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Legislativas 2024

O Jornal da FENPROF analisa os programas dos partidos

26 de fevereiro, 2024

Com o envio do Jornal da FENPROF para todos os sócios dos seus Sindicatos pretendemos chegar a cada um com importante informação para a decisão que temos de tomar quando escolhermos quem queremos que nos represente na Assembleia da República, para o que concorrem vários partidos de um espectro político alargado. 

E é assim, porque estas eleições não servem para escolher o primeiro ministro, embora queiram que nisso acreditemos, e será a composição do parlamento que determinará a força que uns terão e outros não para formar governo, com ou sem coligações, com ou sem maioria absoluta. Por isso, a nossa participação é fundamental. Os riscos são demasiados para ficarmos em casa e não irmos votar!

Neste número do Jornal da FENPROF, a partir de um conjunto de objetivos reivindicativos de que demos conhecimento prévio aos partidos e coligações, foi possível dar a conhecer as opções partidárias daqueles que têm assento parlamentar e avaliar as propostas que integram. 

Em alguns casos, encontramos respostas para os problemas colocados nas últimas duas legislaturas pelos educadores e professores, as quais contribuiriam para os resolver. Noutros casos, principalmente nos programas dos partidos de centro-direita e direita do espectro político, encontramos propostas que, a serem implementadas, criariam novas situações problemáticas.

As propostas em análise:

Educação pré-escolar, ensinos básico e secundário

Ensino superior e investigação

 

A matriz de análise toma como referência os 12 objetivos reivindicativos apresentados nas reuniões com os partidos políticos, como foi já dito. Deste modo, foi possível aferir as opções e perceber o que cada partido pensa matéria de Educação, Escola Pública e Profissão Docente. As propostas são identificados por partido, dentro da “categorização” estabelecida para essa análise.

 

Lisboa, 26 de fevereiro de 2024

O Departamento de Informação da FENPROF