Ação Reivindicativa
Violência nas escolas

Situação de ignóbil violência sobre professor, em Felgueiras

05 de junho, 2023

Em dois meses, duas agressões extremamente violentas a professores (em Baião e Felgueiras), agravadas pelo facto de ocorrerem dentro das paredes da escola, são sintoma de incapacidade do ministério da Educação para pôr fim a estas situações.

A FENPROF defende, uma vez mais, a tomada de medidas urgentes que vão muito para além de meras ações de sensibilização ou de folhetos de esclarecimento sobre o papel social da escola ou contra a indisciplina e a violência em contexto escolar. Defende o efetivo diálogo social envolvendo a comunidade educativa, em geral, para fazer face à indisciplina e violência escolares, ao mesmo tempo que exige a abertura de processos negociais transparentes, sérios e consequentes no combate a estas situações que ensombram a Educação em Portugal.

Professores em luta

Organizações sindicais de professores convocam greve às provas de aferição do 1.º Ciclo

07 de junho, 2023

As organizações sindicais de docentes ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU decidiram apresentar hoje, 7 de junho, pré-avisos de greve para os dias 15 e 20 de junho com incidência nas diversas tarefas relativas às provas de aferição do 1.º ciclo do ensino básico (2.º ano).

Lisboa

6-6-23: Professores em greve e na rua numa posição de força em valorização da profissão!

06 de junho, 2023

Com uma adesão à greve a ultrapassar os 90% e 30 mil professores nas ruas do Porto, durante a manhã, e mais 30 mil nas ruas de Lisboa à tarde, os professores deram uma enorme demonstração de força e persistência na luta pelos seus direitos e na exigência de respeito e de valorização da profissão.

Na sua intervenção no final da manifestação em Lisboa, Mário Nogueira criticou a teimosia do ministro da Educação e do governo em não resolver os problemas da profissão docente e da escola pública, responsabilizando João Costa pela situação que se vive atualmente nas escolas portuguesas.

Veja aqui as imagens da manifestação que reuniu mais de 30 mil professores e educadores em frente à Assembleia da República.

Porto

6-6-23: uma data simbólica em que os professores passam uma mensagem clara ao governo!

06 de junho, 2023

6/6/23, a data correspondente aos 6 anos, 6 meses e 23 dias de tempo perdido pelos professores no congelamento de carreiras e cuja recuperação o governo insiste em não negociar, é dia de greve nacional de professores e educadores com manifestação de manhã, no Porto.
O secretário-geral da FENPROF acompanhou a saída dos autocarros de Coimbra para a manifestação no Porto, onde lamentou que o ministro da Educação tenha recusado negociar o protocolo negocial que os sindicatos entregaram no início do ano letivo e que tenha levado a que a contestação e a luta dos professores chegasse a este ponto.
 
Veja aqui as imagens da manifestação no Porto que reuniu mais de 30 mil professores e educadores na Avenida dos Aliados.

Professores em luta

Amanhã, 6-6-23: A luta dos professores volta à rua outra vez!

05 de junho, 2023

Amanhã, 6-6-23, os professores estarão em greve e na rua outra vez.

A data tem forte carga simbólica para os docentes, pois corresponde a um tempo que é dos professores, mas que o governo continua a apropriar-se indevidamente. Os professores também estarão a lutar por estabilidade no exercício profissional e na sua vida, bem como por melhores condições de trabalho nas escolas, desde logo horários sem ilegalidades nem abusos. Os professores estarão a lutar por um regime de mobilidade por doença que proteja quem precisa, um regime de concursos que não seja desigual e pela recomposição de uma carreira cada vez mais desfeita.

