Educação Especial
Foi publicado (7/01/2008) o Decreto-lei nº 3/08, que define os apoios especializados a prestar no sistema educativo

Escola menos inclusiva

07 de janeiro, 2008



Federação Nacional dos Professores reafirma
que a educação inclusiva é uma componente da educação para todos e deve ter lugar numa escola pública, gratuita, de qualidade, democrática, logo inclusiva.

FENPROF exige do ME a reposição da legalidade e o respeito por professores e alunos

ME repete colocação de docentes sem habilitação na Educação Especial

17 de novembro, 2007

FENPROF não só denuncia, como exige a correcção imediata de uma situação que penalizará os alunos, que põe em causa o carácter inclusivo da Escola Pública e que irá, também, penalizar os docentes, designadamente no âmbito da avaliação do seu desempenho

ME continua sem corrigir procedimento irresponsável e desrespeitador de crianças e jovens deficientes

04 de novembro, 2007


O Ministério da Educação não esclareceu a FENPROF quanto à forma como irá (ou se irá) corrigir a situação criada em 31 de Outubro quando, ilegalmente, decidiu colocar 140 docentes sem formação especializada, nem experiência específica (e, por essa razão, impedidos de concorrer a esse grupo) em lugares do grupo 910 - Educação Especial que, recorda-se, se destina a prestar "apoio a crianças e jovens com graves problemas cognitivos, com graves problemas motores, com graves perturbações da personalidade ou da conduta, com multideficiência e para o apoio em intervenção precoce na infância".

Aplicação pelo ME da CIF 2001 da Organização Mundial de Saúde visa esconder alunos com Necessidades Educativas Especiais

Educação Especial: comunidade científica confirma denúncia e críticas da FENPROF

10 de julho, 2007

A FENPROF tem vindo a denunciar que o Ministério da Educação, ao adoptar a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF 2001 da Organização Mundial de Saúde - OMS) como referencial teórico para a avaliação de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), pretende deixar sem apoio especializado da educação especial um cada vez maior número de crianças e jovens com NEE, pondo em risco a Escola Inclusiva, vertente fundamental de uma Escola Pública de Qualidade e para Todos.

Comunicado da FENPROF, 10/05/2007

Provas de aferição: Ministério da Educação teima em desrespeitar alunos com Necessidades Educativas Especiais

10 de julho, 2007

Mais uma vez, o Ministério da Educação, através do Despacho n.º 2351/2007, de 14 de Fevereiro, teima em desrespeitar a Constituição da República Portuguesa, a Legislação de Educação, e, sobretudo, os alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Mais uma na Educação Especial!...

16 de maio, 2007

Estranha-se, mais uma vez, que o Ministério da Educação altere a terminologia da elegibilidade dos alunos para a educação especial, sem alterar a legislação que enquadra este processo e sem a negociar com as organizações sindicais.

Nota de imprensa da FENPROF

Docentes sem habilitação obrigados a trabalhar na Educação Especial

01 de abril, 2007

Não assumindo os erros do mau levantamento das necessidades reais das escolas e confrontado com alunos com NEE sem apoio especializado da Educação Especial, o ME opta por obrigar professores, sem qualquer formação especializada ou experiência em Educação Especial, a trabalhar com estes alunos.

Em conferência de imprensa sobre Educação Especial, SPRC acusa ME de desrespeitar a Declaração de Salamanca

Escola inclusiva posta em causa!

14 de março, 2007

Comunicado da Direcção do Sindicato dos Professores da Região Centro

Escola Inclusiva reduzida a uma miragem!

24 de novembro, 2006

Listas provisórias de ordenação e exclusão de destacamento

Educação Especial e condições específicas

10 de setembro, 2006

Abaixo-assinado para exigir que todos os cursos de especialização que conferem a habilitação especializada para o grupo de recrutamento E1 sejam reconhecidos de igual forma como qualificação para este domínio de Educação Especial(14/03/06)

Docentes de Educação Especial exigem igual tratamento

21 de junho, 2006

Tomada de posição do Secretariado Nacional da FENPROF, 17/05/2006

Exames de aferição não respeitam alunos com necessidades educativas especiais

21 de junho, 2006

Assuntos da Educação Especial

Reunião com a Secretaria de Estado de 18 de Maio de 2006

21 de junho, 2006

Violação da privacidade (Lusa, 5/06/2006)

Dados de alunos com necessidades especiais acessíveis na Internet

21 de junho, 2006

Comunicado de Imprensa da FENPROF de 17/05/2006

Exames de aferição não respeitam os alunos com nee

21 de maio, 2006

Documento aprovado na Concentração de 10 de Março de 2005 e entregue no ME

Uma escola de qualidade verdadeiramente inclusiva exige mais vagas para a Educação Especial

05 de maio, 2006

Proposta do ME - Janeiro de 2002

Ensino Especial

08 de março, 2006

Educação e Ensino Especial: concentração na 5 de Outubro, na tarde de 10 de Março (sexta-feira)

ME pretende reduzir a escola inclusiva a uma "miragem"

08 de março, 2006

"Técnicos reclamam por mexidas profundas nesta área de ensino" (JN, 6/02/2006)

Educação Especial: vagas são insuficientes

15 de fevereiro, 2006

(No caso da Educação os regimes de monodocência)

Parecer da FENPROF sobre o projecto de Dec-Lei que visa extinguir alguns regimes especiais de aposentação

19 de outubro, 2005

Comunicado de Imprensa de 20/05/2003

Candidatura para a Educação Especial

20 de junho, 2005

Encontro do SPGL no dia 6 de Junho (2ª feira), em Lisboa

Educação Especial, Desafios do Futuro

05 de junho, 2005