CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
Orçamento do Estado 2018
27 jul 2017 / 14:07

A FENPROF enviou, ao Governo e aos grupos parlamentares, um conjunto de propostas que deverão ser contempladas em sede de Orçamento do Estado para 2018.

Tais propostas distribuem-se por dois grandes grupos, um sobre aspetos de natureza socioprofissional, outro, visando melhorar o funcionamento das escolas e a organização e capacidade de resposta do sistema educativo.


Ensino Profissional
28 jul 2017 / 14:20

A FENPROF reuniu esta tarde com a Confederação Nacional para a Educação e Formação (CNEF) no âmbito da negociação com vista à celebração de um contrato coletivo de trabalho para o Ensino Profissional.

A negociação será retomada no início do ano letivo, tendo ficado já agendada uma reunião para o dia 19 de setembro.


CCT Ensino Particular e Cooperativo e Ensino Artístico Especializado
26 jul 2017 / 11:37

Realizou-se esta terça-feira a última reunião do processo negocial entre a FENPROF e a Confederação Nacional da Educação e Formação (CNEF) com vista à celebração de um contrato coletivo de trabalho para o Ensino Profissional e para o Ensino Particular e Cooperativo (EPC), onde se inclui o Ensino Artístico Especializado (EAE).

Ora, no caso do EPC e do EAE, esta foi mesmo a última reunião entre a FENPROF e a CNEF no âmbito deste processo negocial. Não houve entendimento possível com a CNEF, pois, na opinião da FENPROF, a proposta da associação patronal agrava ainda mais as condições de trabalho dos docentes a exercer funções nestes dois setores de ensino.


ALTERAÇÃO AO DECRETO-LEI 57/2016
26 jul 2017 / 16:12

Foram, finalmente, publicadas, em Diário da República, as alterações ao Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, que aprova o regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento.

Esta iniciativa parlamentar, que perdurou por nove longos meses, resultou de uma forte intervenção dos investigadores e da ação que foi desenvolvida no plano sindical.


Educação Pré-escolar
25 jul 2017 / 15:04

Segundo informações recebidas pela FENPROF, a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) estará a indeferir a constituição de muitos grupos da Educação Pré-Escolar propostos por várias Direções de agrupamentos de escolas.

A FENPROF solicitou a intervenção urgente do Ministério da Educação, no sentido de garantir que será respeitada a constituição inicial de grupos enviadas pelas direções de agrupamentos para a DGEstE.


Incumprimento da Diretiva 1999/70/CE, de 28 de junho
24 jul 2017 / 13:30

A resposta da Comissária Marianne Thyssen confirma que, em 2015, a CE se contentou com o que o governo de então comunicou, sem cuidar de verificar, como seria obrigação da Comissão, o efetivo cumprimento dos objetivos da Diretiva.

Como a FENPROF tem apontado insistentemente, mantém-se o quadro de incumprimento por parte do Estado Português, mesmo após as recentes alterações à legislação dos concursos dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário que apenas reduziram uma das condições cumulativas da “norma travão” – a do tempo de ligação contratual sucessiva – de 5 para 4 anos.


Mais um ano sem respostas para os principais problemas da Educação

FENPROF fez balanço do presente ano letivo e anunciou objetivos e ação para 2017/18. O Secretário-Geral da FENPROF fez declaração perante os órgãos de comunicação social:

"Está a terminar o ano letivo 2016-2017. Não foi, ainda, o ano do investimento na Educação, o que, aliás, era de prever, tendo em consideração as verbas previstas no Orçamento do Estado, tanto para 2016, como para 2017. Não foi um ano de retrocesso, mas também é correto afirmar que, neste ano letivo, não se registaram progressos assinaláveis, continuando por resolver os problemas de fundo."

"A manterem-se os abusos e ilegalidades na organização dos horários de trabalho dos professores, será convocada greve, a partir de outubro. Esta greve incidirá em todas as atividades que, sendo letivas, foram atribuídas aos docentes no âmbito da sua componente não letiva de estabelecimento, tais como apoios a grupos de alunos, coadjuvação e outras de trabalho direto com os alunos."


PREVPAP - Ensino Superior e Investigação

Para a FENPROF, é fundamental assegurar o correto funcionamento da CAB-CTES, a quem compete o reconhecimento das situações de exercício de funções correspondentes a necessidades permanentes, e, paralelamente, garantir que o processo legislativo que desembocará na aprovação final da lei do PREVPAP, seja bem melhor do que a proposta do governo.


Educação Inclusiva - Revisão DL 3/2008

«Estamos perante um documento extremamente preocupante porque apresenta lacunas e aponta para soluções muito negativas, levando a que o interesse pedagógico seja, em múltiplos aspetos, passado para segundo plano, prevalecendo perspetivas burocráticas e economicistas. (...) A pretendida e anunciada inclusão é posta em causa».

Conheça a primeira posição da FENPROF sobre a proposta do ME para revisão do Decreto-lei 3/2008 (Regime de Educação Especial).


Concurso de Professores

Duas centenas de vagas extintas; algumas centenas por abrir; quase dois terços dos candidatos ao concurso interno não se moveram. Vem agora um período de 5 dias úteis para regularizar situação dos que foram ilegalmente excluídos.

