CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
Acção Sindical

FENPROF REITERA
21 jul 2018 / 20:14

Como a FENPROF já afirmou anteriormente, na sequência da nota informativa da DGEstE, datada de 11 de junho, de acordo com os normativos que vigoram, só há quórum nas reuniões de conselho de turma dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário quando estão presentes todos os seus membros. Assim, não se aplica o disposto no CPA, pois estas não são reuniões administrativas, mas de natureza pedagógica, sujeitas a normativos legais próprios.

Na próxima segunda-feira, a FENPROF contestará, junto do Ministério da Educação, a informação ilegal sobre o quórum das reuniões de conselho de turma, que, reiteradamente, a DGEstE enviou para as escolas.


Reposicionamento
20 jul 2018 / 11:26

A FENPROF lamenta o atraso verificado no processo de reposicionamento dos docentes que ingressaram na carreira entre 2011 e 2017. Como é evidente, tal atraso é da exclusiva responsabilidade do Ministério da Educação, situação com que a FENPROF já o confrontou por diversas vezes.


Reuniões com Partidos
19 jul 2018 / 15:54

O Partido Socialista, que, por ser o partido do governo, tem responsabilidades acrescidas perante a sociedade portuguesa, nem sequer respondeu, até agora, ao pedido de reunião enviado a 21 de junho. Face a isso, as dez organizações sindicais decidiram reiterar, hoje, o pedido de reunião, dirigindo nova carta à Secretária-Geral Adjunta, Dr.ª Ana Catarina Mendes. Aguarda-se a marcação da reunião pretendida para data muito próxima.


13 de Julho: Em todas as Concentrações - PROFESSORES APROVARAM MOÇÃO
19 jul 2018 / 15:03

Está na mão do governo responder aos problemas e às justas exigências dos professores, nomeadamente, deixar de insistir na eliminação de tempo de serviço que foi cumprido pelos docentes, com os alunos, nas suas escolas. A recomposição da carreira docente não é apenas uma exigência dos professores. É uma condição de atratividade da profissão e de melhoria da formação das novas gerações. É um investimento na escola pública e na qualidade da educação que ela deve assegurar. Um combate de todos os professores e de toda a sociedade.

- Ver Moção aprovada pelos professores nas concentrações do dia 13 de julho


Despacho Normativo de Organização do Ano Letivo 2018/2019
19 jul 2018 / 11:32

O despacho de organização do ano letivo seria, na opinião da FENPROF, a oportunidade de o ME resolver um dos problemas que também está na origem da luta que se desenvolve: o horário de trabalho.

No entanto, no despacho publicado a 6 de julho, continua por resolver o principal problema: a não clarificação dos conteúdos das componentes letiva e não letiva de estabelecimento, sendo essa a causa de quase todos os abusos que são praticados nas escolas.

- Ver Despacho Normativo n.º 10-B/2018

- Ver  Posição da FENPROF


Publicado diploma sobre a Educação Inclusiva
18 jul 2018 / 16:26

No dia 6 de julho saiu o Decreto-Lei nº 54/2008 sobre Inclusão a implementar nas escolas a partir do dia 1 de setembro. No dia 12 de julho saiu o Manual de Apoio.

A FENPROF considera que estes dois documentos foram publicados tardiamente, numa altura em que os docentes já tinham preparado o próximo ano letivo (trabalho que foi realizado com base na legislação em vigor - Decreto-Lei nº 3/2008 - agora revogada) e terão de fazer tudo de novo sem a reflexão necessária nas escolas entre os docentes (do regular e da Educação Especial) e técnicos para reorganização de toda a estrutura das escolas.

Parecer Final da FENPROF sobre a proposta de revisão do Decreto-lei nº 3/2008


9A4M2D
18 jul 2018 / 15:50

O ME convocou as organizações sindicais de professores e educadores para uma reunião técnica onde se pretende apurar o custo real da recomposição da carreira docente. Esta reunião realiza-se no dia 25 de julho, pelas 09:00 horas. Será uma reunião em que as organizações sindicais estarão representadas por seis elementos vocacionados para o trabalho técnico (2 da FENPROF, 2 da FNE e 2 da Frente Sindical de Docentes). Será uma única reunião, eventualmente alargada a outra, não estando prevista a criação de qualquer comissão para este efeito.


14 jul 2018 / 10:23

Concentrações em todo o país assinalam fim da greve às avaliações e confirmam:
13 jul 2018 / 18:06

Cerca de três mil professores concentraram-se esta tarde em 16 cidades do país confirmando que a greve às avaliações termina em 13 de julho, mas a luta pela recuperação total da carreira, entre outros objetivos, continuará de pé. Só mesmo uma grande greve de professores, como a que se realizou entre 18 de junho e 13 de julho, poderia ter obrigado o governo a voltar à mesa das negociações, depois de, a 4 de junho, ter confrontado os sindicatos com uma inaceitável postura de “chantagem”. 

Confira os totais nacionais da greve entre 18 de junho e 13 de julho

Nestas concentrações os professores aprovaram uma Moção que vão fazer chegar ao Presidente da República, ao Presidente da Assembleia da República, aos Grupos Parlamentares, ao Primeiro-Ministro, Ministro da Educação, Ministro das Finanças e ao Presidente do Conselho Nacional de Educação.

Moção aprovada pelos professores

 Imagens das concentrações


Concentração de professores e educadores em São Pedro do Sul
13 jul 2018 / 15:59

Uma delegação da FENPROF esteve esta manhã em São Pedro do Sul com o intuito de mostrar à Secretária de Estado Adjunta e da Educação que, apesar de a greve terminar hoje, os professores não vão baixar os braços ou desistir da recuperação dos 9 anos, 4 meses e 2 dias de tempo de serviço congelado. 


A luta prossegue!
12 jul 2018 / 17:52

13 de julho – CONCENTRAÇÕES EM TODO O PAÍS
PORQUE A LUTA CONTINUA!
 

Depois de várias semanas de uma grande greve que visou as reuniões de conselhos de turma e de docentes no âmbito da avaliação, o próximo momento é a realização de Concentrações Distritais de professores. Os professores, uma vez mais na rua, exigirão uma verdadeira e completa mudança de postura por parte do governo!

Dados Nacionais de adesão à greve - dias 11 e 12 de julho


Reunião com o Governo
12 jul 2018 / 17:01

Após a reunião com o governo no Ministério da Educação, Mário Nogueira esteve no Jornal 2 da RTP (de 11 de julho) a explicar os resultados da reunião e as decisões das organizações sindicais de professores.


Com a responsabilidade, a seriedade e a determinação que se reconhece à FENPROF, confirmamos
12 jul 2018 / 16:41

«A exemplar luta dos professores em defesa da valorização das suas carreiras profissionais, de um regime específico de aposentação, de melhores condições de trabalho e de horários que respeitem a lei e aliviem o profundo desgaste dos professores, em defesa de um regime de concursos justo e transparente e por um efetivo combate à precariedade não acabou».

Leia a mensagem do Secretário-Geral da FENPROF aos Professores.


Resultados da reunião no ME
11 jul 2018 / 20:50

 

À saída da reunião com o governo, Mário Nogueira considerou que a reunião teve o mérito de se realizar por força da luta dos professores, mas sublinha que a luta não terminou. Em setembro, os professores, já com as forças renovadas, irão continuar a demonstrar que não vão abdicar de nem um dia dos 9 anos, 4 meses e 2 dias.

Assista também ao discurso do Secretário-Geral da FENPROF à saída da reunião.


