CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
Acção Sindical

Conferência de Imprensa, dia 8 (10:30 horas), na sede da FENPROF
05 jun 2020 / 12:12

Desigualdades” e “cansaço extremo” são expressões que se repetem, com os professores a fundamentarem as posições que assumem e a deixarem uma frase que, de forma quase "lapidar”, sintetiza a opinião da esmagadora maioria: “A escola não é isto, nem nada que se pareça”.

Na próxima segunda-feira, dia 8 de junho, pelas 10:30 horas, a FENPROF vai divulgar publicamente, junto da comunicação social, os resultados do questionário promovido. Será também a oportunidade para comentar o investimento de 400 milhões anunciado pelo Primeiro-Ministro, sem que, contudo, se percebesse exatamente em quê: se no parque tecnológico das escolas, permitindo uma maior utilização das TIC em contexto escolar; se nesse mesmo parque tecnológico, mas para manter, quiçá, eternizar, o chamado E@D. Uma coisa é certa, até hoje, praticamente todo o investimento feito para que o ensino a distância tivesse sido a alternativa possível coube aos professores e às famílias dos alunos.


Segunda-feira, 1 de junho
31 mai 2020 / 15:27

1 de junho, é a vez de os/as educadores/as de infância regressarem aos jardins de infância, numa decisão que a FENPROF considera que é, mais uma vez, imprudente por não estarem reunidas as necessárias condições de segurança sanitárias que permitam um regresso com confiança, uma vez que o Governo, designadamente ME e MTSSS, se limitou a transcrever partes das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e a cruzá-las com as orientações da Direção-Geral da Saúde, sobre segurança sanitária, não dando resposta a aspetos que, para a FENPROF, são essenciais.


Progressão aos 5.º e 7.º escalões
29 mai 2020 / 18:48

Foram hoje, dia 29 de maio de 2020, publicadas pela DGAE as listas provisórias de graduação dos docentes candidatos às vagas para progressão aos 5.º e 7.º escalões da carreira. Ora, sucede que, à semelhança do que ocorreu nos dois anos escolares anteriores, as listas agora publicadas continuam a não divulgar os elementos que, de acordo com o disposto nos n.ºs 1 e 2 do artigo 4.º da Portaria n.º 29/2018, de 23 de janeiro, determinam a ordenação relativa dos candidatos à obtenção de vaga nelas contidos.

Perante o exposto, a FENPROF dirigiu-se à Secretária de Estado da Educação, solicitando-lhe que diligencie no sentido daquelas listas provisórias serem urgentemente recolhidas e republicadas com a inclusão dos elementos em falta, data a partir da qual só então se deverá iniciar o prazo para apresentação de reclamações, as quais, de resto, só poderão efetuar-se de forma informada se aquelas correções forem concretizadas.


Educação Pré-escolar
29 mai 2020 / 18:37

A FENPROF, como aconteceu no passado dia 18 de maio, acompanhará o regresso dos educadores de infância aos jardins de infância, estando presente junto a um estabelecimento de cada região educativa. Em cada um dos locais estarão presentes membros da coordenação do Sindicato de Professores da respetiva região, acompanhados pelos responsáveis do Departamento de Educação Pré-Escolar dessa região. O Secretário-Geral da FENPROF estará em Lisboa, integrando a delegação do SPGL.


A Escola não é isto! - Parte III
29 mai 2020 / 09:30

Esta sexta-feira, publicamos a terceira e última parte do texto "A Escola não é isto!", que resulta do acompanhamento que o Secretário-geral da FENPROF tem feito de toda esta situação de resposta da escola a necessidades sociais, de trabalho dos professores em casa e, agora, também na escola e que foi entregue no Fórum de Conselheiros do Conselho Nacional de Educação.

Nesta última parte, o Secretário-geral da FENPROF deixa um alerta: «Este não é um tempo para esquecer. Correndo-se o risco de, no próximo ano letivo, voltarmos a ser confrontados com uma nova, quiçá, mais forte vaga infeciosa, este terá de ser um tempo para lembrar e aprender também com os erros para não os repetir».


A Escola não é isto! - Parte II
27 mai 2020 / 10:28

Na segunda parte do texto "A Escola não é isto!", que publicamos esta quarta-feira, o Secretário-Geral da FENPROF sublinha a capacidade de adaptação dos professores à nova realidade que se impôs em 13 de março e que veio reforçar a certeza de que, na sala de aula, mas, também, a distância o professor é insubstituível.

Um texto que resulta do acompanhamento que o Secretário-geral da FENPROF tem feito de toda esta situação de resposta da escola a necessidades sociais, de trabalho dos professores em casa e, agora, também na escola e que foi entregue no Fórum de Conselheiros do Conselho Nacional de Educação.

 


A Escola não é isto! – Parte I
25 mai 2020 / 12:04

Ao longo desta semana, iremos publicar, em três partes, o texto "A Escola não é isto!", com o contributo do Secretário-geral da FENPROF para o Fórum de Conselheiros do Conselho Nacional de Educação. Um texto que resulta do acompanhamento que o Secretário-geral da FENPROF tem feito de toda esta situação de resposta da escola a necessidades sociais, de trabalho dos professores em casa e, agora, também na escola.

Esta segunda-feira, publicamos a primeira parte “Um contexto estranho e socialmente complexo”, onde Mário Nogueira sublinha que “a importância das funções sociais do Estado tornou-se, ainda, mais percetível neste tempo difícil que estamos a atravessar”, cabendo à Escola Pública “o desafio maior de não deixar de fora aqueles que, por fatores da mais variada natureza, estão mais fragilizados”.


Covid 19
22 mai 2020 / 15:02

- Professores, como é habitual, cumprem, a maior parte com aulas presenciais e ensino a distância, o que impõe um esforço acrescido;

- Absentismo dos alunos é da ordem dos 10% e decorre de dois motivos: resguardo face à situação epidemiológica e problemas com transportes;

- Pessoal auxiliar é, na maior parte dos casos, adequado porque nem todos os alunos vão à escola e só parte das instalações estão abertas

Foto: Paulo Novais, Agência Lusa


Assembleia da República responde positivamente
20 mai 2020 / 20:34

Foi importante todo o trabalho já realizado para pressionar os órgãos de soberania. Compete-nos, a todos nós docentes, prosseguir a pressão para que a situação seja de facto resolvida, pois já passou tempo de mais desde que este problema está colocado e que a sociedade portuguesa, aos mais diversos níveis, iniciou o seu envolvimento na luta pelo direito a trabalhar e aprender com segurança nas escolas.

Amianto fora das escolas, JÁ!


Covid 19
20 mai 2020 / 15:42

Ontem, em Linda-a-Velha, no concelho de Oeiras, uma trabalhadora não docente que tinha apresentado sintomas na semana passada soube que o teste que realizou deu positivo, tendo, até ao momento de conhecer o resultado do seu teste, contactado com outras pessoa. Antes da abertura das creches todos os trabalhadores realizaram testes à Covid-19, havendo instituições que não abriram no dia 18 de maio, como previsto, por terem surgido resultados positivos. Coimbra e Braga são cidades onde tal se verificou.

Apesar da insistência da FENPROF, o governo considerou não haver razões para a realização de testes a toda a comunidade escolar que iria regressar, o que teria permitido agir antes da abertura, no sentido de proteger todos os que iriam regressar à atividade presencial. Imprudentemente, o governo decidiu não o fazer. Veremos se a estratégia de ir sabendo a "conta-gotas" será a que mais contribui para a confiança das pessoas e para garantir a segurança sanitária de todos...


Classificadores das provas de exames nacionais
19 mai 2020 / 15:43

Apesar das disposições gerais e procedimentos específicos inscritos nos regulamentos de provas e exames nacionais sobre os deveres e os direitos dos professores classificadores, constata-se que não há respeito e equidade de tratamento dos professores envolvidos no processo de classificação das provas de âmbito nacional.


Covid 19
18 mai 2020 / 13:36

O Secretário-Geral da FENPROF e outros dirigentes da Federação e do Sindicato dos Professores da Região Centro estiveram esta manhã junto à Escola Secundária D. Dinis em Coimbra, para acompanhar o regresso de professores e alunos às aulas presenciais. Um pouco por todo o país, os dirigentes dos Sindicatos da FENPROF acompanharam este regresso às aulas presenciais e distribuíram o  Manual de Procedimentos, Condições e Exigências, um instrumento de apoio aos docentes sobre as condições do regresso e quais deverão ser as suas exigências, designadamente em nome da segurança sanitária que, em tempo de pandemia, não poderá ser aligeirada.

A FENPROF está, ainda, a disponibilizar uma plataforma online para que os docentes possam colocar dúvidas, pedir esclarecimentos e denunciar situações que considerem irregulares.


Segunda-feira, 18 de maio, 09:30 horas
15 mai 2020 / 18:05

O Secretário-geral da FENPROF e os presidentes dos seus Sindicatos vão acompanhar o regresso às aulas presenciais, na próxima segunda-feira, dia 18 de maio, em escolas de todo o país, e distribuir o Manual de Procedimentos, Condições e Exigências que a FENPROF divulgou esta sexta-feira. 

O Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira, irá acompanhar o regresso à atividade presencial na Escola Secundária D. Dinis, em Coimbra, juntamente com outros membros da direção do SPRC.


Covid 19
15 mai 2020 / 15:44

A partir de 18 de maio irão reabrir creches e escolas secundárias. A FENPROF compreende a importância social desta medida, integrada no segundo momento do processo de desconfinamento e de gradual regresso à “normalidade”, considerando que, nos planos educativo e pedagógico, o grau de importância, neste momento de final de ano letivo, é bastante mais reduzido, senão mesmo de interesse duvidoso. Contudo, acima da importância e/ou do interesse social ou pedagógico deverá elevar-se o interesse maior de saúde pública, um bem coletivo, mas, também, da saúde de cada indivíduo.

