FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
 Departamento do Ensino Superior e Investigação
  enviar correio  |  newsletter 
RSS
PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E CIÊNCIA
26 mar 2018 / 14:37

A forma como o governo e direções de universidades e politécnicos têm tratado a precariedade no ensino superior e na ciência é desumana e calculista. A opção por continuarem a beneficiar do trabalho de centenas de professores e investigadores a baixo custo, ao invés de promoverem a sua justa integração em quadro envergonha toda a academia. 

FENPROF, ABIC, Rede de Investigadores contra a Precariedade e Federação Nacional de Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, promovem um PROTESTO NACIONAL DE INVESTIGADORES, DOCENTES E NÃO DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR, dia 27 de março (AMANHÃ), pelas 14.30 horas, no Largo Camões, deslocando-se os participantes, de seguida, para a Residência Oficial do 1.º Ministro.


CONCENTRAÇÃO ENSINO SUPERIOR
21 mar 2018 / 10:18

A luta dos Professores do ensino superior e Investigadores faz-se agindo, aproveitando todas as oportunidades para fazer valer a razão que nos assiste. Não o fazermos é perder uma oportunidade, por vezes única!


PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E CIÊNCIA
20 mar 2018 / 12:10

Apesar de alertada, ontem, pela FENPROF, para a ilegalidade em que incorreria a CAB-CTES 1 (primeira comissão de avaliação bipartida deste setor), caso se realizasse a reunião prevista para hoje sem que fossem aprovadas as cerca de 30 atas em atraso, a Presidente daquela comissão decidiu manter a realização da reunião.

É lamentável que os responsáveis por estas comissões, assumindo funções que lhes são atribuídas em representação do Estado Português, assumam um procedimento que nega regras elementares do Estado de Direito Democrático.

 

ARTIGO RELACIONADO:

Investigadores, docentes e não docentes em exercício de funções no ensino superior e da ciência
PROTESTO NACIONAL - 27 DE MARÇO - 14H30
 | 
Pela regularização dos vínculos precários, o PREVPAP não pode ser oportunidade perdida


PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E CIÊNCIA
19 mar 2018 / 14:44

A situação de precariedade no ensino superior continua sem solução à vista, principalmente, de investigadores, de docentes, mas também de não docentes. Pelo menos no âmbito do PREVPAP, programa que, cada vez mais, se transforma em oportunidade perdida.

Depois de se terem realizado concentrações junto às reitorias de instituições que já participaram em reuniões das comissões de avaliação bipartida (CAB) – Aveiro, Évora, Lisboa e Coimbra – é tempo, agora, de responsabilizar o governo pelo papel que tem vindo a desempenhar nessas reuniões.

Com este objetivo, FENPROF, ABIC, Federação dos Sindicatos da Função Pública e Rede de Investigadores contra a Precariedade promovem uma ação pública de protesto no próximo dia 27 de março (terça-feira).


PREVPAP
15 mar 2018 / 12:15

Uma delegação da FENPROF reuniu no dia 13 de março, na Assembleia da República (AR), com a Comissão de Educação e Ciência (CEC), no âmbito de uma iniciativa parlamentar do Bloco de Esquerda, para “prestar informações sobre a aplicação do PREVPAP nas instituições de ensino superior”. No decorrer da audição foram também solicitados esclarecimentos, pelos diferentes grupos parlamentares, relativamente a um conjunto de questões que incidiram, principalmente, sobre as informações prestadas por diferentes universidades à CEC e que são dissonantes das que têm sido divulgadas na opinião pública, quer pela FENPROF quer por grupos de docentes e de investigadores.


PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E CIÊNCIA
09 mar 2018 / 12:49

A FENPROF entende que o CRUP não pode continuar a insistir no excecionalismo do ensino superior e da ciência, colocando-se à margem do combate à precariedade. Parafraseando o primeiro-ministro, também a FENPROF considera que “é fundamental combater a precariedade na Administração Pública em todos os sectores e, senhores reitores, senhores diretores de faculdades, também no ensino superior é fundamental combater a precariedade”.