Greve às Avaliações
10 jul 2018 / 18:48

Greve às avaliações anulou 95,4% das reuniões convocadas após 18 de junho

O Ministério da Educação custou a perceber que os professores teriam de ser ouvidos. Ignorou as greves realizadas em março e a enormíssima Manifestação de 19 de maio, que juntou em Lisboa mais de 50.000 professores. Pareceu, de início, que ignorava a fortíssima adesão à greve em curso, até que os números falaram mais alto.

Face a estes números, espera-se que, na reunião a realizar esta quarta-feira, no Ministério da Educação, o governo demonstre o que até agora não quis assumir: respeito pelo compromisso que assumiu em novembro, pela Lei do Orçamento do Estado e pela Assembleia da República e a Resolução que esta aprovou. Se for essa a sua postura, então, os professores estarão a ser respeitados e tratados com justiça.

 

Dados Nacionais da Greve às Avaliações apurados pela FENPROF desde o dia 18 de junho até às 18 horas do dia 10 de julho:

Dados SPN | Dados SPRC | Dados SPGLDados SPZS | Dados SPRA


9A4M2D
10 jul 2018 / 11:24

A FENPROF estará presente na reunião que terá lugar esta quarta-feira, dia 11, no Ministério da Educação, a partir das 15 horas. Uma reunião que será uma das mais importantes da Legislatura, pois em causa está a recomposição da carreira dos docentes, a necessidade de um regime de aposentação que contrarie o curso de envelhecimento da profissão docente, medidas que permitam atenuar o profundo desgaste que afeta os profissionais e, ainda, medidas que combatam o elevado nível de precariedade que continua a afetar este setor profissional.

A FENPROF apelou aos seus dirigentes e delegados sindicais, bem como aos professores que tenham essa possibilidade, para se concentrarem junto ao ME, durante o período em que a reunião convocada se estiver a realizar.


Greve às avaliações
09 jul 2018 / 17:43

Os professores compreenderam que a convocatória enviada pelo Ministro da Educação para a reunião que se realizará na próxima quarta-feira, dia 11, constituía uma provocação, pelo que a greve teria de continuar forte como até aqui. De facto, nessa convocatória, o Ministro repete todas as posições que levaram os professores a esta fortíssima luta, pelo que nem a já longa duração da greve em curso a desgastou. De todas as informações recebidas pela FENPROF o número de reuniões por realizar mantém-se acima dos 90%, o que demonstra que, apesar da duração desta greve, os professores não deixam que a sua luta se ressinta, como confirmam os dados disponíveis.

Dados Nacionais - 9 de julho
(atualizados às 11h30 de 10 de julho) 


Apelo aos professores
08 jul 2018 / 22:58

Foram necessários muitos dias de greve às avaliações para, finalmente, o Ministro da Educação marcar a reunião que reabre o processo negocial de recomposição da carreira docente, com destaque para a recuperação de todo o tempo de serviço que esteve congelado, mas, igualmente, para abordar outros aspetos, tais como a aposentação, os horários de trabalho ou o combate à precariedade.

Esta não é uma luta fácil, como nunca são fáceis as lutas. Ainda nos lembramos de como foram duras e longas as lutas para acabar com a candidatura ao 8.º escalão, para recuperar integralmente o tempo de serviço já por várias vezes perdido, para eliminar a divisão da carreira em categorias, para pôr termo à requalificação e daí retirar os que já lá se encontravam ou para acabar com a PACC… Ganhámos todas, pois os professores com os seus sindicatos, estando a FENPROF na primeira linha, sempre souberam definir as estratégias negociais e de luta adequadas à obtenção dos resultados pretendidos.


Mário Nogueira no encerramento do Encontro sobre o Desgaste na Profissão
06 jul 2018 / 19:25

Na sessão de encerramento do Encontro Internacional sobre o Desgaste na Profissão Docente, o Secretário-Geral da FENPROF deixou uma mensagem de força e incentivo à luta dos professores: "Não podemos perder o património de luta que já conquistámos. Os próximos 3 dias são muito importantes!"

Greve às Avaliações - Dados Nacionais - 5 e 6 de julho



ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE DESGASTE NA PROFISSÃO
06 jul 2018 / 11:45

Intervenção de encerramento do Secretário-Geral da FENPROF do Encontro Internacional sobre o Desgaste na Profissão Docente

Raquel Varela abriu o Encontro com a apresentação dos resultados e conclusões já possíveis

75% dos professores apresentam desgaste profissional
48% dos professores apresentam sinais preocupantes de desgaste profissional
A classe docente é uma classe doente
84% deseja aposentar-se antecipadamente; este problema social é revelador de falta de motivação no trabalho.
Não é um problema individual, mas sim de organização do trabalho. 
27,3% dos professores apresentam sinais críticos ou extremos de desgaste emocional.
Há uma ligação directa entre o índice de burnout e a idade. Aumenta significativamente a partir de 55 anos de idade.

António Coimbra de Matos
Psiquiatra

Henrique Silveira Oliveira
Matemático, responsável pelo tratamento dos dados


Roberto Leher
Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro


Professores em luta!
05 jul 2018 / 20:14

Num dia em que, mais uma vez, os professores demonstraram a sua firmeza na luta e em que confirmaram que acompanham as posições das organizações que os representam, os sindicatos de professores fazem um apelo a que se mantenha a luta até ao dia da reunião com o governo.

Mário Nogueira apela a que todos os que puderem marquem presença no dia 11 de julho, a partir das 14:30 horas, junto ao Ministério da Educação, na Avenida Infante Santo, nº 2, em Lisboa.

Dados Nacionais - Greve às avaliações - 5 de julho


AS CONTAS QUE É PRECISO FAZER
05 jul 2018 / 16:47

Consulta aos professores ultrapassa 50.000 respostas
05 jul 2018 / 12:34

Em apenas 4 dias, responderam 50.738 professores. Superou a meta estabelecida mas corresponde às expectativas de que os professores estão na luta apoiando a estratégia dos seus sindicatos e as ações em curso ou a realizar.

Espera-se que o Ministério da Educação apresente, finalmente, no dia 11, uma proposta que seja negociável. Os sindicatos foram os últimos a apresentar propostas que viabilizariam a resolução do problema. Está agora do lado do governo avançar com alternativas viáveis.

Exemplar do questionário utilizado na consulta

- Quadro síntese do resultado da Consulta aos Professores sobre a negociação e a luta


Contas do Dia – Antena 1 – 4 de julho
04 jul 2018 / 20:40

Na sequência da emissão da rubrica “Contas do Dia”, esta quarta-feira (dia 4 de julho), na Antena 1, o Secretariado Nacional da FENPROF dirigiu uma resposta ao Dr. Nicolau Santos, autor da rubrica, através da Direção de Informação da Antena 1.

O Secretariado Nacional da FENPROF repudia as afirmações falaciosas do Dr. Nicolau Santos e apela a que este “Rejeite o frete político”.


Greve e Despacho do OAL
04 jul 2018 / 19:56

Ao terceiro dia da semana em curso, as reuniões de avaliação que não se realizaram ultrapassaram, de novo, os 95%, isto não sendo consideradas as reuniões realizadas por força dos serviços mínimos impostos, que obrigam as escolas a práticas ilegais. Mas mesmo que sejam contabilizadas as reuniões realizadas sob serviços mínimos, a percentagem de reuniões não realizadas atinge os 92%, o que significa que os professores mantêm a greve quase total às restantes reuniões. 