Mário Nogueira, acusando de imprudente a forma como a decisão do governo foi tomada, analisou a atual situação e as suas implicações, bem como a atitude que os docentes terão de ter perante uma situação tão complexa. Nesta conferência de imprensa, o Secretário-Geral da FENPROF apresentou, ainda, o Manual de Procedimentos, Condições e Exigências para o regresso às aulas presenciais.

Descarregue aqui a versão em PDF do Manual


14 mai 2020 / 14:40

Informa-se que iniciaram os procedimentos com vista à formulação de novos pedidos de mobilidade por doença, os quais obedecem à seguinte calendarização:

  •   Preenchimento e extração do relatório médico da aplicação eletrónica - 13 de maio a 2 de junho;
  •   Formulação do pedido e upload do relatório médico - 1.ª quinzena de junho.

Os pedidos deverão ser instruídos de acordo com as indicações contidas na Nota Informativa da DGAE disponível aqui.


PORTO, 15 DE MAIO - 11 HORAS
13 mai 2020 / 17:18

Na próxima sexta-feira, 15 de maio, a FENPROF promove uma Conferência de Imprensa, no Porto, na sede do SPN, pelas 11 horas, com o objetivo de divulgar publicamente o Manual de Procedimentos, Condições e Exigências que será distribuído aos professores no momento em que muitos estão em vias de ter se apresentar nas escolas para retomarem atividade presencial. Esse Manual será um instrumento de apoio aos docentes sobre as condições do regresso e quais deverão ser as suas exigências, designadamente em nome da segurança sanitária que, em tempo de pandemia, não poderá ser aligeirada.


Reabertura das escolas
12 mai 2020 / 11:40

 

O Secretário-geral da FENPROF esclarece que a FENPROF não é contra a reabertura das escolas e o regresso às aulas presenciais, mas considera que este regresso não pode ser feito a qualquer custo e independentemente das consequências que poderá ter na vida das pessoas, em concreto, dos membros da comunidade escolar: docentes, não docentes, alunos e respetivas famílias. Para Mário Nogueira, é necessário que as pessoas sintam confiança no regresso às aulas e a realização de testes é uma forma de criar confiança naqueles que vão ter que voltar às escolas.


12 mai 2020 / 11:22

A FENPROF antecipou para esta terça-feira a entrega, na Assembleia da República, da petição que reclama a realização de testes a toda a população escolar. A FENPROF esperava reunir 4000 assinaturas em 4 dias, a uma média de mil por dia, mas, ao final do terceiro dia (segunda, dia 11), já atingia as 4500. Recorda-se que as petições, para serem debatidas em sessão plenária, terão de reunir mais de 4000 assinaturas. Assim, nesta terça-feira, 12 de maio, a Petição foi entregue por via eletrónica nos serviços da Presidência da Assembleia da República.

Apesar desta entrega, feita de imediato para acelerar a discussão parlamentar, a petição continuará a recolher assinaturas aqui, que serão acrescentadas posteriormente e também, na qualidade de abaixo-assinado, entregues ao Governo.

Assinatura online do Abaixo-assinado / Petição


REUNIÃO COM O ME, 11 DE MAIO
12 mai 2020 / 08:51

Não realização de testes à Covid-19 dificultará a criação do indispensável clima de confiança na comunidade educativa

Da reunião realizada em 11 de maio com responsáveis do Ministério da Educação, a FENPROF saiu convicta de ainda não estarem reunidas condições capazes de gerar um sentimento de confiança na comunidade educativa para a reabertura de escolas e jardins de infância. Esta apreciação parte das dúvidas que ainda persistem sobre a oportunidade de reabrir escolas e jardins de infância, uma vez que o número de pessoas infetadas com Covid-19, em Portugal, continua a aumentar, como, também, das condições de segurança sanitária que importa garantir; entretanto, também no plano pedagógico, vão aumentando as dúvidas - já colocadas por diversas escolas - sobre os benefícios da reabertura neste momento do ano letivo.


Abaixo-assinado / Petição, em apenas três dias, recolheu mais de 4 000 assinaturas
11 mai 2020 / 11:43

A posição que parece ter sido adotada pelo governo não é, contudo, acompanhada pelos educadores e professores, que exigem a realização dos testes e, por isso mesmo, entre sábado e o dia de hoje, o Abaixo-Assinado / Petição  em que se reclama a testagem de toda a comunidade escolar que poderá regressar a atividade presencial recolheu mais de 4000 assinaturas. O Abaixo-assinado será também enviado ao Ministério da Educação e à Direção-Geral da Saúde, de quem, aliás, se espera uma resposta, depois de a FENPROF ter pedido uma posição sobre a necessidade de realizar estes testes.


Covid 19
10 mai 2020 / 11:04

Em apenas 24 horas foram mais de mil os subscritores do  Abaixo-Assinado / Petição  promovido pela FENPROF, em que se reclama a realização de testes a toda a população escolar (ensino secundário e educação pré-escolar) que regressar a atividade presencial ainda no presente ano letivo. Assim que ultrapassar as 4.000 assinaturas a Petição será entregue na Assembleia da República e ao Primeiro-Ministro, mantendo, no entanto, a recolha de subscrições


Em poucas horas, abaixo-assinado / petição reclamando a realização de testes Covid-19 à população escolar ultrapassa as seis centenas de assinaturas
09 mai 2020 / 11:05

Só arrancou ao final da tarde de ontem (8 de maio) e exclusivamente online, mas o Abaixo-assinado / Petição promovido pela FENPROF, em que se reclama a realização de testes à população escolar antes do regresso a atividades presenciais, já ultrapassou as seis centenas de assinaturas.

Já hoje, a FENPROF dirigiu-se ao Senhor Presidente da República, bem como ao Senhor Primeiro-Ministro pedindo que diligenciassem no sentido de serem realizados os testes a toda a comunidade escolar.


Covid 19
08 mai 2020 / 16:34

Com o objetivo de sensibilizar as autoridades com capacidade de decisão (sanitária e política), a FENPROF promove, a partir de hoje, um Abaixo-Assinado / Petição reclamando a realização de testes a toda a população escolar que, aliás, se deverão repetir periodicamente, caso a reabertura se concretize.

Descarrega aqui a versão em PDF para imprimir

Assinatura online 


Declaração do Secretário-geral da FENPROF
07 mai 2020 / 10:39

Questionário sobre E@D, a que já responderam milhares de professores, revela que só 19% sente apoio do Ministério da Educação

Sem negociação, sem auscultação, sem diálogo e sem, sequer, enviar às organizações sindicais, o Ministério da Educação elaborou orientações sobre reabertura de escolas secundárias (11.º e 12.º anos de escolaridade e 2.º e 3.º anos dos cursos de dupla certificação do ensino secundário), que revelam um preocupante grau de amadorismo e irresponsabilidade.


Vídeo da Conferência de Imprensa na íntegra

Exigências da FENPROF relativamente às condições sanitárias das Escolas [vídeo]

Sobre os resultados preliminares do inquérito sobre E@D e questões sócio-profissionais [vídeo]

Versão em PDF da declaração do Secretário-Geral da FENPROF


Conferência de Imprensa | Coimbra, EB 2/3 Martim de Freitas | 7 de maio (5.ª feira), 10.30 horas
06 mai 2020 / 08:41

Após reunir o seu órgão de direção e para reagir ao documento designado "ORIENTAÇÕES", colocar as condições de saúde pública a verificar para que se retome a atividade presencial em creches, jardins de infância, instituições de ensino especial, escolas secundárias e ATL, bem como as condições de segurança sanitária a garantir em caso de abertura, a FENPROF promove uma Conferência de Imprensa a realizar em Coimbra, junto à entrada principal da EB 2.3 Martim de Freitas, em 7 de maio (amanhã, quinta-feira), pelas 10:30 horas.


Em 5 e 6 de maio, FENPROF volta a e-reunir o seu Secretariado Nacional
04 mai 2020 / 10:05

Dia 7, quinta-feira, em Conferência de Imprensa, divulgará as conclusões

O tempo é de recolhimento e isolamento social, mas a FENPROF e os seus Sindicatos têm mantido uma forte atividade, ainda que não presencial. Para além de tomadas de posição sobre as questões que o justificaram e do atendimento e apoio a muitas centenas de professores que têm recorrido aos seus Sindicatos, a FENPROF manteve, ainda, uma intensa atividade reivindicativa e de contacto institucional, contribuindo para, neste estranho tempo de confinamento, resolver problemas com que docentes, investigadores e formadores se depararam.

Deparam-se agora os professores com novos problemas. O mais imediato será o da reabertura de escolas para aulas presenciais de alunos dos 11.º e 12.º anos, o que, a acontecer, deverá depender de parecer favorável de especialistas em saúde pública e da existência de equipamentos de proteção adequados e em número suficiente.


PRIMEIRA POSIÇÃO SOBRE A REABERTURA DE ESCOLAS, CRECHES E JARDINS DE INFÂNCIA
30 abr 2020 / 19:14

FENPROF regista disponibilidade para nova avaliação antes da possível reabertura e possibilidade de recuo SE e QUANDO necessário

A abertura dos estabelecimentos de educação e ensino só será bem sucedida se aqueles que neles terão de permanecer se sentirem confiantes. Neste momento, essa confiança não existe, sendo necessário ver como evolui a situação epidemiológica e se as condições exigidas são criadas. Ainda assim, deverá ser decisiva para a concretização do primeiro momento, previsto para 18 de maio, a opinião dos especialistas na reunião que, alguns dias antes, decorrerá no Auditório do Infarmed. Nessa reunião, previsivelmente, já estarão presentes dados que resultam do primeiro momento de alívio de medidas de contenção social e também da reabertura de escolas em países que decidiram já avançaram nesse sentido.


Formadores do IEFP
29 abr 2020 / 15:22

Após a intervenção da FENPROF na denúncia da dramática situação em que se encontram muitos formadores do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), devido ao cancelamento de todas as formações presenciais em meados de março, e na exigência, junto daquele Instituto, de soluções urgentes para a resolução da mesma, registam-se avanços positivos.


