Nacional
V Congresso da Internacional de Educação (IE)

IE lançou Barómetro sobre Direitos Humanos e Sindicais

11 de agosto, 2007

Mais de 200 anos depois da abolição oficial da escravatura, 100 anos depois das mulheres alcançarem pela primeira vez o direito a votar e 60 anos depois do aparecimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, milhões de crianças e adultos em todo o Mundo continuam sem ter acesso  a um conjunto de direitos fundamentais na escola e na sociedade.

Esta é a mensagem que o Barómetro sobre Direitos Humanos e Sindicais /2007 lançou no V Congresso da Internacional de Educação, realizado no Centro de Convenções "Estrel",  em Berlim, de 22 a 26 de Julho passado.
A edição 2007 do Barómetro representa o maior estudo realizado até agora sobre os desafios da educação de qualidade e respeito pelos direitos humanos e sindicais em todos os países reconhecidos pelas Nações Unidas. Os trabalhos para a sua elaboração, que decorreram durante dois anos, foram coordenados por Sheena Handley (foto), uma conhecida professora e sindicalista, antiga Presidente de Federação de Docentes Canadianos e Secretária Geral Adjunta da IE.
A investigação realizada proporcionou um conjunto de dados estatísticos actualizados e outras informações sobre a realidade mundial da educação abordando áreas como a primeira infância e a educação básica, o ensino secundário, técnico-profissional e superior, a liberdade académica, a igualdade de género, as necessidades específicas dos estudantes, a realidade das crianças refugiadas e dos grupos minoritários, o trabalho infantil, os equipamentos educativos, entre outras matérias.
"O Barómetro é um instrumento de valor incalculável para docentes, investigadores da educação, estudantes, pais e encarregados de educação e para todos os cidadãos que se interessem pelo direito fundamental a uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens", afirmou o Presidente da IE, Thulas Nxesi.
O Barómetro foi publicado em CD e colocado na página web da IE.

Barómetro de la Internacional de la Educación sobre los Derechos Humanos y Sindicales en la Educación:
http://www.ei-ie.org/barometer/es/