CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
Assistentes operacionais
21 set 2017 / 15:23

A falta de assistentes operacionais nas escolas, é um dos maiores problemas com que se confrontam as escolas e agrupamentos, com implicação direta, por exemplo, em aspetos como a segurança, a higiene de instalações, a limpeza de equipamentos e o apoio à atividade docente. Esta portaria é positiva para a educação pré-escolar, mas pouco acrescenta à generalidade das escolas e agrupamentos.


COLOCAÇÕES DE PROFESSORES
19 set 2017 / 16:35

Já por três vezes, a FENPROF enviou aos responsáveis, a identificação de docentes que aguardam ver esclarecida a sua situação concursal. Outra questão que se arrasta é a reapreciação dos pedidos de mobilidade por doença. Por último, ainda, o problema que o Ministério da Educação arrasta desde 25 de agosto e ao qual continua sem dar resposta adequada, que tem a ver com a forma como, este ano, decidiu colocar os docentes no âmbito da Mobilidade Interna, alterando procedimentos sem que, previamente, avisasse os interessados.

Acresce que a FENPROF não pode deixar passar em claro a forma como os responsáveis do ME agiram neste processo, designadamente no passado dia 15, negando a possibilidade de a sua decisão ser apresentada e discutida na reunião que se realizou. Por essa razão, hoje mesmo, a FENPROF irá dirigir um ofício ao Primeiro-Ministro, lamentando o sucedido e considerando que esta situação abala, ainda mais, um clima de confiança que tem vindo a deteriorar-se, o que não é bom para o futuro relacionamento institucional.


15 set 2017 / 20:47

Declarações do Secretário-geral da Fenprof à saída da reunião no ME - 15/9/2017

A delegação da FENPROF que reuniu a 15 de setembro com a equipa do Ministério da Educação lamenta que o ME continue sem respostas para os principais problemas dos professores.


ÚLTIMA HORA
15 set 2017 / 23:49

4 NOTAS BREVES

A FENPROF lamenta que o ME não tenha apresentado esta proposta na longa reunião que teve lugar esta sexta-feira ao final da tarde, permitindo a sua discussão, tendo este documento sido recebido pela FENPROF já depois das 23 horas.


FENPROF lança campanha nacional de luta
13 set 2017 / 14:50

Mário Nogueira fez, hoje, em Coimbra, o lançamento da Campanha “Valorizar a Educação e os seus Profissionais; 2017/2018: Tempo de Resolver Problemas!” que vai decorrer ao longo de todo o ano letivo.

O Secretário-Geral da FENPROF apresentou as linhas orientadoras sobre as quais esta Campanha de Valorização se irá desenvolver e que focam um conjunto de matérias que necessitam de uma solução urgente: Carreiras e o descongelamento das progressões; Aposentação e o combate ao envelhecimento da Profissão; Emprego e concursos justos e adequados, bem como a melhoria das condições de vinculação; Horários de Trabalho e a necessidade de corrigir a situação e de reverter para a componente letiva todo o trabalho com alunos.


Abertura do ano letivo e calendarização de processos negociais
14 set 2017 / 16:16

A partir das 11 da manhã, a delegação sindical que representará na reunião com o Ministro da Educação, constituída pelo Secretário-Geral e os Presidentes dos diversos Sindicatos da Federação, vai estar reunida, para preparar a reunião que, a partir das 17:30 horas, terá lugar no Ministério. Uma reunião em que, de acordo com a convocatória recebida, se realiza “tendo presente a abertura do ano letivo e atenta a necessidade de calendarização de um conjunto de matérias” do âmbito da negociação.


Língua Gestual Portuguesa

Na sequência da pressão constante exercida pela FENPROF,  pela primeira vez, a esmagadora maioria dos docentes de LGP estão colocados no dia 1 de setembro, à semelhança do que acontece com os outros docentes, o que lhes permite participar na organização do ano letivo, o que é muito importante para o trabalho que irão desenvolver com os seus alunos.


PROBLEMAS NA COLOCAÇÃO DE PROFESSORES

O Ministério da Educação adiou para sexta-feira, dia 15 de setembro, a comunicação da decisão política que recairá sobre o problema criado, pelo próprio ministério, com a falta de critério na colocação de docentes no âmbito da Mobilidade Interna. 

Dia 15 de setembro, pelas 17:30 horas, realizar-se-á nova reunião com a presença do Ministro da Educação, cuja ordem de trabalhos prevê uma análise às condições de abertura do ano letivo e a calendarização de um conjunto de matérias do âmbito da negociação, que decorrem de processos previstos desde o ano letivo passado.


Secretariado Nacional

A FENPROF lança, no próximo dia 13 de setembro (quarta-feira), a Campanha “Valorizar a Educação e os seus profissionais; 2017/2018: Tempo de resolver problemas”. Com o objetivo de definir e sufragar a estratégia reivindicativa proposta pela FENPROF – iniciativas, ações e lutas –, foi decidido convocar um Plenário Nacional de Professores e Educadores, para o dia 4 de outubro, em Lisboa.


Mário Nogueira na RTP

Veja aqui a intervenção do Secretário-Geral da FENPROF, esta manhã na RTP, onde Mário Nogueira criticou o atual sistema de colocação de professores.


