Nacional
Ensino Superior e Investigação

3ª Conferência Nacional aprovou orientações e linhas de trabalho

05 de novembro, 2011

Terminou a 3ª Conferência Nacional do Ensino Superior e Investigação, que decorreu no auditório da Faculdade de Farmácia, na Universidade de Lisboa, nos dias 4 e 5 de Novembro, por iniciativa da FENPROF.

No sábado, dia 5, já depois da pausa para almoço, avançou a quarta e última sessão temática, dedicada ao tema "A FENPROF no Ensino Superior e na Investigação", momento reservado a delegados.

Os trabalhos prosseguiram com a votação dos documentos de orientação, estratégia e acção, encerrando com uma sessão com intervenções de Mário Nogueira, Secretário Geral, e de Rui Salgado, da Coordenação do Departamento do Ensino Superior e Investigação da FENPROF.

A Conferência reuniu delegados e convidados, incluindo representantes de Espanha, França, Irlanda e Dinamarca, e teve  como lema "Afirmar o papel estratégico do Ensino Superior e da Ciência" e foi marcada pela análise de um conjunto de temas centrais, de viva actualidade para o sector e para os seus profissionais de ensino e investigação.

No primeiro dia dos trabalhos decorreu a sessão temática subordinada ao tema "O Ensino Superior e a Ciência em Portugal - estado actual e desenvolvimento futuro"  Este painel teve como orador convidado o Professor Alberto Amaral, Presidente do Conselho  de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Depois, teve lugar a segunda sessão temática, dedicada à avaliação do desempenho de docentes e investigadores - o quê? para quê?"

Os trabalhos foram retomados no sábado de manhã com a terceira sessão temática, em que os participantes nesta oportuna iniciativa da FENPROF discutiram as carreiras docentes e de investigação - problemas actuais e perspectivas futuras.  / JPO