 

Dados SPGL - 4 de julho - 19 horas | Dados SPN - 4 de julho - 19 horas
Dados SPRC - 4 de julho - 19 horas | Dados SPZS - 4 de julho - 19 horas

Dados SPGL - 4 de julho - 19 horas | Dados SPN - 4 de julho - 19 horas

Dados SPRC - 4 de julho - 19 horas | Dados SPZS - 4 de julho - 19 horas

Entretanto, do dia de hoje destacou-se a divulgação de um comunicado do Ministério da Educação sobre o despacho normativo de Organização do Ano Letivo que se aproxima. Quem o lê, até poderá ser levado a pensar que, no próximo ano letivo, teremos normas muito diferentes das que vigoraram este ano, porém, isso não é verdade. Foi por essa razão que a FENPROF não chegou a acordo com o Ministério da Educação e requereu a negociação suplementar, que teve lugar ontem, 3 de julho. 


GREVE ÀS AVALIAÇÕES
03 jul 2018 / 19:33

 

Com exceção das reuniões com serviços mínimos, praticamente mais nenhuma se realizou, num dia em que Ministério convoca reunião para negociar o inegociável

O Governo criou um problema gravíssimo com os professores, mas o Ministro da Educação, em vez de convocar uma reunião aberta com uma agenda de trabalho respeitadora da lei e do compromisso que assumiu em novembro, insiste em reinterpretar esse compromisso, em subverter a Lei do Orçamento do Estado e em ignorar a Resolução n.º 1/2018 aprovada pela Assembleia da República. O teor do ofício do Ministro da Educação a convocar a reunião para o próximo dia 11 de julho é um sinal extremamente preocupante sobre o que irá acontecer nesse dia.

Hoje, se forem retiradas as reuniões realizadas devido aos serviços mínimos, a greve voltou a ultrapassar os 98% de reuniões previstas mas não realizadas.


▶ 
Reunião de Negociação Suplementar do projeto de Despacho da Organização do Ano Letivo
▶ 
6 de julho | Fórum Lisboa
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Negociação
▶ 
Greve às avaliações - 29 de junho
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
▶ 
EM MAIS UM DIA DE FORTÍSSIMA GREVE DOS PROFESSORES
▶ 
9A4M2D
▶ 
GREVE ÀS AVALIAÇÕES
▶ 
AOS PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
Greve às avaliações – serviços mínimos
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Adesão à greve superior a 97%!
▶ 
Greve às avaliações - 25 de junho
▶ 
SN faz um balanço da greve e responde ao ME
▶ 
Greve às avaliações - 22 de junho
▶ 
ESCLARECIMENTOS SOBRE A GREVE ÀS AVALIAÇÕES
▶ 
Greve às avaliações - 21 de junho
▶ 
Greve às avaliações - 21 de junho
▶ 
DE MÁRIO NOGUEIRA, SECRETÁRIO-GERAL DA FENPROF, AO SENHOR PRIMEIRO-MINISTRO
▶ 
Greve às avaliações - 20 de junho
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às Avaliações - Nota Informativa da DGEste
▶ 
▶ 
Segundo dia de greve - 19 de junho
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às avaliações - 18 de junho
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
GREVE ÀS AVALIAçÕES
▶ 
AMANHÃ, INICIA-SE GREVE EM TODAS AS ESCOLAS, QUE SE PROLONGARÁ ENQUANTO FOR NECESSÁRIO
▶ 
Encontro Nacional sobre Autonomia e Flexibilidade Curricular
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Debate de atualidade pedido pelo PCP com a presença do Ministro da Educação
▶ 
Nota Informativa da DGEste sobre a greve às avaliações
▶ 
a situação dos professores
▶ 
Nota Informativa da DGEstE sobre reuniões dos conselhos de turma
▶ 
Mário Nogueira deixa apelo aos professores
▶ 
▶ 
Leitores das Universidades Portuguesas (LUP) recebidos no MCTES
▶ 
FENPROF reúne amanhã no ME
▶ 
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Região Autónoma da Madeira
▶ 
Luta dos professores em defesa da justa recuperação do tempo de serviço que cumpriram
▶ 
ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE
▶ 
PROFESSORES EM LUTA
▶ 
Conferência de Imprensa em frente ao ME
▶ 
▶ 
Não ao Apagão!
▶ 
9 ANOS, 4 MESES E 2 DIAS
▶ 
▶ 
Professores em luta!
▶ 
Não ao Apagão!
▶ 
Respeito e Justiça
▶ 
NÃO AO APAGÃO
▶ 
HORÁRIOS DE TRABALHO
▶ 
Mário Nogueira à RTP
▶ 
Negociação
▶ 
▶ 
Reunião com o Ministro da Educação
▶ 
AGENDA PARA O PRÓXIMO MÊS
▶ 
Dia 4, a partir das 9:30 horas
▶ 
COM O SECRETÁRIO-GERAL DA FENPROF
▶ 
A LUTA CONTINUA
▶ 
AUDIÇÃO PARLAMENTAR DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO
▶ 
Concursos 2018
▶ 
▶ 
Horários de Trabalho
▶ 
▶ 
Manifestação Nacional - 19 de maio
▶ 
Manifestação Nacional - 19 de maio - Lisboa
▶ 
Cresce ainda mais a importância da Manifestação de 19 de maio!
▶ 
Entrevista de Mário Nogueira ao Jornal Económico
▶ 
Manifestação 19 de maio
▶ 
Manifestação Nacional de Professores e Educadores
▶ 
Dia 19 de maio, sábado - Professores exigem
▶ 
Concurso Professores
▶ 
Manifestação Nacional, 19 de maio, Lisboa
▶ 
Maio de 1968
▶ 
HOJE, 11 DE MAIO, EM COIMBRA
▶ 
vagas para as progressões aos 5.º e 7.º escalões
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
CONCURSOS DE PROFESSORES
▶ 
CONTAGEM DO TEMPO DE SERVIÇO - REPOSICIONAMENTO
▶ 
ME continua a não dar resposta aos problemas dos professores
▶ 
▶ 
Contagem do tempo antes da profissionalização para reposicionamento na carreira docente
▶ 
Reposição parcial do número de alunos por turma que vigorava até 2013
▶ 
Reunião no ME - 3 de maio 2018
▶ 
Ministro da Educação não pode ser um silenciador dos problemas dos professores, dos alunos e da Escola Pública
▶ 
Juntos contra a Municipalização da Educação!
▶ 
COLOCAÇÃO DE DOCENTES DOS QUADROS EM HORÁRIOS DITOS INCOMPLETOS
▶ 
Professores, trabalhadores não docentes, pais e diretores
▶ 
▶ 
Progressão ao 5.º e 7.º Escalões e Concurso Externo Extraordinário
▶ 
Em direto com o Secretário-geral da FENPROF
▶ 
19 de maio. Uma manifestação que marque!
▶ 
CONCURSO EXTERNO EXTRAORDINÁRIO
▶ 
Sobre a recuperação do tempo de serviço congelado e a luta para o conseguir
▶ 
concurso de integração extraordinário
▶ 
negociação
▶ 
LISTAS DE PROGRESSÃO AOS 5.º E 7.º ESCALÕES
▶ 
ESCLARECIMENTO - CONCURSOS DE PROFESSORES
▶ 
Concurso extraordinário
▶ 
CONCURSOS
▶ 
Progressão aos 5.º e 7.º escalões
▶ 
Esclarecimento - Recuperação do tempo de serviço perdido pelos professores durante o período de congelamento das carreiras
▶ 
Projetos do Governo sobre a Municipalização com acordo à direita
▶ 
PROTESTO JUNTO AO ME - HORÁRIOS E TRABALHO
▶ 
Amanhã, 19 de abril, pelas 12 horas
▶ 
Progressão ao 5º e 7º escalões
▶ 
Assembleia da República
▶ 
HORÁRIOS DE TRABALHO DOS PROFESSORES
▶ 
FENPROF QUESTIONOU MINISTRO DA EDUCAÇÃO SOBRE PROTOCOLOS COM ENTIDADES ESTRANGEIRAS PARA CERTIFICAÇÃO DOS ALUNOS NAS RESPETIVAS LÍNGUAS
▶ 
Recuperação do tempo de serviço
▶ 
COLOCAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA DOCENTE
▶ 
Recuperação do tempo de serviço
▶ 
Recuperação do tempo de serviço
▶ 
CARREIRA - PRIMEIROS ESCALÕES
▶ 
Recuperação do tempo de serviço
▶ 
MANIFESTAÇÃO INTERJOVEM
▶ 
PREVPAP NA CIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR
▶ 
▶ 
Sobre o anunciado regime de “inclusão escolar”
▶ 
ISTP18: International Summit on the Teaching Profession 2018
▶ 
ISTP18: International Summit on the Teaching Profession 2018
▶ 
ISTP Lisbon 2018
▶ 
SAUDAÇÃO AOS PROFESSORES
▶ 
Preparar a ação, agir para mudar
▶ 
Balanço global da greve
▶ 
GREVE NACIONAL - ÚLTIMO DIA
▶ 
GREVE NA REGIÃO CENTRO
▶ 
Mário Nogueira desmente Ministro da Educação
▶ 
ESTA MANHÃ - ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO
▶ 
ZONA SUL NA GREVE SOBE PERCENTAGEM
▶ 
Greve Nacional de Professores
▶ 
Mário Nogueira na SIC Notícias
▶ 
GREVE NACIONAL DOS PROFESSORES
▶ 
Greve Nacional de Professores e Educadores
▶ 
GREVE NACIONAL DE PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
REUNIÃO COM O ME EM 12 DE MARÇO
▶ 
Reunião de hoje no ME!
▶ 
Greve Nacional dos Professores
▶ 
O tempo de serviço não se negoceia, conta-se!
▶ 
Greve Nacional de Professores
▶ 
Recuperação do tempo de serviço cumprido pelos professores
▶ 
Pela criação do grupo de recrutamento de Teatro e Expressão Dramática
▶ 
Docentes de Teatro e Expressão Dramática
▶ 
Docentes do Nível 2 de Qualificação
▶ 
Greve de Professores e Educadores
▶ 
EDUCADORAS DE INFÂNCIA EM CRECHE EM PLENÁRIO JUNTO AO ME
▶ 
Concentração Nacional junto ao ME
▶ 
Recuperação do tempo de serviço cumprido pelos professores
▶ 
RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
Compromissos são para cumprir!
▶ 
RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
Reunião no ME - Recuperação do tempo de serviço
▶ 
Desgaste Profissão Docente
▶ 
REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA
▶ 
O PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E NA CIÊNCIA
