Todas as notícias
Dia Mundial do Professor

FENPROF assinala o Dia Mundial do Professor com Plenário Nacional junto à Assembleia da República

04 de outubro, 2022

Cerca de um milhar de docentes de todo o país participaram esta terça-feira no Plenário Nacional de Professores e Educadores promovido pela FENPROF para assinalar o Dia Mundial do Professor. Junto à Assembleia da República, os/as professores/as e educadores/as quiseram demonstrar ao governo e à Assembleia da República que "É tempo de ser tempo dos Professores!".

No final, foi aprovada uma moção que contém uma "Mensagem dos Professores e Educadores dirigida ao Governo de Portugal, à Assembleia da República e a todos os Portugueses e todas as Portuguesas".

Veja aqui as fotografias e as declarações do Secretário-geral da FENPROF à Agência Lusa.

4 de outubro - Assembleia da República

FENPROF assinala o Dia Mundial do Professor com Plenário Nacional / Concentração

01 de outubro, 2022

De entre as várias iniciativas com que a FENPROF assinalará o Dia Mundial do Professor, destaca-se o Plenário Nacional / Concentração que terá lugar em 4 de outubro (terça-feira), a partir das 15:00 horas, junto à Assembleia da República.

No dia 5, os professores poderão participar no Webinar promovido pela Internacional de Educação, à escala mundial, cujo tema é "A transformação da Educação começa com os/as Professores/as. Este Webinar terá início às 13:00 horas, hora de Lisboa.

Solidariedade

Ajuda de professores chega a refugiados

30 de setembro, 2022

A FENPROF entregou, esta quinta-feira, no Conselho Português para os Refugiados (CPR) várias caixas de bens alimentares e material escolar doados por professores e educadores de todo o país. Os bens recolhidos desde o passado mês de abril foram entregues na Casa de Acolhimento para Crianças Refugiadas em Lisboa e serão agora distribuídos pelos utentes dos três centros de acolhimento de refugiados e pelo banco alimentar do CPR.

Comunicado do SPRC

Faleceu Josefa Marques, de 51 anos, doente oncológica a quem foi negada Mobilidade por Doença

30 de setembro, 2022

Foi com profundo pesar que o Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) tomou conhecimento do falecimento da professora e sua ex-delegada sindical Josefa Maria Monteiro Almeida Isidoro Marques, docente do 1.º Ciclo do QZP 5 (distritos da Guarda e Castelo Branco), manifestando o mais profundo pesar junto da sua família.

A FENPROF associa-se à Direção do SPRC e endereça sentidas condolências aos familiares e amigos da professora Josefa Marques.

5 OUTUBRO - DIA MUNDIAL DO PROFESSOR

Inscreve-te já hoje: evento online promovido pela Internacional da Educação

29 de setembro, 2022

A 5 de Outubro, celebramos mais um Dia Mundial do Professor. Este ano a IE promove nesse âmbito um evento online intitulado " A transformação da Educação começa com os/as Professores/as”. O webinar terá lugar no dia 5 de outubro, a partir das 13 horas (hora de Portugal).

Junta-te à Internacional da Educação neste Dia Mundial do Professor. A interpretação estará disponível em inglês, francês e espanhol. Por favor, clica aqui para te inscreveres.

Concursos

FENPROF lança abaixo-assinado contra a contratação direta por escolas ou outras entidades locais

27 de setembro, 2022

No texto, disponível para impressão e para assinatura online, os professores e educadores reafirmam que a contratação e ingresso ou transferência nos quadros devem respeitar a graduação profissional dos candidatos e rejeitam liminarmente que o recrutamento, em parte ou totalmente, seja da responsabilidade das escolas e agrupamentos, em qualquer modalidade do concurso (contratação, ingresso em quadro ou transferência).

Podcast Revista Visão "Irrevogável"

Mário Nogueira: “Uma semana após o começo das aulas a situação é mais grave. Há 80 mil alunos sem professores”

26 de setembro, 2022

O Secretário-geral da FENPROF participou, na passada sexta-feira, no podcast "Irrevogável" da Revista Visão. Na entrevista, além do problema da falta de professores, cuja solução passa necessariamente por aumentar a atratividade da profissão, Mário Nogueira lembrou que os problemas do setor se arrastam há cerca de 15 anos e que é tempo de ser tempo dos professores.