Colocação de Professores

Fica claro que, para o ME, a estabilidade dos professores e o respeito pela graduação profissional, como fator único de colocação de docentes, são aspetos menores quando comparados com o interesse economicista, ou seja, não restam dúvidas sobre quem continua a dirigir a Educação: os senhores do Terreiro do Paço.

FENPROF reafirma que graduação profissional deverá ser o único critério de ordenação e defende que nenhum docente deverá ficar obrigado à plurianualidade.


Colocação de professores e educadores

Desde 25 de agosto, data em que foram divulgadas as listas de colocação, que, em diversos momentos, a FENPROF vem insistindo na realização de uma reunião com os responsáveis do ME, inicialmente para evitar esta situação e, agora, para não só encontrar forma de a ultrapassar, mas também tratar outros aspetos que, entretanto, foram surgindo, igualmente em resultado do concurso de professores.

Perante a indisponibilidade da Secretária de Estado Adjunta e da Educação, que tutela esta área, o Secretariado Nacional da FENPROF decidiu dirigir-se ao Primeiro-Ministro para tentar desbloquear a falta de diálogo e de negociação com vista a encontrar as soluções necessárias.

Foto: Miguel A. Lopes/Lusa


CCT IPSS

A FENPROF chegou a acordo com a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) para a revisão do contrato coletivo de trabalho para as Instituições de Solidariedade Social que não inclui qualquer congelamento de carreiras. O CCT vai ser assinado na quarta-feira, dia 6 de setembro, e posteriormente publicado em BTE.


Opinião de Mário Nogueira
20 set 2017 / 15:23

«Apesar de, mais uma vez, os do costume terem derramado o seu ódio contra os sindicatos e os sindicalistas. Saem derrotados!»

O resultado desta votação e a tão expressiva vitória da lista G confirmam que «os Sindicatos e os dirigentes sindicais são reconhecidos pelos trabalhadores que representam e, neste caso, o seu compromisso com a defesa de uma ADSE pública e ao serviço desses mesmos trabalhadores mereceu uma forte adesão».

A opinião de Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF, acerca das eleições para o Conselho Geral da ADSE.


18 set 2017 / 13:45

Esmail Abdi, um dirigente da Associação Sindical dos Professores do Irão/Teerão, foi preso pelo exercício das suas funções sindicais e para impedir a sua participação no Congresso Mundial da Internacional da Educação (IE) que se realizou no Canadá. A FENPROF apoia a aprovação pelo Congresso da IE de uma Resolução de Emergência condenando a prisão do dirigente sindical.


Educação Especial
17 set 2017 / 13:53

Com o objetivo de recolher contributos para a elaboração do parecer que entregará no ME, a FENPROF, ao longo do mês de setembro, promoverá Plenários em todos os distritos do continente, aberto a todos os docentes, sejam do Ensino Regular (de todos os grupos de recrutamento e níveis de ensino) ou da Educação Especial, pois, o tema em apreço diz respeito a todos os docentes e não só aos da Educação Especial.

Conheça aqui as datas.


Lista G
11 set 2017 / 14:08

Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues
13 set 2017 / 18:57

O nome da pessoa premiada será divulgado no próximo dia 4 de outubro, na sessão comemorativa do Dia Mundial dos Professores. Todavia, a FENPROF regista, desde já, com muito agrado o facto de, após as vitórias de docentes do ensino secundário e superior, o júri ter decidido, em 2017, atribuir a vitória a uma pessoa que é docente no ensino básico, revelando a capacidade de produção literária de qualidade de docentes dos diversos setores e graus de ensino.


Colocação de Professores
06 set 2017 / 17:32

Foram publicadas ao final da tarde de hoje, 6 de setembro, as listas definitivas de Colocação, Não Colocação, Retirados e Lista de Colocação Administrativa dos Docentes de Carreira – 1ª Reserva de Recrutamento 2017/2018.

Consulte as listas na página da DGAE.

Foto: Daniel Rocha, jornal Público


Concurso de colocação de professores
29 ago 2017 / 17:00

Porque somos professores e estamos obrigados a falar verdade há que a pôr no seu devido lugar. Nesse sentido, a FENPROF republica três documentos fundamentais:


 
Actualidade
▶ 
FENPROF reuniu com deputada Ana Gomes
▶ 
FENPROF reúne com deputado do Parlamento Europeu, Miguel Viegas
▶ 
Incumprimento da Diretiva 1999/70/CE
▶ 
 
Ainda em Destaque


EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR


1.º CEB


ENSINO PROFISSIONAL


CONCURSOS E ESTABILIDADE DE EMPREGO






   


NACIONAL


ENSINO ARTÍSTICO


JOVENS PROFESSORES / CONTRATADOS / DESEMPREGADOS


FRENTES E SECTORES


ACÇÃO SINDICAL



 
Voltar ao Topo 

FENPROF, Federação Nacional dos Professores

Rua Fialho de Almeida nº 3 - 1070-128 Lisboa
Telefone: 213 819 190 | Fax: 213 819 198
fenprof@fenprof.pt

ENTIDADE FILIADA EM:

Internacional da Educação
CPLP-Sindical de Educação