▶ 
Professores em luta
▶ 
REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA DOCENTE
▶ 
PREVPAP
▶ 
NEGOCIAÇÕES COM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E O GOVERNO
▶ 
Autonomia e Flexibilidade Curricular
▶ 
REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA DOCENTE
▶ 
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
▶ 
Negociações com o Ministério da Educação e Governo
▶ 
LUTA DOS PROFESSORES
▶ 
Criação do grupo de recrutamento de LGP e concursos de professores
▶ 
AÇÃO REIVINDICATIVA
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA SOBRE A SITUAÇÃO NO ENSINO PROFISSIONAL
▶ 
Conferência de Imprensa
▶ 
Petição por um CCT para o Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
RECENSEAMENTO
▶ 
PROFESSORES DO ÍNDICE 167
▶ 
Professores em luta
▶ 
Professores em luta
▶ 
Negociação e luta
▶ 
DESGASTE E ENVELHECIMENTO DA PROFISSÃO
▶ 
Estudo Universidade Nova de Lisboa/FENPROF
▶ 
Reunião ME
▶ 
▶ 
PROCESSO NEGOCIAL PARA A RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
FENPROF REÚNE COM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
▶ 
Língua Gestual Portuguesa (LGP)
▶ 
Negociação
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
Balanço das negociações com o ME
▶ 
Contra a subversão da carreira docente
▶ 
Contra a subversão da carreira docente
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
Financiamento de Cursos Profissionais nas Escolas Públicas
▶ 
Reposicionamento na carreira docente
▶ 
Negociação sobre Reposicionamento na Carreira Docente
▶ 
Reposicionamento na carreira docente
▶ 
ENSINO PRIVADO
▶ 
REPOSICIONAMENTO: PROFESSORES DO 1.º ESCALÃO
▶ 
REUNIÃO NO ME
▶ 
▶ 
▶ 
Negociação
▶ 
Ensino Profissional
▶ 
FENPROF entregará pedido dia 28 de dezembro no Ministério da Educação
▶ 
SOLIDARIEDADE
▶ 
PROGRESSÃO
▶ 
Negociação
▶ 
▶ 
Concursos, Progressão aos 5º e 7º escalões e Grupo de Recrutamento de LGP
▶ 
Recomposição da carreira docente
▶ 
Negociação
▶ 
Contra a Municipalização da Educação
▶ 
Pela Valorização da Profissão!
▶ 
DEBATE E DECISÃO
▶ 
▶ 
PLENÁRIOS DE PROFESSORES EM TODO O PAÍS
▶ 
▶ 
Negociação
▶ 
Reunião Conselho Nacional da FENPROF
▶ 
OE 2018
▶ 
“Pela Valorização da Educação e dos seus Profissionais; 2017/18: Tempo de resolver problemas!”
▶ 
Abaixo-Assinado entregue no ME, dia 15, pelas 9h30
▶ 
▶ 
HORÁRIOS DE TRABALHO
▶ 
Negociação FENPROF/ME
▶ 
MÁRIO NOGUEIRA RESPONDE
▶ 
▶ 
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
18 de Novembro, Manifestação Nacional CGTP-IN, Lisboa, Marquês de Pombal, 15.00 horas
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
Greve 15 de novembro 2017
▶ 
▶ 
▶ 
Greve e concentração de professores - 15 de novembro
▶ 
Hoje, 14 de novembro, às 15h30
▶ 
15 DE NOVEMBRO DE 2017: DIA NACIONAL DE LUTA DOS PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
GREVE ÀS ATIVIDADES COM ALUNOS NA COMPONENTE NÃO LETIVA
▶ 
CONTRA O APAGÃO!
▶ 
Concursos e vinculação
▶ 
Greve
▶ 
GREVE ÀS ATIVIDADES LETIVAS INSCRITAS NA COMPONENTE NÃO LETIVA
▶ 
Greve CNLE
▶ 
DIA NACIONAL DE LUTA
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, 3/11, 11 HORAS
▶ 
▶ 
▶ 
SEGUIRAM EM MANIFESTAÇÃO DA CNEF PARA O ME
▶ 
Concentração de docentes do Ensino Particular e Cooperativo (Regular, Ensino Profissional e Ensino Artístico Especializado)
▶ 
FENPROF LANÇA REPTO A TODOS OS PROFESSORES E A TODAS AS ORGANIZAÇÕES SINDICAIS PARA QUE 15 DE NOVEMBRO SEJA UM DIA NACIONAL DE LUTA DE TODOS OS DOCENTES
▶ 
Greve 27 de outubro
▶ 
GREVE 27 OUTUBRO
▶ 
Dirigentes da FENPROF e professores do ensino privado concentraram-se junto ao Colégio dos Carvalhos
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Contrato Coletivo de Trabalho IPSS
▶ 
Concurso de vinculação extraordinária
▶ 
CARREIRA DOCENTE
▶ 
▶ 
OE 2018
▶ 
Descongelamento carreira docente
▶ 
Luto Nacional
▶ 
OE 2018
▶ 
OE 2018
▶ 
Horários de Trabalho
▶ 
CGTP-IN
▶ 
Horários de Trabalho
▶ 
CONCURSOS E VINCULAÇÃO
▶ 
DESCONGELAMENTO DAS CARREIRAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
▶ 
Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF
▶ 
Plenário Nacional de Professores e Educadores
▶ 
LISBOA, 4. OUTUBRO. 2017
▶ 
PRÉMIO LITERÁRIO URBANO TAVARES RODRIGUES
▶ 
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
A luta é mesmo o caminho
▶ 
Educação Especial
▶ 
Dia Mundial dos Professores - 5 de outubro
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Educação Pré-escolar
▶ 
4 DE OUTUBRO, 14:30 HORAS, EM LISBOA (AUDITÓRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA, NA CIDADE UNIVERSITÁRIA)
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Regularização dos vínculos precários NO SECTOR PÚBLICO
▶ 
Entrevista ao Secretário-Geral da FENPROF
▶ 
COLOCAÇÕES DE PROFESSORES
▶ 
ÚLTIMA HORA
▶ 
▶ 
Abertura do ano letivo e calendarização de processos negociais
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
PROBLEMAS NA COLOCAÇÃO DE PROFESSORES
▶ 
Colocação de Professores no âmbito da mobilidade interna
▶ 
Secretariado Nacional
▶ 
Mário Nogueira na RTP
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Colocação de professores e educadores
▶ 
CCT IPSS
▶ 
DECLARAÇÃO DA FENPROF
▶ 
Concursos
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Concurso de colocação de professores
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Renovação de contratos de técnicos especializados
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
OE 2018
▶ 
▶ 
AEC
▶ 
CONSULTA PÚBLICA
▶ 
ÚLTIMA HORA!
▶ 
PREVPAP - Vagas em falta
▶ 
Ensino Profissional
▶ 
Orçamento do Estado 2018
▶ 
Opinião
▶ 
Opinião
▶ 
Educação Inclusiva - Revisão DL 3/2008
▶ 
Concurso de Professores
▶ 
Balanço do ano letivo 2016/17 e perspetivas para o que se se aproxima
▶ 
Exclusões dos concursos de professores
▶ 
Detetadas irregularidades na exclusão de professores dos concursos
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
INFORMAÇÃO AOS PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
Editorial Mário Nogueira - Jornal da FENPROF
▶ 
2/3 CEB
▶ 
Horários 1.º CEB
▶ 
Entrevista ao Jornal da FENPROF
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo - 2/3 CEB
▶ 
Tempo de brincar é tempo de brincar
▶ 
OAL
▶ 
Serviços Mínimos
▶ 
Serviços mínimos
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
Regime transitório de vinculação dos docentes do Ensino Superior Politécnico (DL n.º 45/2016)
▶ 
Calendário Escolar 2017/18
▶ 
COMBATE À PRECARIEDADE
▶ 
Greve Nacional dos Professores
▶ 
Greve Nacional
▶ 
Greve Nacional
▶ 
Negociação ME - Greve 21 de junho
▶ 
Negociações ME - 20 de junho
▶ 
PRESIDENTE DO JURI NACIONAL DE EXAMES
▶ 
Última Hora
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
Declaração aos jornalistas
▶ 
SOBRE SERVIÇOS MÍNIMOS
▶ 
Negociação Compromisso com os Professores
▶ 
