CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
Frentes e Sectores

Dia 19 de maio, sábado - Professores exigem
16 mai 2018 / 14:31

Se, em 2008, os Professores participaram na Marcha da Indignação, 10 anos depois chegou a vez de participarem na MARCHA PELO RESPEITO que é devido aos Professores, traduzido em soluções para os problemas.

Confira as razões que levam os professores a sair à rua: De Novo Na Rua - Todos e Todas À Manifestação de 19 de maio!


Concurso Professores
15 mai 2018 / 18:40

Na sequência da polémica e do justíssimo protesto de centenas de candidatos, o Ministério da Educação informou os órgãos de comunicação social que “não há qualquer alteração em relação aos últimos anos”, porque, acrescenta, “Tal como nos anos anteriores, e como previsto na Lei, os contratados para Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs) como docentes entram na 2.ª prioridade, os contratados nas AECs como técnicos entram na 3.ª prioridade”. Ora, não é verdade que nos anos anteriores tenha sido assim!

A FENPROF apela à presença dos colegas das AEC na Manifestação do próximo dia 19. Uma participação muito importante, para que também fique muito claro o seu protesto e a sua exigência de respeito pelo seu trabalho.


MOBILIDADE POR DOENÇA

Ensino Particular e Cooperativo
08 mai 2018 / 15:42

A FENPROF reuniu hoje (8 de maio) com responsáveis da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT). Esta reunião, realizada a pedido da FENPROF, destinou-se a apresentar um conjunto de situações em que entidades patronais de colégios privados agem em desrespeito pelas leis do trabalho, violando normas elementares da relação laboral, ou desenvolvem práticas que indiciam assédio e/ou atos persecutórios de professores, alguns deles delegados ou dirigentes sindicais.


CONCURSOS DE PROFESSORES
08 mai 2018 / 10:49

Esclarecimentos de
Mário Nogueira à Comunicação Social

Orientação da DGAE indicando que “Não releva para efeitos da 2.ª prioridade o tempo de serviço prestado no âmbito de AECs (contrato como técnico, no âmbito das AEC)”, para além de contrariar a prática de anos anteriores, é, na opinião da FENPROF, ilegal.

Assim, a FENPROF exige a retificação do “Manual de Instruções”, determinando a consideração do tempo de serviço prestado pelos professores nas AEC para efeitos de ordenação na 2.ª prioridade dos Concursos Externo/Contratação Inicial/Reserva de Recrutamento.


ME continua a não dar resposta aos problemas dos professores
04 mai 2018 / 19:41

O Secretariado Nacional da FENPROF deu uma Conferência de Imprensa no final da sua reunião dos dias 3 e 4 de maio de 2018. Mário Nogueira, Secretário-Geral, fez uma apreciação e um comentário ao anúncio do ME sobre o parecer final da Procuradoria-Geral da República relativo à contagem do tempo de serviço antes da profissionalização para efeitos de reposicionamento, bem como ao anúncio de uma "redução" do número de alunos por turma no próximo ano letivo e à reunião de dia 3 de maio com o ME sobre horários de trabalho e aposentação.

Conclusão: dia 19, os professores têm que estar na rua!

Se, mesmo assim, nada mudar, a luta continuará ainda durante este ano letivo.


Contagem do tempo antes da profissionalização para reposicionamento na carreira docente
04 mai 2018 / 09:23

Governo tenta fazer crer que foi sua a opção de contar o tempo de serviço anterior à profissionalização.

É falso! O Governo/ME pretendia apagar aquele tempo de serviço, mas foi derrotado, continuando, porém, sem divulgar o Parecer da Procuradoria Geral da República.


Reposição parcial do número de alunos por turma que vigorava até 2013
04 mai 2018 / 09:12

A FENPROF lembra que a redução do número de alunos por turma era um compromisso eleitoral e do governo e, afinal, a legislatura terminará com uma ligeira redução nos TEIP e no primeiro ano dos ciclos do ensino básico. Isto significa que a maior parte das turmas das escolas portuguesas continuará exatamente na mesma.


