Nacional
V Congresso da Internacional de Educação (IE)

"Pacto pela Educação"

11 de agosto, 2007

Várias intervenções neste V Congresso da IE recordaram que estamos neste momento "a meio caminho" do prazo dado pelo Fórum Mundial de Educação (Dakar, Senegal, Abril 2000) para a concretização do Projecto Educação para Todos até 2015.

Há ainda um longo caminho a percorrer em muitos países para alcançar tal nobre objectivo, com o qual se comprometeram - e aqui em Berlim isso foi bem sublinhado - 185 Governos representados na reunião da capital senegalesa.

O V Congresso da IE lembra que o documento aprovado em Dakar aponta para a necessidade de consulta da sociedade civil, a começar pelas organizações representativas dos docentes, tendo em vista a elaboração das políticas educativas necessárias à concretização daquele compromisso.

Uma linha de actuação em destaque neste encontro de Berlim sugere que nos próximos anos sejam estabelecidos «Pactos pela Educação», em que os Governos de cada país se comprometam, efectivamente, com verdadeiras políticas apontadas à Educação para Todos, envolvendo as organizações sindicais nesta urgente caminhada.

Em Portugal, a FENPROF tem, desde a primeira hora, dado provas inequívocas dessa vontade. Como é que responderá o ME a este desafio? / JPO