Nacional
Terça-feira, 15 de Julho

FENPROF de novo na AR para apresentar e defender duas petições

14 de julho, 2008

A FENPROF estará hoje, dia 15 de Julho, na Assembleia da República para, em reuniões com a Comissão de Educação e Ciência, defender as duas petições que apresentou recentemente. Estas reuniões realizar-se-ão às 16.00 e 17.00 horas prevendo-se, respectivamente, a apresentação e defesa da Petição contra a prova de ingresso na profissão, criada pelo "ECD do ME" e da Petição que visa a alteração de aspectos essenciais do novo regime de direcção e gestão escolar aprovado pelo DL n.º 75/2008, de 22 de Abril.

É de salientar que a Petição contra a prova de ingresso reuniu mais de 6.000 assinaturas, apesar da sua subscrição, por opção da FENPROF ter sido aberta, apenas, a docentes que, actualmente, se encontram dependentes da realização da mesma para poderem continuar a ser professores.

Já a Petição que visa alterar o actual regime de gestão escolar, reuniu as assinaturas necessárias - mais de 4.000 - em menos de 15 dias, mantendo-se, no entanto, em circulação nas escolas por vontade dos professores. Relativamente à gestão escolar, a FENPROF mantém em curso outras iniciativas que visam combater o novo regime imposto pelo Governo, designadamente, a elaboração que vise detectar aspectos de legalidade e/ou constitucionalidade duvidosa.

Apesar de a actual maioria, nestas como em outras matérias, ter sempre apoiado as más políticas do Ministério da Educação, para os professores e educadores, representados pelos peticionários e pela FENPROF, existe a expectativa de, com as iniciativas institucionais promovidas, ser possível levar os parlamentares a reconhecerem o rumo errado dessas políticas, pois não é com mais desemprego e instabilidade dos docentes, nem com uma gestão autocrática, menos autónoma e amputada de alguns dos seus mais importantes meios de participação democrática que se defende uma Escola Pública de qualidade e uma Educação e um Ensino orientados para o futuro.

A FENPROF convida os Senhores(as) Jornalistas a acompanharem estas reuniões.

O Secretariado Nacional da FENPROF