Progressão ao 5.º e 7.º Escalões e Concurso Externo Extraordinário
27 abr 2018 / 15:16

FENPROF formalizou propostas de substituição das listas para progressão aos 5.º e 7.º escalões e de anulação, negociação e relançamento do concurso externo extraordinário.


Em direto com o Secretário-geral da FENPROF
26 abr 2018 / 16:28

Com os problemas a rebentar (concursos, progressões na carreira, recuperação do tempo de serviço, horários de trabalho, envelhecimento…), o ministro sem dar a cara, “desaparecido” há mais de meio ano e a luta a ganhar maior intensidade, o Jornal da FENPROF (JF) entrevistou o Secretário-Geral da FENPROF que foi claro: A resolução dos problemas dependerá da luta! A luta é insubstituível quando se trata de fazer valer os nossos direitosE a próxima luta será a grande Manifestação Nacional de Professores que se realizará em 19 de maio. Ninguém está dispensado de participar.

Foto: José Coelho, Lusa


CONCURSO EXTERNO EXTRAORDINÁRIO
26 abr 2018 / 11:41

Na sequência da intervenção da FENPROF, o Ministério da Educação foi obrigado a reconhecer que o Aviso de Abertura do concurso externo extraordinário era ilegal, pois violava o artigo 39.º da Lei do Orçamento do Estado que, ao aprovar a realização de um processo de vinculação extraordinário, estabeleceu que os candidatos terão de ser docentes com contratos a termo resolutivo em exercício em escolas públicas. Só que corrigiu o problema legal incorrendo em nova ilegalidade ao alterar o Aviso n.º 5442-A/2018, de 20 de abril, que abriu o concurso, através de uma nota informativa da DGAE, alegadamente clarificadora da interpretação, mas que, na verdade, altera o Aviso de Abertura que, por sua vez, violava, como antes se refere, a lei que deu origem ao concurso.


concurso de integração extraordinário
25 abr 2018 / 11:08

Em 24 de abril, o Ministro da Educação voltou a faltar à verdade, pelo que a FENPROF reafirma: não houve qualquer negociação das normas do concurso de integração extraordinário, de 2018, tendo os responsáveis do ME sido alertados para esse facto em tempo útil.

A FENPROF exige que o concurso de integração extraordinário seja de imediato anulado, que, com caráter de urgência, seja aberto um processo negocial para aprovar o regime desse concurso e que, logo de seguida, o concurso seja relançado nos termos que tiverem sido negociados.


LISTAS DE PROGRESSÃO AOS 5.º E 7.º ESCALÕES
24 abr 2018 / 16:03

Para a FENPROF, a não inclusão nas listas i) do tempo de serviço contabilizado em dias prestado por cada docente no escalão, ii) da avaliação de desempenho imediatamente anterior à progressão, apurada quantitativamente até às milésimas, e iii) da data de nascimento, constitui uma violação dos princípios da transparência e até da boa-fé pelos quais se devem pautar os atos da Administração.

Por isso, a FENPROF reiterou junto do Ministério da Educação a necessidade de as listas anteriormente divulgadas serem substituídas. A substituição das listas terá, necessariamente, de ser acompanhada da definição de novos prazos, designadamente para reclamação pelos candidatos. Entretanto, a FENPROF já expôs este problema aos grupos parlamentares, vai expô-lo ao Senhor Provedor de Justiça e, a não serem substituídas as listas admite recorrer aos tribunais.


Concurso extraordinário
23 abr 2018 / 17:40

Concurso extraordinário de professores destinado a substituir o PREVPAP não só não regularizará vínculos, como provocará desemprego de precários do Estado

FENPROF já contactou os grupos parlamentares instando-os a tomar medidas no sentido de o concurso extraordinário satisfazer o objetivo que lhe está inerente: combater a precariedade, através da regularização dos vínculos. Pediu, ainda, ao seu gabinete jurídico que analisasse a possibilidade de recorrer aos tribunais para, aí, contestar a imposição de normas cuja negociação é obrigatória.

