CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
Cordão Humano com faixa de 550 metros
18 abr 2017 / 15:45

"Senhor Primeiro Ministro, ponha ordem na casa e assuma este Compromisso com os professores". O desafio foi lançado pelo Secretário Geral da FENPROF na intervenção realizada frente ao Ministério da Educação, momentos antes do arranque do cordão (foto: J. Caria) com cerca de 2 000 professores, rumo à Residência Oficial do PM em São Bento, passando pela Assembleia da República. A ação juntou docentes de todas as regiões do país.  / JPO

Documento entregue pela FENPROF no Gabinete do PM

Envelhecimento do corpo docente  |  Revista de imprensa (atualizado a 19/04, 16h23)

Cordão humano em São Bento  |   Imagens

Frente Comum saúda luta dos Professores


FENPROF reúne com deputado do Parlamento Europeu, Miguel Viegas
24 abr 2017 / 15:22

Depois de uma primeira reunião com a deputada Ana Gomes, realizada a 07 de abril, a FENPROF encontrou-se, ontem, dia 20 de abril, com o deputado do PCP, Miguel Viegas. A reunião permitiu debater o desrespeito pela Diretiva, sendo entregue ao deputado um memorando sobre o assunto.


1.º Ciclo
20 abr 2017 / 14:17

Divulgadas as informações sobre as referidas provas, principalmente as respeitantes às Áreas das Expressões, há todo um conjunto de formalidades e exigências que se identificam com práticas adoptadas para exames e de encenação, retirando a naturalidade com que as mesmas deveriam decorrer, bem como desviando o objectivo principal: aferir.


ENTREVISTA AO SECRETÁRIO GERAL DA FENPROF
14 abr 2017 / 13:43

... na sua estabilidade e nos seus direitos e a ser esquecidos pelas políticas dominantes"

"O que iremos propor ao Primeiro Ministro é que assuma um Compromisso com os professores, que contemple a resolução dos problemas que afetam os docentes. Levaremos o mesmo documento que apresentámos ao Ministro da Educação, mas com o qual este não se comprometeu, justificando, para a maior parte dos problemas, a falta de competência política para decidir. Assim sendo, ninguém é mais competente que o Primeiro-Ministro… Ou seria melhor irmos a Bruxelas?"

 


ABRIRAM OS CONCURSOS
12 abr 2017 / 10:09

O aviso de abertura foi divulgado e uma nota importante que, desde já, é possível registar é a que resulta da informação constante do número 4, do capítulo III da Parte 1. Segundo ela, um docente que reúne os requisitos para ocupar uma vaga aberta no âmbito da “norma-travão” e, simultaneamente, no âmbito da vinculação extraordinária, esta última vaga será extinta, quando deveria ser recuperada para outro candidato, garantindo, por esta via, a anunciada vinculação de 3.019 docentes.

       Aviso n.º 3887-B/2017, de 12 de Abril (PDF)

Revista de imprensa


CONCURSOS DE PROFESSORES
07 abr 2017 / 15:53

Este ano foram contratados cerca de 10.000 docentes para horários completos e anuais; existem cerca de 15.000 professores nos quadros de zona pedagógica; o ME, no levantamento realizado junto das escolas, considerou que todos os docentes tinham horário completo, ignorando as reduções por antiguidade (aplicação do artigo 79.º do ECD). É, pois, fácil concluir que o número de vagas posto a concurso, no conjunto das três modalidades, resulta de uma subavaliação de necessidades.


CONCURSOS
06 abr 2017 / 16:19

Vinculação de 3.019 docentes contratados, por via do concurso extraordinário, e a existência de mais 443 vagas, através do concurso externo, não são de desvalorizar, mas fica, nesta matéria, quase tudo por resolver. Aos professores não resta outro caminho que não seja o de  continuar a luta contra a precariedade e pela estabilidade profissional, tão necessárias ao sucesso da Escola Pública.

