Nacional Assembleia da República Todas as notícias
FENPROF prossegue esclarecimento dos docentes e investigadores através de debates com representantes dos partidos

Debates com os partidos em 12 e 13 de setembro visam valorizar e promover o voto consciente

11 de setembro, 2019

A FENPROF – Federação Nacional dos Professores – vai realizar dois debates, em Lisboa, na 5.ª feira, 12 de setembro, na Escola Secundária de Camões, e 6.ª feira, 13 de setembro, no Auditório Sedas Nunes do Instituto de Ciências Sociais, a partir das 17.00 horas, o primeiro dirigido à educação pré-escolar, ao ensino básico e ao ensino secundário, o segundo voltado para as questões do ensino superior e da ciência. 

Pretende a FENPROF que, através destes debates, seja possível colocar os partidos políticos a falar sobre as suas propostas para a educação e para a profissão docente e de investigação, colocando-os em confronto de ideias, democrático e transparente. A FENPROF tem, ainda, em preparação um documento com as respostas dos partidos políticos em relação a um conjunto de perguntas, para as quais os docentes e investigadores querem respostas claras e diretas. Estes debates poderão dar um importante contributo para a sua elaboração, já que o mesmo será, depois enviado a todos os docentes. 

Foram convidados todos os partidos com representação parlamentar, confirmando-se as presenças dos/das seguintes deputados/as e/ou dirigentes: 

  • Debate de dia 12 de setembro sobre Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário: PSD – David Justino, PS – Odete João, BE – Joana Mortágua, PCP – Ana Mesquita, PEV – Mariana Silva, PAN – Rui Prudêncio. Só não estará presente o CDS-PP que informou não ter responsáveis disponíveis. O debate será moderado pela jornalista Ana Kotowicz.

  • Debate de dia 13 de setembro sobre Ensino Superior e Ciência: PSD - Sebastião Feyo de Azevedo, PS – Elza Pais, BE – Luís Monteiro, PCP – Cristina Cruzeiro, PAN – Rui Prudêncio. Não estarão presentes CDS-PP e PEV que informaram não terem responsáveis disponíveis. O debate será moderado por André Carmo, dirigente do SPGL e da FENPROF.

 

O Secretariado Nacional