Negociação

Reunião final de negociação antecedida de declarações pouco felizes da Ministra da Educação

06 de janeiro, 2010

Esta quinta-feira, dia 7 de Janeiro, ocorrerá uma ronda final de negociação com os diferentes Sindicatos representativos dos professores (agora prevista para as 10 horas).

Seria curial que nas horas que antecedem esse ultimo esforço de aproximação de posições, próprios de um ciclo negocial que se encerra, não se produzissem declarações que perturbem o clima de diálogo que tem caracterizado todo este processo.

Assim não pensou a Srª Ministra que, em declarações públicas hoje produzidas e referindo-se às taxas de incidência das menções qualitativas de avaliação de desempenho correspondentes ao muito conturbado ciclo anterior de avaliação, considera mais de 80% de classificações de bom registadas como uma "normalidade" própria do defensismo característico da classe profissional docente.

Há dois aspectos nestas declarações que a FENPROF quer destacar:

  1. Consistindo o modelo simplificado que prevaleceu até agora num sistema de avaliação dirigido a aspectos burocráticos (assiduidade, cumprimento do serviço distribuído e acções de formação contínua) o que seria absolutamente anormal é que não se registassem indicadores desta dimensão (os professores faltam pouco, frequentam as acções de formação que lhe são facultadas e têm o hábito de cumprir o serviço que lhes é distribuído).
  2. Por outro lado, ao invés de revelar estranheza pela verificação de resultados deste tipo, deveria a Srª Ministra manifestar o seu contentamento por poder contar com um tão grande número de docentes que, quer perante um modelo atribiliário que lhes foi imposto como perante outro que se sustente no rigor e na exigência, são capazes de responder com tão claros indicadores de bom desempenho profissional.

A FENPROF, ao mesmo tempo que reputa de infelizes estas declarações, reafirma que não se deixará perturbar por este tipo de afirmações e, serena e responsavelmente, abordará amanhã a reunião final deste primeiro ciclo de negociação.

O Secretariado Nacional da FENPROF
6/01/2010