 


FENPROF QUESTIONOU MINISTRO DA EDUCAÇÃO SOBRE PROTOCOLOS COM ENTIDADES ESTRANGEIRAS PARA CERTIFICAÇÃO DOS ALUNOS NAS RESPETIVAS LÍNGUAS
10 abr 2018 / 11:16

Foi com surpresa que a FENPROF constatou que o IAVE, I.P., afinal, não só prosseguiu com o protocolo com a Cambridge English Language Assessment, como o estendeu a outras, como o Goethe Institut, o Instituto Cervantes e o Instituto Francês de Portugal/Centre International d’Études Pédagogiques, no sentido de, como explicita o seu Plano de Atividades para 2018, “integrar a sua consultoria no processo de elaboração das provas de exame de Alemão, Espanhol, Francês e Inglês e de assegurar a certificação linguística dos alunos que fazem os exames nacionais das línguas estrangeiras curriculares, com aprovação, em condições financeiras vantajosas”. 


O PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E NA CIÊNCIA
16 fev 2018 / 14:19

Docentes, trabalhadores não docentes e investigadores em Protesto na Reitoria da Universidade de Aveiro

Hoje,16 de fevereiro, docentes, trabalhadores não docentes e investigadores (bolseiros e não bolseiros) da Universidade de Aveiro concentraram-se junto à respetiva reitoria em protesto contra a posição que esta tem assumido no âmbito do PREVPAP, programa, alegadamente, criado para regularizar vínculos precários.

Ler Moção aprovada e ver declarações de Mário Nogueira (extracto)


CONFERÊNCIA DE IMPRENSA SOBRE A SITUAÇÃO NO ENSINO PROFISSIONAL
07 fev 2018 / 16:21

A situação que resulta da opção de sucessivos governos por um modelo de financiamento desajustado ao ensino profissional, assente em verbas provenientes do Fundo Social Europeu (FSE) e não em verbas regulares do Orçamento do Estado, é insustentável.

A FENPROF apresentará 8 propostas concretas ao Ministério da Educação, bem como à entidade gestora, em Portugal, do POCH (a quem já foi pedida uma reunião, por duas vezes, mas sem resposta). A FENPROF apresentará, ainda, esta denúncia e as propostas que formula a todos os grupos parlamentares e aos eurodeputados portugueses, no sentido de uns e outros, junto das entidades nacionais e comunitárias, diligenciarem para a resolução do problema e para a valorização e dignificação do Ensino Profissional em Portugal.

[Integra gravações video da Conferência de Imprensa]


Professores em luta
03 fev 2018 / 15:42

O Plenário Nacional dos Professores e das Escolas reuniu em Lisboa cerca de 500 docentes que aprovaram as principais exigências a apresentar ao Ministério da Educação e ao Governo nos processos negociais em curso, bem como as linhas orientadoras para a luta a desenvolver ainda no 2º período do ano letivo.

Conheça todos os detalhes do Plenário de 2 de fevereiro neste artigo.

Leia a Resolução apresentada pelo Secretariado Nacional da FENPROF e aprovada pelo Plenário dos Professores e das Escolas.

Veja aqui todas as intervenções do Plenário.


Negociação e luta
31 jan 2018 / 18:12

São três dias de intenso trabalho e ação, os que a FENPROF tem pela frente, com a reunião do Secretariado Nacional a 1 e 2 de fevereiro, o Plenário Nacional de Professores e Educadores na tarde de dia, seguido de desfile até ao Ministério da Educação para entrega da Resolução aprovada em Plenário, e, no sábado, reunião do Conselho Nacional da FENPROF.

No final de todas estas reuniões, a FENPROF terá aprovado as propostas negociais concretas que, nos próximos dias, serão entregues ao Ministério da Educação e ao Governo.