1.º de maio de 2020
29 abr 2020 / 10:05

 

Não pode haver regresso às aulas sem que haja uma decisão devidamente fundamentada em pareceres favoráveis dos especialistas de saúde pública e, mesmo que esses existam, sem que sejam criadas condições, em cada escola, para que professores, alunos e trabalhadores não docentes possam regressar em condições de segurança. Serão, pois, necessárias máscaras, viseiras, luvas, gel desinfetante, resguardo de quem integrar grupos de risco, divisão das turmas em pequenos grupos e contratação de docentes para poder responder a este resguardo e a esta redução dos grupos de alunos. Sem aqueles pareceres favoráveis e sem que estas condições estejam criadas, a FENPROF opor-se-á firmemente ao regresso a trabalho presencial e tudo fará para que não aconteça. É assim que termina a mensagem do Secretário-Geral da FENPROF, gravada a propósito do 1.º de Maio. Uma mensagem em que se reafirma que assinalar o 1.º de Maio é recordar o passado mas, principalmente, falar de futuro. Um futuro em que não podem ser suspensos ou eliminados os direitos dos trabalhadores, incluindo, naturalmente, dos professores.


REABERTURA, AINDA QUE PARCIAL, DAS ESCOLAS
27 abr 2020 / 15:54

FENPROF não dispensa negociação coletiva e recorda compromisso do Primeiro-Ministro de só reabrir SE e QUANDO for possível

A FENPROF reafirma a posição que manifestou desde que estalou a epidemia de Covid-19: as decisões sobre encerramento e abertura dos estabelecimentos de educação e ensino deverão depender do parecer favorável das autoridades de saúde, suportado na posição de epidemiologistas e outros especialistas de saúde pública e nunca de motivações alheias a este que terá de ser o interesse prevalecente. Nada justifica que a FENPROF altere a sua posição.


FENPROF interpela ME
24 abr 2020 / 15:57

A FENPROF enviou hoje novo ofício ao Secretário de Estado Adjunto e da Educação e à Secretária de Estado da Educação, pedindo informação sobre questões para as quais foi solicitada, com urgência, uma decisão. Os assuntos abordados referem-se a educação especial, candidatura de docentes ao concurso externo, progressão dos docentes aos 5.º e 7.º escalões, AEC no 1.º CEB e formação contínua.


23 abr 2020 / 08:58

Os formadores do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em cima da situação de extrema precariedade que vivem há largos anos, muitos deles exercendo funções permanentes em regime de prestação de serviços, vulgo recibos verdes (o que é ilegal!), viram, agora, a sua situação ser agravada com o cancelamento de toda a formação presencial por parte deste Instituto.


TELETRABALHO E ENSINO A DISTÂNCIA
22 abr 2020 / 10:04

O encerramento de escolas colocou os docentes perante novas exigências, obrigando-os a desenvolver competências até agora menos necessárias e a fazer um grande esforço para garantir que todos os alunos continuem a contar com um apoio e acompanhamento que, bem sabemos, não será possível garantir com a mesma adequação.

Daí que seja necessário acompanhar os docentes nesta nova situação e conhecer as dificuldades por que estão a passar, bem como a avaliação que fazem, designadamente, do apoio que têm tido.

Assim, a FENPROF divulga um QUESTIONÁRIO, com o qual pretende fazer um levantamento da opinião e da situação dos docentes em relação a esta nova realidade.

A FENPROF divulgará os resultados que venham a ser apurados, numa primeira apreciação ao ensino a distância e às condições em que se está a desenvolver, no início de maio.


Ensino a distância
18 abr 2020 / 21:40

A FENPROF saúda as forças de segurança que, num curto espaço de tempo, descobriram e identificaram o intruso que interrompeu aulas a distância que decorriam através de plataforma digital. 

A FENPROF apela, uma vez mais, que, em toda a atividade desenvolvida com recurso a plataformas digitais, sejam observadas as normas de segurança que têm sido divulgadas


ENSINO A DISTÂNCIA
17 abr 2020 / 16:29

São já públicos vários casos que alguma comunicação social tem estado a divulgar e que são exemplificativos de uma situação para a qual a FENPROF tem vindo a chamar a atenção, pois os problemas que daqui resultam comprometem, de forma significativa, a segurança dos alunos e das suas famílias, bem como dos docentes atingidos.

A FENPROF, perante esta situação, está já a coligir toda a informação necessária para apresentar queixa na Procuradoria Geral da República e reitera a exigência de que o Ministério da Educação garanta, com muita urgência, a utilização segura de plataformas de reunião online ou, apresente alternativas à sua utilização, para que professores e alunos possam desenvolver o seu trabalho com um mínimo de tranquilidade e com a dignidade inerente ao ato educativo.


Pandemia da doença COVID-19
14 abr 2020 / 09:29

Medidas no âmbito da educação destinadas a estabelecer um regime excecional e temporário, relativo à realização e avaliação das aprendizagens, ao calendário escolar e de provas e exames dos ensinos básico e secundário, às matrículas, à inscrição para os exames finais nacionais e ao pessoal docente e não docente, de modo a assegurar a continuidade do ano letivo de 2019/2020

DL n.º 14-G/2020, de 13 de abril


Covid-19
09 abr 2020 / 17:57


Análise do Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, às medidas anunciadas pelo Governo para o terceiro período do ano letivo.


IPSS e Misericórdia
08 abr 2020 / 22:01

Esclarecimentos à Portaria n.º 85-A/2020, de 3 de abril

Na continuidade da regulamentação das medidas excecionais para o combate à Covid-19, foi publicada, no dia 3 de abril, a Portaria n.º 85-A/2020, que define e regulamenta os termos e as condições de atribuição dos apoios de caráter extraordinário, temporário e transitório, destinados ao setor social.

Tendo presente as situações de abuso laboral que se vivem em muitas Instituições e considerando a apreciação jurídica que faz da Portaria n.º 85-A/2020, a FENPROF e os seus Sindicatos irão denunciar, junto da Segurança Social, todas as situações que sejam do seu conhecimento de recurso ao regime de layoff, com base no apuramento das comparticipações financeiras ou outros apoios, fundamentando dessa maneira o recurso indevido àquele regime.


Posição da FENPROF
03 abr 2020 / 15:09

 

A FENPROF reuniu o seu Secretariado Nacional nos dias 1 e 2 de abril tendo como aspeto central da agenda de trabalho a situação epidemiológica que se vive no país e as suas consequências na Educação, mais concretamente o impacto que está a ter na vida das escolas e na atividade dos professores e educadores. Na reflexão realizada, a FENPROF teve em consideração o que se tem passado nas últimas semanas com as escolas, as informações que têm sido divulgadas pelas autoridades de saúde pública e as declarações avulsas de governantes sobre o futuro do ano letivo.

 

Descarrega o PDF


POSIÇÃO DA FENPROF RELATIVAMENTE AOS FILHOS DOS TRABALHADORES DE SERVIÇOS ESSENCIAIS, DESDE LOGO OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, QUE ESTÃO NA LINHA DA FRENTE DO COMBATE À PANDEMIA
01 abr 2020 / 12:16

A FENPROF reitera o seu apoio, solidariedade e orgulho com o Serviço Nacional de Saúde e os seus profissionais e reafirma que só um serviço público como este, com profissionais de elevado nível de responsabilidade e profissionalismo, poderia dar a excelente resposta que está a dar, nas condições em que o fazem. A FENPROF estende o seu apreço a todos os trabalhadores de funções consideradas essenciais para a superação do estado de emergência que nos encontramos, e afirma que a valorização dos papéis dos trabalhadores na nossa sociedade não pode ser uma atitude meramente conjuntural em resultado da situação pandémica que Portugal enfrenta.

Também a Escola Pública e os seus profissionais continuarão a estar à altura do momento que vivemos, contribuindo, com a sua ação, para que o mesmo se ultrapasse e os alunos portugueses possam, dentro do possível, ver atenuados os prejuízos que atual situação de emergência acarreta.


Entrevista Mário Nogueira
27 mar 2020 / 16:14

Mário Nogueira responde, em entrevista do Departamento de Informação e Comunicação da FENPROF, sobre a situação que se vive no país, nas escolas e na profissão. Ontem mesmo, o Secretariado Nacional da FENPROF aprovou uma Posição (“Este ano letivo tem de ter medidas excecionais”) que coloca ao governo o desafio de ser rápido a decidir o inevitável, perante a aproximação do 3.º período letivo e a conclusão do segundo, já na próxima semana, com a realização de reuniões de avaliação. Uma tomada de posição que serviu de pano de fundo para as respostas do Secretário Geral da FENPROF.


Mário Nogueira na RTP3 | 26 março 2020
27 mar 2020 / 14:28

Entrevista a Mário Nogueira, Secretário-geral da FENPROF, na RTP3 sobre o futuro do ano letivo e as medidas que o ME deverá adotar no 3º período, nomeadamente no que respeita ao ensino a distância.


Mobilidade por doença
27 mar 2020 / 11:45

Aproximando-se a data em que, habitualmente, tem lugar a abertura dos procedimentos relativos à formulação de pedidos de mobilidade por doença (MpD), a FENPROF enviou um ofício à Secretária de Estado da Educação solicitando o adiamento de procedimentos.

A este propósito, a FENPROF lembrou que os procedimentos de MpD já se concretizaram, em anos volvidos, em julho (e até agosto), sem que daí tivessem ocorrido quaisquer problemas ou prejuízos para a organização das escolas, para os alunos ou para os professores.


#FENPROFemtuacasa
26 mar 2020 / 10:15

 

 

A presidente do Conselho Nacional da FENPROF e presidente do SPN aborda as complexas questões da gestão do sistema educativo num quadro complexo como o que estamos a viver. Manuela Mendonça estabelece como prioritária a intervenção do Ministério da Educação, do ministro e da sua equipa, na definição das condições em que o futuro deste ano letivo se desenvolverá.


POSIÇÃO DA FENPROF
26 mar 2020 / 10:06

Estando o normal desenvolvimento do ano letivo comprometido, urge tomar medidas para que se conclua o 2.º período e prepare o 3.º, procurando atenuar os prejuízos que decorrem de uma situação de exceção.

