Nacional
Nota de imprensa da Plataforma Sindical (1/06/2009)

A propósito de mais uma infeliz e despropositada declaração de Sócrates sobre a luta dos Professores

01 de junho, 2009

O Senhor Primeiro-Ministro mostrou-se incomodado com o facto de representantes de partidos políticos se terem deslocado à Manifestação Nacional dos Professores e, aí, saudado e manifestado solidariedade para com os professores e a sua luta.

De facto, apesar de não ter sido dirigido qualquer convite aos partidos políticos, entenderam alguns destes ? CDS/PP, PSD, PEV, PCP e BE ? comparecer, presença que a Plataforma Sindical considera importante e valorizadora da própria luta dos professores, ainda mais num momento em que o país entrou num ciclo eleitoral em que se incluem Legislativas. A solidariedade manifestada pelos partidos políticos para com os docentes e a identificação com muitas das soluções propostas pelas organizações sindicais para superação dos principais problemas da Educação, reforçam a confiança dos professores e educadores em relação ao futuro.

Para a Plataforma e para os professores, teria sido importante que o PS também tivesse estado presente, mas, em coerência com a que tem sido a sua postura, não o fez. De facto, quando, em diversos momentos, foram solicitadas reuniões aos partidos políticos, todos, com excepção do PS, as aceitaram.

A última ronda de reuniões teve lugar já no presente ano lectivo, em Novembro, nos dias 19 (PCP), 20 (PSD), 21 (BE), 25 (CDS/PP) e em 10 de Dezembro (PEV). Também em Dezembro, no dia 5, todos os partidos, com excepção do PS, se solidarizaram e fizeram representar pelos seus grupos parlamentares na vigília que a Plataforma Sindical promoveu junto ao ME, nos dias 4 e 5 daquele mês, onde intervieram.

Portanto, as manifestações de solidariedade dos partidos políticos para com os professores e a sua luta, bem como a ausência do PS, correspondem a decisões legitimamente tomadas, mas que não são novas. Nova e lamentável foi a reacção do Senhor Primeiro-Ministro!

Saudação aos Professores e Educadores

A Plataforma Sindical dos Professores saúda todos os professores e educadores que no passado dia 30 de Maio, uma vez mais, fizeram ouvir, de forma extraordinariamente impressionante, o que pensam do rumo das actuais políticas para a Educação e o que exigem para o futuro. Este envolvimento dos docentes na defesa de uma Escola Pública de Qualidade e de uma profissão dignificada e valorizada tem sido e continuará a ser decisiva para que esses elevados objectivos sejam alcançados.

A Plataforma Sindical dos Professores
1/06/2009