Nacional
Concentração em Lisboa (Pç. da Figueira, 14h30). Distribuição de documentos na Região Autónoma da Madeira

28 de Março, Dia Nacional da Juventude, Dia Nacional de Luta

28 de março, 2006

No dia 28 de Março de 2006 faz 59 anos que milhares de jovens portugueses se encontraram num acampamento em São Pedro de Moel com o objectivo de confraternizar num ambiente de alegria e amizade. Essa data passou a ser considerada O Dia Nacional da Juventude.

Nos tempos do fascismo e da ditadura de Salazar, este acampamento foi reprimido pela PIDE.

Ali estavam activos defensores da democracia e da liberdade.

Muitos desses jovens foram presos e espancados, mas posteriormente libertados devido aos enormes protestos juvenis e populares.

A Interjovem/CGTP-IN vai assinalar o Dia da Juventude com um dia nacional de luta com uma concentração às 14:30 horas na Pçª da Figueira exigindo mais e melhor trabalho, contra o desemprego; estabilidade, contra a precariedade; por aumentos reais dos salários; contra o aumento do custo de vida e por mais e melhor formação profissional.

Manuel Carvalho da Silva, secretário-geral da CGTP-IN e Valter Lóios, da direcção nacional da Interjovem, farão as suas intervenções junto à residência oficial do Primeiro-Ministro.

Estes jovens trabalhadores vão estar na rua para lutar contra as injustiças e reclamar do governo e do patronato medidas e atitudes concretas que assegurem aos jovens um presente e um futuro melhores.

Na Madeira, o Dia Nacional da Juventude será assinalado com a distribuição de um documento à população e nos Açores será distribuído um documento nas empresas com maior concentração de jovens trabalhadores.

 CGTP-IN
27/03/2006