Língua Gestual Portuguesa
18 jan 2018 / 17:56

Tem lugar na próxima segunda-feira, dia 22 de janeiro, pelas 10 horas, a reunião de negociação suplementar do projeto de diploma que visa criar o grupo de recrutamento de Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Estes professores, que sempre exerceram funções docentes, independentemente do seu vínculo e da natureza do seu contrato, vão provar isso no dia 22, antes e durante a realização da reunião de negociação suplementar. Irão concentrar-se junto ao Ministério da Educação e exibir documentos que confirmam que sempre exerceram funções docentes.


Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
16 jan 2018 / 12:37

Um bom documento não garante, por si só, as mudanças necessárias, sobretudo se a Educação continua sujeita “a barreiras e constrangimentos que impedem e ou condicionam o desenvolvimento, nas escolas, do perfil dos alunos ora apontado”. Isto é, a “FENPROF faz uma avaliação positiva do documento, mas salienta que uma visão holística e humanista da educação não se compadece com a continuidade de políticas educativas de cariz marcadamente neoliberal.

• Conhecer o parecer da FENPROF


Ensino Particular e Cooperativo, Especializado e Artístico
12 jan 2018 / 17:17

A FENPROF vai entregar a Petição “Por um Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) para os ensinos particular e cooperativo (EPC), ensino especializado e profissional que respeite a Lei de Bases e o Estatuto do EPC” à Presidência da Assembleia da República no próximo dia 6 de fevereiro.


Ensino Profissional
28 dez 2017 / 10:19

As Escolas Públicas – professores, estudantes e famílias – sentem-se enganadas! O Governo diz apostar na valorização, mas a sua prática contraria o discurso.

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, AMANHÃ, DIA 29, PELAS 15:30 HORAS, EM COIMBRA (Escola Secundária Avelar Brotero)


SOLIDARIEDADE
24 dez 2017 / 02:04

A nova semente de guerra, ódio e morte, aberta por Donald Trump, com o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, violando o Direito Internacional e as resoluções da ONU, tem já consequências terríveis: 10 palestinos mortos, mais de 3.500 pessoas feridas, centenas de detidos e um novo aumento de já elevada tensão em todo o Médio Oriente.

O Povo Palestino luta, com maior intensidade e mobilização, desde o início deste mês de dezembro, pela sua liberdade e pela sua independência face ao colonialismo sionista. A luta pela libertação de Ahed Tamimi será, agora, um símbolo maior pela liberdade de todo o Povo Palestino.


19 dez 2017 / 18:11

Talvez para impressionar, ME/Governo divulgou, de forma pouco rigorosa, o alegado custo do descongelamento da carreira docente; impressionantes, contudo, são os mais de 8.000 Milhões de euros que foram subtraídos aos docentes ao longo dos últimos 7 anos!


Concursos, Progressão aos 5º e 7º escalões e Grupo de Recrutamento de LGP
19 dez 2017 / 15:17

Apesar de, na reunião do passado dia 30, ter dado por concluído o processo negocial relativo à progressão aos 5.º e 7.º escalões e aos concursos, o Ministério da Educação acrescentou mais uma reunião a essa negociação, integrando nela um novo tema, o da criação do grupo de recrutamento de Língua Gestual Portuguesa (LGP). 

Espera-se que na reunião de amanhã os representantes do Ministério da Educação se apresentem com a flexibilidade que, até agora, não demonstraram.


▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, 3/11, 11 HORAS
▶ 
▶ 
Concentração de docentes do Ensino Particular e Cooperativo (Regular, Ensino Profissional e Ensino Artístico Especializado)
▶ 
Greve 27 de outubro
▶ 
GREVE 27 OUTUBRO
▶ 
Dirigentes da FENPROF e professores do ensino privado concentraram-se junto ao Colégio dos Carvalhos
▶ 
Contrato Coletivo de Trabalho IPSS
▶ 
▶ 
OE 2018
▶ 
Descongelamento carreira docente
▶ 
OE 2018
▶ 
OE 2018
▶ 
Horários de Trabalho
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Educação Especial
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Educação Pré-escolar
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Entrevista ao Secretário-Geral da FENPROF
▶ 
Assistentes operacionais
▶ 
COLOCAÇÕES DE PROFESSORES
▶ 
Educação Especial
▶ 
Abertura do ano letivo e calendarização de processos negociais
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
Secretariado Nacional
▶ 
Mário Nogueira na RTP
▶ 
CCT IPSS
▶ 
DECLARAÇÃO DA FENPROF
▶ 
Renovação de contratos de técnicos especializados
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Colocação de professores
▶ 
OE 2018
▶ 
▶ 
AEC
▶ 
Ensino Profissional
▶ 
Orçamento do Estado 2018
▶ 
CCT Ensino Particular e Cooperativo e Ensino Artístico Especializado
▶ 
Educação Pré-escolar
▶ 
Última hora!
▶ 
Incumprimento da Diretiva 1999/70/CE, de 28 de junho
▶ 
Educação Inclusiva - Revisão DL 3/2008
▶ 
Concurso de Professores
▶ 
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Horários 1.º CEB
▶ 
Tempo de brincar é tempo de brincar
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
Regime transitório de vinculação dos docentes do Ensino Superior Politécnico (DL n.º 45/2016)
▶ 
Calendário Escolar 2017/18
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
COMBATE À PRECARIEDADE
▶ 
Greve Nacional dos Professores
▶ 
Negociação ME - Greve 21 de junho
▶ 
Negociações ME - 20 de junho
▶ 
Última Hora
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
ÚLTIMA HORA
▶ 
Serviços Mínimos Greve 21 de junho
▶ 
INFORMAÇÃO AOS PROFESSORES
▶ 
Greve 21 de junho - Declaração aos jornalistas
▶ 
Educação Especial
▶ 
Entrevista Mário Nogueira – SIC Notícias
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Vinculação de professores
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Petição “ Língua Gestual Portuguesa: não adiem a justa criação do grupo de recrutamento”
▶ 
Reuniões ME e DGAEP
▶ 
O aumento da contestação sindical
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Ensino Artístico Especializado
▶ 
Greve Nacional de Professores - 21 de Junho
▶ 
Negociação
▶ 
Greve a 21 de junho
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
PRECARIEDADE
▶ 
Educação Especial
▶ 
DECLARAÇÃO
▶ 
EDUCAÇÃO ESPECIAL
▶ 
Ministério vai ter de explicar
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
PRECARIEDADE
▶ 
TOMADA DE POSIÇÃO
▶ 
ANO LETIVO 2017/18:
▶ 
FENPROF reúne com deputado do Parlamento Europeu, Miguel Viegas
▶ 
1.º Ciclo
▶ 
Para os professores
▶ 
▶ 
▶ 
Incumprimento da Diretiva 1999/70/CE
▶ 
Se o M.E. não resolver grave discriminação
▶ 
Ensino Artístico especializado: contra a precariedade, concentração junto ao ME
▶ 
Informação
▶ 
▶ 
FENPROF PERGUNTA AOS PARTIDOS QUE PROPOSTAS TÊM PARA ESTE COMBATE:
▶ 
proposta que apresentou e defendeu em negociação
▶ 
Intenções anunciadas pelo Governo, a manterem-se, tornariam o combate à precariedade num enorme embuste
▶ 