- Portaria n.º 129-C/2017 - Fixação do número de vagas apuradas por quadros de zona pedagógica e por grupo de recrutamento

- Portaria n.º 129-B/2017 - Fixação das vagas a preencher pelos concursos interno e externo no ano letivo de 2017/2018


Reunião no Ministério da Educação confirma
05 abr 2017 / 12:04

A FENPROF reuniu (5 de abril) com o Ministro da Educação. Nessa reunião, como tinha anunciado, apresentou uma proposta de Compromisso a assumir com os professores e educadores em torno de 7 aspetos concretos de grande importância para os docentes. As respostas do Ministro ao repto colocado foram extremamente vagas, não tendo assumido compromissos concretos, em alguns dos casos alegando que ultrapassam a esfera de responsabilidade exclusiva do ME. 


 
Para não ter aplicação escassa, em sede negocial, deverão ser incluídos aspetos importantes que não estão contemplados

A FENPROF recebeu do MCTES uma proposta de “termos de referência” para a aprovação de um diploma legal (ver aqui), que visará criar condições de estabilidade aos leitores das universidades portuguesas, alguns com mais de vinte anos de serviço, mas, todos eles, em situação de contrato a termo.De acordo com o compromisso assumido pelo Ministro na reunião realizada em 29 de março, p.p., a entrega do projeto de diploma legal terá lugar durante o mês em curso a que se seguirá o indispensável processo negocial, entrando em vigor, o mais tardar, no  início do próximo ano letivo.


REVISÃO DO REGIME LEGAL DE CONCURSOS

A FENPROF não deu o seu acordo ao regime legal de concursos que resultou do processo negocial concluído em janeiro passado

Documento negocial final


Para os professores

FENPROF reitera exigência de um regime especial de aposentação para os professores, aos 36 anos de serviço, que dê resposta aos reconhecidos problemas de desgaste e envelhecimento do corpo docente.


Se o M.E. não resolver grave discriminação

De regresso ao protesto na "5 de Outubro", os docentes contratados do ensino artístico especializado voltaram a manifestar-se contra a precariedade e a instabilidade que marcam o dia-a-dia da sua atividade profissional. A concentração, realizada na tarde da passada quarta-feira, frente ao M.E. (foto), em Lisboa, iniciativa da FENPROF, reuniu docentes das escolas públicas de ensino artístico especializado (de música, dança, teatro, artes visuais e artes audiovisuais) que foram afastados de quaisquer mecanismos legais visando a sua integração nos quadros, apesar de suprirem necessidades permanentes do sistema educativo./ JPO

Três reivindicações fundamentais          |        Abaixo-Assinado entregue no M.E.


Conselho Nacional aprova resolução

FENPROF vai convocar os professores para um conjunto de ações que passam desde logo por uma grande concentração em 18 de abril, junto ao M.E., mas que, também, pode passar pela realização de manifestação e greve, como destacou Mário Nogueira no encontro com a comunicação social, após a reunião do órgão máximo da Federação entre Congressos, que decorreu neste sábado, 18 de março, em Lisboa. / JPO

Resolução para a Ação Reivindicativa Imediata, aprovada pelo C.N. da FENPROF (18/03/2017)

Desafio ao ME e ao MCTES: é tempo de assumir compromissos


Há que romper com políticas que continuam a impor barreiras e constrangimentos ao desenvolvimento, nas escolas, do perfil apontado

... mas salienta que um bom documento não garante, por si só, as mudanças necessárias

A FENPROF participa na “discussão pública” sobre o documento “Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória”, emitindo parecer, para o qual se pede a melhor atenção.

 


FENPROF divulga, em conferência de imprensa, conclusões de inquérito NACIONAL

"Os professores não podem continuar a sacrificar as suas vidas pessoais e familiares, suportando cargas de trabalho extremas que acabam por prejudicar, direta ou indiretamente, a resposta pedagógica adequada e de qualidade para os alunos e, igualmente, o seu bem-estar psicossomático, nem a colmatar a escassez de recursos das escolas com os seus bens materiais."

Mário Nogueira e o desgaste dos professores: "Não basta reconhecer o problema, há que tomar medidas para o resolver"

Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar


DESTAQUE

São muito preocupantes as notícias vindas a público sobre o futuro das carreiras na Administração Pública, pelo que, a não corresponderem à verdade, exigiriam do Governo um inequívoco desmentido. Em defesa das suas carreiras profissionais, os professores não hesitarão em voltar à luta, contando, para a organizar, com a FENPROF, que, como sempre, por este objetivo, estará disponível para, em unidade, desenvolver uma grande luta.


