Nacional

Esclarecimentos, precisam-se!

31 de março, 2017

Para além dos sete compromissos em foco na mensagem da FENPROF, a conferência de imprensa desta sexta-feira, 31 de março, segundo dia dos trabalhos do Secretariado Nacional, chamou a atenção dos jornalistas para um conjunto de matérias que exigem esclarecimentos e informações da parte do Ministério de Tiago Brandão Rodrigues.

Dessas matérias, destaque para os currículos e as escolas, o perfil do aluno ao final da escolaridade obrigatória e o futuro da educação especial.

Mário Nogueira observou ainda que a FENPROF fará junto do ME uma avaliação do grau de resolução dos problemas apresentados em dossiê entregue ao ministro em julho de 2016. Do conjunto, apenas um aspeto (apresentação de Certidão de Registo Criminal) foi totalmente resolvido. Há outros que mereceram resolução parcial, mas muitos (a maioria) mantêm-se inalterados,como acontece com diversas situações de carreira, a não consideração dos intervalos, no 1º Ciclo, como componente letiva, os problemas de emprego que se abatem sobre os professores do ensino artístico especializado ou,ainda, a mancha de precariedade que continua a existir no setor dos professores, não obstante a vinculação de cerca de 3.200 docentes prevista para setembro próximo.