CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
Acção Sindical

RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO CUMPRIDO PELOS PROFESSORES
19 jan 2019 / 11:01

Por não terem recebido qualquer resposta do Primeiro-Ministro, a quem solicitaram que a primeira convocatória lhes fosse enviada até 18 de janeiro, as organizações sindicais de docentes irão agora manifestar a sua exigência na rua. Nesse sentido, irão concentrar-se junto ao Ministério da Educação (Avenida Infante Santo) no próximo dia 24 (quinta-feira), pelas 11:00 horas. Aí, aprovarão uma Moção, que será entregue no Ministério da Educação, e seguirão até à Presidência do Conselho de Ministros (PCM), onde os governantes estarão reunidos.


Reposicionamento dos Professores
18 jan 2019 / 12:35

O Ministério da Educação, também em relação ao processo de reposicionamento dos professores, está a criar confusões onde elas não deviam existir. Confusões quer em relação aos próprios docentes que foram reposicionados, quer em relação aos seus colegas, que já estavam integrados na carreira e se veem ultrapassados.

Vai agora a FENPROF, a seu pedido, reunir com a Provedoria de Justiça para colocar todas as questões que se relacionam com mais um processo em que o Ministério da Educação revelou, de novo, incapacidade para agir de forma legal, transparente e justa. A reunião na Provedoria de Justiça será no dia 22 de janeiro (terça-feira), pelas 15:30 horas


Há dois meses que Ministério da Educação recusa reuniões para resolver problemas que afetam grupos de professores
16 jan 2019 / 16:23

Problemas que afetam grupos de docentes, por vezes milhares, e outros que são sentidos de forma generalizada, levaram a que, ainda em novembro passado, a FENPROF tivesse solicitado reuniões à Secretária de Estado Adjunta e da Educação e ao Secretário de Estado da Educação.

Face ao silêncio dos governantes, a partir de hoje a FENPROF vai enviar diariamente ofícios aos mesmos, esperando que daí resulte a rápida marcação das reuniões e vai reunir com os professores afetados por estes problemas admitindo que os mesmos venham a realizar uma vigília junto ao Ministério em data próxima.


DECLARAÇÃO DE REPÚDIO E EXIGÊNCIA
16 jan 2019 / 11:36

Quem não sabe respeitar os professores não pode ser governante de um Estado de Direito Democrático

Decididamente, Tiago Brandão Rodrigues não respeita os professores e as suas organizações sindicais. Isso ficou bem patente, de novo, ontem (15 de janeiro de 2019), na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, quando afirmou que, em relação às negociações com os professores, o governo tem o seu “próprio calendário”, afirmando, ainda, que o “Orçamento do Estado é válido para todo o ano”, ou seja, insinuando que a negociação poderá ser quando for, até mesmo fora da atual Legislatura.

Os professores exigem que o processo negocial se inicie no curto prazo.


15 jan 2019 / 11:55

«Marques Mendes, na condição de comentador de assuntos políticos, afirmou, numa das suas palestras, que a exigência dos docentes de recuperar todo o tempo de serviço cumprido durante os períodos de congelamento tinha natureza política e eleitoralista, sendo os professores vítimas da mesma. Este é um insulto de Marques Mendes aos professores e aos seus sindicatos, pois, reconhecidamente, nesta matéria, o ex-dirigente partidário não é propriamente um inculto.»

Leia o texto completo da autoria do Secretário-geral da FENPROF


RECUPERAÇÃO INTEGRAL DO TEMPO DE SERVIÇO
15 jan 2019 / 11:34

Caso até dia 18 não seja convocada a primeira reunião negocial, que deverá ser marcada para data próxima, a FENPROF convergirá com outras organizações sindicais na realização de uma Concentração de Professores no dia 24 de janeiro, quinta-feira, junto à Presidência do Conselho de Ministros.


Declaração de tempos de trabalho para a Segurança Social
10 jan 2019 / 15:24

Conforme solicitado pelo presidente da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República (AR), a FENPROF enviou uma informação relativa às matérias suscitadas por uma petição que ali está a ser apreciada. 


Reunião SN FENPROF - 10 e 11 janeiro
09 jan 2019 / 18:28

O Secretariado Nacional da FENPROF reunirá nos próximos dias 10 e 11 de janeiro, em Lisboa. Esta reunião acontece num momento muito importante para os professores, em que começa a tardar a marcação, pelo Ministério da Educação, do início do processo negocial que decorre da Lei do Orçamento do Estado para 2019.


08 jan 2019 / 14:48

Amanhã, 9 de janeiro, a FENPROF terá uma longa jornada de trabalho na Assembleia da República, com a participação na audição promovida pela Comissão de Educação e Ciência, solicitada pelas organizações sindicais de docentes, sobre o processo de recuperação do tempo de serviço dos docentes da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário; a audição da FENPROF sobre o processo de descongelamento das carreiras dos docentes do ensino superior, na sequência da Petição promovida e entregue pela FENPROF na Assembleia da República, durante a manhã. Às 15 horas, com a presença nas galerias da Assembleia da República para assistir ao debate, em sessão plenária, da Petição promovida pela FENPROF sobre a necessidade de um Contrato Coletivo de Trabalho para os docentes do Ensino Particular e Cooperativo que estabeleça condições de trabalho, incluindo horários, remunerações e carreira semelhantes aos dos seus colegas do ensino público. 


04 jan 2019 / 16:53

"Após o veto presidencial ao decreto-lei que apagava 6,5 anos de tempo de servico aos professores, abre-se um novo ciclo negocial que, tal como o novo ano, se deseja melhor.

Ressabiados, alguns, próximos do Governo, desvalorizaram, de imediato, o veto, reduzindo-o à questao formal. Da Presidência, porém, chegou o esclarecimento com o apelo à criatividade na recuperação do tempo de servico, acrescida, dias depois, da afirmação de que o formal tem sempre conteúdo."

Ler o artigo completo [Público, 3 de Janeiro de 2019]


CONTAGEM INTEGRAL DO TEMPO DE SERVIÇO
04 jan 2019 / 16:39

Os professores e educadores rejeitam ser discriminados e exigem a recuperação de todo o tempo de serviço cumprido. Não aceitam tratamento diferente do que é dado à generalidade dos trabalhadores da Administração Pública e aos seus colegas das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores

Assinar online aqui 


9 anos, 4 meses e 2 dias
03 jan 2019 / 16:44

Os sindicatos esperam agora que a convocatória para retomar as negociações seja enviada em breve e que o governo se apresente com uma nova postura negocial para que não voltem a esbarrar num muro de intransigência.

À saída foi ainda divulgado o abaixo-assinado que vai começar a circular nas escolas e se pretende que seja um dos maiores de sempre, subscrito pelos professores. Este documento tem por objetivo confirmar junto do governo que os professores estão unidos em defesa da recuperação total do seu tempo serviço e acompanham as organizações sindicais nas propostas que estas defendem.

 

Proposta para recomposição da carreira docente entregue a 18 de dezembro

Abaixo-assinado para descarregar e imprimir (sempre em frente e verso, com a folha de rosto)


CONDIÇÕES DE TRABALHO E DESGASTE DA PROFISSÃO
02 jan 2019 / 09:00

Afirmações de Ministro da Educação coincidem com posição da FENPROF e devem ser consideradas  fator de mobilização para a greve aos abusos e ilegalidades

A FENPROF divulga, a partir de hoje (2 de janeiro de 2019), um vídeo de apelo à participação dos professores na greve às atividades que não constam no seu horário de trabalho (reuniões e outras). Neste vídeo de esclarecimento e apelo à greve participam docentes que integram o Secretariado Nacional da FENPROF, bem como o Ministro da Educação que, com duas afirmações bastante claras, confere ainda mais razão à luta em curso, o que é muito importante para o seu desenvolvimento.


COMENTADORES
30 dez 2018 / 15:05

Em programa da TVI 24, na noite de sábado, dia 29 de dezembro, o jornalista e comentador Ricardo Monteiro afirmou que os professores portugueses eram dos mais bem pagos da OCDE e que durante o período da troika não houve professores que foram para o desemprego.

Ora bem, uma coisa é dizerem-se coisas com as quais não estamos de acordo, outra é dizerem-se mentiras para fazer passar uma mensagem necessariamente falsa.


28 dez 2018 / 17:51

Ao longo de mais de meia hora de entrevista, para além da apreciação da decisão do Presidente da República e do ponto de situação das negociações, o Secretário-geral da FENPROF fez uma análise do estado atual da Educação em Portugal: do Ensino Básico ao Superior, passando pela nova legislação sobre Educação Especial e pelo projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.


9A4M2D
28 dez 2018 / 16:55

No próximo dia 3 de janeiro (quinta-feira), pelas 12 horas, as comissões negociadoras das 10 organizações sindicais que têm agido em convergência na defesa da recuperação de todo o tempo de serviço que esteve congelado, dirigir-se-ão à Residência Oficial do Primeiro-Ministropara manifestar disponibilidade para, no curtíssimo prazo, se iniciar a negociação, do modo e do prazo de recuperar os 9 anos, 4 meses e 2 dias em que as carreiras estiveram congeladas.


9A4M2D
27 dez 2018 / 19:26

O Secretário-geral da FENPROF reage à decisão do Presidente da República e insiste que, se o governo aceitar a solução adotada na Madeira, bastaria negociar o modo de os professores, por opção, poderem utilizar o tempo congelado para a aposentação, para resolver esta questão rapidamente.


26 dez 2018 / 21:28

Decisão do Presidente da República dá nova oportunidade à negociação do modo e do prazo de recuperar os 9 ANOS 4 MESES 2 DIAS

Com esta decisão do Presidente da República, o governo vê confirmada a obrigação de abrir um processo negocial que responda ao disposto na Lei do Orçamento do Estado para 2019: estabelecer o prazo e o modo de recuperar os 9 anos, 4 meses e 2 dias que correspondem aos períodos de congelamento impostos também aos professores, tal como foi feito em relação à generalidade da Administração Pública e, também, aos docentes das Regiões Autónomas.

