FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF

 Sindicato dos Professores no Estrangeiro
newsletter 
RSS

REVISÃO DO REGIME LEGAL DE CONCURSOS
23 mar 2017 / 17:30

A FENPROF não deu o seu acordo ao regime legal de concursos que resultou do processo negocial concluído em janeiro passado

Documento negocial final


Aplicação do artigo 103.º do ECD (faltas por doença)
24 fev 2017 / 23:09

... repondo justiça e legalidade na contagem do tempo de serviço, já no próximo concurso

Novas circulares sobre faltas por doença (clic aqui)


FENPROF e SPE reúnem na Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, com a presença da Presidente do Camões, IP
12 fev 2017 / 12:18

A FENPROF e o SPE entregaram uma proposta de revisão salarial, devidamente fundamentada, ao Secretário de Estado das Comunidades do anterior governo e ao Camões, IP., entrega essa renovada ao atual Secretário de Estado das Comunidades tendo na altura sido prometida constituição de um grupo de trabalho que se encarregaria de elaborar um parecer ou analisar da exequibilidade da mesma. De referir que a proposta inicial data de 17 de julho de 2015! A proposta anexa-se a este comunicado como documento de base de discussão e suporte à posição defendida.

Proposta da FENPROF: tabela de vencimentos dos professores do EPE (revisão do despacho nº 17398-C/2009, 28 de julho)


campanha de desinformação
30 jan 2017 / 22:26

O Sindicato dos Professores no Estrangeiro tem sido perguntado sobre as alterações que virão a ser introduzidas pelo Decreto-Lei regulador do novo mecanismo de concursos. E isso porque, contrariamente ao que vem sendo dito e escrito, o mesmo ainda não conhece a luz do dia. As desconfianças que têm sido instaladas, por força de uma campanha de desinformação bem orquestrada, só pretendem camuflar as atitudes tomadas por uma central sindical que, à revelia do processo negocial desenvolvido e, sem que o Ministério da Educação consiga “descalçar a bota” sobre o assunto, tenta lançar poeira para os olhos dos professores.


em foco
26 jan 2017 / 09:11

Quem olha para os valores brutos das tabelas não pode imaginar quanto, no final dos descontos aplicados, um professor a viver na Alemanha, na Suíça ou no Luxemburgo, para não falar na África do Sul, vê depositado no banco para sobreviver mais um mês em países com elevadíssimos custos de vida. É uma situação insustentável para a qual os governantes de Portugal têm de despertar.


DESTAQUE
16 dez 2016 / 17:34

A Presidente do Instituto Camões deslocou-se ao Luxemburgo para uma ronda de negociações, no sentido de encontrar soluções que permitissem desbloquear a situação em que se encontrava o sistema de ensino integrado no Luxemburgo.


Revisão da legislação de concursos na ordem do dia

Luxemburgo
26 nov 2016 / 10:27

Há dois anos aconteceu em Differdange mas de imediato ficámos com a sensação que os danos colaterais se revelariam algum tempo depois. Meu dito, meu feito! O grupo de diretores, quão poderosos decisores em “causa” própria”, envoltos num secretismo típico da polícia hitleriana, resolveu exterminar o ensino português integrado na segunda maior cidade do sul do Grão-Ducado.

Entrevista ao Secretário Geral do SPE

Reação de deputados eleitos pelo círculo da Emigração  |   Intervenção do deputado Paulo Pisco na A.R.

Esch ainda mexe! A luta está longe do seu fim!
 Entrevista no programa da CCPL - Diálogo,sobre a decisão do encerramento dos cursos integrados de língua portuguesa em Esch-sur-Alzette,  Grão-Ducado do Luxemburgo.


Não são professores de segunda prioridade!
01 nov 2016 / 19:34

Avaliação do desempenho
02 nov 2016 / 09:48

Ofício do ME

Texto relacionado

O ME, na resposta que envia fala de “resultados obtidos pelos alunos” como “tidos em consideração na avaliação do desempenho do pessoal docente”. Convém não esquecer a luta travada contra a ministra Lurdes Rodrigues para que este item fosse retirado do modelo de avaliação. E foi, mas agora parece que alguém o pretende recuperar…Acresce que, como todos sabemos, o relatório de autoavaliação não é avaliado, estando os objetivos identificados no n.º 1 do mesmo artigo.Há, pois, uma clara interpretação abusiva do ME que terá de ser combatida.


