A CGTP-IN face ao agravamento da situação vivida na Palestina, lançou uma Campanha de recolha de fundos para apoio aos trabalhadores e ao movimento sindical da Palestina, sob o lema:
"Um Euro para a Palestina
A Campanha, dirigindo-se prioritariamente aos trabalhadores, é aberta à população em geral, desenvolvendo-se até final do ano e responde ao pedido de ajuda internacional dos trabalhadores palestinianos, sendo os fundos recolhidos usados para:
- Apoio de emergência às famílias afectadas
- O desenvolvimento duma estratégia de criação de emprego
- Criação, por parte do movimento sindical palestiniano, de um plano especial que possa ajudar a combater as consequências desta situação dos trabalhadores, no plano económico e social.
A taxa de desemprego em Gaza e na Cisjordânia ronda os 70% e cerca de 85% dos palestinianos vivem abaixo da linha de pobreza definida pela ONU.
O encerramento de fronteiras, imposto pelas autoridades israelitas, desde Setembro de 2000, tem efeitos devastadores nas condições de vida e de trabalho dos palestinianos, empregados em Israel e na Palestina.
A observação directa, aquando das visitas da CGTP-IN aos territórios palestinianos ocupados e as notícias que diariamente nos chegam testemunham o continuo agravamento do sofrimento do povo palestiniano, que vê posto em causa o seu legitimo direito à auto-determinação, à dignidade e à Paz.
A luta dos trabalhadores e do povo palestiniano pelo cumprimento das Resoluções das Nações Unidas que reconhecem o direito a criação da sua pátria, tem merecido a solidariedade da CGTP, que vê com enorme preocupação o agravamento da situação na Palestina e no Médio Oriente.
A CGTP-IN tem, repetidamente, mobilizado esforços para que os gravíssimos conflitos e sofrimentos que assolam a regi5o sejam solucionados no respeito pelo direito Internacional. Mesmo agora, quando novos pianos de Paz estão em discussão, e mesmo que seja encontrada a melhor das soluções, a Solidariedade e ainda mais indispensável.
Para transferência NIB 003600009910561483850 |