Todas as notícias
"La Serena" chega no dia 22

Teresa Salgueiro lança novo disco de versões

15 de outubro, 2007

A cantora Teresa Salgueiro vai editar mais um disco. No dia 22 chega às lojas "La Serena", trabalho gravado em parceria com o Lusitânia Ensemble e que surge na sequência da estreia ao vivo do espectáculo com o mesmo nome.

O disco tem arranjos de Jorge Varrecoso Gonçalves para quinteto de cordas, piano e percussão. O repertório foi escolhido pela própria cantora e debruça-se em canções de vários idiomas, do Cancioneiro Ibérico Sefardita a famosas canções portuguesas, italianas, francesas, angolanas, cabo-verdianas, brasileiras, mexicanas e argentinas.

Do repertório constam peças de autores e intérpretes como Irving Gordon, Lucio Dalla, Astor Piazolla, Leo Ferré, Edith Piaf, António Carlos Jobim, Caetano Veloso, Cesária Évora, José Alfredo Jiménez, Tribalistas, Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, Allan Oulman, Fausto ou Duo Ouro Negro.

O álbum foi gravado em San Sebastian, Espanha, entre Maio e Junho deste ano, e conta com produção de Pedro Ayres Magalhães, parceiro de Teresa Salgueiro nos Madredeus.

O Lusitânia Ensemble é formado por Jorge Varrecoso (violino), António Figueiredo (violino), Ventzislav Grigorov (viola), Luís Clode (violoncelo), Duncan Fox (contrabaixo e piano), Ruça Rebordão (percussão) e Jorge Almeida (trompete e flughel horn).

Este será o segundo registo que Teresa Salgueiro editará este ano, depois do álbum a solo "Você e eu", com temas da música popular brasileira e da bossa nova. Este trabalho foi lançado em Março passado e tem já edição confirmada em mais de 16 de países.

A cantora tenciona continuar a apresentar os dois discos em palcos de países como Brasil, México, Colômbia, França, Itália e Espanha. No dia 8 de Dezembro, Teresa Salgueiro estará na Aula Magna, em Lisboa. Entretanto, assinale-se que o compositor polaco Zbigniew Preisner convidou Teresa Salgueiro para participar no seu próximo disco intitulado "Silent, Night and Dreams".

Recorde-se que os Madredeus pararam a sua actividade há cerca de um ano, anunciando o início de um período sabático. Entre 1987 e 2007, a banda vendeu mais de 5 milhões de discos em todo o mundo, sendo a banda portuguesa mais famosa além-fronteiras.

JN, 15/10/2007