Ouça o programa na íntegra aqui.

Abertura ano letivo 2022/2023

Entrevista ao Secretário-Geral da FENPROF

14 de setembro, 2022

A propósito de recentes declarações do ministro da Educação à comunicação social, Mário Nogueira afirma que “é preciso que os governantes deixem de falar para a opinião pública e passem a olhar para as reais necessidades das escolas” e reitera que “é tempo de ser tempo dos professores”. Reafirma a disponibilidade da FENPROF para se sentar à mesa das negociações, mas sem condicionamentos, quer no que respeita aos assuntos a negociar, quer em relação à luta dos professores.

Leia aqui a entrevista ao Secretário-geral da FENPROF na abertura do ano letivo 2022/2023.

Início do ano escolar 2022-23

Declaração: Só será tempo dos Professores com medidas concretas e não apenas boas palavras

01 de setembro, 2022

Em 1 de setembro, a FENPROF convidou a comunicação social. Na altura, o seu Secretário-Geral fez uma declaração. Nesta, falou das principais questões que se colocam em relação à profissão docente, desde logo as que propôs ao governo em reunião onde apresentou a sua proposta de protocolo negocial.

Declaração da FENPROF - Início do Ano Letivo

Conferência de Imprensa em 1 de setembro (quinta-feira), a partir das 11:00 horas, na sede da FENPROF

FENPROF torna públicas as prioridades reivindicativas para 2022-2023 e reitera: É tempo de ser tempo dos Professores!

30 de agosto, 2022

Assinalando o início do ano escolar e o regresso às escolas, a FENPROF divulga, em Conferência de Imprensa, uma Declaração sobre as prioridades reivindicativas para 2022-2023, um ano que deverá ser tempo dos professores.

Convidamos os/as Senhores/as Jornalistas a acompanharem esta Conferência de Imprensa que se realizará em 1 de setembro (quinta-feira), a partir das 11:00 horas, na sede da FENPROF.

Conferência de Imprensa, Lisboa, 26 de julho (terça-feira), 11:00 horas

FENPROF avalia ano letivo com dois governos e duas equipas ministeriais diferentes, mas com nada de novo no horizonte

22 de julho, 2022

Com o objetivo de apresentar a sua avaliação do ano letivo que terminou e, principalmente, divulgar as expetativas em relação ao próximo, a FENPROF promove uma Conferência de Imprensa, que terá lugar em Lisboa, na sua sede, em Lisboa, na próxima terça-feira, dia 26 de julho, pelas 11:00 horas. 

Opinião - Público, 18 de junho de 2022

Mário Nogueira: "Salário não é tabuísmo"

20 de junho, 2022

Artigo de opinião do Secretário-geral da FENPROF, publicado na edição de 18 de junho de 2022 do jornal "Público".

Mensagem do Secretariado Nacional da FENPROF

É ou não foi?

20 de abril, 2022

Ontem, 19 de abril de 2022, a RTP, serviço público de rádio e televisão em Portugal, emitiu o programa "É ou não é" sobre o futuro da Educação. Em debate estiveram, entre outros aspetos, os relativos à falta de professores, à sua carreira e às condições de exercício da profissão. Uma vez mais (!), as organizações sindicais de docentes foram excluídas, o que significa que a RTP voltou a prestar um mau serviço, amputando o debate público de participações e pontos de vista importantes para ele.

Conselho Nacional da FENPROF reúne nos dias 25 e 26

Conferência de Imprensa divulgará expectativas face ao novo governo e primeiras iniciativas junto dos ministérios do setor e Parlamento

24 de março, 2022

Dias 25 e 26 de março (sexta e sábado), a FENPROF reúne o seu Conselho Nacional, em Lisboa, no qual, entre outros aspetos, será feita uma análise da situação política nacional, naturalmente centrada no novo governo e no que dele se espera, tendo em consideração o que da sua ação já se vai conhecendo. Nessa reunião, o documento a apresentar ao governo e ao Parlamento será debatido e aprovado.

