Reunião em Bucareste, em 24 e 25 de abril: Higher Education and Research Standing Committee (HERSC), European Trade Union Committee for Education (ETUCE), Education International/European Region (EI-IE)
Esta reunião destinou-se à preparação da reunião interministerial do grupo de Bolonha, que teve lugar nos dias seguintes, igualmente em Bucareste, e em que participaram alguns dos membros da Internacional de Educação presentes na reunião. Foi discutido o documento de definição política da IE intitulado The Bologna Process: the Case for a Supportive Environment for Academic Staff, and the key features of a Supportive Environment - An Education International Position Paper.
Também foi apresentado o resultado final do Programa GRUNDTVIG, em que participaram equipas da Eslováquia, Portugal (do Sindicato de Professores da Grande Lisboa-FENPROF e da Universidade do Aveiro), Espanha e França, sobre “Diálogo Social em Formação ao Longo da Vida”.
Reunião em Bruxelas, em 26 de junho: European Sectorial Social Dialogue in Education Working Group 3: Higher Education and Research
Esta reunião, nos moldes tradicionais de grupos de “diálogo social” (reunião inicial com os parceiros separados, e logo depois o restante da reunião conjunta) tratou em particular dois temas:
1. A igualdade de géneros, tendo sido feita uma apresentação pela Professora Liisa Husu, da Örebro University (Finlândia), intitulada Gender Equality and Research Funding. É de salientar que Portugal apresenta uma relação equilibrada entre géneros, exceto para a categoria académica mais elevada e consequentemente também há um desequilíbrio nos painéis de avaliação. Vejam-se links para dois documentos relevantes:
- She Figures 2009 - Statistics and Indicators on Gender Equality in Science
http://ec.europa.eu/research/science society/document_library/pdf_06/she_figures_2009_en.pdf
- The Gender Challenge in the Research Funding
http://ec.europa.eu/research/science-society/document_library/pdf_06/gender-challenge-in-research-funding_en.pdf
2. Um ambiente favorável para a profissão académica, tendo a EFEE (associação dos empregadores, públicos e privados) tecido considerações e comentado o texto HERSC/ETUCE: The Bologna Process: the Case for a Supportive Environment for Academic Ataff. Discutiu-se ainda a preparação do relatório final deste grupo, que será apresentado na Conferência Geral, a 8 de novembro de 2012.