FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
 Departamento do Ensino Superior e Investigação
  enviar correio  |  newsletter 
RSS
Negociação

PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E CIÊNCIA
19 mar 2018 / 14:44

A situação de precariedade no ensino superior continua sem solução à vista, principalmente, de investigadores, de docentes, mas também de não docentes. Pelo menos no âmbito do PREVPAP, programa que, cada vez mais, se transforma em oportunidade perdida.

Depois de se terem realizado concentrações junto às reitorias de instituições que já participaram em reuniões das comissões de avaliação bipartida (CAB) – Aveiro, Évora, Lisboa e Coimbra – é tempo, agora, de responsabilizar o governo pelo papel que tem vindo a desempenhar nessas reuniões.

Com este objetivo, FENPROF, ABIC, Federação dos Sindicatos da Função Pública e Rede de Investigadores contra a Precariedade promovem uma ação pública de protesto no próximo dia 27 de março (terça-feira).


PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E CIÊNCIA
05 mar 2018 / 18:34

Os docentes, bolseiros, investigadores e pessoal não docente do Ensino Superior estiveram esta segunda-feira em protesto nas Universidades de Évora e de Lisboa. Um protesto contra a forma como tem estado a ser aplicado o PREVPAP, com escassos requerimentos aceites até ao momento, e para exigir uma mudança dessa situação, que contou com a presença do Secretário-Geral da FENPROF.


MCTES: PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E NA CIÊNCIA
19 fev 2018 / 18:30

A FENPROF, a seu pedido, reuniu hoje (19 de fevereiro) com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os números que foram conhecidos nesta reunião confirmam o que a FENPROF tem afirmado: dos 1.424 investigadores que requereram a regularização do seu vínculo, até ao momento, ainda só 33 obtiveram parecer positivo da comissão de avaliação bipartida (CAB) e dos 1.361 docentes requerentes, o parecer positivo foi dado, até agora, a apenas, 31, isto é, respetivamente, 2,3% e 2,2%!


MCTES: PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E NA CIÊNCIA
19 fev 2018 / 11:32

Pouco depois do protesto em Aveiro ter terminado, e respondendo a um pedido apresentado pela FENPROF na véspera, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior convocou a FENPROF para uma reunião que se realizará hoje, dia 19 de fevereiro, pelas 16 horas, nas Laranjeiras. No centro da discussão estará, precisamente, o PREVPAP e o que, nesse âmbito, está a acontecer no setor.


ÚLTIMA HORA!
16 fev 2018 / 18:09

Na sequência do ofício enviado ontem para o Ministro Manuel Heitor com o pedido de realização urgente de uma reunião e após a realização hoje, esta manhã, de um protesto contra a forma como a Reitoria da Universidade de Aveiro, aliás à semelhança de outras universidades, tem estado nas reuniões da CAB-CTES, a FENPROF recebeu há poucos minutos a confirmação da realização da reunião solicitada na próxima segunda-feira (19 de Fevereiro), às 16h30.


ENSINO SUPERIOR E CIÊNCIA
05 jan 2018 / 21:43

A FENPROF denunciou, em Conferência de Imprensa, as condições de trabalho e a situação preocupante em que a Comissão de Avaliação Bipartida da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (CAB-CTES) está a proceder à análise e ratificação dos requerimentos apresentados pelos docentes e investigadores candidatos à vinculação no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no âmbito do PREVPAP.

Veja aqui:

Declarações de Tiago Dias, Secretário Nacional da FENPROF para o Ensino Superior

Declarações de Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF


CAB-CTES ENSINO SUPERIOR E INVESTIGAÇÃO
04 jan 2018 / 15:39

FENPROF revela forte preocupação com a situação na CAB-CTES, que, em alguns casos, merece grande crítica, e convoca Conferência de Imprensa para dar a conhecer os problemas que decorrem da ação do governo e das direções das instituições de ensino superior e, ainda, para anunciar a sua posição quanto à futura participação nesta CAB.

A Conferência de Imprensa vai ter lugar amanhã (5 de janeiro), às 17H00, na sede da FENPROF, em Lisboa.

 


OE 2018
07 dez 2017 / 18:46

O Governo deve urgentemente proceder aos reforços orçamentais a que se comprometeu, decorrentes de despesas resultantes da aprovação de nova legislação.

 

 

Foto: Fábio Teixeira, Público


Negociação da regulamentação do diploma do emprego científico
27 nov 2017 / 14:38

A FENPROF reuniu hoje com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para a negociação do projeto de decreto regulamentar do diploma do "emprego científico", DL n.º 57/2016, alterado pela Lei 57/2017.


24 out 2017 / 15:28

FENPROF confronta em reunião Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com importantes questões da situação profissional dos docentes e investigadores, em particular, do combate à precariedade. Ministro foi inconclusivo em muitas questões, ainda que demonstrando disponibilidade para procurar soluções para alguns problemas.


PREVPAP - Ensino Superior e Investigação
24 jul 2017 / 10:09

Para a FENPROF, é fundamental assegurar o correto funcionamento da CAB-CTES, a quem compete o reconhecimento das situações de exercício de funções correspondentes a necessidades permanentes, e, paralelamente, garantir que o processo legislativo que desembocará na aprovação final da lei do PREVPAP, seja bem melhor do que a proposta do governo.


▶ 
PREVPAP - Ensino Superior e Investigação
▶ 
Contraproposta ao Anteprojeto do MCTES
▶ 
DESTAQUE
▶ 
Mobilidade Especial
▶ 
Negociação Sindical
▶ 
"Esclarecimento" do MEC
▶ 
Transição para Professor e a Proposta de Lei do OE 2013
▶ 
Negociação salarial anual
▶ 
Actualidade
▶ 
▶ 
APRECIAÇÃO FINAL GLOBAL DA FENPROF
▶ 
▶ 
Nota do Secretariado Nacional (16/12/2008)
▶ 
Nota de imprensa da FENPROF (30/11/05), que exige "início urgente de processo negocial"
▶ 
Ministro adia necessárias iniciativas legislativas
▶ 
Apresentadas preocupações e reivindicações. Obtidos esclarecimentos e renovadas promessas de um próximo início de negociações
▶ 
Ministra não apresenta nada de concreto para além de abertura ao diálogo
▶ 
Muita parra e pouca uva
▶ 
Abertura de negociações sobre revisão dos Estatutos das Carreiras
Acção Sindical
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo