Nacional

Conferência de Nuno Serra

21 de novembro, 2013

Nuno Serra, investigador:

“Os reformados representam um enorme capital de conhecimento e experiência;
a sociedade não pode desaproveitar esse capital”

“O Estado social é uma alavanca do desenvolvimento”, sublinhou o Professor Nuno Serra, na 1ª Conferência Nacional de Professores e Educadores Aposentados, intervindo no reinício dos trabalhos após a pausa para almoço.

O investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, muito aplaudido, abordou o tema “O papel dos aposentados na sociedade. Que futuro para os aposentados?”.

“A falsa narrativa
com que nos querem dominar”

O conferencista chamou a atenção para a necessidade de desenvolver “um combate imenso” pela “consciencialização das pessoas” face à situação que se vive no país, alertando para “a falsa narrativa com que nos querem dominar”. Como exemplo, apontou a questão da chamada “ajuda externa”. O que temos, alertou, é asfixia e controlo para imposição de políticas que interessam a determinados setores, grupos e ideologias.

“O que se perspetiva para o futuro é a degradação das nossas vidas”, alertou Nuno Serra, que realçou a “energia preciosa” e a “consciência crítica” dos aposentados no necessário trabalho de esclarecimento e mobilização de toda a sociedade.

“Quando as pessoas estiverem informadas e esclarecidas, as coisas mudarão”, observou o investigador da Universidade de Coimbra.

“Os reformados representam um enorme capital de conhecimento e experiência; a sociedade não pode desaproveitar esse capital. É imperioso contar com os aposentados. Não temos o direito de desistir”, concluiu. /JPO