Procurando contribuir para a solução, que, sem dúvida, é difícil, mas não pode deixar de ser procurada e encontrada, a FENPROF, consciente de todos os constrangimentos que antes se referem e com os múltiplos contactos que tem mantido com professores, apresenta as seguintes propostas.

Versão em PDF


Concurso 2020/21
25 mar 2020 / 16:10

O número de vagas aberto (872) é absolutamente insuficiente face às reais necessidades das escolas e para combater o sistémico abuso no recurso à contratação a termo. Aliás, basta ter em conta que em 2019 se aposentaram mais de 1400 docentes e 321 já em 2020 (primeiro trimestre), para perceber que as vagas abertas correspondem a menos de metade do número de docentes que saíram para a aposentação. Recorde-se ainda que, em 16 de agosto de 2019, foram colocados 8670 docentes, para todo o ano, através dos mecanismos de renovação de contrato e de contratação inicial, o que significa que as vagas agora postas a concurso correspondem, apenas, a 9% daquelas necessidades que, na maior parte dos casos, são permanentes das escolas.


direitos e deveres em período de isolamento social
22 mar 2020 / 10:48

Face às muitas dúvidas que têm sido colocadas junto dos Sindicatos da FENPROF, na sequência de abusos que, neste período de isolamento social, se têm verificado, publica-se um esclarecimento. Este é de muita utilidade tendo em conta que se aproxima, nomeadamente, o período das avaliações finais do 2.º período, para o qual algumas direções se preparam para tentar impor um comportamento incorreto do ponto de vista sanitário e da defesa da saúde pública.


COMBATER COM DIREITOS
20 mar 2020 / 19:41

Na sequência da situação gerada com a pandemia do COVID-19, algumas entidades patronais têm levado a cabo ações com o propósito de intimidar os seus trabalhadores, obrigando-os, sem nenhuma justificação válida, a continuarem a deslocar-se aos estabelecimentos e instituições de ensino sem lhes dar qualquer hipótese de trabalho à distância, nomeadamente o regime de teletrabalho.

A FENPROF e os seus Sindiatos continuarão a assegurar toda a informação útil, designadamente no plano laboral, para todos os professores e educadores, encontrando aqui indicações precisas sobre o que fazer e como proceder perante a prepotência de algumas entidades patronais

(consultar no interior do artigo)


Concursos e colocação de professores
20 mar 2020 / 12:21

Em ofício enviado à Secretária de Estado da Educação, Susana Amador, a FENPROF contestou que a última colocação através da designada Reserva de Recrutamento se tenha realizado no passado dia 6 de março – RR 24  –, não havendo qualquer notícia sobre o processo de colocação no âmbito da Reserva de Recrutamento 25, prevista na Nota Informativa de 6 de março, da Direção-Geral da Administração Educativa, que deveria ter sido publicitada em 13 de março, p.p..

A FENPROF considera que essa normalidade deverá ser reposta e a legalidade retomada.


Saudação de Mário Nogueira aos Professores, educadores e investigadores
19 mar 2020 / 19:26

Sabia Que...
19 mar 2020 / 17:33

A CGTP-IN atualizou o guia sobre as medidas tomadas pelo governo relativamente à epidemia de Covid-19, onde esclarece quais os direitos e proteção social para quem trabalha, após a declaração e a renovação do estado de emergência pelo Presidente da República.

A FENPROF disponibiliza o guia para auxiliar no esclarecimento de eventuais dúvidas dos professores.

Também pode descarregar aqui a versão atualizada em PDF.


Covid 19
19 mar 2020 / 13:18

A partir de 19 de março, os serviços administrativos e de secretariado da FENPROF funcionam em regime de teletrabalho, mantendo-se disponíveis através do telefone 213 819 190 ou do correio eletrónico fenprof@fenprof.pt.

Recordamos que, para obter informações ou apoio jurídico, deverá contactar os Sindicatos da FENPROF, pois é lá que se encontram todos os serviços de informação e apoio aos sócios, contabilidade, serviços jurídicos e outros.

Assim, para qualquer esclarecimento, apoio jurídico ou informação, contacte os serviços do SPNSPRCSPGLSPZSSPMSPRA ou SPE.


GREVE AO SOBRETRABALHO
18 mar 2020 / 15:17

Sendo verdade que há escolas e agrupamentos em que têm vindo a ser aplicadas medidas que atenuam ou compensam a sobrecarga decorrente do “sobretrabalho” e que resolvem outras ilegalidades, este importante processo de luta vai ter de ser retomado, até forçarmos uma atitude positiva por parte do ME. No entanto, pela situação que se está a viver nas escolas, a entrega de pré-avisos é interrompida e as organizações sindicais avaliarão a altura e os termos em que eles irão ser retomados – caso, até lá, o Ministério não dê passos para resolver estes problemas.


TRABALHADORES DE SERVIÇOS ESSENCIAIS NÃO COLOCARAM OS SEUS FILHOS NAS ESCOLAS DE ACOLHIMENTO
18 mar 2020 / 13:05

Como se previa, os trabalhadores de serviços essenciais não aderiram à iniciativa do governo, para o período em que as escolas se encontrarão encerradas, e não colocaram os seus filhos nas chamadas escolas de acolhimento.

Face ao quadro existente, a FENPROF reitera a posição que já fez chegar ao Primeiro-Ministro, Ministro da Educação, Ministra da Saúde, Parlamento e Conselho Nacional de Educação: a resposta social de que, eventualmente, estas crianças necessitam deverá ser garantida fora da escola.


COVID 19
16 mar 2020 / 11:38

Reuniões e outra atividade docente deverão ser realizadas a distância; todos os trabalhadores de serviços essenciais, quando necessário, deverão poder escolher cuidadores para os seus filhos

A FENPROF é contra a solução que o governo pretende impor às escolas e para os filhos de trabalhadores de serviços essenciais para o combate à epidemia Covid-19, apresentando como alternativas: turnos distintos de encarregados/as de educação, quando ambos são trabalhadores de serviços essenciais, ou, se não for possível, garantia de pagamento a cuidador escolhido pela família, em linha com o que tem sido defendido por diversos profissionais que exercem atividade em serviços essenciais.


▶ 
Recomeça hoje um período letivo em que, só SE houver condições, poderá haver regresso às aulas presenciais
▶ 
Covid19
▶ 
SINDICATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANUNCIAM
▶ 
Covid19
▶ 
Reunião Organizações sindicais de docentes
▶ 
COVID-19
▶ 
▶ 
▶ 
COVID-19
▶ 
Progressão na carreira
▶ 
Público, 3 de março de 2020
▶ 
4 DE MARÇO, 16:30 HORAS
▶ 
Carreiras, Concursos, Aposentação, Horários e Condições de trabalho
▶ 
RECENSEAMENTO DOS DOCENTES
▶ 
Plenário de Sindicatos da Frente Comum
▶ 
CARTA ABERTA AO MINISTRO DA EDUCAÇÃO
▶ 
FENPROF convocou concentração em Bragança
▶ 
Negociação
▶ 
▶ 
Greve ao Sobretrabalho
▶ 
▶ 
2020: Ano em Defesa da Educação de Infância Pública
▶ 
Pelo fim da precariedade na profissão docente
▶ 
GREVE AO SOBRETRABALHO
▶ 
Por um regime democrático de gestão das escolas!
▶ 
▶ 
▶ 
EM DEFESA DA CARREIRA DOCENTE
▶ 
Este Orçamento é mau para a Educação, para os Professores e para a Escola Pública
▶ 
Conferência de Imprensa no final – 7 de fevereiro, 17 horas
▶ 
Abandono escolar precoce
▶ 
GREVE AO SOBRETRABALHO
▶ 
PROGRESSÃO AOS 5.º E 7.º ESCALÕES DA CARREIRA
▶ 
Greve e Manifestação - 31 de janeiro de 2020
▶ 
▶ 
Greve Administração Pública - 31 de janeiro
▶ 
GREVE NACIONAL - 31 DE JANEIRO - ESCLARECIMENTO
▶ 
DOCENTES E INVESTIGADORES EM LUTA (GREVE E MANIFESTAÇÃO) EM 31 DE JANEIRO
▶ 
REUNIÃO NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EM 22 DE JANEIRO
▶ 
Primeira reunião negocial da legislatura no ME
▶ 
OE 2020 para a Educação
▶ 
A propósito do que o Ministro da Educação afirmou no Parlamento e que fez notícia na comunicação social
▶ 
Só três meses depois de tomar posse, Ministro da Educação aceita reunir
▶ 
OE 2020
▶ 
Greve Nacional 31 de janeiro de 2020
▶ 
FALTA DE PROFESSORES
▶ 
OE 2020 PASSA AO LADO DA EDUCAÇÃO
▶ 
FENPROF interpela deputados acerca da precariedade na profissão docente
▶ 
GREVE AO SOBRETRABALHO
▶ 
Grandes Opções do Governo passam ao lado das opções dos professores
▶ 
RECUPERAÇÃO INTEGRAL DO TEMPO DE SERVIÇO DOS PROFESSORES
▶ 
AMIANTO
▶ 
Professores que progrediram, designadamente ao abrigo dos DL 36/2019 e 65/2019
▶ 
Há professores contratados com o pagamento do subsídio de Natal em atraso
▶ 
RECUPERAÇÃO INTEGRAL DO TEMPO DE SERVIÇO CUMPRIDO PELOS PROFESSORES
▶ 
FENPROF ACOMPANHARÁ, NAS GALERIAS DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, DEBATE SOBRE PETIÇÃO QUE DEFENDE A RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO EM FALTA
▶ 
Proposta de OE 2020 confirma desinvestimento na educação e desrespeito pelos seus profissionais
▶ 
Amianto
▶ 
6A - 6M - 23D
▶ 
Propostas para o OE 2020
▶ 
FENPROF realiza Conferência de Imprensa - Amanhã, 13 de dezembro, pelas 12:00 horas, Sede da FENPROF
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, DIA 13 DE DEZEMBRO, PELAS 12 HORAS
▶ 
AMIANTO NAS ESCOLAS
▶ 
Em Semana de Luta Contra a Precariedade
▶ 
PELO REJUVENESCIMENTO DA PROFISSÃO
▶ 
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR PÚBLICA
▶ 
PISA 2018
▶ 
Professores em greve pelo pagamento de salários em atraso desde setembro
▶ 
REAFIRMADA A FORTE OPOSIÇÃO AO PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO
▶ 
DECRETO-LEI 54/2018
▶ 
Petição pela remoção do amianto de todas as escolas
▶ 
pELO REJUVENESCIMENTO DA PROFISSÃO
▶ 
Petição em defesa da remoção do amianto das escolas
▶ 
REMOÇÃO DO AMIANTO DAS ESCOLAS
▶ 
REMOÇÃO DO AMIANTO DAS ESCOLAS
▶ 
▶ 
Em defesa da qualidade da Educação
▶ 
SEGUNDA RONDA DE REUNIÕES COM OS GRUPOS PARLAMENTARES
▶ 
REGIME DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA (DL 54/2018)
▶ 
Assédio moral no trabalho
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
▶ 
EXPO HORÁRIOS 2019
▶ 
MCTES
▶ 
Horários de trabalho
▶ 
Mobilidade por doença
▶ 
▶ 
Assembleia da República
▶ 
"Em defesa da sua dignidade profissional, os professores e educadores exigem respeito pelos seus direitos, justiça na carreira, melhores condições de trabalho"
▶ 
▶ 
Conferência de Imprensa
▶ 
▶ 
Num quadro muito crítico que se vive na Escola Pública
▶ 
▶ 
Notícias da Greve ao sobretrabalho - Número 2
▶ 
▶ 
Corrida Nacional do Professor e da Educação
▶ 
Ambiente
▶ 
FENPROF reúne na DGE
▶ 
FAZ CHEGAR O HORÁRIO AO TEU SINDICATO
▶ 
▶ 
Plenário Nacional de Docentes do EPC
▶ 
Plenário Nacional Docentes Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Entrevista a Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF
▶ 
Greve Sobretrabalho 2019/2020
▶ 
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
AGRESSÕES A PROFESSORES
▶ 
Greve ao Sobretrabalho 2019/2020
▶ 
▶ 
Posição da FENPROF
▶ 
25 de outubro de 2019
▶ 
Ano letivo 2019/2020
▶ 
▶ 
Formação Contínua
▶ 
Composição XXII Governo
▶ 
Greve ao sobretrabalho, que hoje se inicia, poderá prolongar-se até final do ano letivo
▶ 
ESCOLA INCLUSIVA
▶ 
Greve ao sobretrabalho
▶ 
Manifestação do Dia Mundial do Professor - 5 de outubro de 2019
▶ 
Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2019
▶ 
5 de outubro de 2019
▶ 
Manifestação Dia Mundial do Professor | 5 de outubro de 2019 | 15 horas | Marquês de Pombal | Lisboa
▶ 
Manifestação Dia Mundial do Professor - 5 outubro 2019
▶ 
Educação Especial
▶ 
QUESTIONÁRIO ENVIADO AOS PARTIDOS
▶ 
Manifestação Dia Mundial do Professor | 5 de outubro de 2019 | 15 horas | Marquês de Pombal | Lisboa
▶ 
EPC, EAE, EPP
▶ 
Legislativas 2019
▶ 
Manifestação Dia Mundial do Professor | 5 de outubro de 2019 | 15 horas | Marquês de Pombal | Lisboa
▶ 
SOBRE A COLOCAÇÃO EM SALAS DE AULA DE JOVENS DA ORGANIZAÇÃO “TEACH FOR PORTUGAL”
▶ 
Manifestação Dia Mundial do Professor | 5 de outubro de 2019 | 15 horas | Marquês de Pombal | Lisboa
▶ 
▶ 
Manifestação Dia Mundial do Professor | 5 de outubro de 2019 | 15 horas | Marquês de Pombal | Lisboa
▶ 
Manifestação Dia Mundial do Professor | 5 de outubro de 2019 | 15 horas | Marquês de Pombal | Lisboa
▶ 
Discussão sobre o número de professores confirma que os líderes dos partidos que têm governado o país desconhecem o que se passa nas escolas
▶ 
ENTREVISTA AO SECRETÁRIO-GERAL DA FENPROF
▶ 
ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Manifestação Dia Mundial do Professor | 5 de outubro de 2019
▶ 
Horários de trabalho
▶ 
Manifestação Dia Mundial do Professor | 5 de outubro de 2019
▶ 
Legislativas 2019
▶ 
Dia Mundial do Professor
▶ 
FENPROF PROMOVEU DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO
▶ 
Eleições Legislativas 2019
▶ 
Dia Mundial do Professor
▶ 
FENPROF prossegue esclarecimento dos docentes e investigadores através de debates com representantes dos partidos
▶ 
ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2019
▶ 
▶ 
▶ 
Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário
▶ 
▶ 
Conferência de Imprensa - Abertura do ano letivo 2019/2020
▶ 
Abertura ano letivo 2019/2020
▶ 
▶ 
Igualdade de género
▶ 
Com eleições à vista, finalmente, Ministério da Educação antecipa em duas semanas listas de colocação de professores para 2019/2020
▶ 
▶ 
CONTRATAÇÃO
▶ 
RENOVAÇÃO DE CONTRATOS DE TÉCNICOS ESPECIALIZADOS
▶ 
PROFESSORES EM LUTA
▶ 
ADSE
▶ 
Educação Pré-Escolar
▶ 
Dados DGEEC: Educação em números – Portugal 2019
▶ 
9A4M2D
▶ 
Banguecoque 2019
▶ 
ESCLARECIMENTO: FENPROF rejeita polémicas e aguarda investigação do Ministério Público para saber o que é importante
▶ 
▶ 
Listas de graduação para acesso aos 5.º e 7.º escalões
▶ 
8º Congresso Mundial da Internacional da Educação - Banguecoque 2019
▶ 
8º Congresso Mundial da Internacional da Educação - Banguecoque 2019
▶ 
Congresso Internacional da Educação - Banguecoque 2019
▶ 
Congresso da Internacional da Educação - Banguecoque 2019
▶ 
8.º Congresso Mundial da Internacional da Educação
▶ 
ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 6 DE OUTUBRO
▶ 
Desgaste profissão docente
▶ 
FENPROF faz balanço do último ano de governação e da legislatura
▶ 
ABUSOS E ILEGALIDADES NOS HORÁRIOS DE TRABALHO DOS PROFESSORES
▶ 
Jornal “Expresso” ataca dignidade dos docentes
▶ 
Conferência de Imprensa - Porto - 16 de julho
▶ 
ABUSOS E ILEGALIDADES NOS HORÁRIOS DE TRABALHO
▶ 
Campanha de solidariedade com Moçambique
▶ 
Entrevista do Secretário Geral da FENPROF ao Observador
▶ 
FENPROF Contra a revisão da lei laboral
▶ 
Recuperação de tempo de serviço perdido - 4º e 6º escalões
▶ 
RECUPERAÇÃO PARCIAL DE TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
RECUPERAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV)
▶ 