Precariedade em foco
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
EM FOCO
▶ 
Contrato Coletivo de Trabalho EPC/Ensino Profissional
▶ 
▶ 
Concentração junto ao ME aprova resolução
▶ 
Exigem aplicação das normas de vinculação
▶ 
Concentração junto ao ME reuniu mais de uma centena de docentes oriundos de todo o país
▶ 
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
▶ 
Conferência de imprensa
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, HOJE, EM LISBOA
▶ 
FENPROF reuniu com Secretária de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência e Secretário de Estado da Educação
▶ 
VINCULAÇÃO DE PROFESSORES
▶ 
3ª reunião na "5 de Outubro"
▶ 
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
▶ 
Conferência de imprensa da Federação em Coimbra
▶ 
▶ 
DESTAQUE
▶ 
▶ 
Revisão da legislação de concursos na ordem do dia
▶ 
▶ 
importante vitória
▶ 
REVISÃO DO REGIME DE CONCURSOS
▶ 
FENPROF prossegue ação em defesa de uma inclusão efetiva em Portugal
▶ 
Observatório da Deficiência e dos Direitos Humanos (ODDH) e Federação Nacional dos Professores (FENPROF)
▶ 
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
▶ 
Fundações no Ensino Superior:
▶ 
FENPROF COM INICIATIVA
▶ 
FENPROF já fez chegar as suas posições e propostas ao ME
▶ 
Educação Especial
▶ 
Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora
▶ 
Processo negocial com a CNEF
▶ 
ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO
▶ 
ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO
▶ 
REVISÃO DO REGIME DE CONCURSOS
▶ 
"Contra a Precariedade - Exigimos Estabilidade"
▶ 
FENPROF interveio junto da DGAE
▶ 
Sindicatos/FENPROF entregam ações em tribunal
▶ 
CONTRATO COLETIVO PARA AS IPSS
▶ 
Educação Especial: Ano letivo abre com os problemas de outros anos e uma preocupação acrescida:
▶ 
EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, FENPROF ALERTA
▶ 
ME não dá sinais de disponibilidade para resolver problemas
▶ 
Conservatórios de Música e Dança públicos
▶ 
Com a ameaça do "layoff"
▶ 
PERÍODO TRANSITÓRIO E CONTRATAÇÃO COM VÍNCULO PÚBLICO NO ENSINO SUPERIOR
▶ 
Período Transitório e contratação com vínculo público no ensino superior
▶ 
Calendário Escolar 2016/17
▶ 
ABAIXO-ASSINADO
▶ 
REUNIÃO FENPROF – CNEF
▶ 
Delegação da FENPROF reuniu com Ministro e Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
▶ 
Esta Terça-feira, 28 de junho, no MCTES, 10.30 horas
▶ 
FENPROF em conferência de imprensa
▶ 
As fundações de direito privado não são solução para o futuro das instituições de ensino superior
▶ 
Mecanismo de regulação e correção cambiais
▶ 
FENPROF no MCTES
▶ 
FENPROF REITERA:
▶ 
▶ 
CONTRATO COLETIVO DE TRABALHO PARA AS ESCOLAS PROFISSIONAIS PRIVADAS
▶ 
Um país em que os operadores privados da Educação parecem querer manter-se acima da lei
▶ 
▶ 
FENPROF em conferência de imprensa
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA da FENPROF nesta quinta-feira, em Lisboa
▶ 
Contrato Coletivo de Trabalho para o Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
▶ 
▶ 
Campanha Nacional “1º CEB: caminhos para a sua valorização”
▶ 
"1º CEB: caminhos para a sua valorização"
▶ 
Campanha Nacional pela Valorização do 1.º Ciclo do Ensino Básico
▶ 
Ensino Superior
▶ 
Vale sempre a pena lutar!
▶ 
▶ 
"1º CEB: caminhos para a sua valorização"
▶ 
11 de fevereiro
▶ 
NÃO BASTA O GOVERNO DECLARAR O COMBATE À PRECARIEDADE, TEM DE O PRATICAR
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Dar voz à comunidade educativa
