Actualidade
Candidaturas em Maio

Mestrado em Estudos Interculturais na Universidade da Madeira

30 de maio, 2005

O Departamento de Estudos Romanísticos da Universidade da Madeira organiza um Mestrado em Estudos Interculturais que terá início no próximo mês de Setembro. O Mestrado tem duas áreas de especialização: Estudos Luso-Brasileiros e Estudos Luso-Francófonos.
As candidaturas decorrem de 2 de Maio a 16 de Maio. No site da Universidade são destacados os seguintes aspectos relacionados com o Mestrado:

Estudos Interculturais: Olhares Cruzados

Na nossa sociedade pós-moderna actual sob o signo da globalização económica, marcada por transformações cada vez mais aceleradas, já não faz mais sentido reflectir monoculturalmente. A noção tradicional de cultura tem sofrido um abalo crescente, dado o aparecimento de novas tecnologias de comunicação que aceleram a circulação dos valores culturais num mundo, cada vez mais interpenetrado, que não se rege nem por essencialismos nem por pensamentos universalizantes.

A prática intercultural emergente e desenvolvida com sucesso nos centros de investigação nos Estados Unidos (Society of Intercultural Comparative Studies, University of Princeton) e em Inglaterra (The Centre for Contemporary Cultural Studies, Birmingham University, International Centre for Intercultural Studies, University of London e Centre for Translation and Intercultural Studies, University of Manchester), vem dar resposta às novas problemáticas - influenciadas pelas constantes migrações e novos cruzamentos do saber - tornando-se assim um modelo incontornável de apreensão dos diversos modos de pensar e de interagir no nosso mundo vertiginoso, em constante mutação.

Estudos Interculturais: Interacção e Interdisciplinaridade

A interculturalidade assume-se como arte combinatória que implica a interacção e o diálogo entre diferentes vozes, concebendo os fenómenos culturais como processos plurissignificativos de incessantes transculturações. Esta área de estudos assenta no paradigma da interdisciplinaridade no qual se inscrevem outras áreas de estudos das Ciências Sociais e Humanas, de que é exemplo, a Linguística Cognitiva que assume o estudo da linguagem como uma parte integrante da cognição em interacção com outros sistemas cognitivos, incorporando dados relevantes da Psicologia Cognitiva, Neurociência, Inteligência Artificial, Antropologia e Filosofia, integrando-se deste modo no vasto campo das Ciências Cognitivas. Em suma, a Área de Estudos Interculturais analisa as diferenças, as especificidades, estabelecendo as comparações pertinentes entre culturas distintas, abrangendo várias abordagens de reflexão.

Os Estudos Interculturais na Universidade da Madeira

O projecto de formação avançada em Estudos Interculturais elaborado pelos docentes/investigadores do Departamento de Estudos Romanísticos da Universidade da Madeira visa impulsionar os Estudos Luso-Brasileiros como um modelo estruturado de reflexão assente nas relações culturais, linguísticas e literárias que enlaçam o Brasil com Portugal no âmbito mais alargado da Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa. Oferece ainda uma segunda área de especialização - os Estudos Luso-Francófonos - que se propõe reflectir sobre os diversos elos de ligação com o mundo francófono.

À luz da reflexão de Eduardo Lourenço (cf. Nau de Ícaro seguido de Imagem e Miragem da Lusofonia, 1999) e Jean-Marc Moura (cf. Les Études littéraires francophones: état des lieux, 2002), e em consonância com as duas vertentes directrizes do nosso projecto - Interculturalidade e Interdisciplinaridade - propomo-nos:

  • dar um passo para uma mudança de paradigma;
  • derrubar as barreiras do conceito imperial das línguas portuguesa e francesa;
  • analisar lucidamente e criticamente as heranças dos sistemas coloniais;
  • reflectir sobre a fecunda diversidade dos usos da língua portuguesa e francesa, das singularidades dos traços culturais e dos imaginários literários diferenciados que caracterizam os vastos espaços da Lusofonia e da Francofonia;
  • a transplantação das línguas europeias tem incidências no plano lexical e fono-morfossintáctico, dando vida a novos modelos de pensamento.
  • abrir novas janelas de partilha que permitam a reciprocidade de olhares, o intercâmbio de saberes nos domínios da linguística contrastiva, da literatura portuguesa contemporânea, da literatura francesa, da literatura comparada e da antropologia cultural, fundamentados num trabalho de cooperação conjunta entre docentes doutorados do DER.

Objectivos

  1. Promover e incentivar a investigação pluridisciplinar avançada e inovadora que contemple os Estudos Lusófonos e Francófonos numa perspectiva intercultural, articulando, de forma pioneira, os domínios actuais da Cultura, Linguística e Literatura.
  2. Proporcionar requalificação e formação aprofundada aos recursos humanos licenciados da Área das Ciências Sociais e Humanas contribuindo, assim, para a sua actualização e aperfeiçoamento cultural e científico.
  3. Estimular a investigação a nível regional e criar redes de comunicação nas suas vertentes intercultural e interdisciplinar em consonância com o meio envolvente e as suas interacções com outros espaços culturais.
  4. Valorizar a Madeira com espaço estratégico de inovação e dinamização intercultural.

Público-Alvo

  1. Titulares de uma Licenciatura na Área das Ciências Sociais e Humanas.
  2. Titulares de uma Licenciatura que exerçam uma profissão vinculada ao uso da língua portuguesa e francesa como instrumento de trabalho.

Candidaturas

Prazos

  • Candidaturas: de 2 de Maio a 16 de Maio
  • Seriação: de 17 a 23 de Maio
  • Entrevistas: de 24 a 30 de Maio
  • Resultados: 6 de Junho
  • Inscrições: (data a definir)
  • Horários: Julho
  • Início do Mestrado 19 de Setembro de 2005.

Inscrições

Documentos necessários

  • Impresso próprio;
  • Certidão comprovativa de licenciatura, com lista discriminada das disciplinas e suas classificações;
  • Curriculum Vitae.

Local

Sector Académico / Universidade da Madeira / Colégio dos Jesuitas/ 9000-081 Funchal 

Propinas

  • 1º ano (dois semestres) : 3000?
  • 2º ano (dois semestres) : 1500?
  • Inscrição numa disciplina : 600?

Observações: O pagamento da propina deverá ser efectuado no acto de inscrição. Em caso de desistência, a propina não será reembolsada.

Critérios de seriação

  • Classificação da licenciatura. São admitidos à inscrição no curso de mestrado os titulares de uma licenciatura com a classificação mínima de 14 valores;
  • Currículo académico, científico e profissional. A Comissão Coordenadora (CC) poderá ainda admitir a inscrição no curso de candidatos titulares de licenciaturas, com a classificação inferior a 14 valores, caso o respectivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base;
  • Entrevista.
Comissão Coordenadora
Contacto da Comissão Coordenadora

Departamento de Estudos Romanísticos
Universidade da Madeira

Campus Universitário da Penteada 9000-390 Funchal

In site da Universidade da Madeira