RECUPERAÇÃO PARCIAL DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
RECUPERAÇÃO PARCIAL DO TEMPO DE SERVIÇO CUMPRIDO NOS PERÍODOS DE CONGELAMENTO
▶ 
RECUPERAÇÃO PARCIAL DO TEMPO DE SERVIÇO CONGELADO
▶ 
13.º Congresso aprovou essas reivindicações como prioritárias na ação da FENPROF
▶ 
Organização do Ano Letivo 2019/2020
▶ 
Recuperação e roubo do tempo de serviço
▶ 
Sem querer alimentar polémica
▶ 
13º Congresso Nacional dos Professores
▶ 
“Carreira Docente dignificada, condição de futuro”
▶ 
FAQ
▶ 
FICAM, AGORA, A FALTAR OS RESTANTES 6 ANOS, 6 MESES E 23 DIAS
▶ 
10 de junho – Comemorações do Dia de Portugal
▶ 
7 de junho – Dia de Luta dos trabalhadores das IPSS e Misericórdias
▶ 
13º Congresso FENPROF
▶ 
Concursos 2019/2020
▶ 
▶ 
Os Professores não desistem de lutar!
▶ 
GREVE E CONCENTRAÇÃO NACIONAL LISBOA 15H JUNTO AO MTSSS (PRAÇA DE LONDRES)
▶ 
RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO DOS PROFESSORES
▶ 
Posição da FENPROF
▶ 
▶ 
▶ 
Comício da Indignação em Coimbra
▶ 
Como se não bastasse o roubo de tempo de serviço imposto pelo governo, Ministério da Educação vem, agora, através de “Perguntas Frequentes” eliminar, até, parte dos 2 anos, 9 meses e 18 dias
▶ 
9A 4M 2D - Recuperação do tempo de serviço
▶ 
Comício da Indignação em Évora
▶ 
Comício da Indignação em Lisboa
▶ 
Comícios da Indignação - Faro
▶ 
9A4M2D
▶ 
▶ 
Artigo de Pacheco Pereira - Público de 18 de maio de 2019
▶ 
No dia em que é publicada a segunda modalidade de roubo aos professores e em que é notícia mais uma ingerência do FMI em relação às carreiras profissionais
▶ 
Aos Professores, Educadores e Investigadores,
▶ 
Professores arrancam Campanha no Porto, já na segunda-feira
▶ 
Listas de progressão aos 5º e 7º escalões
▶ 
Conferência de Imprensa das organizações sindicais de docentes
▶ 
▶ 
SIC Notícias - 8 de maio de 2019
▶ 
Entrevista Mário Nogueira - Parte III
▶ 
FENPROF SAÚDA OS PROFESSORES E ASSUME COMPROMISSO:
▶ 
▶ 
9A4M2D
▶ 
Negociação das condições de acesso dos professores à pré-reforma
▶ 
Recuperação do tempo de serviço
▶ 
Aposentação
▶ 
Recuperação integral do tempo de serviço dos professores
▶ 
Recuperação do tempo de serviço dos professores
▶ 
▶ 
Mário Nogueira, Jornal Público, 6 de maio de 2019
▶ 
Pré-reforma
▶ 
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
Contagem integral do tempo de serviço
▶ 
9A4M2D
▶ 
CENTENO AGITOU “PAPÕES E FANTASMAS” COM NÚMEROS POUCO RIGOROSOS E NADA TRANSPARENTES
▶ 
▶ 
Entrevista Mário Nogueira (Parte II)
▶ 
8 DE MAIO, NAS DELEGAÇÕES REGIONAIS DA DGEstE
▶ 
25 de abril
▶ 
▶ 
RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
Entrevista Mário Nogueira (Parte I) - Carreira e recuperação do tempo de serviço
▶ 
Semestre da Igualdade
▶ 
9A 4M 2D - Professores disseram mais uma vez não ao roubo!
▶ 
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
▶ 
9A 4M 2D
▶ 
Ação da CGTP-IN contra as normas gravosas da legislação laboral
▶ 
ROUBO DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
SOBRETRABALHO
▶ 
CONSELHO NACIONAL
▶ 
POSIÇÃO DA FENPROF SOBRE A NOVA MODALIDADE DE ROUBO DE TEMPO DE SERVIÇO APROVADA PELO GOVERNO
▶ 
9A 4M 2D
▶ 
Intervenção Precoce
▶ 
▶ 
▶ 
Intervenção Precoce
▶ 
Amianto
▶ 
Parlamento já iniciou o debate sobre a recuperação dos 9 anos, 4 meses e 2 dias
▶ 
Secretariado Nacional da FENPROF estará reunido em 4 e 5 de abril e Conselho Nacional reunirá no dia 6
▶ 
Ultrapassagens por reposicionamento
▶ 
Gestão das escolas
▶ 
▶ 
9A 4M 2D
▶ 
28 de Março | 15h00 | LISBOA
▶ 
Por um Regime Democrático de Gestão das Escolas
▶ 
Manifestação Nacional de Professores - 23 março 2019
▶ 
▶ 
Manifestação Nacional de Professores - 23 de março de 2019
▶ 
9A4M2D
▶ 
Reposicionamento
▶ 
Reposicionamento
▶ 
▶ 
9A4M2D
▶ 
Recuperação do tempo de serviço dos professores
▶ 
▶ 
PROMULGAÇÃO DO DIPLOMA LEGAL QUE APAGA 6,5 ANOS DE SERVIÇO AOS PROFESSORES
▶ 
▶ 
Professoras e Professores saúdam o Dia Internacional da Mulher
▶ 
▶ 
Recuperação do Tempo de Serviço dos Professores
▶ 
▶ 
▶ 
Recuperação do tempo de serviço dos professores
▶ 
RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO DOS PROFESSORES
▶ 
RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO DOS PROFESSORES
▶ 
ESCLARECIMENTO SOBRE A PROGRESSÃO DE DOCENTES AOS 5.º E 7.º ESCALÕES
▶ 
CANDIDATURA DOS DOCENTES NO ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO AOS CONCURSOS DE PROFESSORES
▶ 
Negociações 9A4M2D
▶ 
"Mais Salários para Todos"
▶ 
ESCLARECIMENTO DA FENPROF - “NEGOCIAÇÕES COM PROFESSORES”
▶ 
9A4M2D
▶ 
Recuperação do tempo de serviço cumprido nos períodos de congelamento
▶ 
9A4M2D
▶ 
NEGOCIAÇÃO - CONTAGEM DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
▶ 
Greve Sobretrabalho
▶ 
Rankings das escolas
▶ 
FINALMENTE, GOVERNO INICIA PROCESSO NEGOCIAL PARA RECUPERAR O TEMPO DE SERVIÇO CUMPRIDO PELOS DOCENTES DURANTE OS PERÍODOS DE CONGELAMENTO
▶ 
NO DIA DAS MENTIRAS SOBRE AS ESCOLAS PORTUGUESAS
▶ 
▶ 
Greve Administração Pública
▶ 
9A4M2D
▶ 
REUNIÕES COM AS DIREÇÕES PARTIDÁRIAS
▶ 
Mário Nogueira ao Fórum TSF
▶ 
Teatro e Expressão Dramática
▶ 
REUNIÕES COM OS PARTIDOS
▶ 
9A4M2D
▶ 
Teatro e Expressão Dramática
▶ 
9A4M2D
▶ 
PLENÁRIOS E REUNIÕES COM PROFESSORES “ENCHEM CASA”, COM PARTICIPAÇÃO E DETERMINAÇÃO
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
GREVE AOS ABUSOS E ILEGALIDADES NOS HORÁRIOS
▶ 
Greve ao sobretrabalho
▶ 
▶ 
Greve Geral - 15 fevereiro 2019
▶ 
Resposta de Mário Nogueira ao "Postal Aberto" de Porfírio Silva
▶ 
Negociações para recuperação do tempo de serviço cumprido pelos professores
▶ 
9A4M2D
▶ 
▶ 
GREVE À ATIVIDADE MARCADA PARA ALÉM DO HORÁRIO DE TRABALHO
▶ 
DECRETO-LEI 54/2018, SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
Artigo n'O Jornal Económico
▶ 
Ultrapassagens no reposicionamento de professores
▶ 
Reposicionamento dos professores
▶ 
Entrevista Mário Nogueira - Jornal Público - 22 janeiro 2019
▶ 
DE POUCO VALEM OS LAMENTOS!
▶ 
RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO CUMPRIDO PELOS PROFESSORES
▶ 
Reposicionamento dos Professores
▶ 
Há dois meses que Ministério da Educação recusa reuniões para resolver problemas que afetam grupos de professores
▶ 
DECLARAÇÃO DE REPÚDIO E EXIGÊNCIA
▶ 
▶ 
RECUPERAÇÃO INTEGRAL DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
Declaração de tempos de trabalho para a Segurança Social
▶ 
Reunião SN FENPROF - 10 e 11 janeiro
▶ 
▶ 
▶ 
CONTAGEM INTEGRAL DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
9 anos, 4 meses e 2 dias
▶ 
CONDIÇÕES DE TRABALHO E DESGASTE DA PROFISSÃO
▶ 
COMENTADORES
▶ 
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
▶ 
▶ 
REPOSICIONAMENTO DOS PROFESSORES
▶ 
9A4M2D
▶ 
PROTESTO E EXIGÊNCIA
▶ 
CONTAGEM INTEGRAL DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
▶ 
APELO URGENTE!
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A 4M 2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
FENPROF participa em reunião negocial convocada pelo ME sobre recomposição da carreira
▶ 
▶ 
▶ 
9A, 4M, 2D
▶ 
9 ANOS 4 MESES 2 DIAS: Depois da Madeira, governo dos açores garante contagem integral
▶ 
Conferência Especial CSEE - 28 de novembro de 2018
▶ 
OE 2019
▶ 
9A4M2D
▶ 
CONFERÊNCIA ESPECIAL DO CSEE - ATENAS, 26-28 NOVEMBRO 2018
▶ 
9A4M2D
▶ 
RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO CONGELADO
▶ 
CONTAGEM DE TODO O TEMPO DE SERVIÇO DOS PROFESSORES
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
▶ 
Regime de Inclusão Escolar
▶ 
Em nome do esclarecimento, não deve ser omitido
▶ 
REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA DOCENTE
▶ 
Manifestação Nacional da CGTP-IN
▶ 
AÇÃO INSTITUCIONAL
▶ 
Liberdade de expressão
▶ 
Entrevista ao Secretário-geral da FENPROF
▶ 
▶ 
9A4M2D
▶ 
Secretariado Nacional
▶ 
▶ 
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
▶ 
9A4M2D
▶ 
5 DE NOVEMBRO, A PARTIR DAS 16 HORAS, NO PARQUE DAS NAÇÕES
▶ 
ENTRE O ILUSIONISMO E A INTRUJICE
▶ 
OE 2019
▶ 
CGTP-IN
▶ 
9A4M2D
▶ 
FORMAÇÃO & QUALIFICAÇÃO
▶ 
▶ 
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
▶ 
ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2019 ENTRA EM FASE DE ESPECIALIDADE
▶ 
ESCLARECIMENTO
▶ 
Greve às atividades fora do horário de trabalho
▶ 
ESCLARECIMENTO
▶ 
Organizações sindicais de docentes acompanharão início da greve em Lisboa
▶ 
Greve a partir de 29 de outubro
▶ 
LUTA NA EDUCAÇÃO FECHOU AS ESCOLAS DE PORTUGAL
▶ 
9A4M2D
▶ 
PARTIDOS, COM EXCEÇÃO DO PS, RECEBEM SINDICATOS DE PROFESSORES
▶ 
OE 2019
▶ 
9A4M2D
▶ 
