CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
NEGOCIAÇÃO
26 mai 2017 / 11:46

(Notícia atualizada às 18h30 com a inclusão do ofício enviado ao ME, solicitando a antecipação da data da reunião)

Face à não concretização da reunião solicitada ao ME para discutir as condições para a existência de um compromisso com os professores, para a qual a FENPROF tinha dado o prazo de hoje, 26 de maio, a FENPROF não pôde ficar em silêncio.

Esta manhã, o Secretário-Geral, Mário Nogueira, fez uma declaração à Comunicação Social, onde apelou ao Ministério da Educação e ao Governo a antecipação da reunião prevista para 6 de junho para data anterior ao dia 1. «Essa antecipação seria um sinal positivo de abertura à negociação, dado pelo Ministério da Educação», refere a Declaração da FENPROF.

Um apelo que a Federação Nacional dos Professores repetiu, já na tarde do dia 26 de maio, num ofício enviado ao ME.

Leia a declaração de Mário Nogueira e veja o vídeo da Conferência de Imprensa.


VINCULAÇÃO
24 mai 2017 / 15:28

Um combate efetivo à precariedade no Estado não pode excluir milhares de professores!

Admitindo que o problema da regularização de vínculos dos docentes contratados ocorra no âmbito da respetiva tutela, a FENPROF exige do ME o compromisso com a abertura de novos processos de vinculação extraordinária em 2018 e 2019.


Regime da Permuta
24 mai 2017 / 16:49

O ME enviou à FENPROF a versão final da sua proposta de regime da permuta, não tendo introduzido qualquer alteração, por mínima que fosse, no projeto que esteve em apreciação no processo negocial. Confirma-se que o ME, contrariando o que foi afirmado naquela reunião pela presidente da sua equipa de negociação, Dr.ª Elda Morais, não tinha afinal qualquer abertura para acolher as propostas apresentadas pela FENPROF.

Leia o Comunicado completo do Secretariado Nacional da FENPROF.


ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
22 mai 2017 / 16:34

Os docentes das escolas públicas de ensino artístico especializado – conservatórios e escolas de ensino artístico – entrarão em greve a partir de 7 de junho, com incidência no serviço de avaliações dos alunos. A causa mais imediata reside na sua exclusão do processo de vinculação extraordinária que, este ano, se aplicará aos docentes das escolas públicas de ensino geral.


Regime Especial de Aposentação
22 mai 2017 / 10:43

O Partido Socialista volta a bloquear decisão sobre aposentação especial dos docentes, com a cumplicidade da direita.


REGIME DE PERMUTAS
19 mai 2017 / 18:42

Uma delegação da FENPROF deslocou-se hoje ao ME para a reunião do processo negocial normal relativo ao diploma do regime de permutas a aplicar já a partir do próximo ano escolar. Na última reunião do processo negocial, o ME não esclareceu qual vai ser o regime de permutas que pretende adotar já em 2017/18.


Arménio Carlos, Secretário-Geral da CGTP-IN

O Secretário-Geral da CGTP-IN interveio na Sessão de Abertura do 12.º Congresso do Sindicato dos Professores da Madeira. A CGTP incorpora as preocupações dos professores, estabelece objetivos de acompanhamento e apoio aos professores como forma de valorização de uma escola pública, de qualidade, democrática e inclusiva. Manifestando preocupação com a forma como o país é gerido, criticou o desleixo na criação de apoio aos portugueses para que encontrem neste país estabilidade e rendimento e para que possam aqui viver e aqui apoiar o desenvolvimento do país.


ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO

No dia 22 de maio, pelas 14:30, uma delegação da FENPROF, que integrará professores das escolas públicas que ministram ensino artístico especializado (EAE), deslocar-se-á ao ME para proceder à entrega de um pré-aviso de greve às avaliações, a realizar por docentes daquela modalidade de ensino a partir do dia 7 de junho.


