Todas as notícias
Até julho

Jazz Composers Forum em Matosinhos

16 de abril, 2013

Entre Abril e Julho, a Orquestra Jazz de Matosinhos promove um ciclo de concertos dedicado a oito compositores em actividade nos dois lados do Atlântico.

A cidade de Matosinhos está habituada ao seu papel de porta de entrada à beira do Atlântico, promovendo os contactos e as trocas entre a Europa e a América. Inspirando-se nessa vocação, a OJM programou um ciclo de oito concertos centrados em oito importantes criadores contemporâneos de música para orquestra de jazz, confrontando as personalidades musicais de quatro americanos e quatro europeus.

Do lado de lá vêm os norte-americanos Steven Bernstein e Darcy James Argue, o suíço radicado nos EUA Ohad Talmor e o argentino Guillermo Klein. Deste lado, os nomes escolhidos são Julien Argüelles (Reino Unido), Florian Ross (Alemanha), Pierre Bertrand (França) e Frank Vaganée (Bélgica).

Para além de apresentar o repertório mais significativo de cada um destes autores, em concertos monográficos com lugar no Cine-Teatro Constantino Nery em Matosinhos, a OJM vai mais longe e encomenda-lhes novas composições que interpreta em primeira mão. Estas oito composições serão mais tarde reunidas e editadas em CD.

Criada como uma orquestra de autores em 1999, divulgando as composições e arranjos dos seus directores Pedro Guedes e Carlos Azevedo, a OJM tornou-se uma formação dinâmica que desenvolve projectos de todas as variantes estéticas e épocas do jazz. A música original de compositores portugueses, os repertórios internacionais de referência, as colaborações com solistas de renome – são algumas das vertentes de um percurso intenso e diversificado.

Com este ciclo de concertos, a OJM assume-se como um fórum de compositores, um instrumento ao serviço da nova música e da sua divulgação, trazendo ao público o que de mais interessante se faz em várias latitudes para este tipo de formação.

Veja toda a informação online

 
Jazz Composers Forum PDF