Acção reivindicativa Acção reivindicativa
Leitores das Universidades Portuguesas

FENPROF convocada para início da negociação do diploma sobre os Leitores!

24 de abril, 2019

Depois de ter emitida ontem, 23 de abril, uma nota exigindo a abertura urgente de processo negocial, o MCTES convocou, finalmente, a FENPROF para a primeira reunião sobre o projeto de DL 84/2019, que visa uma solução para a situação profissional dos Leitores das Universidades Portuguesas, a qual, presentemente, não dispõe de enquadramento legal com vista à obtenção de vínculo, contrariando, dessa forma, o próprio direito comunitário (Diretiva 1999/70/CE). 

O projeto aprovado pelo Governo reconhece que “os vínculos existentes à data da entrada em vigor das alterações aos estatutos de carreira docente operados em 2009 merecem um tratamento adequado à salvaguarda das expetativas dos docentes contratados até essa data [...]”. Após uma longa luta desenvolvida pela FENPROF e os seus sindicatos, em estreita articulação com os Leitores, o MCTES dará início, a 8 de maio, ao processo de negociação sindical. 

A FENPROF tem o parecer sobre o projeto do governo pronto há um mês e espera do Ministro uma posição que resolva de vez a inaceitável situação dos Leitores que se encontram em risco iminente de despedimento, por força da aplicação de uma norma administrativa inscrita no ECDU. 

A FENPROF continua a exigir uma solução para a situação absurda a que estes profissionais, indispensáveis às instituições, estão sujeitos e tudo fará para que se encerre definitiva e justamente um processo que se arrasta há mais de 2 anos sem solução concreta!

 

O Secretariado Nacional