MOÇÃO APROVADA EM COIMBRA REJEITA BLOQUEIO AO PREVPAP
06 mar 2018 / 23:40

O governo, pela legislação e actuação dos seus representantes na CAB CTES, com o ministro da tutela a não esconder a sua relutância quanto à inclusão de docentes e investigadores no PREVPAP, parece mais interessado em fazer um simulacro de vinculação do que realmente eliminar a precariedade crescente em relação aos docentes e investigadores. Em pleno século XXI, não podemos permitir este tipo de pensamento e sua operacionalização, ou seja a manutenção de largos milhares de trabalhadores do ensino superior e do sistema de investigação numa situação precária. É tempo de dar estabilidade a estes profissionais altamente qualificados ou continuaremos a assistir ao seu êxodo.


PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E CIÊNCIA
05 mar 2018 / 18:34

Os docentes, bolseiros, investigadores e pessoal não docente do Ensino Superior estiveram esta segunda-feira em protesto nas Universidades de Évora e de Lisboa. Um protesto contra a forma como tem estado a ser aplicado o PREVPAP, com escassos requerimentos aceites até ao momento, e para exigir uma mudança dessa situação, que contou com a presença do Secretário-Geral da FENPROF.


ENSINO SUPERIOR E INVESTIGAÇÃO
02 mar 2018 / 15:54

FENPROF decide promover a realização de uma Concentração Nacional de Docentes e Investigadores junto à residência oficial do Primeiro-Ministro, culminando o movimento iniciado com a concentração em Aveiro, que continuará com as de Évora (5/3), Lisboa (5/3) e Coimbra (6/3).


PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E CIÊNCIA
27 fev 2018 / 15:25

Reuniões estão a realizar-se ilegalmente; FENPROF exige suspensão do processo até à sua regularização.

A FENPROF exige absoluta transparência em todo o processo e convoca docentes, não docentes e investigadores a responderem ao apelo da FENPROF, da ABIC e dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais e juntarem-se ao protesto junto às reitorias das respetivas universidades.


MCTES: PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E NA CIÊNCIA
19 fev 2018 / 18:30

A FENPROF, a seu pedido, reuniu hoje (19 de fevereiro) com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os números que foram conhecidos nesta reunião confirmam o que a FENPROF tem afirmado: dos 1.424 investigadores que requereram a regularização do seu vínculo, até ao momento, ainda só 33 obtiveram parecer positivo da comissão de avaliação bipartida (CAB) e dos 1.361 docentes requerentes, o parecer positivo foi dado, até agora, a apenas, 31, isto é, respetivamente, 2,3% e 2,2%!


▶ 
MCTES: PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E NA CIÊNCIA
▶ 
Emprego Científico
▶ 
ÚLTIMA HORA!
▶ 
O PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E NA CIÊNCIA
▶ 
ENSINO SUPERIOR E CIÊNCIA
▶ 
▶ 
CAB-CTES ENSINO SUPERIOR E INVESTIGAÇÃO
▶ 
OE 2018
▶ 
▶ 
Negociação da regulamentação do diploma do emprego científico
▶ 
▶ 
DIRIGENTES DA FENPROF E LEITORES EM PROTESTO FRENTE AO MCTES
▶ 
▶ 
Conferência de Imprensa, Coimbra
▶ 
Ensino Superior e Investigação

NEGOCIAÇÃO



CIÊNCIA



BOLSEIROS DE INVESTIGAÇÃO


EM FOCO






   
NACIONAL


FRENTES E SECTORES



ENSINO SUPERIOR


ACÇÃO SINDICAL






A Força de Estarmos Unidos!

Sindicaliza-te!

+ FORTE  + SEGURANÇA

 

CONCURSOS 2018

 
Roteiro da Precariedade

 
Voltar ao Topo 

FENPROF, Federação Nacional dos Professores

Rua Fialho de Almeida nº 3 - 1070-128 Lisboa
Telefone: 213 819 190 | Fax: 213 819 198
fenprof@fenprof.pt

ENTIDADE FILIADA EM:

Internacional da Educação
CPLP-Sindical de Educação