Mobilidade por Doença

FENPROF considera perverso o regime aprovado pelo governo e não desiste de apoiar os professores que são injustamente impedidos de requerer MpD. ME aceita apreciar exposição de docentes que não possam requerer ou não obtenham mobilidade

27 de junho, 2022

A FENPROF tem vindo a estabelecer contactos com o Ministério da Educação, com o objetivo de dar resposta às inúmeras situações que estão a pôr em causa o direito de muitos docentes que, comprovadamente, deverão usufruir de MpD, mas, por força das regras impostas pelo governo, estão impedidos ou em risco de não o conseguir. Conhece o resultado de tais contactos, realizados junto da Secretaria de Estado da Educação e da Direção-Geral da Administração Escolar. 

24 de abril - Santarém

Greve mantém níveis de adesão; Professores reafirmam: "Não paramos"!

24 de abril, 2023

Na véspera da celebração do Dia da Liberdade e da Democracia, os professores prosseguem a luta pelos seus direitos em Santarém.

O início da greve neste distrito foi assinalado às 12 horas com uma concentração de professores em frente à Escola Secundária Ginestal Machado, onde estiveram presentes o Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, e o Secretário-geral adjunto José Feliciano Costa. Veja aqui as fotografias e as declarações de José Feliciano Costa aos jornalistas.

Santarém - 24 de abril

Greve no distrito de Santarém: adesão mantém-se forte!

24 de abril, 2023

O início da greve no distrito de Santarém foi assinalado às 12 horas com uma concentração de professores em frente à Escola Secundária Ginestal Machado, onde estiveram presentes o Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, e o Secretário-geral adjunto José Feliciano Costa. À tarde, os professores e educadores de todo o distrito reuniram-se no Largo junto à Escola Prática de Cavalaria para, depois, se deslocarem até ao Largo do Seminário.

Veja aqui as fotografias e as declarações de Mário Nogueira.

Portalegre - 26 de abril

Portalegre soma-se aos milhares de professores em greve no país

26 de abril, 2023

A greve dos professores e educadores passou esta quarta-feira, 26 de abril, pelo distrito de Portalegre, onde os professores assinalram o início da paralisação com uma concentração ao meio-dia em frente à Escola Secundária Mouzinho da Silveira e se concentraram, às 15 horas, na Praça da República.

O Secretário-geral adjunto da FENPROF Francisco Gonçalves assinalou o facto de, ao longo dos últimos dias, milhares de professores terem aderido à greve e terem participado nas concentrações promovidas pelas nove estruturas sindicais que convocam estas greves distritais. 

Veja aqui as imagens e as declarações de Francisco Gonçalves em Portalegre.

Leiria - 27 de abril

Leiria com greve superior a 80%

27 de abril, 2023

Com o calor a atingir valores completamente imprevisíveis, em Leiria, os professores, no entanto, não desarmaram e mudaram o lugar da concentração, do Largo 5 de Outubro para o Jardim de Camões, logo ali. De manhã, foram muitos os que se juntaram à porta da EB 2.3 D. Dinis (Leiria) onde, às 12:00 horas, se deu início ao arranque simbólico da greve a todo o serviço e sem serviços mínimos. Uma greve que registou valores elevados a ultrapassar os 80%.

Professores em luta

FENPROF requereu a negociação suplementar do diploma sobre as vagas e dia 3, quarta-feira, assinala os 4 anos da chantagem do Primeiro-Ministro sobre o Parlamento

28 de abril, 2023

A FENPROF requereu hoje a realização de negociação suplementar do anteprojeto de diploma legal apresentado pelo Ministério da Educação, alegadamente para corrigir assimetrias na carreira decorrentes dos períodos de congelamento, que é discriminatório, injusto e gerador de novas assimetrias. 

Já na próxima quarta-feira, dia 3 de maio, os professores e educadores vão lembrar, quatro anos depois, em frente à escadaria da Assembleia da República, o momento em que, em 2019, o Primeiro-Ministro António Costa ameaçou demitir-se caso o Parlamento aprovasse a contagem integral do tempo de serviço congelado aos professores e educadores.