 

Proposta para a recomposição da carreira docente apresentada pelas organizações sindicais a 18 de dezembro de 2018


21 dez 2018 / 11:23

São várias as razões da luta dos professores – aposentação, horários e outras condições de trabalho, fim da precariedade, gestão democrática das escolas, entre outras –, mas, como é evidente, o tempo de serviço é uma questão de honra e de respeito pela profissão e pelos profissionais docentes. Ninguém tem o direito de apagar tempo de serviço cumprido pelos professores. E, por ser assim, bem pode o governo aprovar duas, cinco, doze ou trinta e sete vezes o decreto-lei que apaga tempo de serviço aos professores, que estes nunca o aceitarão e lutarão pela contagem total do tempo que cumpriram. Como tal, até 3 de janeiro, à porta do Ministério da Educação.


REPOSICIONAMENTO DOS PROFESSORES
20 dez 2018 / 18:16

A FENPROF contactou a Provedoria de Justiça, no sentido de manifestar a sua disponibilidade para uma reunião, sobre a questão das “ultrapassagens” decorrentes do processo de reposicionamento dos professores.

Entretanto, a FENPROF apela a todos os docentes que estejam nestas circunstâncias ou que conheçam relatos de casos de “ultrapassagens” para que contactem os seus sindicatos a fim de, designadamente, poder ser dado o devido acompanhamento jurídico.


9A4M2D
20 dez 2018 / 16:55

A FENPROF desfilou esta quinta-feira desde o Ministério da Educação até ao Conselho de Ministros para entregar as suas reivindicações. As caixas dos "presentes" foram entregues vazias para que o governo as possa encher de medidas que permitam resolver os problemas dos professores e das escolas: aposentação com 36 anos de serviço, gestão democrática das escolas, horários justos legais, condições de trabalho adequadas, autonomia sem municipalização e a contagem integral do tempo de serviço.

 


PROTESTO E EXIGÊNCIA
19 dez 2018 / 10:31

Amanhã, 20 de dezembro, reunirá o Conselho de Ministros, tendo, em agenda, nova aprovação do Decreto-lei que apaga mais de 6,5 anos aos professores. Aproveitando a realização da reunião, os professores irão entregar as suas reivindicações em forma de “presente” natalício aos governantes.

PARTICIPA!


CONTAGEM INTEGRAL DO TEMPO DE SERVIÇO
18 dez 2018 / 17:40

A reunião de negociação suplementar, requerida pelas organizações sindicais de docentes, realizada hoje, 18 de dezembro, confirmou a posição inflexível e intransigente de um governo que, à margem da lei, insiste em apagar 6,5 anos de trabalho cumprido pelos professores. E nem o facto de nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores o tempo ser integralmente contabilizado, acentuando a discriminação imposta a quem exerce funções no continente português, levou o Governo da República a alterar uma posição que, ao longo de um ano de negociações, manteve inamovível. Soube-se hoje, pelos representantes da Educação e das Finanças, que cumprir a lei e contar todo o tempo de serviço aos professores constituiria uma “cedência” que o governo não estava disposto a assumir.

Face à situação criada, as organizações sindicais de docentes hoje reunidas, definiram várias formas de luta para 2019.


9A4M2D
18 dez 2018 / 14:31

O Secretário-geral da FENPROF diz que os sindicatos "esbarraram no muro da intransigência do Governo". Mário Nogueira explica que os sindicatos apresentaram mais duas propostas para o prazo e o modo de recuperação dos 9 anos, 4 meses e 2 dias. No entanto, para o governo, repor a justiça e respeitar os professores seria uma cedência e, por isso, mantém a intenção de apagar mais de 6,5 anos de tempo de serviço aos professores.


9A4M2D
17 dez 2018 / 12:01

O Ministério da Educação convocou a reunião de negociação suplementar requerida pelas organizações sindicais de docentes para esta terça-feira, dia 18 de dezembro, pelas 10:30 horas. 

Nesta reunião, as organizações sindicais apresentarão uma proposta comum sobre o prazo e o modo para recuperar o tempo de serviço que esteve congelado e esperam que, finalmente, o governo se apresente com uma postura respeitadora da lei, compreendendo que, se não o fizer, em 2019 tudo volta ao início por força da Lei do Orçamento do Estado: quer a negociação, quer a luta dos professores. 


15 dez 2018 / 18:38

O Conselho Nacional da FENPROF aprovou um Caderno de Reivindicações Prioritárias (clique para ler) no qual estão integrados os objetivos reivindicativos da FENPROF, a concretizar até final da Legislatura, bem como as ações e lutas para os obter. Nesse sentido, foram aprovadas as ações e lutas que, autonomamente ou em convergência, a FENPROF promoverá. Com o intuito de cumprir os objetivos definidos, a FENPROF assumirá as suas responsabilidades de organização sindical representativa.


APELO URGENTE!
14 dez 2018 / 14:06

Vão começar as reuniões de Conselho de Turma de avaliação de final do 1.º período. VAMOS APROVEITAR PARA TOMAR POSIÇÃO, EM NOME DA QUALIDADE DE ENSINO E DE UMA AVALIAÇÃO JUSTA!

Na sequência da alteração legislativa imposta ao funcionamento dos conselhos de turma de avaliação, a FENPROF apela aos professores que deixem em ata a sua oposição a essa decisão.

Consulta aqui a possível tomada de posição a incluir na ata.

 


9A4M2D
14 dez 2018 / 13:04

Os órgãos de direção da FENPROF estão reunidos desde ontem, mantendo-se em trabalho até amanhã, sábado, dia 15 de dezembro. Assim, depois da reunião do Secretariado Nacional, reunirá, neste sábado, o órgão máximo entre Congressos, o Conselho Nacional.

Com vista a divulgar o Caderno de Reivindicações Prioritárias aprovado pelo seu Conselho Nacional, a FENPROF promoverá uma 

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

SÁBADO, 15 DE DEZEMBRO – 17:30 HORAS

Lisboa, Sede da FENPROF (Rua Fialho de Almeida, 3)


9A4M2D
12 dez 2018 / 18:03

O governo, através de convocatória enviada pelo Ministério da Educação em 4 de dezembro, p.p., decidiu abrir um processo negocial sobre a recomposição da carreira docente, tendo, para esse efeito, marcado uma  reunião para o dia seguinte.

Na reunião realizada em 5 de dezembro não surgiu qualquer acordo, pois o governo limitou-se a repetir a proposta já antes apresentada e aprovada em Conselho de Ministros em 4 de outubro. Como tal, as organizações sindicais subscritoras, face ao desacordo verificado, requereram a realização de negociação suplementar relativa ao processo de recomposição da carreira, deixando claro que tal negociação se refere à satisfação da obrigação legal imposta pela Lei do OE de 2018.


9A 4M 2D
11 dez 2018 / 16:10


9A4M2D
06 dez 2018 / 15:12

A FENPROF entregou esta quinta-feira na Presidência do Conselho de Ministros mais de 20.500 postais de apoio à luta dos professores. Estes postais foram recolhidos em todo o país de 12 a 30 de novembro e, afirma Mário Nogueira, demonstram bem o apoio que os portugueses dão à luta dos professores pela recuperação integral do tempo de serviço cumprido pelos docentes: 9 anos, 4 meses e 2 dias.

Ver imagens da iniciativa

 


9A4M2D
05 dez 2018 / 21:04

 

Mário Nogueira explica que o governo não apresentou nada de novo e insiste em apagar 6,5 anos de tempo de serviço cumprido pelos professores, numa clara afronta e falta de respeito pelos docentes.

O Secretário-geral da FENPROF afirma que os professores não vão baixar os braços e vão manter a exigência de recuperação integral do tempo de serviço cumprido. Uma posição reforçada pela decisão de recuperação dos 9 anos, 4 meses e 2 dias pelos governos regionais da Madeira e dos Açores.


FENPROF participa em reunião negocial convocada pelo ME sobre recomposição da carreira
05 dez 2018 / 19:07

Mário Nogueira, enquanto porta-voz das organizações sindicais de professores, diz que, “mais que expectantes, estamos curiosos” e que espera que “este não seja mais um simulacro” para o governo exibir nos noticiários das oito da noite.


05 dez 2018 / 12:53

Professores do continente repudiam discriminação em relação aos colegas da Madeira e dos Açores e exigem recuperar os mesmos 

9 ANOS 4 MESES 2 DIAS

A FENPROF reafirma que não admitirá qualquer solução que apague tempo de serviço aos professores; não admitirá que, depois de discriminados em relação à generalidade dos trabalhadores da Administração Pública, os professores que exercem atividade no continente sejam discriminados em relação aos seus colegas que trabalham nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, cujos governos demonstraram respeitar os seus professores, ao contrário do governo de Lisboa.

 


03 dez 2018 / 15:22

Professores que trabalham no continente continuam a reclamar respeito e justiça, recusando discriminação e repudiando a chantagem imposta pelo Governo

Na próxima quinta-feira, dia 6, a FENPROF entregará ao Governo milhares de postais de apoio à luta dos professores recolhidos junto da população. Assim, os Sindicatos da FENPROF que representam professores do Continente juntar-se-ão em Lisboa, frente à Basílica da Estrela, às 11 horas. Daí, dirigir-se-ão para a Presidência do Conselho de Ministros (Rua Gomes Teixeira) onde o Governo está reunido e voltará a debater esta questão.


9A, 4M, 2D
30 nov 2018 / 13:00

9 ANOS 4 MESES 2 DIAS: Depois da Madeira, governo dos açores garante contagem integral
29 nov 2018 / 20:30

Professores do Continente Português com razões acrescidas para exigir a recuperação integral do tempo de serviço. FENPROF exige abertura urgente de negociações.

Face à situação criada e ao isolamento completo do Governo de Lisboa, a FENPROF recomenda ao Senhor Primeiro-Ministro que rasgue o Decreto-Lei que, por afronta aos professores, o seu governo aprovou na véspera do Dia Mundial do Professor e exige a convocação das organizações sindicais para uma ronda negocial em que se inicie, finalmente, a negociação do prazo e do modo de recuperar os 9 anos, 4 meses e 2 dias que estiveram congelados. Se a proposta do governo, na primeira reunião, for no sentido de se aplicar ao continente a solução aprovada na Região Autónoma da Madeira, o processo negocial estará facilitado.

Os professores e educadores consideram que, por razões de coerência, de respeito e de justiça o PS não pode continuar a ter, no continente, uma posição diferente da que tem nas regiões autónomas, quer na Madeira, onde é oposição, quer nos Açores onde é governo. Se o problema não ficar resolvido rapidamente e da mesma forma em todo o território nacional, pode o Governo de Lisboa contar que, mais cedo do que tarde, terá os professores na rua, em luta, de uma forma impressionante.