NEGOCIAÇÃO

No ato de entrega, no Ministério da Educação, de mais de 12.000 postais de professores e educadores reclamando a aprovação de um regime especial de aposentação, a FENPROF foi informada por um elemento do gabinete do próprio Ministro de que, até ao final de maio, o governante não tem espaço na sua agenda para reunir com os professores. Uma reunião cujo objetivo é o de ser assumido um compromisso em torno de 4 grandes questões: vinculação, horários de trabalho, aposentação e descongelamento das carreiras.

Imagens do Dia Nacional de Luta


REGIME DA PERMUTA

No parecer hoje enviado, a FENPROF manifestou o seu desacordo geral com o projeto do ME para o regime da permuta. 


APOSENTAÇÃO DE PROFESSORES

Houve quem tivesse enviado o postal requerendo um regime especial de aposentação diretamente para o ME. E este respondeu...


17 DE MAIO

O PCP, o Bloco de Esquerda e o CDS-PP defenderam medidas de apoio aos professores relacionadas com o reposicionamento da carreira, e respectiva retribuição salarial, e com melhores condições de trabalho.

Conheça as propostas de resolução apresentadas.

Atualizado a 19 de maio com o resultado das votações das propostas.


Dia 17 de maio é Dia Nacional de Luta de Professores!

11:30 horas – Concentração de Professores, junto ao ME, para entrega de milhares de postais preenchidos pelos professores nas escolas, exigindo a aprovação de um regime excecional de aposentação.

14:30 horas – presença nas galerias da Assembleia da República para acompanhar o debate sobre a Petição “Respeitar os docentes, melhorar as suas condições de trabalho e valorizar o seu estatuto de carreira”, entregue pela FENPROF, com mais de 20.000 assinaturas, e que aborda aspetos como as carreiras, a aposentação e os horários de trabalho.

Imagens da iniciativa


GREVE FUNÇÃO PÚBLICA
24 mai 2017 / 17:30

«É uma greve justíssima com objetivos que, em parte, são também dos professores, sendo disso exemplo, as exigências de atualização dos salários, descongelamento das carreiras, medidas de combate à precariedade ou a rejeição da municipalização». 

Leia o comunicado do Secretariado Nacional da FENPROF na íntegra.


12º Congresso do Sindicato dos professores da madeira
22 mai 2017 / 13:03

Intervenção do Secretário Geral da FENPROF, Mário Nogueira, na sessão de Encerramento do 12º Congresso do SPM


17 DE MAIO
18 mai 2017 / 11:07

Veja as notícias sobre o Dia Nacional de Luta dos Professores.


ANTEPROJETO DE DECRETO-LEI SOBRE A VINCULAÇÃO DE LEITORES
15 mai 2017 / 22:24

A FENPROF recebeu hoje do MCTES um anteprojeto de decreto-lei (anexo) que visa criar condições de estabilidade a leitores das universidades portuguesas que se mantêm contratados a termo, alguns com mais de vinte anos de serviço.


23 e 24 de maio, Lisboa e Porto
11 mai 2017 / 16:05

Estas Tribunas têm por objetivo dar a conhecer aos reformados/aposentados, aos que estão próximos da reforma ou aposentação e à população em geral, o que os reformados/aposentados da Inter-Reformados/CGTP-IN defendem e reivindicam.

(Actualizado a 22 de Maio de 2017)


LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA
11 mai 2017 / 09:06

Universidade de Aveiro
10 mai 2017 / 14:33

Leia aqui a intervenção do Secretário-Geral da FENPROF.

 


 
Actualidade
▶ 
28 de abril
▶ 
FENPROF reuniu com deputada Ana Gomes
▶ 
FENPROF reúne com deputado do Parlamento Europeu, Miguel Viegas
▶ 
Incumprimento da Diretiva 1999/70/CE
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Esta terça-feira,18 de abril, pela valorização da profissão
▶ 
Regime de concursos
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
 
Voltar ao Topo 

FENPROF, Federação Nacional dos Professores

Rua Fialho de Almeida nº 3 - 1070-128 Lisboa
Telefone: 213 819 190 | Fax: 213 819 198
fenprof@fenprof.pt

Actualização: JPO

ENTIDADE FILIADA EM:

Internacional da Educação
CPLP-Sindical de Educação