Finalmente encerrado um processo negocial que envolveu o SPE e a Fenprof mas que correspondeu aos legítimos anseios dos professores a trabalhar no EPE
26 out 2016 / 17:43

Após longa espera que contou com o esforço e a determinação do SPE e da FENPROF, a revisão do Regime Jurídico foi hoje publicada em Diário da República. Foram tempos duros de negociação, já com o anterior Governo, para que se conseguisse materializar em lei os legítimos anseios dos professores a trabalhar no EPE.

Decreto-Lei


Face a uma atitude incompreensiva, teimosa, obstinada e sem sentido
15 out 2016 / 18:38

Face a uma atitude incompreensiva, teimosa, obstinada e sem sentido, SPE/FENPROF avançou pedido de esclarecimento junto do Ministério da Educação, relacionado com a revisão do Regime Jurídico do Ensino Português, aprovado em Conselho de Ministros na passada quinta-feira, dia 13 de outubro de 2016.

Ver aqui ofício dirigido ao Ministro, com conhecimento ao Secretário de Estado da Educação


DESTAQUE
13 out 2016 / 17:42
  • Reunião do SPE/FENPROF com o Camões, IP. marcada pelo entendimento e receptividade das propostas apresentadas sobre a avaliação do desempenho dos professores e outras matérias de cariz reivindicativo.

Ensino Português no Estrangeiro
10 out 2016 / 14:08

A FENPROF e o SPE participaram (10/10/2016) numa reunião negocial com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, com vista a introduzir alterações ao Regime Jurídico do EPE (Ensino Português no Estrangeiro). Questão importante foi a abertura da possibilidade de os docentes cuja comissão de serviço cessava sem poder ser renovada, tendo a partir de agora, caído o limite de renovação, o que confere estabilidade aos professores que exercem atividade no EPE.


ME APRESENTARÁ NOVO PROJETO ANTES DE DIA 22
15 dez 2016 / 11:52

Ver aqui Parecer entregue pela FENPROF no ME (15/12/2016)

A FENPROF apresentou (15/12/2016) no ME o seu parecer sobre os projetos apresentados pela tutela para revisão do atual regime e criação de um regime extraordinário de vinculação. Na reunião (foto: J. Caria), a FENPROF reafirmou que faz uma apreciação geral muito negativa dos projetos apresentados pelo ME, fundamentando essa posição nas apreciações que constam do Capítulo I (apreciação na generalidade) do Parecer apresentado pela FENPROF.


Cinco perguntas ao Secretário Geral do SPE, Carlos Pato
30 jun 2016 / 08:19

"É necessário um despertar para as mais valias da língua portuguesa, a sexta mais falada na União Europeia. O trabalho incansável dos professores a trabalhar no EPE tem de merecer, da parte das comunidades, um maior carinho e atenção", salienta Carlos Pato numa rápida entrevista ao JF (edição de Julho). O Secretário Geral do SPE responde também a temas específicos da negociação com a tutela. / JPO


FENPROF e o SPE assinam acordo
24 jun 2016 / 11:07

O Sindicato dos Professores no Estrangeiro considera importante e positiva a aprovação de um mecanismo de correção cambial que tenha um caráter definitivo. Neste sentido foi ainda ressalvada a possibilidade de, no prazo de três anos o mesmo poder ser alvo de alterações se assim se verificar tal necessidade.



www.fenprof.pt/spe


 
Sindicaliza-te!
A Força de Estarmos Unidos:
Reforça esta corrente
 

 

 
Contratação, Deslocações em Serviço e Horários de Trabalho
Situações aplicáveis ao 1.º ciclo do ensino básico e aos seus docentes 

 

JF Maio 2017





______________________________________

                 

Voltar ao Topo 

© FENPROF, Federação Nacional dos Professores
Rua Fialho de Almeida nº 3 - 1070-128 Lisboa | Telefone: 213 819 190 | Fax: 213 819 198
fenprof@fenprof.pt


Actualização: JPO
sysadmin (servidor): Paulo Seixas | webmaster (aplicação web): Marco Serralheiro

211 visitantes nos últimos 20 minutos