Conferência Especial CSEE - 28 de novembro de 2018
28 nov 2018 / 18:00

Na Conferência especial do Comité Sindical Europeu de Educação (CSEE), a região europeia da Internacional da Educação, que decorreu em Atenas a 27 e 28 de novembro, o movimento dos sindicatos de educação definiu uma série de iniciativas e novas estratégias para alavancar as capacidades e o papel dos sindicatos da Educação para moldar o futuro da Europa face aos crescentes desafios sociais e profissionais que se colocam atualmente.

Leia a intervenção de Manuela Mendonça, membro do Secretariado Nacional com o Contributo da FENPROF para a discussão em plenário sobre a Resolução “O Futuro da Europa: o papel dos sindicatos de Educação”


OE 2019
28 nov 2018 / 16:55

O Primeiro-Ministro entendeu tecer declarações pondo em causa o funcionamento da Democracia ao dizer que não haveria mais negociações , que deixaria que o "seu" decreto-lei prosseguisse o caminho normal, que já não negociaria mais com os sindicatos e que o que está... está! O Secretário-geral da FENPROF respondeu a António Costa, a pedido dos órgãos de comunicação social, esta manhã, e agora (através de uma pequena mensagem) deixa claro que os professores não abandonam, como nunca abandonaram, a luta.


9A4M2D
27 nov 2018 / 17:24

A luta e a força da razão dos Professores serão, mais uma vez, determinantes nessa negociação

A decisão da Assembleia da República sobre a recuperação do tempo de serviço dos professores, prestado durante os períodos de congelamento, constitui uma pesada derrota do Governo. O Parlamento reconheceu que o Decreto-Lei imposto pelo Governo na véspera do Dia Mundial do Professor, à margem de um processo negocial efetivo, não concretiza o que o Orçamento do Estado de 2018 obrigava. 

Assim, a negociação terá de se realizar, apenas incidindo, como a FENPROF sempre exigiu, sobre o prazo e o modo de recuperar todo o tempo. 

Reação da FENPROF à votação na AR (26 novembro 2018)


CONFERÊNCIA ESPECIAL DO CSEE - ATENAS, 26-28 NOVEMBRO 2018
27 nov 2018 / 14:21

Está a decorrer em Atenas uma conferência do Comité Sindical Europeu de Educação (CSEE), a região europeia da Internacional da Educação. Com o lema “Desenhar o futuro da Europa: o papel dos sindicatos da Educação”, esta conferência reúne 250 delegados provenientes de sindicatos da Educação de toda a Europa. A FENPROF está representada nesta iniciativa por dois membros do seu Secretariado Nacional: Manuela Mendonça e Tiago Dias, ambos dirigentes com responsabilidades também no departamento de relações internacionais.


9A4M2D
26 nov 2018 / 21:45

RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO CONGELADO
25 nov 2018 / 15:31

Amanhã, 26 de novembro, é um dia muito importante para os professores. Votam-se, na Assembleia da República, os primeiros artigos na especialidade do Orçamento do Estado para 2019 e, dessa votação, esperam que seja dado o primeiro passo para a recuperação de todo o tempo de serviço que esteve congelado – 9 anos, 4 meses e 2 dias – o que, a acontecer, será justo, sendo considerado pelos professores uma manifestação de respeito da parte dos que contribuírem para isso.


CONTAGEM DE TODO O TEMPO DE SERVIÇO DOS PROFESSORES
22 nov 2018 / 18:04

As organizações sindicais de docentes – ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE, SIPPEB e SPLIU – iniciaram hoje contactos com os grupos parlamentares que apresentaram propostas para o Orçamento do Estado que visam recuperar todo o tempo de serviço prestado pelos professores durante os períodos de congelamento.

Veja aqui as declarações do Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, em nome das organizações sindicais, após a reunião com o Grupo Parlamentar do PCP. 


9A4M2D
22 nov 2018 / 16:09

A Subcomissão da Comissão Permanente de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores «deliberou, por maioria, com a abstenção do PS e com os votos contra do PSD, CDS-PP e PPM [...], dar parecer desfavorável» ao Decreto-Lei apresentado pelo Governo da República relativo à definição do modelo de recuperação do tempo de serviço da carreira docente.

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) junta-se, assim, à sua congénere da Região Autónoma da Madeira na recusa de "apagar" 6,5 anos de tempo de serviço cumprido pelos professores durante o tempo do congelamento das carreiras da Administração Pública.

 


9A4M2D
21 nov 2018 / 18:21

Na conclusão do seu parecer, a Comissão Especializada Permanente de Educação, Desporto e Cultura da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM) afirma que «só a contagem integral do tempo de serviço permite reconhecer todo o tempo que foi dedicado à atividade docente, dignificar a dedicação dos professores e valorizar a educação como pilar fundamental da sociedade [...]. Neste sentido, a proposta apresentada pelo Governo da República, ao "apagar" perto de metade do tempo de serviço prestado pelos docentes, não pode merecer a aprovação desta Comissão».

Por esse motivo, este parecer desfavorável foi aprovado por unanimidade.


9A4M2D
21 nov 2018 / 17:30

Estão ainda a decorrer os contactos com os deputados que nelas participarão, no sentido de agendar as reuniões solicitadas. No entanto, foram já marcadas as reuniões que se realizarão com PCP (dia 22 de novembro, quinta-feira, pelas 11 horas) e com BE (dia 26 de novembro, segunda-feira, pelas 11 horas), na Assembleia da República.


MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
21 nov 2018 / 15:06

O Conselho Nacional de Educação aprovou uma Recomendação sobre a transferência de competências para os municípios, que critica de forma adequada o processo em curso, chama a atenção para o efeito negativo de algumas medidas previstas na Lei 50/2018 e aponta para caminhos alternativos que o governo deveria seguir.

Recomendação Transferência de competências para as autarquias locais |  Conselho Nacional de Educação

Relatório Estado da Educação 2017


Regime de Inclusão Escolar
20 nov 2018 / 13:18

A FENPROF, porque é incondicional defensora de uma verdadeira inclusão escolar, vai promover um grande levantamento sobre o processo de implementação do regime de inclusão previsto no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Esse levantamento será efetuado até final do 1.º período letivo (em curso) e os resultados do mesmo serão divulgados e debatidos em iniciativa nacional que se realizará no 2.º período, em data a fixar.


Em nome do esclarecimento, não deve ser omitido
19 nov 2018 / 17:35

A FENPROF considera que, se havia intenção de divulgar o resultado da ação inspetiva, deveria ter havido seriedade na forma de divulgação dos dados agora na posse do ME.


REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA DOCENTE
19 nov 2018 / 11:37

Apesar de a legislação ser de maio passado, em novembro, o Ministério da Educação continua a arranjar pretextos para não concretizar o reposicionamento dos docentes que ingressaram nos quadros durante o último período de congelamento das carreiras, que decorreu entre janeiro de 2011 e dezembro de 2017.


Manifestação Nacional da CGTP-IN
15 nov 2018 / 19:19

Face à proposta de Orçamento do Estado para 2019 que se encontra em debate e sujeita a alterações, na especialidade, professores e educadores participaram na Manifestação convocada pela CGTP-IN para dia 15 de novembro. Com essa participação, professores e educadores, mais uma vez, deram expressão ao seu repúdio face à imposição, aprovada pelo conselho de ministros na véspera do Dia Mundial dos Professores, de lhes apagar tempo de serviço que cumpriram.

Veja aqui as declarações do Secretário-geral da FENPROF.


AÇÃO INSTITUCIONAL
15 nov 2018 / 01:03

Os professores portugueses têm sido alvo de um tratamento inadmissível por parte do governo português, que tudo tem feito para dificultar a resolução dos problemas que afetam a Educação e os seus profissionais.

A FENPROF, perante o ataque que tem sido desferido contra os professores e educadores e o comportamento antidemocrático e de desvalorização do papel dos Sindicatos no funcionamento do regime, decidiu apresentar uma queixa contra o governo português junto da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Internacional de Educação (IE), na expetativa de que estas organizações intervenham e, com a sua intervenção, pressionem o governo a alterar a sua nefasta ação política sobre os docentes portugueses. A queixa segue hoje para aquelas instâncias internacionais.

 


Liberdade de expressão
13 nov 2018 / 17:45

Sindicatos da educação alemães (GEW e VBE) levantam a sua voz pela liberdade e autonomia profissional dos professores e apelam à solidariedade dos professores de todo o mundo!

Assina em:

#MeinLehrerFetzt


Entrevista ao Secretário-geral da FENPROF
13 nov 2018 / 11:44

O Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, deu uma entrevista ao Jornal da FENPROF onde aborda todas as questões que estão no centro das preocupações da ação sindical neste início de ano letivo. Para além da recuperação do tempo de serviço congelado, Mário Nogueira revela as preocupações da FENPROF em relação aos vários problemas que afetam a Educação e para que o Orçamento do Estado previsto para o setor em 2019 parece não dar solução.

Horários de trabalho, carreira docente, aposentação, precariedade, municipalização e… a luta: “…parar é que não. Só mesmo o tempo de retemperar forças para continuarmos ainda mais fortes na luta”.


12 nov 2018 / 13:29

Mário Nogueira esteve em Coimbra e falou aos órgãos de comunicação social, num ambiente de grande recetividade da população de apoio à luta dos professores.

Entre 12 e 16 de Novembro, em todo o país, os Sindicatos da FENPROF estarão na rua em contacto com as populações. O grande objetivo é recolher milhares de postais de apoio à luta dos docentes pelo direito à contagem do tempo de serviço que exerceram com mérito e respondendo sempre às exigências científico-pedagógicas que lhes estão atribuídas. 

Veja aqui as declarações do Secretário-geral da FENPROF

— Ver fotos no interior


9A4M2D
09 nov 2018 / 20:03

Entre 12 e 16 de novembro, em todo o país, os Sindicatos da FENPROF estarão na rua em contacto com as populações. O grande objetivo é recolher milhares de postais de apoio à luta dos docentes. Uma luta que, tendo uma forte componente profissional, visa defender, também, uma melhor Escola Pública e mais Educação para todos.

Consulte as datas e os locais.


