Nacional
Nota à Comunicação Social da Coordenadora da Frente Comum

Administração Pública em luta de 19 a 23 de Janeiro

15 de fevereiro, 2004

A Coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública decidiu convocar uma Semana de Luta entre os dias 19 e 23 de Janeiro, que contará com plenários, vigílias, acções de sensibilização da opinião pública, concentrações, manifestações e mesmo greves de carácter global ou sectorial, no último dia desta jornada reivindicativa.

Em causa está a política levada a cabo pelo Governo, claramente atentatória dos direitos e interesses dos trabalhadores da Administração Pública e das funções sociais do Estado.

Em concreto, a Frente Comum considera que são objectivos da Semana de Luta, marcada entre os dias 19 e 23 de Janeiro, a justa actualização dos salários, o direito à progressão e promoção nas carreiras e a defesa do actual regime de aposentação.

Outros dos objectivos das próximas lutas dos trabalhadores da Administração Pública, que não são de menor importância, prendem-se com a tentativa de imposição de uma ?avaliação de desempenho? redutora do direito à carreira, a defesa do vínculo de emprego público e de um emprego com direitos e contra a tentativa de desregulamentação laboral decorrente das privatizações e da aplicação do Código Laboral.

Finalmente, a Frente Comum considera como objectivo da luta a dignificação da Administração Pública, com mais e melhores serviços públicos.

A Frente Comum apela à mobilização de todos os trabalhadores da Administração Pública para que, em unidade, participem nas mais variadas acções de luta que se irão desenrolar entre 19 e 23 de Janeiro.

Lisboa, 16 de Dezembro de 2003

O Gabinete de Informação