II ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE DESGASTE NA PROFISSÃO DOCENTE

FENPROF apresenta conclusões do estudo sobre "As condições de Vida e de Trabalho na Educação em Portugal"

19 de outubro, 2018

Intervenção de Mário Nogueira na Sessão de Encerramento

A equipa de investigadores consegue provar que o problema é de organização do trabalho. O afastamento entre as expectativas dos docentes e a realidade do exercício da sua profissão é a principal causa dos problemas diagnosticados, bem refletidos nas conclusões que, nesta fase, é possível tirar, num estudo que, até pelo volume dos dados (cerca de dois milhões), não está e não podia estar terminado. A edição n.º 294 do Jornal da FENPROF (OUTUBRO DE 2018) publica, na íntegra, resultados finais de parte muito significativa dos dados obtidos.

Ler estudo completo

Assista aqui a todas as intervenções do II Encontro Internacional sobre o Desgaste na Profissão Docente

Apresentação do Professor Christophe Déjours

Apresentação de Martin Henry (original em Inglêsversão em Português)

Professores dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário

Encontro Nacional vai atualizar e debater estudo sobre horários e condições de trabalho

23 de outubro, 2023

A FENPROF vai realizar no dia 10 de novembro, em Lisboa, na Escola Secundária Camões, um Encontro Nacional dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário com o objetivo de analisar as questões mais relevantes da profissão nestes níveis de ensino, designadamente no que diz respeito a horários e condições de trabalho.

Responde ao Questionário sobre horários e condições de trabalho [AQUI]

Inscreve-te no Encontro Nacional dos docentes dos 2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário [AQUI]

Desgaste Profissão Docente

Inquérito Nacional sobre Condições de Vida e Trabalho na Educação

16 de fevereiro, 2018

Apresentação pública do inquérito terá lugar amanhã, 17 de fevereiro, pelas 13 horas, em Vila Real, no final do Seminário “Desgaste profissional dos professores: síndrome de burnout”.

Professores dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário

Encontro Nacional vai atualizar e debater Estudo sobre Horários e Condições de Trabalho. Professores aprovarão Carta Reivindicativa

08 de novembro, 2023

A FENPROF vai realizar no dia 10 de novembro, em Lisboa, na Escola Secundária Camões, um Encontro Nacional dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário com o objetivo de analisar as questões mais relevantes da profissão nestes níveis de ensino, designadamente no que diz respeito a horários e condições de trabalho.  

Educação Pré-escolar

Estudo da FENPROF sobre a situação na Educação Pré-escolar

02 de fevereiro, 2022

Questionário para ser preenchido por educadores/as de infância da rede pública. Para responder ao questionário seleciona: https://dados.fenprof.pt/1021/

A FENPROF e os seus Sindicatos pretendem fazer uma avaliação para melhor conhecerem a situação profissional das/os educadoras/es de infância, debater propostas para resolver problemas detetados e perspetivar formas de ação e luta a desenvolver.

Ensino Particular e Cooperativo

FENPROF denuncia más condições de trabalho dos professores

29 de setembro, 2017

A FENPROF esteve esta sexta-feira no Ministério da Educação com um conjunto de docentes do ensino particular e cooperativo (EPC) – colégios privados, escolas profissionais, escolas de ensino artístico especializado – para denunciar as más condições com que está a ter início o ano letivo neste sector de ensino.

FENPROF na Assembleia da República para exigir respeito pelos direitos dos docentes, justiça na carreira e melhores condições de trabalho

10 de junho, 2020

Petição apresentada pela FENPROF reuniu mais de 20.000 assinaturas e relança os principais pilares da ação reivindicativa dos professores 

A Petição “Em defesa da sua dignidade profissional, os professores exigem respeito pelos seus direitos, justiça na carreira e melhores condições de trabalho” foi apresentada pela FENPROF na Assembleia da República em 12 de novembro de 2019. Contudo, a limitação dos trabalhos parlamentares provocada pela pandemia remeteu a discussão desta petição para agora e só em 9 de junho uma delegação sindical, constituída por Mário Nogueira (Secretário-Geral) e José Costa (Presidente do SPGL), esteve na comissão parlamentar de educação para a defender.

Inquérito 2.º e 3.º CEB e Secundário

FENPROF realiza estudo sobre horários de trabalho. Dignidade e uma profissão desburocratizada!

19 de setembro, 2023

Com o objetivo de atualizar estudo realizado há cerca de 6 anos a FENPROF preparou um Inquérito Nacional para docentes dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Trata-se de instrumento essencial para a ação sobre esta matéria. A tua colaboração é imprescindível na denúncia de situações irregulares. Contamos com ela!