Secretariado Nacional
09 nov 2018 / 19:33

 

A FENPROF reuniu, em Lisboa, o seu Secretariado Nacional e, no final da reunião, promoveu uma Conferência de Imprensa, para divulgar:

- Uma primeira reação à aprovação pelo Conselho de Ministros do Decreto-lei sobre descentralização, relativamente ao setor da Educação;

- O desafio (proposta concreta e custos) que fez aos partidos políticos para, em sede de especialidade do OE 2019, integrarem a recuperação do tempo de serviço dos professores;

- Um balanço da greve aos abusos e ilegalidades dos horários que se iniciou no final de outubro;

- A ação que será desenvolvida na próxima semana, junto da população, de apoio à luta dos professores.


08 nov 2018 / 12:02

A FENPROF reúne hoje e amanhã, em Lisboa, o seu Secretariado Nacional. No final da reunião, promoverá uma Conferência de Imprensa, na sede da FENPROF, amanhã, 9 de novembro, pelas 17 horas.


AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
07 nov 2018 / 16:47

Tal como foi anunciado recentemente a FENPROF iniciou a consulta aos professores com a qual pretende conhecer as condições de implementação do modelo e, a partir deste questionário criar melhores condições no sentido de encontrar soluções para os problemas que eventualmente venham a ser detetados.

QUESTIONÁRIO EM: https://dados.fenprof.org/61118


9A4M2D
05 nov 2018 / 18:26

As organizações sindicais de professores estiveram na entrada da Web Summit, antes da sessão de abertura do evento, para distribuir um folheto aos participantes onde denunciam que o governo de Portugal não respeita os professores: "Por detrás da inteligência artificial, há sempre um bom engenheiro/programador. Antes de um bom engenheiro/programador houve sempre um bom professor. Mas em Portugal o governo desrespeita os professores".

Veja aqui as declarações do Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira


5 DE NOVEMBRO, A PARTIR DAS 16 HORAS, NO PARQUE DAS NAÇÕES
04 nov 2018 / 17:43

Nesta segunda-feira, 5 de novembro, a partir das 16 horas, dirigentes dos Sindicatos da FENPROF estarão no Parque das Nações, nos locais de entrada dos participantes na Web Summit, para lhes entregar um folheto dando nota da postura negativa do governo para com os Professores.


ENTRE O ILUSIONISMO E A INTRUJICE
02 nov 2018 / 23:05

É inadmissível, por ser mentira, que o ministro da Educação tenha afirmado na Assembleia da República que os professores irão ter, até 2023, um aumento salarial de 3,6% ao ano, totalizando mais de 19%. É falso! O ministro, mais uma vez, tenta manipular a opinião pública virando-a contra os professores. Quem usa a desonestidade política como estratégia para isolar trabalhadores, no caso os professores, deveria pensar se tem condições para ser ministro de um país cuja Lei Fundamental respeita as regras da Democracia.


OE 2019
02 nov 2018 / 17:25

Cerca de um milhar de professores concentraram-se em protesto frente à Assembleia da República enquanto, lá dentro, o Ministro da Educação defendia o que não tem defesa: Orçamento do Estado para 2019 para a Educação.

A concentração foi convocada pelas 10 organizações sindicais de docentes que têm estado em convergência na luta pela recuperação dos 9 anos, 4 meses e 2 dias de tempo de serviço cumprido pelos professores e que o governo recusa contabilizar para efeitos de progressão na carreira.

Moção aprovada pelos professores por unanimidade e aclamação

Veja aqui a intervenção do Secretário-geral da FENPROF


CGTP-IN
02 nov 2018 / 13:46

A CGTP-IN enviou um ofício aos sindicatos de professores onde reafirma a sua solidariedade com a luta dos professores.

«Perante a indignação generalizada dos professores face à não contagem de todo o tempo de serviço e a compromissos assumidos e não cumpridos pelo Governo, o Ministério da Educação ao invés de retomar o diálogo e a negociação, opta pela confrontação e a retaliação. (...) A postura do Ministério da Educação é inadmissível porque persiste na ilegalidade para prolongar o conflito e condenável porque com esta atitude está a desrespeitar os professores e a instabilizar as escolas.»

Leia aqui o ofício da CGTP-IN


9A4M2D
31 out 2018 / 18:16

A greve que incide sobre todas as atividades que constituem abuso ou ilegalidade no horário de trabalho dos professores, não só se alarga, como está a permitir detetar novas irregularidades nos horários. Com o início da greve, ainda mais atentos às situações que os sobrecarregam, muitos professores têm-se dirigido aos seus sindicatos denunciando horários manchados por ilegalidades grosseiras

As organizações sindicais dos professores já entregaram pré-avisos de greve (diários) até 23 de novembro. Semanalmente, serão acrescentados os correspondentes a mais uma semana. Caso o Ministério da Educação e o Governo insistam em aproveitarem-se de horários de trabalho ilegais e, também, em apagar 6,5 anos de trabalho anteriormente cumprido pelos professores e educadores, aqueles pré-avisos continuarão a dar entrada até ao final do ano letivo. Afinal, cabe ao ME e ao Governo resolverem estas questões que há muito lhes vêm sendo colocadas.


FORMAÇÃO & QUALIFICAÇÃO
10 jan 2019 / 16:26

Anabela Sotaia, coordenadora do SPRC e dirigente da FENPROF, participou em representação da CGTP-IN numa iniciativa, organizada pelo CES (Conselho Económico e Social), num painel intitulado “A aprendizagem ao longo da vida o modelo institucional”.

Tendo em conta a importância do tema e a relevância do texto, aqui partilhamos a intervenção desta dirigente neste importante fórum.


31 out 2018 / 15:42

Dignificação da função docente no Ensino Particular e Cooperativo, Ensino Artístico Especializado e Ensino Profissional

l

A FENPROF realizou no Auditório da Faculdade de Psicologia do Porto, no dia 17 de novembro, o Encontro Nacional do Ensino Particular e Cooperativo com o seguinte lema: “A dignificação da função docente no Ensino Particular e Cooperativo, Ensino Artístico Especializado e Ensino Profissional”.

Resolução aprovada

Jorge Leite, Jurista, Docente da FDUC e Especialista em Direito do Trabalho

Manuel Carvalho da Silva, Investigador do Centro de Estudos Sociais da FEUC


AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
31 out 2018 / 11:54

Com a publicação do Decreto-Lei 55/2018, de 6 de julho, o Governo decidiu implementar e generalizar a “sua reforma curricular”, a qual consiste em alterações aos programas e na fixação de novas matrizes curriculares, na fixação de aprendizagens essenciais e na flexibilização do currículo a nível local, de escola ou agrupamento de escolas. 

A medida, em si, tratada nas turmas, pelos professores e pelos alunos, de forma isolada da realidade, até pode parecer promissora, porém, a constatação dos seus efeitos levanta sérias apreensões. 


ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2019 ENTRA EM FASE DE ESPECIALIDADE
30 out 2018 / 18:42

Foi aprovada, na generalidade, a proposta do governo de Orçamento do Estado para 2019. Como já antes se pronunciou, a FENPROF considera essa proposta insuficiente, limitada e, em inúmeros aspetos, negativa. A proposta agora aprovada passa ao lado da Educação e não contempla uma única medida que dê resposta aos problemas que se abatem sobre as escolas e sobre os seus profissionais, desde logo, os docentes.


ESCLARECIMENTO
30 out 2018 / 12:00

Face a dúvidas provocadas por posições deliberadamente equívocas do Ministério da Educação, a FENPROF emitiu novo esclarecimento aos professores.


Greve às atividades fora do horário de trabalho
29 out 2018 / 13:48

Porque os professores não aceitam que o mesmo governo que lhes rouba mais de 6,5 anos de serviço, os obrigue, em cada ano, a desenvolver atividade que corresponde não a 12, mas a 15 meses, iniciam hoje uma greve que se prolongará até que a sua situação – horário de trabalho e carreira – seja regularizada e que o governo respeite os professores, abandonando a postura de afronta e provocação que tem adotado nos últimos meses, em particular nas últimas semanas.


ESCLARECIMENTO
27 out 2018 / 16:47

Greve a serviço ilegal começa no dia 29 e protesto dos professores volta a Lisboa em 2 de novembro

As Organizações Sindicais repudiam a postura antidemocrática do ministro da Educação que resulta da sua incapacidade e incompetência política para dar as respostas adequadas às justas reivindicações dos docentes: recuperação do tempo de serviço cumprido (9 anos, 4 meses e 2 dias); regime específico de aposentação; horários de trabalho que respeitem  os professores e a lei; combate efetivo à precariedade; melhoria das condições de trabalho; resolução dos problemas das escolas; investimento na Educação. O governo, desde logo o Primeiro-ministro e o ministro da Educação deverão respeitar os professores e, também, respeitar a Constituição da República Portuguesa, designadamente as normas do Estado de direito democrático que a mesma consagra.


Organizações sindicais de docentes acompanharão início da greve em Lisboa
27 out 2018 / 16:38

Os docentes portugueses iniciam na próxima segunda-feira (29 de outubro) uma greve a todas as atividades que, indevidamente, não estão assinaladas no horário ou, estando assinaladas, foram remetidas para componente incorreta desse mesmo horário. 

Sendo o primeiro dia de greve, as organizações sindicais de docentes farão o seu lançamento em Conferência de Imprensa a realizar na segunda-feira, dia 29 de outubro, pelas 11:30 horas, frente à Escola Secundária Marquês de Pombal (Rua Alexandre Sá Pinto), em Lisboa.


Greve a partir de 29 de outubro
26 out 2018 / 17:15

LUTA NA EDUCAÇÃO FECHOU AS ESCOLAS DE PORTUGAL
26 out 2018 / 11:52

Em dia de greve na Administração Pública, a convergência na luta de docentes e não docentes fez com o que o País tivesse vivido hoje um dia sem aulas. Raras foram as escolas abertas de norte a sul do continente, do litoral ao interior e também nas regiões autónomas da Madeira e Açores.

 


9A4M2D
25 out 2018 / 18:11

O Secretário-geral da FENPROF fez uma apreciação da proposta de Orçamento do Estado para 2019 apresentada pelo governo ao Parlamento e declarou que a FENPROF é contra esta proposta e que os professores chumbam este Orçamento do Estado.

Mário Nogueira enumerou, ainda, as ações de luta que os professores irão desenvolver nas próximas semanas, em protesto contra a proposta de Orçamento do Estado para 2019, e onde os professores irão demonstrar que não desistem de lutar por aquilo a que têm direito.

