ANPRI e FENPROF articulam posições

Greve a funções de apoio e manutenção de equipamentos, bem como ao suporte técnico a provas digitais

18 de março, 2024

A FENPROF e a ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) reuniram para discutir o facto de os docentes de Informática estarem a ser convocados para o desempenho de tarefas que não fazem parte do conteúdo funcional da profissão docente, no caso, apoio ou manutenção de equipamentos tecnológicos, assim como suporte técnico às provas digitais. 

Face aos abusos e ilegalidades que, também nesta matéria, são mantidos nas escolas foi decidido, para já, avançar com pré-aviso de greve às tarefas de apoio ou manutenção dos equipamentos tecnológicos e ao suporte técnico às provas digitais

Consulte os pré-avisos


pré-avisos de greve apresentados ao ME

Greves ao sobretrabalho, horas extraordinárias e componente não letiva de estabelecimento retomadas em 12 de setembro

28 de agosto, 2023

Face à não resolução do grave problema de sobretrabalho a que os docentes estão sujeitos, as organizações sindicais ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU, como já tinham admitido, decidiram convocar greves ao sobretrabalho, às horas extraordinárias e a todas as atividades integradas na componente não letiva de estabelecimento a partir de 12 de setembro, primeiro dia do ano letivo. Os primeiros pré-avisos para estas greves foram apresentados em 28 de agosto, ao Primeiro-Ministro e ao Ministro da Educação, entre outras entidades adequadas. Apesar das greves agora convocadas, mantém-se a disponibilidade das organizações sindicais para resolver os problemas relacionados com os horários de trabalho, entre outros.

Consulte os pré-avisos já enviados para conhecer as atividades abrangidas.


Ano letivo 2023/24

Pré-avisos de greve ao sobretrabalho

15 de setembro, 2023

Face a todas as situações que estão a impor horários semanais acima das 35 horas legalmente fixadas, as organizações sindicais de professores apresentam estes avisos prévios de greve que incidem sobre toda a atividade docente, letiva ou não letiva, que ultrapasse as respetivas componentes previstas no horário do docente.

Consulte aqui os pré-avisos já enviados para conhecer as atividades abrangidas.


Ano letivo 2023/24

Pré-avisos de greve às horas extraordinárias

15 de setembro, 2023

Com o objetivo de combater os abusos a que os docentes estão permanentemente sujeitos e de proteger o equilíbrio e a saúde dos docentes, ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU apresentam este pré-aviso de greve, que incide sobre todas as horas de serviço considerado extraordinário e obrigatoriamente inscrito no horário semanal atribuído aos docentes.

Consulte aqui os pré-avisos já enviados para conhecer as atividades abrangidas.


Ano letivo 2023/24

Pré-avisos de greve à componente não letiva de estabelecimento (CNLE)

15 de setembro, 2023

Perante a degradação das condições de trabalho e a crescente desregulação dos horários de trabalho e a forma como estes são organizados, ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU apresentam este pré-aviso de greve, que abrange e incide sobre toda a atividade inscrita na componente não letiva de estabelecimento do horário de cada docente. Há que dignificar as condições de prestação do trabalho docente.

Consulte aqui os pré-avisos já enviados para conhecer as atividades abrangidas.


Perguntas Frequentes

Esclarecimentos sobre a Greve ao Sobretrabalho

13 de novembro, 2020

Face à permanente indisponibilidade do Ministério da Educação para corrigir os abusos e ilegalidades praticados e aos múltiplos contactos de professores nesse sentido, a FENPROF decidiu convocar, de novo, greve ao sobretrabalho, que foi interrompida no final do anterior ano letivo, estando já a formalizar a entrega dos indispensáveis pré-avisos ao Ministério da Educação. Esta greve incide sobre toda a atividade docente, letiva ou não letiva, que ultrapasse as respetivas componentes previstas no horário do docente e, portanto, as 35 horas semanais.

Com o objetivo de clarificar os termos em que professores e educadores deverão participar nesta greve, a FENPROF divulga os seguintes esclarecimentos (Perguntas Frequentes).