Decreto-Lei 54/2018
▶ 
OE 2019
▶ 
ESTUDO - II ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE DESGASTE NA PROFISSÃO DOCENTE
▶ 
9A4M2D
▶ 
Greve às avaliações junho/julho 2018
▶ 
GREVE E CONCENTRAÇÃO DOS TRABALHADORES NÃO DOCENTES
▶ 
AUDIÇÃO DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO NA COMISSÃO PARLAMENTAR DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
▶ 
II Encontro Internacional sobre o Desgaste na Profissão Docente
▶ 
ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2019 (PRIMEIRA REAÇÃO)
▶ 
Regime de inclusão escolar – DL 54/2018
▶ 
Sindicatos de Professores convocam greve para todos os dias, com início em 29 de outubro
▶ 
É assim que está a ser implementado o Regime dito de Inclusão Escolar
▶ 
9A4M2D
▶ 
SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES PREVISTA PARA SE INICIAR EM 15 DE OUTUBRO
▶ 
Greve a partir de 15 de outubro
▶ 
OE 2019
▶ 
9A4M2D
▶ 
FENPROF na Assembleia da República
▶ 
9A4M2D
▶ 
OE 2019
▶ 
OE 2019
▶ 
Reunião terminará com presença na Assembleia da República
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
Última hora!
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
GOVERNO FAZ DECLARAÇÃO DE GUERRA AOS PROFESSORES
▶ 
Greve Professores e Educadores
▶ 
GREVE NO SUL - 2 DE OUTUBRO
▶ 
GREVE DOS PROFESSORES ARRANCA EM FORÇA
▶ 
Professores e Educadores em greve
▶ 
9A4M2D
▶ 
LUTA DOS PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
Docentes do Ensino Superior e não Superior do Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
9A4M2D
▶ 
Plenários de Professores
▶ 
Abertura do ano letivo
▶ 
▶ 
Colocações em mobilidade interna em horários incompletos
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
Prós e Contras - RTP - 17 de setembro de 2018
▶ 
Plenários de Professores
▶ 
▶ 
9A4M2D
▶ 
Contagem do tempo de serviço em contrato a termo com horário incompleto para efeitos de prestações à Segurança Social
▶ 
PLENÁRIOS PREPARAM AÇÃO E LUTA NO PRIMEIRO PERÍODO
▶ 
Mário Nogueira presente no Plenário de São Miguel
▶ 
9A4M2D
▶ 
Salários e horários de trabalho dos professores em Portugal
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D - Sobre a reunião com o governo
▶ 
AUTOCRATICAMENTE, GOVERNO OPTOU PELA ILEGALIDADE E DECIDIU QUE, NO SEU MANDATO, SERÃO APAGADOS 6,5 ANOS E QUE NEM UM DIA SERÁ RECUPERADO AOS PROFESSORES
▶ 
9A4M2D
▶ 
Governo termina negociações com sindicatos
▶ 
Reunião negocial no ME
▶ 
Governo/ME continua a não resolver problemas da carreira e das condições de trabalho
▶ 
Encontro de Quadros e Dirigentes Sindicais da FENPROF
▶ 
CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
▶ 
Entrevista DN - 2 setembro 2018
▶ 
ENCONTRO NACIONAL DE DIRIGENTES E DELEGADOS DOS SINDICATOS DA FENPROF
▶ 
9A 4M 2D
▶ 
MOBILIDADE INTERNA E CONTRATAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
▶ 
Concursos 2018/2019
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
▶ 
ENTREVISTA DO PRIMEIRO-MINISTRO AO EXPRESSO, SOBRE OS PROFESSORES
▶ 
APOSENTAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
▶ 
▶ 
9A 4M 2D
▶ 
▶ 
▶ 
9A 4M 2D
▶ 
▶ 
Reunião com direção do PS
▶ 
Quórum das reuniões de conselho de turma
▶ 
REUNIÃO DE NATUREZA TÉCNICA SOBRE A CARREIRA DOS PROFESSORES
▶ 
REUNIÕES COM OS PARTIDOS POLÍTICOS COM ASSENTO PARLAMENTAR
▶ 
Resultados divulgados do concurso de professores confirmam:
▶ 
9A 4M 2D
▶ 
Entrevista a Mário Centeno
▶ 
Foi tardia a publicação de diplomas legais que implicam profundamente na organização pedagógica
▶ 
FENPROF REITERA
▶ 
Reposicionamento
▶ 
Reuniões com Partidos
▶ 
13 de Julho: Em todas as Concentrações - PROFESSORES APROVARAM MOÇÃO
▶ 
Despacho Normativo de Organização do Ano Letivo 2018/2019
▶ 
Publicado diploma sobre a Educação Inclusiva
▶ 
9A4M2D
▶ 
▶ 
Concentrações em todo o país assinalam fim da greve às avaliações e confirmam:
▶ 
Concentração de professores e educadores em São Pedro do Sul
▶ 
A luta prossegue!
▶ 
Reunião com o Governo
▶ 
Com a responsabilidade, a seriedade e a determinação que se reconhece à FENPROF, confirmamos
▶ 
Resultados da reunião no ME
▶ 
Greve às Avaliações
▶ 
9A4M2D
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Apelo aos professores
▶ 
Mário Nogueira no encerramento do Encontro sobre o Desgaste na Profissão
▶ 
ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE DESGASTE NA PROFISSÃO
▶ 
Professores em luta!
▶ 
AS CONTAS QUE É PRECISO FAZER
▶ 
Consulta aos professores ultrapassa 50.000 respostas
▶ 
Contas do Dia – Antena 1 – 4 de julho
▶ 
Greve e Despacho do OAL
▶ 
GREVE ÀS AVALIAÇÕES
▶ 
Reunião de Negociação Suplementar do projeto de Despacho da Organização do Ano Letivo
▶ 
6 de julho | Fórum Lisboa
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Negociação
▶ 
Greve às avaliações - 29 de junho
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
▶ 
EM MAIS UM DIA DE FORTÍSSIMA GREVE DOS PROFESSORES
▶ 
9A4M2D
▶ 
GREVE ÀS AVALIAÇÕES
▶ 
AOS PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
Greve às avaliações – serviços mínimos
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Adesão à greve superior a 97%!
▶ 
Greve às avaliações - 25 de junho
▶ 
SN faz um balanço da greve e responde ao ME
▶ 
Greve às avaliações - 22 de junho
▶ 
ESCLARECIMENTOS SOBRE A GREVE ÀS AVALIAÇÕES
▶ 
Greve às avaliações - 21 de junho
▶ 
Greve às avaliações - 21 de junho
▶ 
DE MÁRIO NOGUEIRA, SECRETÁRIO-GERAL DA FENPROF, AO SENHOR PRIMEIRO-MINISTRO
▶ 
Greve às avaliações - 20 de junho
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às Avaliações - Nota Informativa da DGEste
▶ 
▶ 
Segundo dia de greve - 19 de junho
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às avaliações - 18 de junho
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
GREVE ÀS AVALIAçÕES
▶ 
AMANHÃ, INICIA-SE GREVE EM TODAS AS ESCOLAS, QUE SE PROLONGARÁ ENQUANTO FOR NECESSÁRIO
▶ 
Encontro Nacional sobre Autonomia e Flexibilidade Curricular
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Debate de atualidade pedido pelo PCP com a presença do Ministro da Educação
▶ 
Nota Informativa da DGEste sobre a greve às avaliações
▶ 
a situação dos professores
▶ 
Nota Informativa da DGEstE sobre reuniões dos conselhos de turma
▶ 
Mário Nogueira deixa apelo aos professores
▶ 
▶ 
Leitores das Universidades Portuguesas (LUP) recebidos no MCTES
▶ 
FENPROF reúne amanhã no ME
▶ 
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Greve às avaliações
▶ 
Região Autónoma da Madeira
▶ 
Luta dos professores em defesa da justa recuperação do tempo de serviço que cumpriram
▶ 
ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE
▶ 
PROFESSORES EM LUTA
▶ 
Conferência de Imprensa em frente ao ME
▶ 
▶ 
Não ao Apagão!
▶ 
9 ANOS, 4 MESES E 2 DIAS
▶ 
▶ 
Professores em luta!
▶ 
Não ao Apagão!
▶ 
Respeito e Justiça
▶ 
NÃO AO APAGÃO
▶ 
HORÁRIOS DE TRABALHO
▶ 
Mário Nogueira à RTP
▶ 
Negociação
▶ 
▶ 
Reunião com o Ministro da Educação
▶ 
AGENDA PARA O PRÓXIMO MÊS
▶ 
Dia 4, a partir das 9:30 horas
▶ 
COM O SECRETÁRIO-GERAL DA FENPROF
▶ 
A LUTA CONTINUA
▶ 
AUDIÇÃO PARLAMENTAR DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO
▶ 
Concursos 2018
▶ 
▶ 
Horários de Trabalho
▶ 
▶ 
Manifestação Nacional - 19 de maio
▶ 
Manifestação Nacional - 19 de maio - Lisboa
▶ 
Cresce ainda mais a importância da Manifestação de 19 de maio!
▶ 
Entrevista de Mário Nogueira ao Jornal Económico
▶ 
Manifestação 19 de maio
▶ 
Manifestação Nacional de Professores e Educadores
▶ 
Dia 19 de maio, sábado - Professores exigem
▶ 
Concurso Professores
▶ 
Manifestação Nacional, 19 de maio, Lisboa
▶ 
Maio de 1968
▶ 
HOJE, 11 DE MAIO, EM COIMBRA
▶ 
vagas para as progressões aos 5.º e 7.º escalões
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
CONCURSOS DE PROFESSORES
▶ 
CONTAGEM DO TEMPO DE SERVIÇO - REPOSICIONAMENTO
▶ 
ME continua a não dar resposta aos problemas dos professores
▶ 
▶ 
Contagem do tempo antes da profissionalização para reposicionamento na carreira docente
▶ 
Reposição parcial do número de alunos por turma que vigorava até 2013
▶ 
Reunião no ME - 3 de maio 2018
▶ 
Ministro da Educação não pode ser um silenciador dos problemas dos professores, dos alunos e da Escola Pública
▶ 
Juntos contra a Municipalização da Educação!
▶ 
COLOCAÇÃO DE DOCENTES DOS QUADROS EM HORÁRIOS DITOS INCOMPLETOS
▶ 
Professores, trabalhadores não docentes, pais e diretores
▶ 
▶ 
Progressão ao 5.º e 7.º Escalões e Concurso Externo Extraordinário
▶ 
