino básico.

Ação Reivindicativa
17 de setembro, 2025

A FENPROF enviou, esta tarde, ao ministro da Educação, Ciência e Inovação uma Carta Aberta, onde lamenta as declarações proferidas pelo governante, perante uma plateia de jovens em formação, sobre o direito à manifestação dos professores.


Greve ao sobretrabalho 2025/26

Inicia-se hoje, 16 de setembro, a Greve ao sobretrabalho, componente não letiva de estabelecimento e horas extraordinárias

16 de setembro, 2025

Perante a ausência de medidas do Ministério da Educação, Ciência e Inovação / Governo de organização do ano letivo, pese embora as inúmeras diligências da FENPROF, e porque persistem, e em muitos casos se agravam, os abusos e ilegalidades nos horários docentes, causa de desgaste profissional, é hoje, 16 de setembro de 2025, retomada a Greve ao sobretrabalho, componente não letiva de estabelecimento e horas extraordinárias.

Trata-se de um vasto conjunto de questões abrangidas pelos pré-avisos e colocadas pela FENPROF de forma persistente a várias equipas ministeriais. Os docentes não podem, por exemplo, continuar a ser sobrecarregados de horas extraordinárias, de reuniões marcadas para além do horário de trabalho ou de atividades letivas incluídas na componente não letiva de estabelecimento, particularmente no artigo 79.º.

Horários e condições de trabalho dignas são fundamentais para a valorização da profissão docente!

Mais informações / Pré-avisos

 


Ensino Português no Estrangeiro

Ano letivo 2025/2026 no EPE arranca com falta de professores, muitos alunos sem aulas e “velhos problemas”!

16 de setembro, 2025

O Sindicato dos Professores no Estrangeiro (SPE) regista o arranque do novo ano letivo no Ensino Português no Estrangeiro (EPE) nos diversos países europeus com cursos EPE mas com anomalias que teimam em persistir. Há muitos horários sem professores e inúmeros alunos sem aulas!


Jornada Nacional de Luta | 20 de setembro de 2025 

Contra o pacote laboral, uma luta que tem de ser de todos/as nós!

15 de setembro, 2025

Perante a necessidade de fazer ouvir a voz dos trabalhadores e elevar o nível da luta, contra a ofensiva do «pacote laboral», pela exigência de melhores salários e mais direitos, contra o aumento do custo de vida e em defesa dos serviços públicos e das funções sociais do Estado, a CGTP-IN promove uma importante Jornada Nacional de Luta contra o Pacote Laboral, no próximo sábado, dia 20 de setembro, com manifestações em Lisboa e no Porto. A FENPROF apela à mobilização dos professores, educadores e investigadores:

Porto | Praça do Marquês de Pombal, 10 horas e 30 minutos

Lisboa | Praça do Marquês de Pombal, 15 horas


15 de setembro de 2025 | 17:30 horas
Plenário nacional online sobre as condições de abertura do ano letivo 2025/26
10 de setembro, 2025
FENPROF nas notícias
José Feliciano Costa no "Bom dia Portugal" da RTP
11 de setembro, 2025
Abertura do ano escolar 2025/26
Mensagem do Secretário-geral Francisco Gonçalves
01 de setembro, 2025
Eleições autárquicas
19 de setembro, 2025

A FENPROF apela aos professores e educadores para que conheçam as posições das diversas forças políticas concorrentes à eleição dos órgãos autárquicos e que exerçam o seu direito de voto tendo presentes essas posições, e não apenas a espuma da campanha eleitoral, os candidatos ou os cartazes. É o futuro da Escola Pública, da profissão docente e do direito de todos os jovens a uma educação de qualidade, democrática, inclusiva e gratuita que também estão em causa.
 
Esse futuro dependerá muito da escolha que cada um de nós fará nas próximas eleições autárquicas.


FENPROF nas notícias
12 de setembro, 2025

O Secretário-geral da FENPROF Francisco Gonçalves participou esta quinta-feira (11 de setembro) no Especial Informação da RTP3 sobre a abertura do ano escolar.


Ação reivindicativa
12 de setembro, 2025

Esta sexta-feira, 12 de setembro, comitiva de professores e educadores, entre os quais associados do Sindicato de Professores da Zona Sul (membro da FENPROF), interpelou o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, em visita realizada à EB Gastão Cruz do AE Afonso III (Faro).


FENPROF nas notícias
12 de setembro, 2025

Na véspera do dia de receção aos alunos nas escolas de todo o país, o Secretário-geral da FENPROF Francisco Gonçalves esteve no Porto Canal para analisar o arranque do novo ano escolar. Reveja a intervenção do Secretário-geral aqui.


Reportagem RTP
04 de setembro, 2025

Declarações do Secretário-geral da FENPROF José Feliciano Costa à RTP, durante as Jornadas Sindicais do Sindicato dos Professores da Região Centro, em Coimbra.

A falta de professores volta a ser uma grande preocupação da Fenprof, na contagem decrescente para o arranque do ano letivo. Segundo José Feliciano Costa, um dos secretários-gerais da Federação, o problema resulta do "desinvestimento" na educação e da desvalorização da carreira.


Reportagem SIC
04 de setembro, 2025

O número de educadores de infância não chega e o Secretário-geral da FENPROF José Feliciano Costa afirmou ontem à SIC que este é o resultado da falta de investimento na rede pública de creches. Muitos encarregados de educação estão desesperados porque não conseguem lugar no público e nem pagar um lugar no setor privado.

Veja aqui as declarações de José Feliciano Costa à reportagem da SIC.