Informação

FENPROF PERGUNTA AOS PARTIDOS QUE PROPOSTAS TÊM PARA ESTE COMBATE:

O acentuado desgaste, físico e psicológico, a que estão sujeitos os docentes é um problema reconhecido por toda a sociedade. Inúmeros estudos confirmam esta situação que tem como consequência um cada vez mais elevado número de casos de stress e burnout que, segundo estudos realizados, atingem já mais de 1/3 do corpo docente das escolas.



02 abr 2017 / 17:26

A última reunão do Conselho Nacional, órgão máximo da Federação entre Congressos, deixou um forte apelo à participação dos professores e dos investigadores nas iniciativas a desenvolver pelo movimento sindical unitário, "tanto no âmbito das comemorações do 25 de Abril, como das manifestações a realizar no 1º de Maio, que deverá ser um grande dia de luta dos trabalhadores portugueses". / JPO

Informação FENPROF sobre o 1º de Maio

Mais informação aqui


Vinculação Extraordinária
05 abr 2017 / 09:35

Vagas
06 abr 2017 / 17:15

FENPROF reuniu com deputada Ana Gomes
07 abr 2017 / 14:52

A FENPROF solicitou reuniões a deputados portugueses no Parlamento Europeu. Foi neste âmbito que teve lugar, hoje, dia 7 de abril, uma reunião com a deputada Ana Gomes (PS). O ME/Governo não corrigiu a grave situação de abusos relativos ao recurso à contratação a termo de docentes, mantendo o Estado Português em incumprimento da Diretiva 1999/70/CE, de 28 de junho. O princípio da não discriminação dos docentes contratados a termo não foi acolhido na lei nacional.


Ataque dos EUA viola direito internacional
07 abr 2017 / 17:31

A CGTP-IN expressa a sua solidariedade com o povo e os trabalhadores da Síria. Repete-se hoje aquilo que foi visível na Líbia e no Iraque, utilizando a mentira e grandes campanhas de desinformação.


A CGTP-IN e as pensões de reforma
03 abr 2017 / 18:31

Vídeo da conferência de imprensa da CGTP-IN

O Governo apresentou na concertação social um documento em que se propõe rever as pensões antecipadas no regime geral de segurança social. A CGTP-IN regista a eliminação do factor de sustentabilidade (13,88%), enquanto factor penalizador das pensões antecipadas a que acrescem outros factores de penalização.


CGTP-IN:
30 mar 2017 / 15:03

O relatório da OIT sobre os salários confirma o aprofundamento, à escala global, das desigualdades na repartição do rendimento, com o capital a absorver uma parte crescente da riqueza produzida.


O TEMPO É HOJE!
27 mar 2017 / 23:04

Milhares de jovens trabalhadores manifestaram-se nas ruas de Lisboa contra os vínculos precários e os baixos salários. Os professores estiveram representados nesta ação integrada no Dia Nacional da Juventude.

Imagens da ação


 
Actualidade
▶ 
Incumprimento da Diretiva 1999/70/CE
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Esta terça-feira,18 de abril, pela valorização da profissão
▶ 
Regime de concursos
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
PRIORIDADES REIVINDICATIVAS, AÇÕES E LUTA DOS PROFESSORES
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
 
Ainda em Destaque


CIÊNCIA


EM FOCO


CONCURSOS E ESTABILIDADE DE EMPREGO



ACÇÃO SINDICAL




NACIONAL


   


FRENTES E SECTORES





COMUNICADOS DA FENPROF



 
Voltar ao Topo 

FENPROF, Federação Nacional dos Professores

Rua Fialho de Almeida nº 3 - 1070-128 Lisboa
Telefone: 213 819 190 | Fax: 213 819 198
fenprof@fenprof.pt

Actualização: JPO

ENTIDADE FILIADA EM:

Internacional da Educação
CPLP-Sindical de Educação