 


PARTIDOS, COM EXCEÇÃO DO PS, RECEBEM SINDICATOS DE PROFESSORES
24 out 2018 / 17:58

À saída da última reunião agendada pelos grupos parlamentares, o Secretário-geral da FENPROF lamentou que apenas o grupo parlamentar do Partido Socialista não tenha, ainda, encontrado espaço na sua agenda para receber as organizações sindicais de professores.


OE 2019
23 out 2018 / 16:38

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Lisboa, 25 de outubro (17:30 horas), sede da FENPROF  

Conhecida que foi a proposta de Orçamento do Estado para 2019, desde logo a FENPROF confirmou que a mesma esquecia a Educação e desrespeitava os professores. Tem vindo, agora, a aprofundar a sua posição e na próxima quinta-feira, dia 25, reunirá o seu Secretariado Nacional para tomar uma posição definitiva sobre o mesmo. 


9A4M2D
23 out 2018 / 14:47

A FENPROF está, esta terça-feira, em protesto pela contagem integral do tempo de serviço cumprido durante os anos de congelamento das carreiras da administração pública, junto às instalações da COFICAB, na Guarda, à espera do Primeiro-Ministro.

Os professores gritaram "9 anos, 4 meses e 2 dias! Nós não vamos desistir até a lei se cumprir!" e "Prometer e não honrar é o mesmo que roubar!".


Decreto-Lei 54/2018
23 out 2018 / 13:46

Tem sido recorrente ouvir queixas dos professores sobre a falta de formação adequada, aberta a todos os docentes, para aplicação do novo quadro legal sobre inclusão escolar, que consta do Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho. Essa formação gratuita não existe. Mas a mesma entidade que deveria promovê-la, o Ministério da Educação, fecha os olhos ao facto de um dos seus principais quadros nesta área ser a formadora de ações nas quais, para participar, os professores têm de pagar.


OE 2019
22 out 2018 / 11:30

Esta é apenas uma das muitas formas de ação que os professores irão desenvolver, desde logo, em defesa da recuperação do tempo de serviço que o governo lhes pretende roubar, mas também de outros objetivos que têm estado presentes na sua luta. Enquanto não for feita justiça e os professores não forem respeitados, a luta dos professores não irá parar.


ESTUDO - II ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE DESGASTE NA PROFISSÃO DOCENTE
19 out 2018 / 10:10

Intervenção de Mário Nogueira na Sessão de Encerramento

A equipa de investigadores consegue provar que o problema é de organização do trabalho. O afastamento entre as expectativas dos docentes e a realidade do exercício da sua profissão é a principal causa dos problemas diagnosticados, bem refletidos nas conclusões que, nesta fase, é possível tirar, num estudo que, até pelo volume dos dados (cerca de dois milhões), não está e não podia estar terminado. A edição n.º 294 do Jornal da FENPROF (OUTUBRO DE 2018) publica, na íntegra, resultados finais de parte muito significativa dos dados obtidos.

Ler estudo completo

Assista aqui a todas as intervenções do II Encontro Internacional sobre o Desgaste na Profissão Docente

Apresentação do Professor Christophe Déjours

Apresentação de Martin Henry (original em Inglêsversão em Português)


9A4M2D
18 out 2018 / 18:23

As organizações sindicais de professores prosseguem o ciclo de reuniões com os grupos parlamentares da Assembleia da República. Depois dos grupos parlamentares do PCP e do PEV, esta quinta-feira, os sindicatos de professores reuniram os deputados do PSD e, logo de seguida, com os deputados do Bloco de Esquerda. As audiências mantêm-se, prevendo-se para dia 23 de outubro a reunião com o CDS-PP. Só o PS ainda não respondeu ao pedido de audiência enviado pelos sindicatos.


Greve às avaliações junho/julho 2018
18 out 2018 / 18:01

Uma derrota para o Colégio Arbitral, uma lição para o Ministério da Educação e mais um impulso à luta dos Professores

Afirma o acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa que o direito à greve só deve ser sacrificado no mínimo indispensável. E é por isso que considera ilegal a obrigatoriedade de os professores terem de entregar previamente aos diretores de turma ou a quem os substitua os elementos de avaliação, pois isso esvaziaria o direito à greve. O Tribunal conclui, por isso, que, em julho passado, houve uma violação do princípio da proporcionalidade.

 

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa sobre os serviços mínimos da greve às avaliações de junho/julho de 2018 


AUDIÇÃO DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO NA COMISSÃO PARLAMENTAR DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
18 out 2018 / 14:02

A FENPROF divulga o link da audição para que os professores conheçam as posições do Ministério da Educação e assumam a continuação da luta, fazendo greve a partir de 29 de outubro e protestando junto à Assembleia da República, em 2 de novembro, quando o ministro ali estiver para justificar um Orçamento do Estado que esquece as escolas e desrespeita os Professores.


