Ação Reivindicativa Carreira Docente Condições de Trabalho Iniciativas Todas as notícias
Coimbra - 4 de maio

Greve a 85% e cerca de meio milhar de professores em Coimbra

04 de maio, 2023

Depois de dirigentes das outras oito organizações sindicais terem dirigido algumas palavras aos professores presentes, Mário Nogueira, lembrou momentos dos processos negociais, as propostas do governo que não resolvem o problema da falta de atratividade da profissão e apontou o futuro da ação dos professores como de prosseguimento da luta.

A contagem do tempo de serviço, a estabilidade de emprego e profissional, os problemas relacionados com a aposentação e o envelhecimento da profissão, a mobilidade por doença, as condições e horários de trabalho, foram as matérias eleitas para a sua intervenção, tornada explícita quanto ao que há para fazer.

E foi avisando que, se o governo quiser, pois pode fazê-lo, pode parar este processo de contestação que tem vindo a criar um número elevado de anticorpos em relação ao governo. Fez mais uma vez o desafio de se transformar o dia 6.06.23 num histórico dia em que esse tempo seja contado e aprovado o processo de faseamento que levaria à sua consagração.

Prometeu, para além de greve e plenários/concentrações na rua em Lisboa e Porto, nesse dia, uma caravana que unirá Chaves a Faro pela EN2 e, eventualmente, greve às avaliações, exames ou à correção das provas.