SERVIÇOS MÍNIMOS
▶ 
ÚLTIMA HORA
▶ 
Serviços Mínimos Greve 21 de junho
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
INFORMAÇÃO AOS PROFESSORES
▶ 
Greve 21 de junho - Declaração aos jornalistas
▶ 
Entrevista Mário Nogueira – SIC Notícias
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Vinculação de professores
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Petição “ Língua Gestual Portuguesa: não adiem a justa criação do grupo de recrutamento”
▶ 
Reuniões ME e DGAEP
▶ 
O aumento da contestação sindical
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Ensino Artístico Especializado
▶ 
Greve Nacional de Professores - 21 de Junho
▶ 
Negociação
▶ 
3 DE JUNHO - MANIFESTAÇÃO CGTP-IN (LISBOA)
▶ 
Greve a 21 de junho
▶ 
Educação Especial
▶ 
DECLARAÇÃO
▶ 
EDUCAÇÃO ESPECIAL
▶ 
Ministério vai ter de explicar
▶ 
PRECARIEDADE
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
7ª Conferência Nacional da CIMH/CGTP-IN
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
GREVE FUNÇÃO PÚBLICA
▶ 
Regime da Permuta
▶ 
VINCULAÇÃO
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
12º Congresso do Sindicato dos professores da madeira
▶ 
Regime Especial de Aposentação
▶ 
REGIME DE PERMUTAS
▶ 
12.º Congresso dos Professores da Madeira
▶ 
Arménio Carlos, Secretário-Geral da CGTP-IN
▶ 
DESCONGELAMENTO DE CARREIRAS
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
REGIME DA PERMUTA
▶ 
APOSENTAÇÃO DE PROFESSORES
▶ 
17 DE MAIO
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
Diretiva 1999/70/CE sobre contratação a termo
▶ 
DIÁLOGO SOCIAL
▶ 
AGENDA
▶ 
PRECARIEDADE
▶ 
SN DA FENPROF no ME
▶ 
LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA
▶ 
UM MÊS DEPOIS DA REUNIÃO COM O MINISTRO
▶ 
SECRETARIADO NACIONAL DA FENPROF REÚNE EM 4 E 5 DE MAIO
▶ 
1º de Maio 2017
▶ 
CORDÃO HUMANO DE 18 DE ABRIL
▶ 
FENPROF reúne com deputado do Parlamento Europeu, Miguel Viegas
▶ 
1.º Ciclo
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Incumprimento da Diretiva 1999/70/CE
▶ 
Compromisso com os professores
▶ 
Esta terça-feira,18 de abril, pela valorização da profissão
▶ 
ENTREVISTA AO SECRETÁRIO GERAL DA FENPROF
▶ 
transportando uma faixa de 550 metros
▶ 
CONCURSOS DE PROFESSORES
▶ 
CONCURSOS
▶ 
▶ 
Reunião no Ministério da Educação confirma
▶ 
▶ 
▶ 
Reunião esta quarta-feira, no ME, às 10h00
▶ 
CGTP-IN:
▶ 
SECRETARIADO NACIONAL EM REUNIÃO A 30 E 31 DE MARÇO
▶ 
O TEMPO É HOJE!
▶ 
▶ 
Conselho Nacional aprova resolução
▶ 
Ensino Artístico especializado: contra a precariedade, concentração junto ao ME
▶ 
PRIORIDADES REIVINDICATIVAS, AÇÕES E LUTA DOS PROFESSORES
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
FENPROF divulga, em conferência de imprensa, conclusões de inquérito NACIONAL
▶ 
DESTAQUE
▶ 
CONCURSOS
▶ 
Aplicação do artigo 103.º do ECD (faltas por doença)
▶ 
▶ 
Emprego Científico
▶ 
Reuniões em escolas de todo o país
▶ 
Regime de concursos de professores e à vinculação extraordinária de docentes contratados
▶ 
AINDA A REVISÃO DO REGIME JURÍDICO DE CONCURSOS DE DOCENTES
▶ 
REVISÃO DO REGIME DE CONCURSOS
▶ 
Esta quinta-feira, dia 9, a partir das 10h00
▶ 
DECLARAÇÃO DE APOIO
▶ 
DIPLOMA DE CONCURSOS APROVADO PELO CONSELHO DE MINISTROS
▶ 
CONCURSOS E VINCULAÇÃO
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
"Mais Democracia para as Escolas"
▶ 
REVISÃO DO REGIME DE CONCURSOS
▶ 
CONCURSOS E VINCULAÇÃO
▶ 
regime jurídico de concursos
▶ 
Audiência na COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA (18/01/2017)
▶ 
CONCURSOS E VINCULAÇÃO
▶ 
PROFESSORES DE LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA (LGP)
▶ 
Ensino Artístico e Técnicas Especiais
▶ 
REVISÃO DO REGIME JURÍDICO DOS CONCURSOS: REUNIÃO NO ME (13/01/2017)
▶ 
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
▶ 
Última hora
▶ 
resolução aprovada no Plenário de Sindicatos da CGTP-IN
▶ 
Quinta-feira, 12 de janeiro
▶ 
Em foco os projetos do ME e as alternativas da FENPROF sobre a revisão do regime jurídico e concursos
▶ 
REVISÃO DO REGIME JURÍDICO DE CONCURSOS
▶ 
▶ 
COM PROPOSTAS PARA UMA ESCOLA E UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVAS
▶ 
Revisão do Regime Legal de Concursos
▶ 
VINCULAÇÃO DE PROFESSORES
▶ 
Conferência de imprensa da Federação em Coimbra
▶ 
ME ainda não enviou proposta sobre “vinculação extraordinária”
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Em representação das Escolas/Agrupamentos de todo o país
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
REVISÃO DO REGIME LEGAL DE CONCURSOS
▶ 
CONCURSOS
▶ 
APOSENTAÇÃO – HORÁRIOS DE TRABALHO – VINCULAÇÃO – CARREIRAS – GESTÃO
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
MOÇÃO
▶ 
Em concentração junto ao ME
▶ 
Educação Especial
▶ 
Respeito pelas Carreiras
▶ 
▶ 
Orçamento do Estado 2017
▶ 
OE 2017
▶ 
▶ 
FENPROF convoca concentração em frente ao ME:
▶ 
Manifestação nacional com milhares de participantes
▶ 
Corte de 281 milhões na despesa com pessoal é inaceitável e irrealista
▶ 
O QUE TEM DE SE GARANTIR EM 2017?
▶ 
▶ 
“Respeitar os docentes, melhorar as suas condições de trabalho e valorizar o seu estatuto de carreira”
▶ 
As Fundações de regime privado não são solução!
▶ 
▶ 
ME (Av. 5 de Out), 23 nov (quarta-feira), 16H00
▶ 
▶ 
▶ 
12 perguntas ao Secretário-Geral da FENPROF
▶ 
Concursos e questões orçamentais
▶ 
REVISÃO DO REGIME DE CONCURSOS
▶ 
Horários e Salários
▶ 
21 de outubro (sexta-feira)
▶ 
▶ 
"O Professor Hoje e os Desafios de Amanhã"
▶ 
Conferência de imprensa após reunião do Conselho Nacional
▶ 
DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES
▶ 
DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, HOJE, EM LISBOA
▶ 
Na semana em que se assinala o Dia Mundial dos Professores
▶ 
Comemorações do Dia Mundial do Professor
▶ 
EM FOCO A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A ABERTURA DO ANO LETIVO
▶ 
SUBSCREVE
▶ 
PROSSEGUIR COM A REPOSIÇÃO DE RENDIMENTOS E DIREITOS
▶ 
QUESTÕES URGENTES EM AGENDA
▶ 
▶ 
AINDA AS COLOCAÇÕES DE PROFESSORES
▶ 
Contratação de Professores
▶ 
REUNião EM 1 E 2 DE SETEMBRO
▶ 
EM FOCO
▶ 
Decreto Regulamentar sobre atribuição de subsídio de Educação Especial
▶ 
EXTORSÃO A ESTAGIÁRIOS DO IEFP
▶ 
Dossiê entregue ao ministro da Educação
▶ 
CATÁSTROFE EM ITÁLIA
▶ 
10 propostas da FENPROF para o próximo Orçamento do Estado
▶ 
Reunião com equipa do Ministério da Educação
▶ 
EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA E PELA DEVIDA UTILIZAÇÃO DOS DINHEIROS PÚBLICOS
▶ 
“Mobilidade por doença” e “Organização do ano letivo 2016/17”
▶ 
Às 15h30
▶ 
Última hora
▶ 
AVANÇAR PELA MUDANÇA DEFENDER, REPOR E CONQUISTAR DIREITOS!
▶ 
Por unanimidade
▶ 
EM FOCO
▶ 
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA no Seminário de Vilar
▶ 
EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, nesta terça-feira
