Nacional

"Mail Verde" sobre avaliação do desempenho merece adesão dos professores

14 de maio, 2008

O "Mail Verde" sobre avaliação de desempenho, criado pela FENPROF, recebeu durante o passado fim de semana e no seu primeiro dia útil (segunda, dia 12/5), cerca de duas dezenas de cartas de professores das diversas regiões do país. Aspectos relacionados com a simplificação de procedimentos decorrente do "Memorando de Entendimento", perguntas sobre normas legais e decisões de reuniões, de duvidosa legalidade, realizadas em diversas escolas (devidamente ilustradas por extractos de actas) foram, nestes primeiros dias, alguns dos motivos que levaram os professores a recorrer ao "Mail Verde".

O "Mail Verde" pretende ser um instrumento de trabalho sindical colocado à disposição dos professores e educadores para apresentarem as suas dúvidas e preocupações sobre o modelo de avaliação e a sua aplicação nas escolas, mas, também, denunciarem situações de abuso que detectem nas suas escolas.

Para a FENPROF, este será um importante apoio ao trabalho que, até Junho de 2009 - momento em que se iniciarão as negociações que visam alterar o modelo de avaliação do desempenho - deverá ser desenvolvido no âmbito da comissão paritária. Desta forma, será possível conhecer situações irregulares e/ou ilegais existentes no terreno que, no sentido da regularização, serão colocadas nas reuniões daquela comissão (a próxima está prevista para dia 23 de Maio), bem como ter acesso a informações que, apenas por via oficial (do ME, do conselho científico ou das escolas), dificilmente seriam conhecidas.

O acesso ao "Mail Verde" poderá fazer-se através da página electrónica da FENPROF (www.fenprof.pt) ou de qualquer dos seus Sindicatos. Pode também aceder-se directamente através do endereço electrónico comissão.paritaria@fenprof.pt.

A FENPROF apela aos professores e educadores para que utilizem este importante instrumento de trabalho e comunicação com a Federação e os seus Sindicatos.

O Secretariado Nacional da FENPROF