▶ 
II Encontro Internacional sobre o Desgaste na Profissão Docente
▶ 
ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2019 (PRIMEIRA REAÇÃO)
▶ 
Regime de inclusão escolar – DL 54/2018
▶ 
Sindicatos de Professores convocam greve para todos os dias, com início em 29 de outubro
▶ 
É assim que está a ser implementado o Regime dito de Inclusão Escolar
▶ 
9A4M2D
▶ 
SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES PREVISTA PARA SE INICIAR EM 15 DE OUTUBRO
▶ 
Greve a partir de 15 de outubro
▶ 
OE 2019
▶ 
9A4M2D
▶ 
FENPROF na Assembleia da República
▶ 
9A4M2D
▶ 
OE 2019
▶ 
OE 2019
▶ 
Reunião terminará com presença na Assembleia da República
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
Última hora!
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
GOVERNO FAZ DECLARAÇÃO DE GUERRA AOS PROFESSORES
▶ 
Greve Professores e Educadores
▶ 
GREVE NO SUL - 2 DE OUTUBRO
▶ 
GREVE DOS PROFESSORES ARRANCA EM FORÇA
▶ 
Professores e Educadores em greve
▶ 
9A4M2D
▶ 
LUTA DOS PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
Docentes do Ensino Superior e não Superior do Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
9A4M2D
▶ 
Plenários de Professores
▶ 
Abertura do ano letivo
▶ 
▶ 
Colocações em mobilidade interna em horários incompletos
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
Prós e Contras - RTP - 17 de setembro de 2018
▶ 
Plenários de Professores
▶ 
▶ 
9A4M2D
▶ 
Contagem do tempo de serviço em contrato a termo com horário incompleto para efeitos de prestações à Segurança Social
▶ 
PLENÁRIOS PREPARAM AÇÃO E LUTA NO PRIMEIRO PERÍODO
▶ 
Mário Nogueira presente no Plenário de São Miguel
▶ 
9A4M2D
▶ 
Salários e horários de trabalho dos professores em Portugal
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D - Sobre a reunião com o governo
▶ 
AUTOCRATICAMENTE, GOVERNO OPTOU PELA ILEGALIDADE E DECIDIU QUE, NO SEU MANDATO, SERÃO APAGADOS 6,5 ANOS E QUE NEM UM DIA SERÁ RECUPERADO AOS PROFESSORES
▶ 
9A4M2D
▶ 
Governo termina negociações com sindicatos
▶ 
Reunião negocial no ME
▶ 
Governo/ME continua a não resolver problemas da carreira e das condições de trabalho
▶ 
Encontro de Quadros e Dirigentes Sindicais da FENPROF
▶ 
CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
▶ 
Entrevista DN - 2 setembro 2018
▶ 
ENCONTRO NACIONAL DE DIRIGENTES E DELEGADOS DOS SINDICATOS DA FENPROF
▶ 
9A 4M 2D
▶ 
MOBILIDADE INTERNA E CONTRATAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
▶ 
Concursos 2018/2019
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
▶ 
ENTREVISTA DO PRIMEIRO-MINISTRO AO EXPRESSO, SOBRE OS PROFESSORES
▶ 
APOSENTAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
▶ 
▶ 
9A 4M 2D
▶ 
▶ 
▶ 
9A 4M 2D
▶ 
▶ 
Reunião com direção do PS
▶ 
Quórum das reuniões de conselho de turma
▶ 
REUNIÃO DE NATUREZA TÉCNICA SOBRE A CARREIRA DOS PROFESSORES
▶ 
REUNIÕES COM OS PARTIDOS POLÍTICOS COM ASSENTO PARLAMENTAR
▶ 
Resultados divulgados do concurso de professores confirmam:
▶ 
9A 4M 2D
▶ 
Entrevista a Mário Centeno
▶ 
Foi tardia a publicação de diplomas legais que implicam profundamente na organização pedagógica
▶ 
FENPROF REITERA
▶ 
Reposicionamento
▶ 
Reuniões com Partidos
▶ 
13 de Julho: Em todas as Concentrações - PROFESSORES APROVARAM MOÇÃO
▶ 
Despacho Normativo de Organização do Ano Letivo 2018/2019
▶ 
Publicado diploma sobre a Educação Inclusiva
▶ 
9A4M2D
▶ 
▶ 
Concentrações em todo o país assinalam fim da greve às avaliações e confirmam:
▶ 
Concentração de professores e educadores em São Pedro do Sul
▶ 
A luta prossegue!
▶ 
Reunião com o Governo
▶ 
Com a responsabilidade, a seriedade e a determinação que se reconhece à FENPROF, confirmamos
▶ 
Resultados da reunião no ME
▶ 
Greve às Avaliações
▶ 
9A4M2D
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Apelo aos professores
▶ 
Mário Nogueira no encerramento do Encontro sobre o Desgaste na Profissão
▶ 
ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE DESGASTE NA PROFISSÃO
▶ 
Professores em luta!
▶ 
AS CONTAS QUE É PRECISO FAZER
▶ 
Consulta aos professores ultrapassa 50.000 respostas
▶ 
Contas do Dia – Antena 1 – 4 de julho
▶ 
Greve e Despacho do OAL
▶ 
GREVE ÀS AVALIAÇÕES
▶ 
Reunião de Negociação Suplementar do projeto de Despacho da Organização do Ano Letivo
▶ 
6 de julho | Fórum Lisboa
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Negociação
▶ 
Greve às avaliações - 29 de junho
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
▶ 
EM MAIS UM DIA DE FORTÍSSIMA GREVE DOS PROFESSORES
▶ 
9A4M2D
▶ 
GREVE ÀS AVALIAÇÕES
▶ 
AOS PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
Greve às avaliações – serviços mínimos
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Adesão à greve superior a 97%!
▶ 
Greve às avaliações - 25 de junho
▶ 
SN faz um balanço da greve e responde ao ME
▶ 
Greve às avaliações - 22 de junho
▶ 
ESCLARECIMENTOS SOBRE A GREVE ÀS AVALIAÇÕES
▶ 
Greve às avaliações - 21 de junho
▶ 
Greve às avaliações - 21 de junho
▶ 
DE MÁRIO NOGUEIRA, SECRETÁRIO-GERAL DA FENPROF, AO SENHOR PRIMEIRO-MINISTRO
▶ 
Greve às avaliações - 20 de junho
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às Avaliações - Nota Informativa da DGEste
▶ 
▶ 
Segundo dia de greve - 19 de junho
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às avaliações - 18 de junho
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
GREVE ÀS AVALIAçÕES
▶ 
AMANHÃ, INICIA-SE GREVE EM TODAS AS ESCOLAS, QUE SE PROLONGARÁ ENQUANTO FOR NECESSÁRIO
▶ 
Encontro Nacional sobre Autonomia e Flexibilidade Curricular
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Debate de atualidade pedido pelo PCP com a presença do Ministro da Educação
▶ 
Nota Informativa da DGEste sobre a greve às avaliações
▶ 
a situação dos professores
▶ 
Nota Informativa da DGEstE sobre reuniões dos conselhos de turma
▶ 
Mário Nogueira deixa apelo aos professores
▶ 
▶ 
Leitores das Universidades Portuguesas (LUP) recebidos no MCTES
▶ 
FENPROF reúne amanhã no ME
▶ 
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Região Autónoma da Madeira
▶ 
Luta dos professores em defesa da justa recuperação do tempo de serviço que cumpriram
▶ 
ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE
▶ 
PROFESSORES EM LUTA
▶ 
Conferência de Imprensa em frente ao ME
▶ 
▶ 
Não ao Apagão!
▶ 
9 ANOS, 4 MESES E 2 DIAS
▶ 
▶ 
Professores em luta!
▶ 
Não ao Apagão!
▶ 
Respeito e Justiça
▶ 
NÃO AO APAGÃO
▶ 
HORÁRIOS DE TRABALHO
▶ 
Mário Nogueira à RTP
▶ 
Negociação
▶ 
▶ 
Reunião com o Ministro da Educação
▶ 
AGENDA PARA O PRÓXIMO MÊS
▶ 
Dia 4, a partir das 9:30 horas
▶ 
COM O SECRETÁRIO-GERAL DA FENPROF
▶ 
A LUTA CONTINUA
▶ 
AUDIÇÃO PARLAMENTAR DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO
▶ 
Concursos 2018
▶ 
▶ 
Horários de Trabalho
▶ 
▶ 
Manifestação Nacional - 19 de maio
▶ 
Manifestação Nacional - 19 de maio - Lisboa
▶ 
Cresce ainda mais a importância da Manifestação de 19 de maio!
▶ 
Entrevista de Mário Nogueira ao Jornal Económico
▶ 
Manifestação 19 de maio
▶ 
Manifestação Nacional de Professores e Educadores
▶ 
Dia 19 de maio, sábado - Professores exigem
▶ 
Concurso Professores
▶ 
Manifestação Nacional, 19 de maio, Lisboa
▶ 
Maio de 1968
▶ 
HOJE, 11 DE MAIO, EM COIMBRA
▶ 
vagas para as progressões aos 5.º e 7.º escalões
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
CONCURSOS DE PROFESSORES
▶ 
CONTAGEM DO TEMPO DE SERVIÇO - REPOSICIONAMENTO
▶ 
ME continua a não dar resposta aos problemas dos professores
▶ 
▶ 
Contagem do tempo antes da profissionalização para reposicionamento na carreira docente
▶ 
Reposição parcial do número de alunos por turma que vigorava até 2013
▶ 
Reunião no ME - 3 de maio 2018
▶ 
Ministro da Educação não pode ser um silenciador dos problemas dos professores, dos alunos e da Escola Pública
▶ 
Juntos contra a Municipalização da Educação!
▶ 
COLOCAÇÃO DE DOCENTES DOS QUADROS EM HORÁRIOS DITOS INCOMPLETOS
▶ 
Professores, trabalhadores não docentes, pais e diretores
▶ 
▶ 
Progressão ao 5.º e 7.º Escalões e Concurso Externo Extraordinário
▶ 
Em direto com o Secretário-geral da FENPROF
▶ 
CONCURSO EXTERNO EXTRAORDINÁRIO
▶ 
Sobre a recuperação do tempo de serviço congelado e a luta para o conseguir
▶ 
concurso de integração extraordinário
▶ 
negociação
▶ 
LISTAS DE PROGRESSÃO AOS 5.º E 7.º ESCALÕES
▶ 
ESCLARECIMENTO - CONCURSOS DE PROFESSORES
▶ 
Concurso extraordinário
▶ 
CONCURSOS
▶ 
Progressão aos 5.º e 7.º escalões
▶ 
Esclarecimento - Recuperação do tempo de serviço perdido pelos professores durante o período de congelamento das carreiras
▶ 
Projetos do Governo sobre a Municipalização com acordo à direita
▶ 
PROTESTO JUNTO AO ME - HORÁRIOS E TRABALHO
▶ 
Amanhã, 19 de abril, pelas 12 horas
▶ 
Progressão ao 5º e 7º escalões
▶ 
Assembleia da República
▶ 
HORÁRIOS DE TRABALHO DOS PROFESSORES
▶ 
FENPROF QUESTIONOU MINISTRO DA EDUCAÇÃO SOBRE PROTOCOLOS COM ENTIDADES ESTRANGEIRAS PARA CERTIFICAÇÃO DOS ALUNOS NAS RESPETIVAS LÍNGUAS
▶ 
Recuperação do tempo de serviço
▶ 
COLOCAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA DOCENTE
▶ 
Recuperação do tempo de serviço
▶ 
Recuperação do tempo de serviço
▶ 
CARREIRA - PRIMEIROS ESCALÕES
▶ 
Recuperação do tempo de serviço
▶ 
MANIFESTAÇÃO INTERJOVEM
▶ 
PREVPAP NA CIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR
▶ 
▶ 
Sobre o anunciado regime de “inclusão escolar”
▶ 
ISTP18: International Summit on the Teaching Profession 2018
▶ 
ISTP18: International Summit on the Teaching Profession 2018
▶ 
ISTP Lisbon 2018
▶ 
SAUDAÇÃO AOS PROFESSORES
▶ 
Preparar a ação, agir para mudar
▶ 