▶ 
Professores e educadores na manifestação do passado dia 31 de março
▶ 
Na Fialho de Almeida, às 16H30
▶ 
▶ 
DESTAQUE
▶ 
▶ 
▶ 
FENPROF analisa Orçamento do Estado 2016 e situação concreta do 1º CEB
▶ 
Resolução do Conselho Nacional da CGTP-IN:
▶ 
ESCLARECIMENTO
▶ 
▶ 
Plenário de Sindicatos da CGTP-IN
▶ 
Reportagem: conferência de imprensa (15/01/2016)
▶ 
▶ 
Reuniões com grupos parlamentares (22/12/2016)
▶ 
FENPROF REUNIU COM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (16/12/2015)
▶ 
POSICIONAMENTO NA CARREIRA
▶ 
Primeira reunião com a FENPROF
▶ 
EM FOCO
▶ 
DESTAQUE
▶ 
ENTRE 5 E 7 DE NOVEMBRO
▶ 
Apelo do Secretário Geral da FENPROF
▶ 
Intervenção de Mário Nogueira no Plenário Nacional de Sindicatos:
▶ 
▶ 
Resolução aprovada pelo Conselho Nacional da CGTP-IN
▶ 
▶ 
Resolução aprovada pelo Conselho Nacional da CGTP-IN
▶ 
5 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES
▶ 
CRÉDITO HORÁRIO ATRIBUÍDO A ESCOLAS
▶ 
▶ 
A PROPÓSITO DOS EXAMES DO SECUNDÁRIO
▶ 
Conselho Nacional muito crítico no balanço da legislatura e do ano letivo
▶ 
▶ 
▶ 
CONCENTRAÇÃO CGTP-IN
▶ 
Concentração de sindicatos da Frente Comum junto à A.R.
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Moção aprovada
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Conferência de imprensa da Plataforma Sindical (5/06/2015):
▶ 
▶ 
ENCONTRO/DEBATE promovido pela Frente Comum
▶ 
Plataforma Sindical em conferência de imprensa
▶ 
“Com a Força dos Trabalhadores, Lutar por Emprego, Salários e Direitos. Romper com a política de direita!”
▶ 
1º DE MAIO 2015
▶ 
CONTRA A MOBILIDADE ESPECIAL
▶ 
PACC
▶ 
ninguém está dispensado de lutar por um futuro melhor
▶ 
▶ 
▶ 
COIMBRA
▶ 
CICLO DE CONFERÊNCIAS FENPROF 2015
▶ 
CICLO DE CONFERÊNCIAS FENPROF 2015 ARRANCOU NO SUL
▶ 
Encontro-debate esta quinta-feira, dia 9, Hotel Altis, em Lisboa
▶ 
DESTAQUE
▶ 
PROSSEGUE A LUTA CONTRA A PACC
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Greve nacional da Administração Pública
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
"Requalificação"/mobilidade especial:
▶ 
▶ 
PREOCUPAÇÕES CONVERGENTES NA REUNIÃO REALIZADA COM BE
▶ 
Para todo o mês de março
▶ 
Delegação da FENPROF na "5 de Outubro" (20/02/2015)
▶ 
▶ 
▶ 
Mário Nogueira no Congresso do SPGL:
▶ 
7 de março: manifestações em todo o país
▶ 
PETIÇÃO CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO
▶ 
Não há qualquer razão que justifique a aplicação do regime de mobilidade especial aos docentes
▶ 
A luta dos professores contra a PACC continua!
▶ 
▶ 
Conselho Nacional da FENPROF analisou ação do Governo e política educativa
▶ 
FENPROF em conferência de imprensa
▶ 
Resolução aprovada no Plenário de Sindicatos da CGTP-IN (8/01/15)
▶ 
▶ 
Destaque
▶ 
No início do 2.º período
▶ 
Para contestar municipalização da Educação
▶ 
▶ 
Resolução aprovada pelo Conselho Nacional da CGTP-IN
▶ 
17 de dezembro
▶ 
GOVERNO PRETENDIA IMPEDIR OS DOCENTES DE LUTAR CONTRA A PACC
▶ 
SITUAÇÃO NO ISS,IP
▶ 
▶ 
PARA DEBATER A “PACC” ENTRE OUTROS IMPORTANTES ASSUNTOS
▶ 
FENPROF no MEC
▶ 
▶ 
por uma política de esquerda e soberana
▶ 
Por uma política de esquerda e soberana
▶ 
"Educação: um Direito Humano"
▶ 
PELO EMPREGO, SALÁRIOS E PENSÕES, DIREITOS E SERVIÇOS PÚBLICOS
▶ 
13 de novembro
▶ 
13 de novembro
▶ 
▶ 
Secretariado Nacional da FENPROF alerta
▶ 
▶ 
Administração Pública
▶ 
13 de novembro
▶ 
Reunião da Plataforma Sindical Docente com responsáveis da DGAE
▶ 
23 de outubro: Plataforma Sindical no MEC
▶ 
Limitação do pagamento da compensação por caducidade dos contratos
▶ 
Questionário lançado pela Plataforma Sindical
▶ 
▶ 
▶ 
Resolução do Conselho Nacional
▶ 
5 de Outubro
▶ 
Em causa o processo das BCE e a exclusão de candidatos aos concursos por via da PACC
▶ 
Na "5 de Ouubro"
▶ 
▶ 
ESTA QUARTA (DIA 17)
▶ 
Plataforma de Sindicatos de Professores em conferência de imprensa (15/09/2014)
▶ 
11 de setembro
▶ 
2/09/2014
▶ 
▶ 
Cálculo dos retroactivos devem reportar a julho de 2010
▶ 
1 de setembro, FENPROF em centros de emprego
▶ 
em foco
▶ 
Dia 1 de Setembro
▶ 
25 de julho, Lisboa
▶ 
Conferência de imprensa conjunta: Sindicatos desmontam manipulação ministerial
▶ 
FENPROF em Conferência de Imprensa
▶ 
Esta terça-feira, 22 de julho
▶ 
Através do Diretor da DGEsT
▶ 
▶ 
nas escolas onde se prevê a realização da PACC
▶ 
▶ 
FENPROF na A.R.
▶ 
▶ 
Conselho Nacional da FENPROF aprova conjunto de ações
▶ 
Manifestação em Lisboa
▶ 
Encontro Nacional "Pelo direito a ser Professor" aprova moção e "caderno reivindicativo"
▶ 
16 de julho, Lisboa
▶ 
ESTA SEGUNDA-FEIRA (30 DE JUNHO), 16h30
▶ 
Mário Nogueira no Plenário Nacional de Sindicatos
▶ 
Lisboa, 21 de junho
▶ 
Resolução do Conselho Nacional da CGTP-IN
▶ 
▶ 
Plataforma Sindical no Ministério
▶ 
Grande manifestação no Porto: um mar de gente entre o Marquês e a Praça da Liberdade
▶ 
É preciso estar atento, informado, unido e mobilizado!
▶ 
Um Governo que não olha a meios para atacar os trabalhadores
▶ 
Depois do Porto (14/06), forte mobilização para a manifestação de Lisboa (sábado, 21)
▶ 
Conferência de imprensa (6/06/2014)
▶ 
5 e 6 de junho
▶ 
CGTP-IN:
▶ 
É mais do que tempo de acabar com o abuso e com a discriminação
▶ 
Distrito de Viseu
▶ 
Petição “Professores tomam posição em defesa de uma Educação Pública de Qualidade”
▶ 
▶ 
Resolução aprovada pelo Conselho Nacional da CGTP-IN (15/04/2014)
▶ 
Ofício ao Provedor de Justiça
▶ 
Concursos
▶ 
FACE AO PREOCUPANTE PANORAMA DA EDUCAÇÃO
▶ 
8 de abril
▶ 
▶ 
▶ 
Negociação Suplementar do regime de concursos (7/04/2014)
▶ 
NEGOCIAÇÃO SUPLEMENTAR
▶ 
Conselho Nacional
▶ 
DESTAQUE
▶ 
28 de março, Dia Nacional da Juventude
▶ 
REVISÃO DO DIPLOMA DE CONCURSOS:
▶ 
Concursos: delegação da FENPROF no MEC
▶ 
▶ 
Esta semana tem a agenda sindical muito preenchida, com a FENPROF a intervir em múltiplas frentes
▶ 
Órgãos de direção da Federação reúnem em 13, 14 de março (Secretariado Nacional) e 15 de março (Conselho Nacional)
▶ 
Agendadas duas novas reuniões
▶ 
CARTA ENTREGUE NO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL
▶ 
▶ 
Reunião no Palácio das Laranjeiras (5/03/2014)
▶ 
Atingido máximo histórico
▶ 
▶ 
Professores nas Marchas da CGTP-IN, em defesa da escola pública e das funções sociais do Estado
▶ 
▶ 
▶ 
currículos escolares, atividades de enriquecimento curricular e educação inclusiva(26/02/2014)
▶ 
27 FEVEREIRO, LISBOA E PORTO: MARCHA PELO EMPREGO, SALÁRIOS, SAÚDE, EDUCAÇÃO E PROTEÇÃO SOCIAL
▶ 
Marchas em em defsa das funções sociais do Estado, em Lisboa e Porto
▶ 
▶ 
Crato não esteve disponível para ouvir os professores
▶ 
É necessário um esclarecimento rigoroso
▶ 
Petição
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
CGTP-IN em conferência de imprensa
▶ 
▶ 
SECRETARIADO DA FENPROF ESTEVE REUNIDO EM LISBOA