Guarda - 28 de abril de 2023

Guarda: mais de 80% dos professores em greve

28 de abril, 2023

Os professores e educadores do distrito da Guarda cumpriram esta sexta-feira o seu dia de greve, com uma resposta clara contra as políticas e a falta de respostas do Ministério da Educação às suas reivindicações: mais de 80% dos professores e educadores da Guarda aderiram à paralisação convocada pelas nove organizações sindicais! Veja aqui as imagens.

A greve prossegue na próxima terça-feira, dia 2 de maio, no distrito de Faro, com concentrações, às 12 horas, no Agrupamento de Escolas Afonso III frente à escola sede e, às 15:00 horas, no Jardim Manuel Bívar.

3 de maio de 2019 – 3 de maio de 2023

Memória de um dia negro da governação de António Costa não se apagou. ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU juntam-se para assinalar a data

28 de abril, 2023

Há quatro anos, em 3 de maio, pelas 17:15, o Primeiro-Ministro António Costa iniciava uma declaração, após reunião extraordinária do Conselho de Ministros, tendo, pelas 17:26 afirmado que “a aprovação em votação final global desta iniciativa parlamentar forçará o governo a apresentar a sua demissão”. A iniciativa era, nem mais nem menos, um projeto de lei aprovado na véspera na Comissão Parlamentar de Educação que previa a recuperação de todo o tempo de serviço dos professores que estivera congelado. 

Para lembrar esse momento negro para a profissão docente, as organizações sindicais ASPL,  FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU irão estar juntas frente à Assembleia da República no próximo dia 3 de maio.

Na CNN:

Fenprof celebra 40 anos. "Estamos com uma maioria absoluta que não quer resolver os problemas dos professores"

01 de maio, 2023

Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, lamentou ontem na CNN que a maioria no Governo não pareça querer resolver os problemas dos docentes, lembrando que a proposta em cima da mesa "não pretende recuperar um só dia" do tempo de serviço congelado aos professores. 

Veja aqui a entrevista.

3 de maio, 17:15 horas, junto à Assembleia da República

Há 4 anos Primeiro-Ministro fez chantagem sobre o Parlamento; Professores assinalam esse momento infame 

28 de abril, 2023

3 de maio de 2023, 17:15 horas - Professores e educadores assinalarão, junto à Assembleia da República (fundo da Escadaria Principal), o ato de chantagem do Primeiro-Ministro em 2019, que constituiu um dos golpes mais torpes desferidos contra os profissionais docentes.

De 22 a 30 de maio

Diário da Caravana "Pela Profissão Docente e pela Escola Pública" pela EN2

22 de maio, 2023

De 22 a 30 de maio, a Caravana "Pela Profissão Docente e pela Escola Pública" vai percorrer o país de Norte a Sul pela Estrada Nacional n.º 2, de Chaves até Faro. A caravana terá sete etapas com o grande painel móvel a ser acompanhado por professores de carro, de moto ou de bicicleta, e várias atividades pelo caminho, desde contactos com a população, concentrações e plenários de professores, entre outras.

A FENPROF está a acompanhar a Caravana a par e passo na sua página de Facebook, com fotografias e vídeos em direto. Diariamente, é publicado aqui o resumo de todas as etapas.

[Notícia atualizada a 30 de maio]

De Chaves a Faro pela EN2

Caravana pela Profissão Docente e pela Escola Pública apresentada simultaneamente em Chaves e em Faro

17 de maio, 2023

A luta dos professores e educadores pela valorização da Profissão Docente e em defesa da Escola Pública vai percorrer o país de Norte a Sul pela Estrada Nacional número 2, ligando Chaves a Faro entre os dias 22 e 30 de maio. Esta quarta-feira, a iniciativa foi apresentada aos jornalistas simultaneamente em Chaves, ponto de partida desta viagem, e em Faro, a meta de mais uma jornada de luta.

Em Chaves, Mário Nogueira explicou que, visto que a EN2 tem muitos quilómetros (738,5 km), é por isso que os professores a vão percorrer em várias etapas, à semelhança da proposta que foi apresentada ao ME em relação ao tempo de serviço dos professores: como são muitos anos, que essa recuperação seja concretizada faseadamente.