▶ 
ensino artístico
▶ 
ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO
▶ 
Ensino artístico especializado
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
▶ 
Conferência de imprensa na Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, em Tomar (10/12/2015)
▶ 
O drama dos salários em atraso nas escolas do ensino artístico especializado
▶ 
Escolas Privadas de Ensino Artístico Especializado
▶ 
EM FOCO
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
"A deficiência e o (no) exercício da profissão docente"
▶ 
Tendo em conta o fim a que se destinam, há uma inaceitável violação de dados pessoais
▶ 
Tema de encontro nacional (hoje, 21 novembro) promovido por FENPROF e CNOD, com o apoio do INR
▶ 
Lisboa, 21 de novembro
▶ 
DESTAQUE
▶ 
Vale a pena lutar!
▶ 
PETIÇÃO
▶ 
Particular e Cooperativo
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
1 de Outubro
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Conferência de imprensa
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Nota de esclarecimento
▶ 
Concentração do ensino artístico especializado, junto ao MEC, na "5 de outubro"
▶ 
instrumento de segregação de alunos com necessidades educativas especiais
▶ 
MEC não partilha dessas preocupações
▶ 
ANO LETIVO
▶ 
SENSIBILIZAÇÃO
▶ 
Em foco
▶ 
▶ 
ALARGAMENTO DO “PERÍODO TRANSITÓRIO” PARA OS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
▶ 
para debate na Academia e junto dos Partidos, neste período eleitoral
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Atenção!
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO
▶ 
Reunião na DGAE
▶ 
▶ 
O SENTIDO DE SER APLICADA NO ENSINO SUPERIOR A DIRETIVA COMUNITÁRIA 1999/70/CE, SOBRE VINCULAÇÃO E REMUNERAÇÕES
▶ 
EXAME CAMBRIDGE:
▶ 
FENPROF E MOVIMENTO REIVINDICATIVO REUNIRAM (7/05/2015) COM SECRETÁRIO DE ESTADO DO BÁSICO E SECUNDÁRIO
▶ 
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
▶ 
FENPROF QUER SABER QUANTO CUSTA AOS CONTRIBUINTES ESSE TREMENDO DISPARATE
▶ 
REGIME DE FALTAS
▶ 
Períodos de falta por doença: FENPROF dirigiu-se à DGAE
▶ 
SEGUNDO DIA DA PACC:
▶ 
"PROCESSO CAMBRIDGE"
▶ 
Maré de ilegalidade
▶ 
▶ 
“PROCESSO CAMBRIDGE”
▶ 
SÁBADO (DIA 21), EM LISBOA
▶ 
Greve
▶ 
ENTRE OUTRAS INICIATIVAS, FENPROF APOIARÁ OS PROFESSORES NA OBTENÇÃO DE EQUIVALÊNCIA DA SUA HABILITAÇÃO AO SISTEMA EUROPEU DE CERTIFICAÇÃO
▶ 
exame da Cambridge
▶ 
▶ 
7 perguntas a Mário Nogueira a propósito da concentração do dia 20
▶ 
▶ 
Greve e vigília em 9 de abril
▶ 
Concurso de Professores:
▶ 
De 9 a 20 de março
▶ 
EM FOCO
▶ 
Unanimidade em todos os Agrupamentos de Escolas
▶ 
FENPROF diz que municipalização da educação é "um perigo"
▶ 
▶ 
“EXAME CAMBRIDGE”
▶ 
Debate sobre municipalização da educação
▶ 
Concursos
▶ 
Carta da FENPROF ao Ministro da Educação e Ciência
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Concentração nacional, junto ao MEC
▶ 
▶ 
duas importantes iniciativas
▶ 
▶ 
▶ 
Federação exigiu pagamento
▶ 
Luz ao fundo do túnel?
▶ 
▶ 
Bolsas
▶ 
Esta terça-feira, 20 de janeiro, na sede do SPN (Edifício Cristal Park), no Porto, às 17H00
▶ 
MEC impede “na secretaria” contagem do tempo de serviço a 1 de setembro
▶ 
Ensino Português no Estrangeiro
▶ 
Continuam a ser retirados poderes de decisão das escolas
▶ 
▶ 
▶ 
REUNIÕES COM CM MATOSINHOS E CONSELHO DAS ESCOLAS
▶ 
Trabalhadores do ISS
▶ 
Afinal, o Natal não é para todos/as...
▶ 
3 de dezembro
▶ 