Balanço global da greve
▶ 
GREVE NACIONAL - ÚLTIMO DIA
▶ 
GREVE NA REGIÃO CENTRO
▶ 
Mário Nogueira desmente Ministro da Educação
▶ 
ESTA MANHÃ - ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO
▶ 
ZONA SUL NA GREVE SOBE PERCENTAGEM
▶ 
Greve Nacional de Professores
▶ 
Mário Nogueira na SIC Notícias
▶ 
GREVE NACIONAL DOS PROFESSORES
▶ 
Greve Nacional de Professores e Educadores
▶ 
GREVE NACIONAL DE PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
REUNIÃO COM O ME EM 12 DE MARÇO
▶ 
Reunião de hoje no ME!
▶ 
Greve Nacional dos Professores
▶ 
O tempo de serviço não se negoceia, conta-se!
▶ 
Greve Nacional de Professores
▶ 
Recuperação do tempo de serviço cumprido pelos professores
▶ 
Pela criação do grupo de recrutamento de Teatro e Expressão Dramática
▶ 
Docentes de Teatro e Expressão Dramática
▶ 
Docentes do Nível 2 de Qualificação
▶ 
Greve de Professores e Educadores
▶ 
EDUCADORAS DE INFÂNCIA EM CRECHE EM PLENÁRIO JUNTO AO ME
▶ 
Concentração Nacional junto ao ME
▶ 
Recuperação do tempo de serviço cumprido pelos professores
▶ 
RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
Compromissos são para cumprir!
▶ 
RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
Reunião no ME - Recuperação do tempo de serviço
▶ 
Desgaste Profissão Docente
▶ 
REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA
▶ 
O PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E NA CIÊNCIA
▶ 
Professores em luta
▶ 
REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA DOCENTE
▶ 
PREVPAP
▶ 
NEGOCIAÇÕES COM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E O GOVERNO
▶ 
Autonomia e Flexibilidade Curricular
▶ 
REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA DOCENTE
▶ 
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
▶ 
Negociações com o Ministério da Educação e Governo
▶ 
LUTA DOS PROFESSORES
▶ 
Criação do grupo de recrutamento de LGP e concursos de professores
▶ 
AÇÃO REIVINDICATIVA
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA SOBRE A SITUAÇÃO NO ENSINO PROFISSIONAL
▶ 
Conferência de Imprensa
▶ 
Petição por um CCT para o Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
RECENSEAMENTO
▶ 
PROFESSORES DO ÍNDICE 167
▶ 
Professores em luta
▶ 
Professores em luta
▶ 
Negociação e luta
▶ 
DESGASTE E ENVELHECIMENTO DA PROFISSÃO
▶ 
Estudo Universidade Nova de Lisboa/FENPROF
▶ 
Reunião ME
▶ 
▶ 
PROCESSO NEGOCIAL PARA A RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
FENPROF REÚNE COM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
▶ 
Língua Gestual Portuguesa (LGP)
▶ 
Negociação
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
Balanço das negociações com o ME
▶ 
Contra a subversão da carreira docente
▶ 
Contra a subversão da carreira docente
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
Financiamento de Cursos Profissionais nas Escolas Públicas
▶ 
Reposicionamento na carreira docente
▶ 
Negociação sobre Reposicionamento na Carreira Docente
▶ 
Reposicionamento na carreira docente
▶ 
ENSINO PRIVADO
▶ 
REPOSICIONAMENTO: PROFESSORES DO 1.º ESCALÃO
▶ 
REUNIÃO NO ME
▶ 
▶ 
▶ 
Negociação
▶ 
Ensino Profissional
▶ 
FENPROF entregará pedido dia 28 de dezembro no Ministério da Educação
▶ 
SOLIDARIEDADE
▶ 
PROGRESSÃO
▶ 
Negociação
▶ 
▶ 
Concursos, Progressão aos 5º e 7º escalões e Grupo de Recrutamento de LGP
▶ 
Recomposição da carreira docente
▶ 
Negociação
▶ 
Contra a Municipalização da Educação
▶ 
Pela Valorização da Profissão!
▶ 
DEBATE E DECISÃO
▶ 
▶ 
PLENÁRIOS DE PROFESSORES EM TODO O PAÍS
▶ 
▶ 
Negociação
▶ 
Reunião Conselho Nacional da FENPROF
▶ 
OE 2018
▶ 
“Pela Valorização da Educação e dos seus Profissionais; 2017/18: Tempo de resolver problemas!”
▶ 
Abaixo-Assinado entregue no ME, dia 15, pelas 9h30
▶ 
▶ 
HORÁRIOS DE TRABALHO
▶ 
Negociação FENPROF/ME
▶ 
MÁRIO NOGUEIRA RESPONDE
▶ 
▶ 
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
18 de Novembro, Manifestação Nacional CGTP-IN, Lisboa, Marquês de Pombal, 15.00 horas
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
Greve 15 de novembro 2017
▶ 
▶ 
▶ 
Greve e concentração de professores - 15 de novembro
▶ 
Hoje, 14 de novembro, às 15h30
▶ 
15 DE NOVEMBRO DE 2017: DIA NACIONAL DE LUTA DOS PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
GREVE ÀS ATIVIDADES COM ALUNOS NA COMPONENTE NÃO LETIVA
▶ 
CONTRA O APAGÃO!
▶ 
Concursos e vinculação
▶ 
Greve
▶ 
GREVE ÀS ATIVIDADES LETIVAS INSCRITAS NA COMPONENTE NÃO LETIVA
▶ 
Greve CNLE
▶ 
DIA NACIONAL DE LUTA
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, 3/11, 11 HORAS
▶ 
▶ 
▶ 
SEGUIRAM EM MANIFESTAÇÃO DA CNEF PARA O ME
▶ 
Concentração de docentes do Ensino Particular e Cooperativo (Regular, Ensino Profissional e Ensino Artístico Especializado)
▶ 
FENPROF LANÇA REPTO A TODOS OS PROFESSORES E A TODAS AS ORGANIZAÇÕES SINDICAIS PARA QUE 15 DE NOVEMBRO SEJA UM DIA NACIONAL DE LUTA DE TODOS OS DOCENTES
▶ 
Greve 27 de outubro
▶ 
GREVE 27 OUTUBRO
▶ 
Dirigentes da FENPROF e professores do ensino privado concentraram-se junto ao Colégio dos Carvalhos
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Contrato Coletivo de Trabalho IPSS
▶ 
Concurso de vinculação extraordinária
▶ 
CARREIRA DOCENTE
▶ 
▶ 
OE 2018
▶ 
Descongelamento carreira docente
▶ 
Luto Nacional
▶ 
OE 2018
▶ 
OE 2018
▶ 
Horários de Trabalho
▶ 
CGTP-IN
▶ 
Horários de Trabalho
▶ 
CONCURSOS E VINCULAÇÃO
▶ 
DESCONGELAMENTO DAS CARREIRAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
▶ 
Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF
▶ 
Plenário Nacional de Professores e Educadores
▶ 
LISBOA, 4. OUTUBRO. 2017
▶ 
PRÉMIO LITERÁRIO URBANO TAVARES RODRIGUES
▶ 
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
A luta é mesmo o caminho
▶ 
Educação Especial
▶ 
Dia Mundial dos Professores - 5 de outubro
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Educação Pré-escolar
▶ 
4 DE OUTUBRO, 14:30 HORAS, EM LISBOA (AUDITÓRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA, NA CIDADE UNIVERSITÁRIA)
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Regularização dos vínculos precários NO SECTOR PÚBLICO
▶ 
Entrevista ao Secretário-Geral da FENPROF
▶ 
COLOCAÇÕES DE PROFESSORES
▶ 
ÚLTIMA HORA
▶ 
▶ 
Abertura do ano letivo e calendarização de processos negociais
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
PROBLEMAS NA COLOCAÇÃO DE PROFESSORES
▶ 
Colocação de Professores no âmbito da mobilidade interna
▶ 
Secretariado Nacional
▶ 
Mário Nogueira na RTP
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Colocação de professores e educadores
▶ 
CCT IPSS
▶ 
DECLARAÇÃO DA FENPROF
▶ 
Concursos
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Concurso de colocação de professores
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Renovação de contratos de técnicos especializados
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
OE 2018
▶ 
▶ 
AEC
▶ 
CONSULTA PÚBLICA
▶ 
ÚLTIMA HORA!
▶ 
PREVPAP - Vagas em falta
▶ 
Ensino Profissional
▶ 
Orçamento do Estado 2018
▶ 
Opinião
▶ 
Opinião
▶ 
Educação Inclusiva - Revisão DL 3/2008
▶ 
Concurso de Professores
▶ 
Balanço do ano letivo 2016/17 e perspetivas para o que se se aproxima
▶ 
Exclusões dos concursos de professores
▶ 
Detetadas irregularidades na exclusão de professores dos concursos
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
INFORMAÇÃO AOS PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
Editorial Mário Nogueira - Jornal da FENPROF
▶ 
2/3 CEB
▶ 
Horários 1.º CEB
▶ 
Entrevista ao Jornal da FENPROF
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo - 2/3 CEB
▶ 
Tempo de brincar é tempo de brincar
▶ 
OAL
▶ 
Serviços Mínimos
▶ 
Serviços mínimos
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
Regime transitório de vinculação dos docentes do Ensino Superior Politécnico (DL n.º 45/2016)
▶ 
Calendário Escolar 2017/18
▶ 
COMBATE À PRECARIEDADE
▶ 
Greve Nacional dos Professores
▶ 
Greve Nacional
▶ 
Greve Nacional
▶ 
Negociação ME - Greve 21 de junho
▶ 
Negociações ME - 20 de junho
▶ 
PRESIDENTE DO JURI NACIONAL DE EXAMES
▶ 
Última Hora
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
Declaração aos jornalistas
▶ 
SOBRE SERVIÇOS MÍNIMOS
▶ 
Negociação Compromisso com os Professores
▶ 
SERVIÇOS MÍNIMOS
▶ 
ÚLTIMA HORA
▶ 
Serviços Mínimos Greve 21 de junho
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
INFORMAÇÃO AOS PROFESSORES
▶ 
Greve 21 de junho - Declaração aos jornalistas
▶ 
Entrevista Mário Nogueira – SIC Notícias
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Vinculação de professores
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Petição “ Língua Gestual Portuguesa: não adiem a justa criação do grupo de recrutamento”
▶ 
Reuniões ME e DGAEP
▶ 
O aumento da contestação sindical
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Ensino Artístico Especializado
▶ 
Greve Nacional de Professores - 21 de Junho
▶ 
Negociação
▶ 
3 DE JUNHO - MANIFESTAÇÃO CGTP-IN (LISBOA)
▶ 
Greve a 21 de junho
▶ 
Educação Especial
▶ 
DECLARAÇÃO
▶ 
EDUCAÇÃO ESPECIAL
▶ 
Ministério vai ter de explicar
▶ 
PRECARIEDADE
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
7ª Conferência Nacional da CIMH/CGTP-IN
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
GREVE FUNÇÃO PÚBLICA
▶ 
Regime da Permuta
▶ 
VINCULAÇÃO
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
12º Congresso do Sindicato dos professores da madeira
▶ 
Regime Especial de Aposentação
▶ 
REGIME DE PERMUTAS
▶ 
12.º Congresso dos Professores da Madeira
▶ 
Arménio Carlos, Secretário-Geral da CGTP-IN
▶ 
DESCONGELAMENTO DE CARREIRAS
