Nacional
Membro do Conselho Nacional da FENPROF e da Direcção do SPRC, docente da Universidade de Coimbra

Faleceu Nuno Rilo

12 de março, 2010

Foi com grande dor e consternação que recebemos a notícia da perda do nosso Amigo e Companheiro de lutas de muitos anos na defesa da Democracia, da Profissão Docente e da Educação. Foi uma grande honra poder contar com a preciosa colaboração e profundo conhecimento do Nuno durante todos estes anos em que connosco trabalhou.

Membro da Direcção do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) há largos anos, com as funções de Coordenador Regional para o Ensino Superior na região centro, e do Conselho Nacional da FENPROF, Nuno Rilo era Professor do Departamento de Mecânica da FCT da Universidade de Coimbra.
O Secretariado Nacional da FENPROF dirige sentidos pêsames à Família e Amigos do Professor Nuno Rilo.

DE UMA FORMA OU DE OUTRA, VÁRIOS SÃO OS QUE TÊM QUERIDO HOMENAGEAR O NUNO RILO ATRAVÉS DE TROCAS DE MENSAGENS QUE TOMAMOS A LIBERDADE DE PARTILHAR:


Até Sempre Nuno! Vamos sentir a tua falta…

Agora foi o Nuno! Parece que a morte anda escolher entre os melhores… Raios a partam!
O Nuno não era só o camarada e companheiro… era o Amigo… de todos, acrescente-se.
O Nuno não era um Amigo de agora. Conhecemo-nos nos idos de setenta, na Casa Cor de Rosa da velhinha e inesquecível Coimbra, na inigualável Clepsidra do senhor Armando e dos matrecos e da UEC, lá em cima…
O Nuno era um grande companheiro. Um tipo interessado e empenhado, sempre pronto a dar um contributo para a discussão, a procurar consensos, a explorar convergências, a construir posições… Nunca formava opinião sem conhecer as partes todas e sabia fazer as pontes necessárias para gerar entendimentos. Também por isso era tão respeitado onde quer que interviesse e trabalhasse.
Não é fácil… é mesmo muito difícil falar de um Amigo assim, sabendo que não voltaremos a falar com ele. Como vai ser difícil quando encontrar a Marina e a Ana… E não vai ser a mesma coisa quando voltar a beber a bica com o Jerónimo… Mas é assim a vida, com a morte sempre à espreita e, sem avisar, a cruzar-se com ela. É lixado, pois é, mas não há volta a dar-lhe…
(Sei que fiz referências a pessoas e lugares que muitos desconhecem… mas o Nuno conhece. Desculpem.)

Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF, Coordenador do SPRC

--------------------------

Recebemos um muito duro e profundo golpe que foi a notícia do inesperado e repentino falecimento do nosso querido camarada Nuno Rilo. É uma enorme perda para nós todos. Perdemos o amigo, o camarada, vertical, solidário, que nos habitámos a respeitar e a estimar. É uma enorme perda nós individualmente, mas sobretudo para a família, e também para o SPRC, para a FENPROF e para o movimento sindical docente.

João Cunha Serra, Coordenador Nacional do Ensino Superior - FENPROF

-------------------------

A participação nas lutas sindicais e, em geral, o empenhamento em causas justas, leva-nos a entrar em contacto com pessoas que de outra forma nunca chegaríamos a conhecer. E leva-nos sobretudo a conhecer pessoas solidárias, generosas, empenhadas na construção de um mundo melhor. O Nuno Rilo era tudo isso. Habituámo-nos a tê-lo entre nós, a contar com ele, a sentir a sua amizade, o seu afecto. Por tudo isso, hoje ficámos todos mais pobres. Ficámos tristes. Desoladamente tristes pela perda, pelo inesperado da perda. Por tudo. Mas o Nuno fará certamente mais falta ainda àqueles que lhe são mais próximos, sobretudo aos familiares. Para eles, o meu abraço especial.

Amílcar Duarte, Ensino Superior - SPZS (Algarve)

---------------------------

Devastadora essa noticia ... O Nuno era um grande amigo de todos, um sindicalista de excepção e, acima de tudo, um ser humano absolutamente extraordinário.

Orfeu, IST

----------------------------

Fiquei chocado, há pouco, quando reabri o meu mail, depois das aulas que tinha tido, e abri a mensagem do João… e fui ao gabinete do Rui Salgado ver se ele tinha mais informação.  
Nunca se está pronto para uma notícia destas, e é claro que o Nuno não tinha idade para morrer, e fará por cá imensa falta, sobretudo à sua família, mas também a todos nós que com ele convivemos e lutamos, nas mais diversas causas dos docentes, nestas últimas décadas. Solidarizo-me pois com as palavras do João, apresentando à sua família as minhas condolências.
Neste último ano, é o 4º sindicalista e amigo que vejo partir, ficando-me uma sensação de vazio, uma grande saudade, mas também uma enorme memória dos tempos que vivemos juntos.
Até sempre, companheiro!