21 de março

Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial e Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial

21 de março, 2022

A ONU instituiu 21 de março como dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, lembrando que o racismo, a xenofobia e as várias formas de violência discriminatória relacionadas com preconceito e ódio são uma realidade com a qual ainda vivemos e contra a qual ainda continua a ser necessário lutar.

Intervenção do Secretário-geral da FENPROF

Formação de Professores e Estatuto de Carreira

21 de março, 2022

Intervenção do Secretário-geral da FENPROF no colóquio "Formação de Professores e Estatuto da Carreira Docente", promovido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa no passado dia 18 de março.

FENPROF Concurso Literário

Prémio de Poesia António Gedeão 2022

17 de março, 2022

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Literário António Gedeão 2022, promovido pela FENPROF, em colaboração com a SABSEG – Corretor de Seguros.

As obras que se enquadrem no âmbito do Regulamento, devem chegar à FENPROF até 27 de maio de 2022.

Opinião

Parar a guerra!

15 de março, 2022

«Nada justifica uma guerra, seja na Ucrânia ou em qualquer outra parte do mundo. Nunca há razão para a guerra. Ela não é um jogo de computador que se desliga quando corre mal».

Opinião do Secretário-geral da FENPROF, publicada esta terça-feira no jornal Correio da Manhã.

Plano Escola+ 21|23

Escolas identificam dificuldades na concretização dos planos de recuperação

25 de fevereiro, 2022

Com o objetivo de acompanhar a concretização dos designados planos de recuperação das aprendizagens, a FENPROF enviou aos diretores um questionário para recolher informação sobre as propostas apresentadas no âmbito do Plano Escola+ 21|23, assim como do nível de acolhimento por parte da tutela. Das 114 respostas recebidas, conclui-se que a esmagadora maioria (80% do total) elaborou um plano, mas não teve qualquer reforço de recursos

Conferência de Imprensa

Num ano letivo atípico, exigem-se medidas excecionais. Escolas identificam dificuldades na concretização dos planos de recuperação

22 de fevereiro, 2022

Os problemas na implementação de planos de recuperação não se esgotam nas condições reunidas (ou não), mas nas caraterísticas atípicas do ano letivo, com centenas de turmas em isolamento e muitos estudantes, docentes e trabalhadores não docentes em intermitência presencial. A FENPROF dará a conhecer o resultado do levantamento que realizou sobre os planos de recuperação elaborados pelas escolas em conferência de imprensa no dia 24 de fevereiro, pelas 11 horas, no Porto.

CGTP-IN

Direito dos Trabalhadores a Envelhecer com Direitos

15 de fevereiro, 2022

A finalidade da existência humana não é trabalhar até morrer, mas ter o direito de passar à condição de reformado/aposentado em condições para viver com autonomia económica e social.

Leia aqui o folheto da Inter-Reformados da CGTP-IN.

CGTP-IN

Resolução do Conselho Nacional da CGTP-IN

15 de fevereiro, 2022

Avançar por um Portugal desenvolvido, de progresso e justiça social. Não ao retrocesso!

A luta dos trabalhadores foi e é determinante para concretizar avanços laborais, sociais e políticos. Foi com a luta que, em 2015, se tornou possível derrotar e afastar o governo PSD/CDS, e alterar a correlação de forças na Assembleia da República.

Eugénio Rosa

A pobreza e as desigualdades continuam a crescer em Portugal

15 de fevereiro, 2022

Em 2020 o número de pobres aumentou para 1.894.663, os trabalhadores com emprego na pobreza eram já 539.179 e, entre 2020 e 2021, a taxa de risco de pobreza ou exclusão social subiu de 20% para 22,4%. E as desigualdades, que eram já enormes, aumentaram ainda mais.

CGTP-IN

Subida dos preços exige robusto aumento dos salários

15 de fevereiro, 2022

De acordo com o INE, os preços subiram 2,8% entre Dezembro de 2020 e Dezembro de 2021, acelerando face aos meses anteriores. O aumento foi especialmente acentuado nos produtos energéticos (mais 11,2%) e nos produtos alimentares não transformados (mais 3,2%).