Já vai sendo habitual. Um Congresso da FENPROF não é só um Congresso. Os delegados que se deslocaram para participar nos últimos Congressos Nacionais encontram um espaço para debate e decisão de excelência, mas fruem, também,dos prazeres da arte.
Este ano, com as comemorações do 30.º Aniversário do 25 de Abril, foi reservado um destaque especial à música, à poesia, ao vídeo, à pintura e à escultura com a realização de iniciativas como a abertura do Congresso, a inauguração de uma exposição de pintura e escultura, com onze artistas plásticos portugueses radicados no estrangeiro, ou a realização de um excelente espectáculo, programado para a segunda noite.
O destaque especial vai para a Exposição no Museu, que se recomenda vivamente, como aliás, salientou Manuel Sá, presidente do SPE, ao Jornal do Congresso:
"No âmbito das actividades do Sindicato dos Professores no Estrangeiro, em Abril de 2003 organizámos em Genebra uma Conferência na Universidade e uma exposição de pintura e escultura no Consulado de Portugal?.
E mais adiante:
?Tendo em conta as boas relações que mantemos com a grande maioria dos artistas portugueses residentes no estrangeiro e dada a qualidade das obras expostas, depois de alguma troca de impressões entre nós, surgiu a ideia de avançarmos com esta iniciativa, associando-a ao 8.º Congresso da FENPROF e isto por duas razões: Se sempre defendemos a promoção e divulgação da Língua e Cultura Portuguesas no mundo, por que razão não reservar um espaço particular a estes artistas que, em áreas tão herméticas à notoriedade, cada um, à sua maneira, dá expressão a tantos senti-mentos que se manifestam depois na tela, na pedra ou no bronze, abrindo o caminho ao reconhecimento e à fama, associando sempre o seu nome ao de Portugal?
?Pois é dos sonhos e liberdade criativa destes artistas que nascem as obras que tanto dignificam e presti-giam o nome do nosso país. Sendo todos estes artistas respeitados e premiados nos países onde residem, é um grande orgulho para a FENPROF poder contribuir para que em Portugal pos-sam vir a usufruir do reconhecimento correspondente ao seu talento."
PROGRAMA
PINTURA E ESCULTURA
17 de Março a 7 de Abril - Biblioteca e Museu Municipal da Figueira da Foz
Benjamim Marques, Carlos Cobra, Costa Canelo, Dimas Macedo, Fernando Fonseca, Isabel Meireles, Jaime Liquito, Júlio Pomar, Luís Rodrigues, Manuel Barata, Paula Liberato
O espaço da exposição (Museu Municipal) situa-se junto ao Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, sobre o Parque das Abadias.