Em direto com o Secretário-geral da FENPROF
▶ 
CONCURSO EXTERNO EXTRAORDINÁRIO
▶ 
Sobre a recuperação do tempo de serviço congelado e a luta para o conseguir
▶ 
concurso de integração extraordinário
▶ 
negociação
▶ 
LISTAS DE PROGRESSÃO AOS 5.º E 7.º ESCALÕES
▶ 
ESCLARECIMENTO - CONCURSOS DE PROFESSORES
▶ 
Concurso extraordinário
▶ 
CONCURSOS
▶ 
Progressão aos 5.º e 7.º escalões
▶ 
Esclarecimento - Recuperação do tempo de serviço perdido pelos professores durante o período de congelamento das carreiras
▶ 
Projetos do Governo sobre a Municipalização com acordo à direita
▶ 
PROTESTO JUNTO AO ME - HORÁRIOS E TRABALHO
▶ 
Amanhã, 19 de abril, pelas 12 horas
▶ 
Progressão ao 5º e 7º escalões
▶ 
Assembleia da República
▶ 
HORÁRIOS DE TRABALHO DOS PROFESSORES
▶ 
FENPROF QUESTIONOU MINISTRO DA EDUCAÇÃO SOBRE PROTOCOLOS COM ENTIDADES ESTRANGEIRAS PARA CERTIFICAÇÃO DOS ALUNOS NAS RESPETIVAS LÍNGUAS
▶ 
Recuperação do tempo de serviço
▶ 
COLOCAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA DOCENTE
▶ 
Recuperação do tempo de serviço
▶ 
Recuperação do tempo de serviço
▶ 
CARREIRA - PRIMEIROS ESCALÕES
▶ 
Recuperação do tempo de serviço
▶ 
MANIFESTAÇÃO INTERJOVEM
▶ 
PREVPAP NA CIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR
▶ 
▶ 
Sobre o anunciado regime de “inclusão escolar”
▶ 
ISTP18: International Summit on the Teaching Profession 2018
▶ 
ISTP18: International Summit on the Teaching Profession 2018
▶ 
ISTP Lisbon 2018
▶ 
SAUDAÇÃO AOS PROFESSORES
▶ 
Preparar a ação, agir para mudar
▶ 
Balanço global da greve
▶ 
GREVE NACIONAL - ÚLTIMO DIA
▶ 
GREVE NA REGIÃO CENTRO
▶ 
Mário Nogueira desmente Ministro da Educação
▶ 
ESTA MANHÃ - ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO
▶ 
ZONA SUL NA GREVE SOBE PERCENTAGEM
▶ 
Greve Nacional de Professores
▶ 
Mário Nogueira na SIC Notícias
▶ 
GREVE NACIONAL DOS PROFESSORES
▶ 
Greve Nacional de Professores e Educadores
▶ 
GREVE NACIONAL DE PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
REUNIÃO COM O ME EM 12 DE MARÇO
▶ 
Reunião de hoje no ME!
▶ 
Greve Nacional dos Professores
▶ 
O tempo de serviço não se negoceia, conta-se!
▶ 
Greve Nacional de Professores
▶ 
Recuperação do tempo de serviço cumprido pelos professores
▶ 
Pela criação do grupo de recrutamento de Teatro e Expressão Dramática
▶ 
Docentes de Teatro e Expressão Dramática
▶ 
Docentes do Nível 2 de Qualificação
▶ 
Greve de Professores e Educadores
▶ 
EDUCADORAS DE INFÂNCIA EM CRECHE EM PLENÁRIO JUNTO AO ME
▶ 
Concentração Nacional junto ao ME
▶ 
Recuperação do tempo de serviço cumprido pelos professores
▶ 
RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
Compromissos são para cumprir!
▶ 
RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
Reunião no ME - Recuperação do tempo de serviço
▶ 
Desgaste Profissão Docente
▶ 
REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA
▶ 
O PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E NA CIÊNCIA
▶ 
Professores em luta
▶ 
REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA DOCENTE
▶ 
PREVPAP
▶ 
NEGOCIAÇÕES COM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E O GOVERNO
▶ 
Autonomia e Flexibilidade Curricular
▶ 
REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA DOCENTE
▶ 
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
▶ 
Negociações com o Ministério da Educação e Governo
▶ 
LUTA DOS PROFESSORES
▶ 
Criação do grupo de recrutamento de LGP e concursos de professores
▶ 
AÇÃO REIVINDICATIVA
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA SOBRE A SITUAÇÃO NO ENSINO PROFISSIONAL
▶ 
Conferência de Imprensa
▶ 
Petição por um CCT para o Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
RECENSEAMENTO
▶ 
PROFESSORES DO ÍNDICE 167
▶ 
Professores em luta
▶ 
Professores em luta
▶ 
Negociação e luta
▶ 
DESGASTE E ENVELHECIMENTO DA PROFISSÃO
▶ 
Estudo Universidade Nova de Lisboa/FENPROF
▶ 
Reunião ME
▶ 
▶ 
PROCESSO NEGOCIAL PARA A RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
FENPROF REÚNE COM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
▶ 
Língua Gestual Portuguesa (LGP)
▶ 
Negociação
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
Balanço das negociações com o ME
▶ 
Contra a subversão da carreira docente
▶ 
Contra a subversão da carreira docente
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
Financiamento de Cursos Profissionais nas Escolas Públicas
▶ 
Reposicionamento na carreira docente
▶ 
Negociação sobre Reposicionamento na Carreira Docente
▶ 
Reposicionamento na carreira docente
▶ 
ENSINO PRIVADO
▶ 
REPOSICIONAMENTO: PROFESSORES DO 1.º ESCALÃO
▶ 
REUNIÃO NO ME
▶ 
▶ 
▶ 
Negociação
▶ 
Ensino Profissional
▶ 
FENPROF entregará pedido dia 28 de dezembro no Ministério da Educação
▶ 
SOLIDARIEDADE
▶ 
PROGRESSÃO
▶ 
Negociação
▶ 
▶ 
Concursos, Progressão aos 5º e 7º escalões e Grupo de Recrutamento de LGP
▶ 
Recomposição da carreira docente
▶ 
Negociação
▶ 
Contra a Municipalização da Educação
▶ 
Pela Valorização da Profissão!
▶ 
DEBATE E DECISÃO
▶ 
▶ 
PLENÁRIOS DE PROFESSORES EM TODO O PAÍS
▶ 
▶ 
Negociação
▶ 
Reunião Conselho Nacional da FENPROF
▶ 
OE 2018
▶ 
“Pela Valorização da Educação e dos seus Profissionais; 2017/18: Tempo de resolver problemas!”
▶ 
Abaixo-Assinado entregue no ME, dia 15, pelas 9h30
▶ 
▶ 
HORÁRIOS DE TRABALHO
▶ 
Negociação FENPROF/ME
▶ 
MÁRIO NOGUEIRA RESPONDE
▶ 
▶ 
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
18 de Novembro, Manifestação Nacional CGTP-IN, Lisboa, Marquês de Pombal, 15.00 horas
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
Greve 15 de novembro 2017
▶ 
▶ 
▶ 
Greve e concentração de professores - 15 de novembro
▶ 
Hoje, 14 de novembro, às 15h30
▶ 
15 DE NOVEMBRO DE 2017: DIA NACIONAL DE LUTA DOS PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
GREVE ÀS ATIVIDADES COM ALUNOS NA COMPONENTE NÃO LETIVA
▶ 
CONTRA O APAGÃO!
▶ 
Concursos e vinculação
▶ 
Greve
▶ 
GREVE ÀS ATIVIDADES LETIVAS INSCRITAS NA COMPONENTE NÃO LETIVA
▶ 
Greve CNLE
▶ 
DIA NACIONAL DE LUTA
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, 3/11, 11 HORAS
▶ 
▶ 
▶ 
SEGUIRAM EM MANIFESTAÇÃO DA CNEF PARA O ME
▶ 
Concentração de docentes do Ensino Particular e Cooperativo (Regular, Ensino Profissional e Ensino Artístico Especializado)
▶ 
FENPROF LANÇA REPTO A TODOS OS PROFESSORES E A TODAS AS ORGANIZAÇÕES SINDICAIS PARA QUE 15 DE NOVEMBRO SEJA UM DIA NACIONAL DE LUTA DE TODOS OS DOCENTES
▶ 
Greve 27 de outubro
▶ 
GREVE 27 OUTUBRO
▶ 
Dirigentes da FENPROF e professores do ensino privado concentraram-se junto ao Colégio dos Carvalhos
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Contrato Coletivo de Trabalho IPSS
▶ 
Concurso de vinculação extraordinária
▶ 
CARREIRA DOCENTE
▶ 
▶ 
OE 2018
▶ 
Descongelamento carreira docente
▶ 
Luto Nacional
▶ 
OE 2018
▶ 
OE 2018
▶ 
Horários de Trabalho
▶ 
CGTP-IN
▶ 
Horários de Trabalho
▶ 
CONCURSOS E VINCULAÇÃO
▶ 
DESCONGELAMENTO DAS CARREIRAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
▶ 
Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF
▶ 
Plenário Nacional de Professores e Educadores
▶ 
LISBOA, 4. OUTUBRO. 2017
▶ 
PRÉMIO LITERÁRIO URBANO TAVARES RODRIGUES
▶ 
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
A luta é mesmo o caminho
▶ 
Educação Especial
▶ 
Dia Mundial dos Professores - 5 de outubro
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Educação Pré-escolar
▶ 
4 DE OUTUBRO, 14:30 HORAS, EM LISBOA (AUDITÓRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA, NA CIDADE UNIVERSITÁRIA)
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Regularização dos vínculos precários NO SECTOR PÚBLICO
▶ 
Entrevista ao Secretário-Geral da FENPROF
▶ 
COLOCAÇÕES DE PROFESSORES
▶ 
ÚLTIMA HORA
▶ 
▶ 
Abertura do ano letivo e calendarização de processos negociais
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
PROBLEMAS NA COLOCAÇÃO DE PROFESSORES
▶ 
Colocação de Professores no âmbito da mobilidade interna
▶ 
Secretariado Nacional
▶ 
Mário Nogueira na RTP
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Colocação de professores e educadores
▶ 
CCT IPSS
▶ 
DECLARAÇÃO DA FENPROF
▶ 
Concursos
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Concurso de colocação de professores
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Renovação de contratos de técnicos especializados
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
OE 2018
▶ 
▶ 
AEC
▶ 
CONSULTA PÚBLICA
▶ 
ÚLTIMA HORA!
▶ 
PREVPAP - Vagas em falta
▶ 
Ensino Profissional