Globalmente, o resultado deste concurso fica aquém das legítimas expetativas dos professores, tanto no que respeita à vinculação, como à mobilidade por via do concurso interno. Ainda assim, superou os registos dos concursos realizados no mandato de Nuno Crato, não tendo sido alheio a esse facto a ação da FENPROF que contou sempre com o envolvimento dos professores.

Duas centenas de vagas extintas; algumas centenas por abrir; quase dois terços dos candidatos ao concurso interno não se moveram

 

Vem agora um período de 5 dias úteis para regularizar situação dos que foram ilegalmente excluídosDuas centenas de vagas extintas; algumas centenas por abrir; quase dois terços dos candidatos ao concurso interno não se moveram

 

Vem agora um período de 5 dias úteis para regularizar situação dos que foram ilegalmente excluídos


Balanço do ano letivo 2016/17 e perspetivas para o que se se aproxima
Balanço do ano letivo 2016/17 e perspetivas para o que se se aproxima, levam a  FENPROF a promover 
Conferência de Imprensa na próxima sexta-feira, dia 21 de julho, às 11 horas, em Lisboa.
O ano letivo terminou com os professores em luta; o próximo vai iniciar-se com uma forte ação sindical.

Balanço do ano letivo 2016/17 e perspetivas para o que se se aproxima, levam a  FENPROF a promover Conferência de Imprensa na próxima sexta-feira, dia 21 de julho, às 11 horas, em Lisboa.

O ano letivo terminou com os professores em luta; o próximo vai iniciar-se com uma forte ação sindical.


Exclusões dos concursos de professores

Todos os professores vão poder manifestar as suas preferências. Comprovando-se o erro na exclusão, vão manter-se em concurso.

A FENPROF garante todo o apoio necessário aos seus associados neste processo.


Detetadas irregularidades na exclusão de professores dos concursos

A FENPROF constatou um conjunto de situações erradas de exclusão cometidas pela DGAE e já contactou o Ministério da Educação para que estas situações sejam resolvidas, ainda antes de divulgadas as listas definitivas.


Última hora!
25 jul 2017 / 11:06
A Direção Geral da Administração Escolar (DGAE) acaba de disponibilizar a aplicação para manifestação de preferências para contratação inicial e reserva de recrutamento para o ano letivo 2017/2018. A aplicação está disponível até às 18 horas (hora de Portugal continental) do próximo dia 31 de julho. Aceda aqui!

A Direção Geral da Administração Escolar (DGAE) acaba de disponibilizar a aplicação para manifestação de preferências para contratação inicial e reserva de recrutamento para o ano letivo 2017/2018.

A aplicação está disponível até às 18 horas (hora de Portugal continental) do próximo dia 31 de julho.

Aceda aqui!


Saara Ocidental
20 jul 2017 / 10:34

A FENPROF associa-se à CGTP-IN no repúdio pela sentença decretada pelo tribunal marroquino aos 20 activistas Saarauís presos  no protesto pacífico de Gdeim Izik.


Colocação de Professores
18 jul 2017 / 18:54

Consulte aqui as listas de colocação de professores no concurso interno.


18 jul 2017 / 19:53

Consulte aqui as listas do concurso externo.


INFORMAÇÃO AOS PROFESSORES E EDUCADORES
10 jul 2017 / 10:43

Apela-se a que os docentes que, estando nesta situação, entendam dever recorrer hierarquicamente, se dirijam ao sindicato da FENPROF da sua região, a fim de a sua situação concreta ser devidamente avaliada e acompanhada.


CGTP-IN
30 jun 2017 / 11:11

A CGTP-IN saúda a corajosa e combativa Greve Geral que os trabalhadores brasileiros estão a realizar contra o compromisso entre o grande capital e o governo ilegítimo de Michel Temer para a destruição de direitos laborais e sociais fundamentais para uma vida digna.

Leia a Mensagem de Solidariedade da CGTP-IN.


Contraproposta ao Anteprojeto do MCTES
27 jun 2017 / 10:49

A FENPROF tem vindo, insistentemente, a colocar ao MCTES a necessidade de, à semelhança do concretizado para os docentes do ensino superior politécnico, ser necessário aprovar medidas complementares ao regime transitório dos docentes universitários que permitam a vinculação de leitores e professores convidados que já se encontravam contratados em regime de tempo integral ou de dedicação exclusiva, na data de entrada em vigor da revisão do ECDU (1/9/2009) contribuindo assim para o combate à precariedade que persiste nas universidades portugueses.


 
Actualidade
▶ 
28 de abril
▶ 
FENPROF reuniu com deputada Ana Gomes
▶ 
FENPROF reúne com deputado do Parlamento Europeu, Miguel Viegas
▶ 
Incumprimento da Diretiva 1999/70/CE
▶ 
 
Voltar ao Topo 

FENPROF, Federação Nacional dos Professores

Rua Fialho de Almeida nº 3 - 1070-128 Lisboa
Telefone: 213 819 190 | Fax: 213 819 198
fenprof@fenprof.pt

ENTIDADE FILIADA EM:

Internacional da Educação
CPLP-Sindical de Educação