Nacional

Asfixia

16 de setembro, 2015

A situação que vivem as escolas de ensino artístico especializado é bem conhecida. A partir de uma medida que, à partida, seria positiva (financiamento do ensino artístico especializado, em todo o território nacional, com verbas do Orçamento do Estado), o MEC está a levar à asfixia as escolas de ensino artístico, com o problema a ganhar uma expressão particularmente grave nas regiões que já anteriormente dependiam do OE.

Transtorno na organização de escolas públicas, frustração de milhares de alunos em relação às suas opções curriculares, impossibilidade de muitas famílias suportarem os custos da educação e formação artística dos seus filhos e despedimento de um número elevadíssimo de profissionais são consequências de decisões do governo, conhecidas já em fase adiantada da organização do ano letivo 2015/2016, que estão a gerar grandes dificuldades às escolas de ensino artístico especializado.

Docentes, técnicos, alunos e encarregados de educação não cruzam os braços. E sexta-feira estarão à porta do MEC, na "5 de outubro"!