Todas as notícias
Em perspectiva o incentivo à leitura e o debate de ideias. 25 de Fevereiro é a data limite para o envio dos trabalhos

"Entre palavras", fórum do "JN" destinado às escolas do 3º Ciclo

02 de março, 2006

Ainda mal começou e já está a conhecer um sucesso enorme. A segunda edição do "Entre Palavras" - um fórum em formato pedagógico promovido pelo "Jornal de Notícias" e destinado a todos os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico - já conta com o triplo das inscrições registadas no ano anterior.  

São já 546 as escolas inscritas, o que representa 55% do total de estabelecimentos de ensino do 3º ciclo a nível nacional. O desafio lançado às escolas de incentivar os seus alunos à leitura e ao debate de ideias parece, assim, estar a captar cada vez mais entusiastas.  
Nesta segunda edição, correspondente ao ano lectivo 2005/6, o objectivo central do "Entre Palavras" permanece o mesmo: recorrendo ao jornal e aos temas da actualidade, ajudar a formar leitores mais exigentes, melhorando a sua aptidão para lerem o mundo em que vivem, aprofundarem os seus conhecimentos e debaterem em grupo a melhor forma de chegarem a soluções mais eficazes.  

As notícias do "JN" são o ponto de partida para uma espécie de "encontros de leitura", que poderão ter uma periodicidade semanal, quinzenal ou mensal.  

Este ano, os temas propostos para os debates são os seguintes: gripe das aves, toxicodependência, referendo ao aborto, o preço e a escassez do petróleo, alterações climáticas, as novas tecnologias (mp3, consolas...), as reformas do sistema de ensino, a Comunicação Social, as eleições presidenciais e a sexualidade nos jovens.  
Como na primeira edição, haverá quatro tipos de "encontros de leitura e debate de ideias ": nas turmas, interturmas, campeonatos distritais e a final, que constituirá o segundo fórum da leitura e debate de ideias.  

Para participar, as escolas devem apresentar um trabalho com o máximo de 4500 caracteres em que exponham os seus argumentos pró e "contra relativamente a um dos dez temas escolhidos. Os trabalhos terão de ser enviados até ao dia 25 de Fevereiro próximo. Serão seleccionadas para representar o seu distrito as escolas que apresentarem os 18 melhores trabalhos.  
Os temas escolhidos para os debates deste ano são os seguintes: gripe das aves, toxicodependêncía, referendo ao aborto, preço e escassez do petróleo, alterações climáticas, sexualidade nos jovens, as novas tecnologias, reformas do sistema de ensino, fenómeno dos blogues e eleições presidenciais.