1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
▶ 
EDUCAÇÃO ESPECIAL
▶ 
27 de novembro
▶ 
Reunião da FENPROF com o MEC (27/11/2014)
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Contra o processo de “requalificação”/mobilidade especial
▶ 
PARA FUGIR À CONTESTAÇÃO
▶ 
ENTREVISTA A MÁRIO NOGUEIRA
▶ 
GOVERNO FORÇA MOBILIDADE ESPECIAL
▶ 
FENPROF EXIGE IMEDIATA E EFICAZ INTERVENÇÃO DO GOVERNO PARA CORREÇÃO DA SITUAÇÃO
▶ 
700 trabalhadores, dos quais 139 são docentes, no alvo de Mota Soares
▶ 
1º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM FOCO
▶ 
CCT
▶ 
▶ 
FENPROF TOMA POSIÇÃO SOBRE PROPOSTAS DA ANICT RELATIVAMENTE À CARREIRA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
▶ 
Reunião de conciliação FENPROF – AEEP (4/11/2014)
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Instituto de Segurança Social/MSESS reuniu com a FENPROF
▶ 
▶ 
▶ 
1.º Ciclo do Ensino Básico
▶ 
FENPROF PEDE REUNIÃO COM ISS/MSESS PARA GARANTIR JUSTIÇA E TRANSPARÊNCIA EM TODO O PROCESSO
▶ 
com os trabalhadores mais velhos
▶ 
1 de outubro
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
CCT - ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO
▶ 
CONCURSOS E COLOCAÇÕES
▶ 
ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO
▶ 
Educadores de Infância e Professores do 1º CEB
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Ciência
▶ 
Intervenção da FENPROF
▶ 
CCT do Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Calendário escolar
▶ 
Ofício enviado ao MEC
▶ 
▶ 
1.º CEB
▶ 
▶ 
Intervenção do Presidente Evo Morales na abertura da Cimeira G77 + China
▶ 
Parecendo ignorar recente recomendação do CNE e compromissos assumidos internacionalmente
▶ 
PACC
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
20 anos depois...
▶ 
FENPROF formalizou proposta junto do MEC
▶ 
conferência na A.R.
▶ 
Aceites pela FNE em acordo com a AEEP
▶ 
▶ 
Semana de Ação Global pela Educação 2014
▶ 
▶ 
▶ 
COMUNIDADE EDUCATIVA ENCONTRA-SE E UNE-SE EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
▶ 
Encontro no Seixal reuniu 400 participantes
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Educação Inclusiva
▶ 
▶ 
aderindo a apelo mundial
▶ 
concurso extraordinário de vinculação dos professores das escolas de ensino artístico
▶ 
▶ 
reunião no MEC no próximo dia 22
▶ 
ENSINO SUPERIOR
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
Apreciação da FENPROF
▶ 
▶ 
▶ 
Xesús Bermello, Confederação Intersindical Galega/CIG – Ensino:
▶ 
▶ 
▶ 
FENPROF, CNOD E APD EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
▶ 
▶ 
abusos verificados em muitos colégios privados
▶ 
▶ 
FENPROF PROMOVEU DEBATE NO IST
▶ 
Concursos
▶ 
▶ 
FENPROF INSISTE EM REUNIÃO NO MEC (28/02/2014)
▶ 
DESTAQUE
▶ 
4ª Conferência Nacional do 1º Ciclo do Ensino Básico
▶ 
▶ 
Conferência de imprensa na quarta-feira, 1 de Setembro, em Lisboa, às 11h00
▶ 
▶ 
Foram apresentados diversas questões ligadas à actividade do GEPE enquanto entidade gestora do EPE, nomeadamente no âmbito da organização da rede horária nos últimos anos, bem como na aplicação dos critérios de atribuição de horas nos cursos de LCP [...]
▶ 
O SPE/FENPROF reuniu no dia 7 de Janeiro de 2010 com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e o Instituto Camões (IC), na tentativa na tentativa de clarificar algumas questões atinentes ao Ensino Português no Estrangeiro (EPE).
Frentes e Sectores
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo