FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
 
newsletter 
RSS
Comissão Parlamentar de Educação e Ciência
19 jul 2016 / 16:21

Em representação dos subscritores da petição em defesa da Escola Pública,  que exige o respeito pela Constituição, garantindo o financiamento adequado à rede pública de ensino, uma delegação de promotores dessa petição esteve na tarde da passada terça-feira, 19/07/2016, na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República (foto: J. Caria)  para sustentar o que, num primeiro momento, foi peticionado por mais de 71.000 subscritores./ JPO


28 jul 2016 / 23:32

"Sociedade civil em defesa de um património que é de todos e que Portugal necessita"
08 jul 2016 / 16:54

Em representação dos mais de 71.000 subscritores da Petição em defesa da Escola Pública e dos promotores da Marcha que, em 18 de junho, juntou 80.000 pessoas em Lisboa, uma delegação integrando elementos de variados setores foi recebida (8/07/2016), em audiência (foto: J. Caria) no Palácio de Belém pelo Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa. Integraram a delegação: Mário Nogueira e João Cunha Serra (respetivamente, Secretário Geral e Presidente do Conselho Nacional da FENPROF), Helena Roseta (Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa), Ana Benavente (Docente e ex-Secretária de Estado da Educação), Artur Sequeira (Federação de Sindicatos da Função Pública), Diogo Mendes (Presidente da Associação de Estudantes Escola Secundária Lima de Freitas) e Isidoro Roque (Presidente da FERLAP). / JPO

Revista de imprensa


18 de junho 2016
18 jun 2016 / 17:48

Mais de 80 000 pessoas, oriundas de todas as regiões do país, uniram vozes naquela que foi a maior iniciativa até hoje realizada em defesa da escola pública. O desfile entre o Marquês de Pombal (foto: J. Caria) e o Largo do Rossio durou três horas. / JPO

O respeito pelo trabalho jornalístico não torna admissível a mentira


Médicos em defesa da escola pública
28 jun 2016 / 16:32

A escola pública em destaque
16 jun 2016 / 16:41

 “A Escola Pública em Portugal foi aquela que formou a geração mais qualificada do país que, infelizmente, devido às medidas de austeridade impostas foi obrigada a emigrar em grande número.”

"Pelos dados que nos chegam será uma grande Manifestação. E é necessário que o seja, uma manifestação de cidadãos que defendem a Escola Pública, uns professores e outros não. Uma manifestação em que os participantes não irão sob pressão, como acontece com as dos colégios."


EM FOCO
16 jun 2016 / 13:47

Está tudo a postos para a Marcha deste sábado,18 de junho. Do Norte esperam-se três comboios com participantes na grande jornada em defesa da escola pública.

Das restantes regiões do país, a deslocação far-se-á em autocarros ou de modo próprio, com muitas escolas a organizarem-se para participar.


15 jun 2016 / 18:12

Como entidade copromotora da Marcha de 18 de junho, a Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais (FERLAP) recebeu da CONFAPA - Confederação das Associações de Pais de Alunos de Centros Escolares Públicos da Galiza uma expressiva nota de solidariedade e apoio à iniciativa a realizar no próximo sábado em Lisboa, em defesa da escola pública.


13 jun 2016 / 11:09

Perguntar-se-á por que razão, numa sociedade democrática, com uma Constituição que consagra a Escola Pública como prevalecente, de oferta universal, garantindo-a a todos os cidadãos, é necessário manifestarmo-nos em sua defesa. Na verdade, parece que bastaria à Escola Pública cumprir a sua missão para que tal se tornasse desnecessário.


Entrevista rápida a Mário Nogueira
12 jun 2016 / 16:35

O movimento que exige que o Estado pague colégios privados onde existe resposta pública produziu novo delírio, mais uma vez, de forma grosseira e destilou venenos contra cidadãos e organizações. Na origem esteve o apelo que o PS divulgou à participação na Marcha de 18 de junho em defesa da Escola Pública. Segundo os senhores que vestem de amarelo “Faz muita impressão ver o PS aliar-se à extrema-esquerda e ao mais empedernido corporativismo...". Entendem que o PS deveria manter-se em silêncio e PCP e BE, pelas posições que tomam, são de extrema esquerda. Curiosamente, já em relação a PSD e CDS não é exigida neutralidade, nem são considerados de extrema direita. Estranho este sentido democrático... O Secretário Geral da FENPROF comenta este e outros delírios dos senhores de amarelo. / JPO


Lisboa, Marquês de Pombal, 14h30
28 mai 2016 / 17:49

Cumprir a Constituição, dar reposta a todos os alunos e respeitar o dinheiro público impõe investimento na Escola Pública de qualidade

É num quadro de afirmação de uma Escola Pública de qualidade e democrática que no próximo dia 18 de Junho, um sábado, em Lisboa, a Escola Pública sai à rua. Cidadãos e cidadãs promotores de uma Petição que já reúne dezenas de milhar de assinaturas, organizações e entidades diversas da sociedade portuguesa promovem a iniciativa cujos contornos serão oportunamente divulgados. A concentração de quantos pretendem assumir publicamente a defesa da Escola Pública terá lugar no Parque Eduardo VII, a partir das 14.30 horas do já referido dia 18 de junho.).


Tribuna em Lisboa:
03 jun 2016 / 19:09

71.124 assinaturas na maior Petição que até hoje chegou ao Parlamento

A afirmação cívica em defesa da escola pública, democrática, de qualidade e para todos, conheceu um momento muito expressivo com a realização desta Tribuna no coração da Baixa lisboeta. Dos 22 testemunhos na primeira pessoa e das três mensagens lidas em palco destacou-se uma certeza: Lisboa vai viver uma grande jornada cívica, de expressão nacional, em defesa da escola pública, de qualidade, democrática e para todos, no próximo dia 18 de junho! / JPO

"Uma luta que é de todos, da sociedade, da democracia e dos democratas" (Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF)

"A lamentável ideia de sacrificar escolas" (Norberto Pires, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra)

"Defendo a escola pública em nome da liberdade, da democracia e da cultura" (Ana Mafalda Pernão, Diretora da Escola de Música do Conservatório Nacional)

 Imagens da entrega da Petição na A.R. e no M.E. e da Tribuna Pública (3/06/2016)


Revista de Imprensa
17 jun 2016 / 18:22

CIG/Ensino:
17 jun 2016 / 08:27

Voltar ao Topo 

FENPROF, Federação Nacional dos Professores

Rua Fialho de Almeida nº 3 - 1070-128 Lisboa
Telefone: 213 819 190 | Fax: 213 819 198
fenprof@fenprof.pt

 

ENTIDADE FILIADA EM:

Internacional da Educação
CPLP-Sindical de Educação