Actualidade
Estudos nas áreas das energias renováveis, qualidade do ar e acústica ambiental (Lusa, 24/02/2005)

Universidade do Algarve apresenta câmara pioneira para estudos ambientais

21 de março, 2005


A Universidade do Algarve apresenta uma câmara pioneira na medição da qualidade do ambiente, que permitirá realizar estudos nas áreas das energias renováveis, qualidade do ar e acústica ambiental.

Aquela câmara instrumental, baptizada de Envairsound (Environmental Renewable Energy, Air Quality and Acoustics), foi construída na Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade do Algarve e tem uma área de 7,8 metros quadrados e 2,5 metros de altura.

O projecto, cujo mentor foi Eusébio Conceição, professor na FCMA, é "único" e "inovador no estudo simultâneo nas áreas de energias renováveis, qualidade do ar e acústica ambiental", informou a Universidade do Algarve.

Na área das energias renováveis, a câmara permitirá realizar estudos sobre a eficácia do chão, paredes e tectos dos edifícios e habitações, assim como a optimização de sistemas de climatização, avaliação do nível de conforto térmico global e desconforto térmico local.

Sobre a qualidade do ar, a inovadora câmara permitirá estudar a dispersão de contaminantes, sistemas de ventilação, eficácia de filtros, idade do ar ou o número de renovações do ar.

No domínio da acústica serão feitas experiências sobre a propagação do som, cálculo do tempo, intelegibilidade da palavra, isolamento acústico de edifícios, calibração de equipamentos ou as características acústicas dos materiais.

Este estudo será utilizado tanto nas áreas da docência e investigação aplicada, como na divulgação dos temas das energias renováveis, acústica ambiental e qualidade do ar.

Os responsáveis pelos apoios financeiros do projecto são a Universidade do Algarve, programa Pocti da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e programa Inovalgarve, com comparticipações do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Lusa, 24/02/2005