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
REGIME DA PERMUTA
▶ 
APOSENTAÇÃO DE PROFESSORES
▶ 
17 DE MAIO
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
Diretiva 1999/70/CE sobre contratação a termo
▶ 
DIÁLOGO SOCIAL
▶ 
AGENDA
▶ 
PRECARIEDADE
▶ 
SN DA FENPROF no ME
▶ 
LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA
▶ 
UM MÊS DEPOIS DA REUNIÃO COM O MINISTRO
▶ 
SECRETARIADO NACIONAL DA FENPROF REÚNE EM 4 E 5 DE MAIO
▶ 
1º de Maio 2017
▶ 
CORDÃO HUMANO DE 18 DE ABRIL
▶ 
FENPROF reúne com deputado do Parlamento Europeu, Miguel Viegas
▶ 
1.º Ciclo
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Incumprimento da Diretiva 1999/70/CE
▶ 
Compromisso com os professores
▶ 
Esta terça-feira,18 de abril, pela valorização da profissão
▶ 
ENTREVISTA AO SECRETÁRIO GERAL DA FENPROF
▶ 
transportando uma faixa de 550 metros
▶ 
CONCURSOS DE PROFESSORES
▶ 
CONCURSOS
▶ 
▶ 
Reunião no Ministério da Educação confirma
▶ 
▶ 
▶ 
Reunião esta quarta-feira, no ME, às 10h00
▶ 
CGTP-IN:
▶ 
SECRETARIADO NACIONAL EM REUNIÃO A 30 E 31 DE MARÇO
▶ 
O TEMPO É HOJE!
▶ 
▶ 
Conselho Nacional aprova resolução
▶ 
Ensino Artístico especializado: contra a precariedade, concentração junto ao ME
▶ 
PRIORIDADES REIVINDICATIVAS, AÇÕES E LUTA DOS PROFESSORES
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
FENPROF divulga, em conferência de imprensa, conclusões de inquérito NACIONAL
▶ 
DESTAQUE
▶ 
CONCURSOS
▶ 
Aplicação do artigo 103.º do ECD (faltas por doença)
▶ 
▶ 
Emprego Científico
▶ 
Reuniões em escolas de todo o país
▶ 
Regime de concursos de professores e à vinculação extraordinária de docentes contratados
▶ 
AINDA A REVISÃO DO REGIME JURÍDICO DE CONCURSOS DE DOCENTES
▶ 
REVISÃO DO REGIME DE CONCURSOS
▶ 
Esta quinta-feira, dia 9, a partir das 10h00
▶ 
DECLARAÇÃO DE APOIO
▶ 
DIPLOMA DE CONCURSOS APROVADO PELO CONSELHO DE MINISTROS
▶ 
CONCURSOS E VINCULAÇÃO
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
"Mais Democracia para as Escolas"
▶ 
REVISÃO DO REGIME DE CONCURSOS
▶ 
CONCURSOS E VINCULAÇÃO
▶ 
regime jurídico de concursos
▶ 
Audiência na COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA (18/01/2017)
▶ 
CONCURSOS E VINCULAÇÃO
▶ 
PROFESSORES DE LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA (LGP)
▶ 
Ensino Artístico e Técnicas Especiais
▶ 
REVISÃO DO REGIME JURÍDICO DOS CONCURSOS: REUNIÃO NO ME (13/01/2017)
▶ 
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
▶ 
Última hora
▶ 
resolução aprovada no Plenário de Sindicatos da CGTP-IN
▶ 
Quinta-feira, 12 de janeiro
▶ 
Em foco os projetos do ME e as alternativas da FENPROF sobre a revisão do regime jurídico e concursos
▶ 
REVISÃO DO REGIME JURÍDICO DE CONCURSOS
▶ 
▶ 
COM PROPOSTAS PARA UMA ESCOLA E UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVAS
▶ 
Revisão do Regime Legal de Concursos
▶ 
VINCULAÇÃO DE PROFESSORES
▶ 
Conferência de imprensa da Federação em Coimbra
▶ 
ME ainda não enviou proposta sobre “vinculação extraordinária”
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Em representação das Escolas/Agrupamentos de todo o país
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
REVISÃO DO REGIME LEGAL DE CONCURSOS
▶ 
CONCURSOS
▶ 
APOSENTAÇÃO – HORÁRIOS DE TRABALHO – VINCULAÇÃO – CARREIRAS – GESTÃO
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
MOÇÃO
▶ 
Em concentração junto ao ME
▶ 
Educação Especial
▶ 
Respeito pelas Carreiras
▶ 
▶ 
Orçamento do Estado 2017
▶ 
OE 2017
▶ 
▶ 
FENPROF convoca concentração em frente ao ME:
▶ 
Manifestação nacional com milhares de participantes
▶ 
Corte de 281 milhões na despesa com pessoal é inaceitável e irrealista
▶ 
O QUE TEM DE SE GARANTIR EM 2017?
▶ 
▶ 
“Respeitar os docentes, melhorar as suas condições de trabalho e valorizar o seu estatuto de carreira”
▶ 
As Fundações de regime privado não são solução!
▶ 
▶ 
ME (Av. 5 de Out), 23 nov (quarta-feira), 16H00
▶ 
▶ 
▶ 
12 perguntas ao Secretário-Geral da FENPROF
▶ 
Concursos e questões orçamentais
▶ 
REVISÃO DO REGIME DE CONCURSOS
▶ 
Horários e Salários
▶ 
21 de outubro (sexta-feira)
▶ 
▶ 
"O Professor Hoje e os Desafios de Amanhã"
▶ 
Conferência de imprensa após reunião do Conselho Nacional
▶ 
DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES
▶ 
DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, HOJE, EM LISBOA
▶ 
Na semana em que se assinala o Dia Mundial dos Professores
▶ 
Comemorações do Dia Mundial do Professor
▶ 
EM FOCO A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A ABERTURA DO ANO LETIVO
▶ 
SUBSCREVE
▶ 
PROSSEGUIR COM A REPOSIÇÃO DE RENDIMENTOS E DIREITOS
▶ 
QUESTÕES URGENTES EM AGENDA
▶ 
▶ 
AINDA AS COLOCAÇÕES DE PROFESSORES
▶ 
Contratação de Professores
▶ 
REUNião EM 1 E 2 DE SETEMBRO
▶ 
EM FOCO
▶ 
Decreto Regulamentar sobre atribuição de subsídio de Educação Especial
▶ 
EXTORSÃO A ESTAGIÁRIOS DO IEFP
▶ 
Dossiê entregue ao ministro da Educação
▶ 
CATÁSTROFE EM ITÁLIA
▶ 
10 propostas da FENPROF para o próximo Orçamento do Estado
▶ 
Reunião com equipa do Ministério da Educação
▶ 
EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA E PELA DEVIDA UTILIZAÇÃO DOS DINHEIROS PÚBLICOS
▶ 
“Mobilidade por doença” e “Organização do ano letivo 2016/17”
▶ 
Às 15h30
▶ 
Última hora
▶ 
AVANÇAR PELA MUDANÇA DEFENDER, REPOR E CONQUISTAR DIREITOS!
▶ 
Por unanimidade
▶ 
EM FOCO
▶ 
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA no Seminário de Vilar
▶ 
EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, nesta terça-feira
▶ 
Professores e educadores na manifestação do passado dia 31 de março
▶ 
Na Fialho de Almeida, às 16H30
▶ 
▶ 
DESTAQUE
▶ 
▶ 
▶ 
FENPROF analisa Orçamento do Estado 2016 e situação concreta do 1º CEB
▶ 
Resolução do Conselho Nacional da CGTP-IN:
▶ 
ESCLARECIMENTO
▶ 
▶ 
Plenário de Sindicatos da CGTP-IN
▶ 
Reportagem: conferência de imprensa (15/01/2016)
▶ 
▶ 
Reuniões com grupos parlamentares (22/12/2016)
▶ 
FENPROF REUNIU COM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (16/12/2015)
▶ 
POSICIONAMENTO NA CARREIRA
▶ 
Primeira reunião com a FENPROF
▶ 
EM FOCO
▶ 
DESTAQUE
▶ 
ENTRE 5 E 7 DE NOVEMBRO
▶ 
Apelo do Secretário Geral da FENPROF
▶ 
Intervenção de Mário Nogueira no Plenário Nacional de Sindicatos:
▶ 
▶ 
Resolução aprovada pelo Conselho Nacional da CGTP-IN
▶ 
▶ 
Resolução aprovada pelo Conselho Nacional da CGTP-IN
▶ 
5 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES
▶ 
CRÉDITO HORÁRIO ATRIBUÍDO A ESCOLAS
▶ 
▶ 
A PROPÓSITO DOS EXAMES DO SECUNDÁRIO
▶ 
Conselho Nacional muito crítico no balanço da legislatura e do ano letivo
▶ 
▶ 
▶ 
CONCENTRAÇÃO CGTP-IN
▶ 
Concentração de sindicatos da Frente Comum junto à A.R.
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Moção aprovada
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Conferência de imprensa da Plataforma Sindical (5/06/2015):
▶ 
▶ 
ENCONTRO/DEBATE promovido pela Frente Comum
▶ 
Plataforma Sindical em conferência de imprensa
▶ 
“Com a Força dos Trabalhadores, Lutar por Emprego, Salários e Direitos. Romper com a política de direita!”
▶ 
1º DE MAIO 2015
▶ 
CONTRA A MOBILIDADE ESPECIAL
▶ 
PACC
▶ 
ninguém está dispensado de lutar por um futuro melhor
▶ 
▶ 
▶ 
COIMBRA
▶ 
CICLO DE CONFERÊNCIAS FENPROF 2015
▶ 
CICLO DE CONFERÊNCIAS FENPROF 2015 ARRANCOU NO SUL
▶ 
Encontro-debate esta quinta-feira, dia 9, Hotel Altis, em Lisboa
▶ 
DESTAQUE
▶ 
PROSSEGUE A LUTA CONTRA A PACC
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Greve nacional da Administração Pública
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
"Requalificação"/mobilidade especial:
▶ 
▶ 
PREOCUPAÇÕES CONVERGENTES NA REUNIÃO REALIZADA COM BE
▶ 
Para todo o mês de março
▶ 
Delegação da FENPROF na "5 de Outubro" (20/02/2015)
▶ 
▶ 
▶ 
Mário Nogueira no Congresso do SPGL:
▶ 
7 de março: manifestações em todo o país
▶ 
PETIÇÃO CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO
▶ 
Não há qualquer razão que justifique a aplicação do regime de mobilidade especial aos docentes
▶ 
A luta dos professores contra a PACC continua!
▶ 
▶ 
Conselho Nacional da FENPROF analisou ação do Governo e política educativa
▶ 
FENPROF em conferência de imprensa
▶ 
Resolução aprovada no Plenário de Sindicatos da CGTP-IN (8/01/15)
▶ 
▶ 
Destaque
▶ 
No início do 2.º período
▶ 
Para contestar municipalização da Educação
▶ 
▶ 
Resolução aprovada pelo Conselho Nacional da CGTP-IN
▶ 
17 de dezembro
▶ 
GOVERNO PRETENDIA IMPEDIR OS DOCENTES DE LUTAR CONTRA A PACC
▶ 
SITUAÇÃO NO ISS,IP
▶ 
▶ 
PARA DEBATER A “PACC” ENTRE OUTROS IMPORTANTES ASSUNTOS
▶ 
FENPROF no MEC
▶ 
▶ 
por uma política de esquerda e soberana
▶ 
Por uma política de esquerda e soberana
▶ 
"Educação: um Direito Humano"
▶ 
PELO EMPREGO, SALÁRIOS E PENSÕES, DIREITOS E SERVIÇOS PÚBLICOS
▶ 
13 de novembro
▶ 
13 de novembro
▶ 
▶ 
Secretariado Nacional da FENPROF alerta
▶ 
▶ 
Administração Pública
▶ 
13 de novembro
▶ 
Reunião da Plataforma Sindical Docente com responsáveis da DGAE
▶ 
23 de outubro: Plataforma Sindical no MEC
▶ 
Limitação do pagamento da compensação por caducidade dos contratos
▶ 
Questionário lançado pela Plataforma Sindical
▶ 
▶ 
▶ 
Resolução do Conselho Nacional
▶ 
5 de Outubro
▶ 
Em causa o processo das BCE e a exclusão de candidatos aos concursos por via da PACC
▶ 
Na "5 de Ouubro"
▶ 
▶ 
ESTA QUARTA (DIA 17)
▶ 
Plataforma de Sindicatos de Professores em conferência de imprensa (15/09/2014)
▶ 
11 de setembro
▶ 
2/09/2014
▶ 
▶ 
Cálculo dos retroactivos devem reportar a julho de 2010
▶ 
1 de setembro, FENPROF em centros de emprego
▶ 
em foco
▶ 
Dia 1 de Setembro
▶ 
25 de julho, Lisboa