LINK para o questionário: Por horários de trabalho dignos e desburocratização da profissão docente

13.º Congresso aprovou essas reivindicações como prioritárias na ação da FENPROF

Também o relatório da OCDE confirma a razão da luta dos professores: Rejuvenescimento, condições de trabalho, salários, formação adequada e diálogo com representantes dos professores

19 de junho, 2019

O recente relatório do TALIS/OCDE sobre a profissão docente confirma o que a FENPROF tem vindo a afirmar: a profissão docente em Portugal está envelhecida e urge tomar medidas para resolver o problema! Para a FENPROF, esta tem sido uma das reivindicações prioritárias: “Aposentação – rejuvenescer a profissão!”. É um problema que o Ministério da Educação também conhece, a ponto de, em março de 2018, na cimeira de Lisboa sobre a condição docente, promovida por OCDE e Internacional de Educação, se ter comprometido a tomar medidas que revertessem o curso de envelhecimento. Porém, o ME não fez absolutamente nada para honrar o compromisso que assumiu.

Resultados do TALIS 2018 (relatório completo em Inglês)

Ensino Superior Público

Estudo sobre a Composição dos Corpos Docentes

13 de abril, 2005

QUESTIONÁRIO ONLINE

Consulta aos professores e educadores sobre as atuais condições de trabalho, direitos laborais e ação reivindicativa

13 de novembro, 2020

Questionário com resposta online

Este primeiro período do ano letivo, por razões relacionadas com a pandemia e a crónica falta de investimento na Educação, foi muito diferente do habitual. Por razões de natureza educativa, mas, também, social e económica, o ensino presencial prevaleceu, porém, não foram tomadas as medidas de segurança sanitária que se impunham, dada a situação que se vive.

TELETRABALHO E ENSINO A DISTÂNCIA

FENPROF lança questionário sobre as condições de exercício da profissão

22 de abril, 2020

O encerramento de escolas colocou os docentes perante novas exigências, obrigando-os a desenvolver competências até agora menos necessárias e a fazer um grande esforço para garantir que todos os alunos continuem a contar com um apoio e acompanhamento que, bem sabemos, não será possível garantir com a mesma adequação.

Daí que seja necessário acompanhar os docentes nesta nova situação e conhecer as dificuldades por que estão a passar, bem como a avaliação que fazem, designadamente, do apoio que têm tido.

Assim, a FENPROF divulga um QUESTIONÁRIO, com o qual pretende fazer um levantamento da opinião e da situação dos docentes em relação a esta nova realidade.

A FENPROF divulgará os resultados que venham a ser apurados, numa primeira apreciação ao ensino a distância e às condições em que se está a desenvolver, no início de maio.

Eugénio Rosa esclarece

Estudo da "Mercer" sobre as remunerações distorce a realidade...

23 de março, 2013

MAS SERVIU AO GOVERNO PARA MANIPULAR OPINIÃO CONTRA OS TRABALHADORES DA FUNÇÃO PÚBLICA

FENPROF em conferência de Imprensa. C. Serra e N. Rilo destacaram aos jornalistas a precariedade de emprego no Superior

Estudo sobre a composição dos corpos docentes das instituições de Ensino Superior público

11 de abril, 2005

Condições de trabalho

FENPROF denuncia à IGEC irregularidades nos horários e nas condições de trabalho dos docentes

28 de março, 2024

A FENPROF reuniu, esta quinta-feira, com a Inspeção Geral da Educação para relatar diversas irregularidades nas escolas, como o incumprimento do artigo 79.º do ECD, questões específicas da Educação Pré-Escolar, mas, fundamentalmente, questões relacionadas com os horários e as condições de trabalho dos professores.

Questões que a FENPROF continua empenhada em resolver, como referiu o Secretário-geral adjunto José Feliciano Costa, lembrando a petição que tem estado a circular nas escolas e que será brevemente entregue na Assembleia da República.

Resolução do Conselho Nacional da CGTP-IN:

Melhores condições de vida e de trabalho

02 de fevereiro, 2016

COMBATER A CHANTAGEM , EFETIVAR A MUDANÇA DE POLÍTICA

O país está de novo confrontado com a ingerência e a chantagem da troika e dos agiotas das agências de rating. Em simultâneo, PSD-CDS, Comissão Europeia (CE), Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI), procuram omitir, branquear e alijar responsabilidades pela política que destruiu o sector produtivo, generalizou o desemprego e o trabalho precário, forçou a emigração, bloqueou a contratação colectiva, cortou direitos, salários e pensões, encerrou serviços públicos, atacou a Constituição da República e a soberania do país, alerta o Conselho Nacional da CGTP-IN (2/02/2016)

Destaque

Acção da FENPROF leva à intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho

16 de janeiro, 2014

Resultados obtidos são muito positivos e garantem a defesa de direitos dos docentes de instituições do ensino particular e cooperativo

Propostas da FENPROF

Horários e outras condições de trabalho

11 de setembro, 2015

É hoje consensual entre os docentes que um dos fatores que mais tem contribuído para o seu desgaste físico e psicológico é o agravamento das condições de trabalho, nomeadamente no que respeita aos horários de trabalho, ao elevado número de alunos por turma, ao elevado número de turmas e níveis por professor, particularmente no caso de disciplinas com uma carga horária mínima (1 ou 2 horas letivas por semana), e, sobretudo, ao permanente conflito entre o que é considerado atividade letiva e atividade não letiva.