Ação Sindical
Colocações de Contratação Inicial e 1.ª RR

É uma evidência que o ME recorre abusivamente à precariedade laboral dos docentes

14 de setembro, 2022

A publicação das listas definitivas de colocação de Contratação Inicial (CI) e 1ª Reserva de Recrutamento (1ªRR) comprova uma vez mais que o Ministério da Educação (ME) podia, e devia, ter aberto mais vagas para a vinculação de docentes contratados. Entre CI e 1.ª RR foram colocados 10765 docentes, dos quais 7474 em horários completos e 3291 em horários incompletos. Todos os horários são anuais e decerto que muitos representam necessidades permanentes dos agrupamentos.

NEGOCIAÇÃO

Em 26 de agosto, na reunião realizada sobre habilitações próprias a FENPROF colocou, ainda, outras questões ao Ministro da Educação

27 de agosto, 2022

A reunião realizada no Ministério da Educação em 26 de agosto, com a presença do Ministro, foi oportunidade para a FENPROF colocar algumas questões, para além das relacionadas com o regime de habilitações próprias. Dos esclarecimentos pedidos e respostas do ministro, a FENPROF dá conhecimento aos professores e educadores

Foi Prémio António Gedeão FENPROF/SABSEG

Ana Luísa Amaral deixou-nos uma obra cheia de "ser humano"

07 de agosto, 2022

Foi com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento de Ana Luísa Amaral, poeta portuguesa que honrou esta Federação e os Professores em geral ao receber o Prémio António Gedeão, de Poesia, com a sua obra "Vozes". Foi assim que a FENPROF e a SECRE (agora SABSEG) iniciaram uma parceria que atribui alternadamente, em cada ano, o prémio de Poesia ou Romance.

Época Especial de Exames...

Escolas obrigadas a interromper férias dos professores porque, sem se prever, souberam há dois dias que havia época de exames de 10 a 19 de agosto

29 de julho, 2022

O Júri Nacional de Exames (JNE) aprovou que entre 10 e 19 de agosto teria lugar uma época de exames. A forma como o JNE e o ME estão agora a agir, revela mais um profundo desrespeito pelas escolas e a sua organização, pelos docentes, cujas férias só poderão ser gozadas no mês de agosto, muitos ainda ao serviço ficam agora implicados nos processos de exames e na organização do próximo ano letivo. 

CONDIÇÕES DE TRABALHO ANO LETIVO

FENPROF quer negociar o despacho de organização do ano letivo

06 de junho, 2022

Em ofício enviado em 6 de junho ao ministro da Educação, a FENPROF chama a atenção para a necessidade de as matérias relativas à organização do ano letivo deverem ser negociadas, designadamente as relativas ao horário de trabalho dos docentes. Com este ofício, a FENPROF responde ao repto do ministro que, na reunião de 16 de maio, a instou a identificar o que não tivesse sido cumprido na sequência da reunião negocial realizada em julho de 2018, sobre esta matéria. 

NEGOCIAÇÃO - mobilidade por doença

O Ministério começa da pior forma

04 de junho, 2022

Apesar de a "negociação" ter terminado na segunda, o ME só enviou este documento na sexta-feira, 3 de junho. É diferente do que se conhecia, mantendo, contudo, os seus aspetos perversos.

A FENPROF promove um plenário nacional on-line sobre esta matéria em 14 de junho, pelas 16:30 horas. Oportunamente divulgará o link de acesso.

Documento final do DL da Mobilidade por Doença