Seminário Internacional
14.º Congresso - Seminário Internacional

Solidariedade internacional, valorização da profissão e investimento na Educação Pública fundamentais no combate à discriminação e à desigualdade social

12 de maio, 2022

O 14º Congresso Nacional de Professores, que se realizará nos 13 e 14 de maio em Viseu, contará com a presença de três dezenas de convidados, representantes de organizações sindicais internacionais com as quais a FENPROF mantém relações de cooperação e de solidariedade, vindos da Europa, de África e da América Latina.

Para lhes poder dar a palavra, sem os constrangimentos de tempo que decorrem da agenda extensa do Congresso, realizou-se na sua véspera, tal como habitualmente, um seminário internacional, um espaço de encontro e de partilha de preocupações e experiências, assim como de discussão de estratégias sindicais para dar resposta aos problemas que enfrentamos.

Foi feito um enquadramento das questões mais prementes a nível nacional, dando-se, de seguida, a palavra aos convidados que pediram a palavra.

Todos os professores ativistas sindicais agradeceram o convite e saudaram a FENPROF pela realização do Congresso e pelo papel que tem tido na defesa dos professores e de uma escola pública e de qualidade.

Partilharam as dificuldades que se têm sentido nos seus países e que são coincidentes com as que se sentem em Portugal e no resto do mundo. O desinvestimento público na Educação, a desvalorização da profissão e o agravamento das condições de trabalho, que têm como consequências a redução de profissionais disponíveis, havendo já muitos alunos sem aulas por não haver professor, e de jovens que ambicionem exercer a profissão, as consequências da COVID no desgaste e na saúde mental de toda a comunidade escolar.

Apontaram como solução a solidariedade internacional e a continuação da luta pela valorização da profissão e pelo investimento na Educação Pública, desde a creche ao ensino superior, como fator fundamental no combate à discriminação e à desigualdade social.