Manuel Pereira dos Santos, Ensino Superior - SPGL

-------------------------------

Por força das enormes dificuldades que é ser-se docente no ensino superior e investigador, sindicalista e cidadão pleno, aceitei ajudar o nosso querido camarada nesta difícil tarefa que é conferir dignidade a uma profissão tantas vezes tão mal tratada. Hoje sinto o vazio da partida de quem me deu sempre o prazer de poder discordar dele.
Não é possível, por isso, aceitar esta perda. É injusta e errada! O Nuno é daquelas pessoas que nos fazem sentir que vale a pena tudo fazermos para sermos rectos e coerentes com o que defendemos. Como ele sempre fez... despertando consciências.

Luís Lobo, SPRC

-------------------------------

Quando discordámos, acrescentou-se a razão. Ficámos mais sábios. Quando concordámos, fizemos outros mais fortes. Conheço poucos que se te assemelhem, em perseverança e obstinada frontalidade…
Vamos continuar-te, Nuno.

Hernâni Mergulhão, SPGL

-------------------------------

Acabei de ler os mails. Nem queria acreditar...O que é que lhe aconteceu? Fui ver a página do nosso amigo e tinha 54 anos! Mais um "cinquentinho" que vejo partir...
Quem o conhecia melhor já disse tudo. Eu lembrei-me do Encontro de Málaga e de como era impossível não estimar uma pessoa como ele...

Clementina Miranda, SPZS

-------------------------------

Depois da inacreditável notícia dada pelo João e enxugadas as lágrimas pela perda do nosso amigo e camarada Nuno Rilo, sindicalista combatente de primeira linha, só hoje consegui expressar publicamente os meus sentimentos de pesar e luto à família, em primeiro lugar, mas de partilhar com todos os camaradas esta profunda dor pela inesperada morte do nosso generoso amigo e camarada Nuno, incansável na dignificação da nossa condição de docentes e investigadores. Para além das nossas reuniões, por vezes acaloradas mas sempre com o mesmo objectivo de encontrar o melhor caminho e formas de luta, lembro-me das várias conversas nas viagens de Lisboa até Coimbra. Resta-nos a memória, a saudade e que a sua dedicação nos dê mais força para relativizar o secundário e agarrarmos o que é essencial na vida sindical e política: o debate franco, a solidariedade, a luta e a acção colectiva.                
Um abraço a todos e ao Nuno: Até sempre, camarada! 

Carlos Silva, SPN

-------------------------------

Camaradas e amigos do SPRC e da FENPROF,
Foi com tristeza e com um sentimento de incredulidade que soubemos da morte do nosso camarada Nuno Rilo. O Nuno não era só dirigente sindical. Era, também, um homem empenhado na defesa de uma sociedade mais fraterna e justa. Constitui pois uma enorme perda para todos nós, o seu inesperado desaparecimento. Fica o exemplo de um homem forte nas suas convicções e dedicação à causa do ensino e da democracia.
Para os seus amigos e família os sentidos pêsames

Da Direcção do Sindicato dos Professores do Norte

----------------------------------

Foi incrédula que li a mensagem no telemóvel, que o Mário Carvalho me enviou. É um enorme vazio, indizível.Para nós e para as nossas lutas uma grande perda. Para todos, neste momento em que nos sentimos mais frágeis, mais pobres

Margarida Felgueiras

----------------------------------

Não, Nuno, não pode ser verdade. Diz-nos que foi só uma partida de mau gosto. Sei que não faz o teu género, mas não faz mal, não levamos a mal. O que não te podemos perdoar é que te vás assim. Exactamente agora que, como antes, precisamos tanto de ti. Precisamos das tuas qualidades e capacidades, das tuas opiniões e da clareza com que as defendes, precisamos da firmeza das tuas convicções, Precisamos de ti, porra! E não me venhas com aquela de que não há ninguém insubstituível.

Até amanhã, Camarada.

Rui Salgado, SPZS

----------------------------------

Li, incrédula, a mensagem do João sobre o desaparecimento do Nuno. 
Contra toda a evidência, nunca a esperamos. Ainda para mais com alguém inteiro e generoso como o Nuno Rilo. Vai fazer-nos muita falta a sua dedicação e o acerto das suas opiniões.
Vêm-me à memória uns versos de Salvatore Quasimodo: Cada um de nós está só no coração da terra trespassado por um raio de sol; e de repente anoitece. É por causa desse raio de sol que devemos continuar-te, camarada.

Carina Carmo, SPZS

----------------------------------

Soube há pouco por telefonema do colega Álvaro Santos do ISEC, e agora pelo e-mail que recebi da FENPROF, do falecimento do colega Nuno Rilo. Trata-se de uma grande perda para todos nós. Conheci-o há alguns anos e tinha por ele um grande apreço. Grande perda para todos nós. Aqui deixo o meu pesar.

Viriato Marques, ISEC

----------------------------------

Queremos dizer-vos da tristeza que sentimos pela morte de mais um companheiro de luta. Que tempos são estes, em que parece que só os melhores é que partem!
Na impossibilidade de estarmos fisicamente convosco na despedida ao Nuno, queremos deixar as mais sentidas condolências para todos vós, camaradas do SPRC, para os amigos do Nuno e para os seus familiares.
Um abraço e "até sempre!"

 Henrique Borges e João Baldaia