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Indevidamente
▶ 
▶ 
PACC
▶ 
▶ 
Novo momento alto do protesto e da indignação na semana de 8 a 15 de março
▶ 
Troika e Governo Passos/Portas:
▶ 
Concursos
▶ 
Em foco
▶ 
Destaque
▶ 
É preciso abrir um processo negocial para a revisão da legislação dos concursos
▶ 
ASPL, FENPROF, SEPLEU, SIPE, SIPPEB e SPLIU estiveram no Parlamento (14/01/2014)
▶ 
PARA APRESENTAR PROPOSTAS A INTEGRAR NA LEI GERAL DO TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS
▶ 
AINDA COM A “PACC” NA AGENDA
▶ 
▶ 
Nota de imprensa do Secretariado Nacional da FENPROF (10/01/2014)
▶ 
manifestações e concentrações em todos os distritos do continente e nas regiões autónomas
▶ 
Face à pilhagem que está a ser feita também aos docentes aposentados
▶ 
ALTERAR O RUMO DAS POLÍTICAS E DEMITIR O GOVERNO SERÁ CONDIÇÃO PARA CONTINUAR A ACREDITAR NO FUTURO
▶ 
▶ 
Ensino artístico especializado
▶ 
LUTA CONTRA A PACC PROSSEGUE COM RAZÕES ACRESCIDAS
▶ 
Vigília em Belém
▶ 
▶ 
▶ 
PACC ferida de morte
▶ 
▶ 
95 por cento de adesão à greve
▶ 
▶ 
PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES: última hora
▶ 
desorientação dos responsáveis do MEC tornam-se ainda mais evidentes
▶ 
▶ 
Recusar a humilhação
▶ 
RECUSAR A HUMILHAÇÃO
▶ 
▶ 
▶ 
PACC
▶ 
▶ 
Queixa da FENPROF junto da PGR
▶ 
apesar das tentativas do MEC para fazer crer o contrário
▶ 
Concurso Investigador FCT
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Serviço relacionado com a "prova"
▶ 
A luta contnua
▶ 
Mais uma machadada no ensino e na investigação
▶ 
Já a partir do próximo ano letivo
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES
▶ 
Em Coimbra professores "queimaram" OE 2014
▶ 
Federações e Sindicatos de Professores reuniram-se para coordenarem ações e luta contra a "prova de acesso" à profissão
▶ 
▶ 
Petição pela revogação da prova de acesso à profissão docente
▶ 
Mário Nogueira na sessão de encerramento da 1ª Conferência Nacional de Professores Aposentados:
▶ 
▶ 
Ação reivindicativa imediata
▶ 
FENPROF em conferência de imprensa (15/11/2013)
▶ 
Centenas de escolas encerradas ou sem aulas, milhares de professores, educadores e investigadores em greve
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Docentes e investigadores
▶ 
▶ 
▶ 
Proposta de Orçamento do Estado para 2014
▶ 
8 de novembro
▶ 
Professores estarão presentes!
▶ 
Vídeos
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Carta Aberta
▶ 
Um novo espaço de informação
▶ 
6 perguntas ao SG da FENPROF no dia em que se conheceu o OE 2014
▶ 
Largas dezenas de milhar de pessoas nas marchas realizadas pela CGTP-IN em Lisboa e no Porto
▶ 
Crianças e jovens com NEE
▶ 
Marchas nas pontes: nota de imprensa de 12 de outubro
▶ 
▶ 
Petição contra a prova de acesso à profissão docente
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
FENPROF recebida no MEC
▶ 
Esta sexta-feira, 4/10/2013, às 11h00
▶ 
19 de outubro
▶ 
Sessão do Dia Mundial do Professor, em Lisboa
▶ 
FENPROF remeteu ao PR
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
ENQUANTO AGUARDA REVOGAÇÃO DO HORÁRIO DE 40 HORAS
▶ 
"Demissão!”, “Demissão!”
▶ 
Administração Pública
▶ 
Vídeo
▶ 
▶ 
Personalidades das artes, da cultura, da ciência e da política em defesa da Escola Pública
▶ 
ABAIXO-ASSINADO
▶ 
Resolução do CN da CGTP-IN (4/09/2013)
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
AÇÃO DA FENPROF JUNTO A CENTROS DE EMPREGO EM TODO O PAÍS
▶ 
▶ 
Negociação suplementar
▶ 
Números oficiais confirmam o que a FENPROF sempre afirmou:
▶ 
ATRAVÉS DA MOBILIDADE ESPECIAL
▶ 
É PRECISO JUNTAR VONTADES E UNIR FORÇAS PARA A DEFENDER!
▶ 
destaque
▶ 
1º ciclo do ensino básico
▶ 
NO SENTIDO DO CUMPRIMENTO DOS COMPROMISSOS negociais assumidos por governo e maioria
▶ 
MEC CRIA MILHARES DE "HORÁRIOS-ZERO"
▶ 
▶ 
FENPROF: OS PROFESSORES IRÃO RESPONDER COM A LUTA A UM GOVERNO E A UMA MAIORIA SEM PALAVRA E SEM ÉTICA POLÍTICA E NEGOCIAL
▶ 
violação da lei de negociação coletiva,
▶ 
Prova de avaliação de competências e conhecimentos e Regime jurídico da formação contínua de docentes
▶ 
A resposta sindical em foco
▶ 
Conferência de imprensa esta quinta-feira, às 11h30
▶ 
Um concurso que foi uma farsa, um MEC que é autêntica agência de desemprego
▶ 
18 e 19 de julho
▶ 
destaque
▶ 
PROFESSORES, MOTORES DA LUTA E DAS SUAS CONQUISTAS!
▶ 
Basta de Exploração e Empobrecimento
▶ 
Nota do Secretariado Nacional da FENPROF (26/06/2013)
▶ 
última hora: NOTA INFORMATIVA - conclusão do processo negocial com o MEC
▶ 
"É preciso estar atento a tentativas de criar ilusões"
▶ 
Iniciativa conjunta da FENPROF e do SNESup
▶ 
ESCLARECIMENTO
▶ 
Professores, educadores, formadores e investigadores com todos os trabalhadores
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Professores firmes na luta
▶ 
▶ 
Sindicatos fazem balanço
▶ 
▶ 
Decidir sobre o prosseguimento da Luta
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Manifestação gigantesca em Lisboa
▶ 
Organizações sindicais reuniram em Lisboa (13/06/2013)
▶ 
▶ 
Como não há serviços mínimos ao serviço de exames, nem pode haver requisição civil,
▶ 
DECISÃO DO COLÉGIO ARBITRAL DÁ RAZÃO AOS PROFESSORES:
▶ 
Governo e MEC estão obrigados a ter em conta as exigências dos professores
▶ 
DESTAQUE
▶ 
Aumento do horário de trabalho para as 40 horas e introdução das novas regras sobre mobilidade especial
▶ 
No dia em que o MEC tem a oportunidade de abandonar propostas gravíssimas para os professores
▶ 
Hoje, em Almada, às 17h30
▶ 
DECISÕES DOS TRIBUNAIS CONFIRMAM:
▶ 
A propósito de declarações de Passos Coelho e Paulo Portas sobre a luta dos professores
▶ 
BASTA DE EXPLORAÇÃO E EMPOBRECIMENTO! GOVERNO RUA!
▶ 
6ª Conferência Nacional da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens, da CGTP-IN
▶ 
Convergência de posições
▶ 
Secretariado Nacional da FENPROF em conferência de imprensa (31/05/2013)
▶ 
31 de maio
▶ 
Objetivo: DEBATER OS GRAVES PROBLEMAS QUE AFETAM O FUTURO DA EDUCAÇÃO
▶ 
17 de junho
▶ 
Solidariedade Internacional
▶ 
17 de junho
▶ 
Iniciativa da Frente Comum
▶ 
Programas diversificados na passagem da caravana pelas Beiras
▶ 
PRÉ-AVISOS DE GREVE ENTREGUES a 24 DE MAIO
▶ 
Dia 30 de Maio: é hora de dizer "Basta!"
▶ 
Manifestação nacional a 15 de junho
▶ 
DEFENDER A CONSTITUIÇÃO! RESPEITAR A VONTADE DO POVO!
▶ 
▶ 
Intervenção do SG da CGTP-IN na Alameda, em Lisboa
▶ 
Concursos de Professores/Abril 2013
▶ 
Hoje
▶ 
▶ 
Iniciativa nacional da CGTP terminou em Lisboa
▶ 
mais de 300 reuniões já realizadas em todo o país
▶ 
22/04/2013
▶ 
▶ 
Ação de mobilização arrancou (9/04) com centenas de reuniões e plenários em todo o país
▶ 
▶ 
DESTAQUE
▶ 
ENTREVISTA AO SECRETÁRIO-GERAL DA FENPROF
▶ 
FENPROF reafirma:
▶ 
Palácio das Laranjeiras, esta segunda-feira, 11h00
▶ 
18 a 22 de fevereiro
▶ 
▶ 
▶ 
Educação em foco
▶