Ciência
Distinções atribuídas pela Fundação Europeia YEF

Investigações portuguesas sobre cancro da próstata e tumor da bexiga recebem prémios

11 de maio, 2005

Dois projectos portugueses sobre a influência genética no cancro da próstata e no tumor superficial da bexiga vão ser premiados com bolsas de investigação no valor de 230 mil euros, atribuídos pela Fundação Europeia Yamanouchi (YEF, na sigla em inglês).

A YEF é uma organização sem fins lucrativos que promove a investigação científica nas áreas da Urologia, Uroginecologia, Oncologia e Genética.

Portugal foi este ano o único país europeu a ser seleccionado para a atribuição de duas bolsas de investigação internacionais, recebendo cada uma 115 mil euros, que serão entregues amanhã numa cerimónia que decorrerá na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

Os dois projectos de investigação premiados contam com a coordenação clínica do Grupo Português Génito-Urinário, através do seu presidente, Calais da Silva, também director do Serviço de Urologia do Hospital do Desterro.

Uma das investigações premiadas refere-se ao cancro da próstata e é da responsabilidade de Rui Medeiros, investigador do Instituto Português de Oncologia do Porto. Os novos desenvolvimentos no conhecimento do genoma humano e a sua combinação com a farmacologia permitem a determinação do perfil farmacogenómico dos doentes, de forma a individualizar o seu tratamento. O objectivo desta investigação é "determinar o papel deste perfil como factor de previsão da progressão da doença e de resistência aos tratamentos", segundo informação da YEF.

No outro projecto premiado estão envolvidos os investigadores Helder Trindade, do Laboratório de Imunologia da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, e Dário Ligeiro, do Centro de Histocompatibilidade do Sul. "A análise conjunta dos resultados dos vários estudos que compõem esta investigação e da evolução de doentes poderão permitir estabelecer indicadores de prognóstico para outros doentes com eventuais indicações terapêuticas diferentes", adiantou a YEF.

Público, 4/05/2005