Reinscrição na CGA

Vale sempre a pena lutar, mesmo que o resultado não seja imediato

01 de agosto, 2023

A Caixa Geral de Aposentações reconheceu o direito à reinscrição dos subscritores anteriores a 1 de janeiro de 2006 e que após 31 de dezembro de 2005 voltaram a exercer funções, às quais é aplicável o regime da CGA, independentemente da existência de interrupções temporais.

Aquele reconhecimento culmina uma longa luta da FENPROF e dos seus sindicatos, tanto política como jurídica, que, finalmente, dá frutos.

Faro - 2 de maio

Professores e educadores de Faro dão início à terceira semana de greve

02 de maio, 2023

Os professores e educadores do distrito de Faro deram início à terceira semana de greve nos distritos de Portugal Continental. Às 12:00 horas os docentes do Agrupamento de Escolas Afonso III e representantes das organizações sindicais que convergem nesta luta concentraram-se em frente à escola sede. A partir das 15:00 horas, os professores reuniram-se no Jardim Manuel Bívar para, após as intervenções das organizações sindicais, realizarem uma ação de contacto com a população pela Rua de Santo António.

O Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, acompanhou este dia de greve no Algarve. Veja aqui as imagens e as declarações de Mário Nogueira.

Évora - 3 maio

Greve de professores passa hoje por Évora

03 de maio, 2023

A greve dos professores e educadores passa esta quarta-feira pelo distrito de Évora, mais uma vez com grande adesão e vários estabelecimentos sem aulas.

Às 12:00 horas, os docentes do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira concentraram-se junto à escola sede, estando também presentes representantes das organizações sindicais. A partir das 15:00 horas os professores reuniram-se na Praça do Giraldo.

Coimbra - 4 de maio

Greve a 85% e cerca de meio milhar de professores em Coimbra

04 de maio, 2023

Esta quinta-feira, no distrito de Coimbra a greve começou bem com uma boa concentração de cerca de uma centena de professores, às 12H00 na ES Avelar Brotero e com meio milhar de professores e educadores na concentração distrital, na Praça da República, às 15H00. A greve regista uma boa adesão na ordem dos 85%. Os professores estão determinados a prosseguir a sua luta por Respeito pela sua Profissão e pela qualidade da Escola Pública.

Castelo Branco - 5 de maio

Castelo Branco encerra a penúltima semana de greve

05 de maio, 2023

A greve passou esta sexta-feira pelo distrito de Castelo Branco, onde, a partir do meio-dia, várias dezenas de professores se concentraram na Rotunda da Goldra, na Covilhã, e, já à tarde, em Castelo Branco, no Campo dos Mártires (Docas).

Mais uma vez, os professores e educadores responderam em massa e os níveis de adesão mantém-se semelhantes aos dos dias anteriores.

Bragança - 8 de maio de 2023

Última semana de greves distritais começou em Bragança com grande adesão dos professores

08 de maio, 2023

Bragança deu início à última semana das greves distritais dos professores e educadores. Francisco Gonçalves, Secretário-geral adjunto da FENPROF, acompanhou as várias dezenas de professores e educadores que participaram nas concentrações em Bragança - de manhã, no AE Emídio Garcia e, à tarde, na Praça da Sé -, onde apelou à capacidade de resistência, força e determinação dos docentes numa luta que se adivinha longa.

Braga - 9 de maio de 2023

Greve mobiliza professores e educadores do distrito de Braga

09 de maio, 2023

Foi grande a mobilização dos professores e educadores para a greve que esta terça-feira passou pelo distrito de Braga. Ao meio-dia, várias dezenas de docentes concentraram-se à porta da Escola Secundária D. Maria II. À tarde, a concentração foi na Praça da República (Arcada), com desfile até à Praça do Município.